Qual a diferença entre Arrependimento e Remorso? Pedro e Judas Iscariotes

Você sabe qual a diferença entre Arrependimento e remorso? Conheça também a diferença entre Pedro e Judas Iscariotes e aplicação de suas histórias para entendimento da diferença entre arrependimento e remorso.

TEXTO BÍBLICO BASE:

E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo – Atos 2:38

INTRODUÇÃO – QUAL A DIFERENÇA ENTRE ARREPENDIMENTO E REMORSO? DIFERENÇA ENTRE PEDRO E JUDAS (SERMÃO)

Neste post estudaremos sobre o Arrependimento e sua consequências. Você sabe qual a diferença entre Arrependimento e Remorso? Este é um sermão que traça um paralelo sobre a diferença entre Pedro e Judas Iscariotes.

Há alguns estudos aqui no blog que apontam características de Pedro e Judas, vou deixá-los listados no final para que você não perca nada.

Fique comigo até o fim, e você entenderá todo o contexto de Pedro e Judas Iscariotes, bem como a aplicação pessoal das histórias registradas sobre estes discípulos na Bíblia.

TRAIÇÃO DE JUDAS ISCARIOTES E NEGAÇÃO DE PEDRO

A Bíblia narra duas histórias tristes sobre traição a Jesus com os personagens Judas e Pedro. Não vamos nos ater às histórias neste momento, mas sim nas consequências das ações após cada um destes discípulos cometer uma falha contra o Salvador.

De forma resumida, as histórias são:

  • Judas Iscariotes traiu Jesus com um beijo no rosto, entregando-o aos principais da Igreja Judaica que queriam condená-lo. Por isso, ele recebeu trinta moedas de prata. (Conforme Mateus 26.14-15,47-49)
  • Pedro negou Jesus três vezes quando o Mestre estava sendo levado para condenação, dizendo que não o conhecia. (Conforme Lucas 22:54-62)

Caso você ainda não conferiu o artigo O que Pedro e Judas Iscariotes tem em comum?, acesse já para conhecer a história de forma mais detalhada sobre a traição de Judas Iscariotes e de Pedro, bem como as características que eles têm em comum.

Posto isto, agora, vamos analisar qual a reação de cada um dos discípulos diante do erro cometido e validar qual a diferença entre eles.

DIFERENÇA ENTRE PEDRO E JUDAS: ATITUDES DIFERENTES – DIFERENÇA ENTRE REMORSO E ARREPENDIMENTO

Os termos Remorso e Arrependimento são semelhantes, mas não iguais, pois o resultado de cada um deles geram atitudes diferentes. Basicamente, remorso e arrependimento são semelhantes no sentido de, em ambos os casos, causarem um sentimento de pesar sobre um erro ou pecado cometido, mas se diferenciam na reação após sentir esse pesar. Veja abaixo:

Remorso: Além do pesar sobre o erro cometido, o remorso causa dor e aflição e, é acompanhado de orgulho, pois a pessoa se sente indigna de perdão e fica incapacitada de liberar seu coração da amargura, sempre remoendo em si, o sentimento de tristeza sobre a falha que cometeu, podendo lhe gerar graves feridas na alma e, até mesmo, fisicamente.

Arrependimento: Também é um processo de pesar e reflexão, mas quando é sentido, a pessoa é capaz de abrir o coração e receber o perdão, seja em relação a Deus ou em relação a família e amigos. O arrependimento possibilita reconciliação e traz leveza à alma!

Posto isto, vamos analisar a seguir aplicações desses sentimentos em relação a Judas e a Pedro

JUDAS SENTIU REMORSO

Ao trair Jesus, Judas não se arrependeu, mas sim, sentiu remorso. Algumas versões de Bíblia diferenciam o termos e, nos trechos referentes a Judas, é utilizado o termo Remorso para descrever o sentimento sentido por ele após trair Jesus.

Judas poderia ter optado pela reconciliação, mas ele sentiu remorso, o que impossibilitou uma atitude de reconciliação com Jesus, pois ele sentiu orgulho e se sentiu indigno de perdão. Por isso, mesmo depois de ficar pesaroso sobre o erro cometido, Judas vai aos sacerdotes, devolve as moedas e, em seguida, acaba por tirar sua própria vida.

PEDRO SENTIU ARREPENDIMENTO

Ao negar Jesus, Pedro se sentiu arrependido. Quando percebeu seu erro, chorou amargamente (Lucas 22.62). Quando Pedro negou a Jesus, ele ficou triste, mas seu sentimento foi de arrependimento, pois estava disposto a voltar-se para Cristo.

O mais lindo em toda esta história é o momento da reconciliação que, diferente de Judas, que optou por não se reconciliar, Pedro, na primeira oportunidade, corre aos braços do Rei do Perdão. Confira a história baseada em João 21:

Após a morte de Jesus, os discípulos estavam entristecidos, e Pedro com alguns deles resolvem ir pescar. Ademais, passaram a noite toda tentando pescar e não pegaram sequer um peixe.

De repente, um homem aparece ao longe e sugere: Lancem as redes do outro lado. Os pescadores acataram a sugestão e, quando o fizeram, vieram tantos peixes que eles não conseguiam carregar pela multidão de peixes…

Neste momento que eles reconhecem que o Homem era Cristo ressurreto! Pedro, com sua natureza impulsiva e seu coração quebrantado, se lança no mar e vai, mais do que depressa, se encontrar com Cristo, enquanto os outros discípulos o seguem de barco.

É neste cenário que acontece aquela famosa passagem bíblica em que Cristo pergunta:”Pedro, Tu me amas?” e Pedro responde: “Senhor, Tu sabes tudo; Tu sabes que te amo!” ♥ (Conforme João 21.17)

Note que, depois de arrependido, Pedro corre para Jesus e nEle encontrou Perdão e Consolo!

CONSEQUÊNCIAS DO ARREPENDIMENTO

O arrependimento na vida de Pedro lhe gerou grandes conquistas e muitos sinais e prodígios. Veja alguns destes a seguir sobre Pedro:

  • Foi impactado pela descida do Espírito Santo no histórico dia de Pentecostes subsequente à ascensão de Cristo. Após este revestimento Espiritual, Pedro põe-se em pé e começa a explicar o que estava acontecendo naquele dia. Era o cumprimento da profecia de Joel, como é possível ver em Atos 2.16-19;
  • Anunciou Cristo que morreu e ressuscitou à multidão e, faz-lhes o apelo ao arrependimento e perdão dos pecados através de Cristo. Observe que, após ele experimentar o perdão de Cristo após se arrepender, ele passar a anunciar esta Graça a outros. E esta pregação de Pedro é composta pelo versículo deste sermão: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” Atos 2.38;
  • Era um dos principais líderes da Igreja Primitiva;
  • Tornou-se um grande pescador de homens, conforme Jesus o disse: Após ouvirem o discurso de Pedro sobre a ressurreição de Jesus, em Atos 2, cerca de 3 mil pessoas se achegam a Cristo. Em Atos 4, aproximadamente 5 mil pessoas;
  • Foi preso várias vezes, mas também foi liberto de forma sobrenatural (Atos 12);
  • Através de dele, foram feitos muitos sinais e prodígios:
    • Sombra de Pedro – Já citado (Atos 5.15,16);
    • Cura do coxo à Porta Formosa – Já citado (Atos 3.6);
    • Cura do Paralítico Eneias, jazia em cama há 8 anos (Atos 9.33-35);
    • Ressurreição da discípula Dorcas (Atos 9.36-42).

Todas as maravilhas realizadas através de Pedro foram para a honra e glória de Deus, mas elas só foram possíveis, pois Pedro se arrependeu e se reconciliou com o Pai de amor e perdão.

UM CHAMADO AO ARREPENDIMENTO

Entenda, o Pai Eterno tem perdão para você e te espera de braços abertos para te consolar, te fortalecer e te usar de forma maravilhosa. Não fuja dEle, corra para Ele! O mesmo Deus que fez de Pedro um canal de bênçãos, pode te usar e fluir através de você.

Deus tem perdão para você! Se reconcilie com Ele hoje, faça como Pedro se lance nas águas do Espírito e corra para os braços do Deus de amor!

Não siga o exemplo de Judas, pois o remorso o levou somente à perdição mas, siga o exemplo de Pedro e volte-se a Cristo com um coração arrependido.

Jesus é capaz de tirar todo o fardo do pecado e purificar de todo o mal através do sacrifício expiatório que Ele fez por todo o mundo, por todo o que nEle crê.

Todo aquele que se achegar a Cristo com um coração quebrantado e contrito receberá de Cristo Perdão e Salvação.

De nada serve o chamado, a autoridade, o poder e andar com Jesus, se não houver o sentimento de arrependimento quando houver falhas, pois, embora o Perdão de Cristo esteja à disposição, somente o coração quebrantado, contrito e sem orgulho é capaz de aceitar este pleno perdão.

Post – Qual a diferença entre Arrependimento e Remorso? Pedro e Judas Iscariotes
Tags –
Post Relacionado: As características de Pedro, o Apóstolo Ousado [ Estudo Completo ] | Quem foi Judas Iscariotes? Quais as características de Judas Iscariotes? | O que Pedro e Judas Iscariotes tem em comum?

Tags: | |

Sobre o Autor

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.