Os Tipos de Introdução de Uma Pregação [ Como Montar Introdução ]

Heey, você gostaria de ser um pregador diferenciado que domina a arte de interpretação e conhece todos tipos de sermões?
Especialista revela todo segredo da interpretação bíblica e como pregar de forma diferenciada e eficaz.
Perca o medo de falar em público já! clique aqui para saber mais....

Neste estudo veremos os tipos de introdução de uma Pregação, no post anterior falamos sobre como montar uma introdução de uma pregação, já neste veremos alguns tipos bem interessantes que você pode utilizar em sua pregação.

OS TIPOS DE INTRODUÇÃO – COMO MONTAR UMA INTRODUÇÃO DE UMA PREGAÇÃO

Nesse estudo veremos os tipos de introdução de uma pregação e como montar cada uma delas.
Existem vários tipos de introdução e hoje eu vou te apresentar as principais. Observe os próximos tópicos.

1 – INTRODUÇÃO OUSADA

Neste tipo de introdução o pregador vai direto ao ponto, Este tipo de introdução é perfeito para quando você já tem toda a ideia e objetivo da mensagem bem definido. Ai você já vai direto ao ponto com ousadia.

Por exemplo: Nesta noite (tarde, manhã) vamos ver 5 motivos porque você deve se arrepender ainda HOJE > Você foi direto ao ponto e já falou algo ousado. Este tipo de introdução costuma funcionar muito bem, pois você já passa para o seus ouvintes do que se trata a pregação.

2 – INTRODUÇÃO TEMÁTICA

A introdução temática é super interessante também, aqui você vai explicar a importância sobre o seu tema.
Este tipo de sermão temático é usado quando você já tem o tema, ai você vai pregar sobre este tema.

Por exemplo: Culto de missões \ jovens \ adolescentes \ irmãs \ ou alguma festividade (congresso) com tema, ai você vai pregar sobre o tema proposto.

A intenção neste tipo de introdução é exatamente fazer a introdução com base no tema proposto, por exemplo: Você vai pregar num culto de jovens com tema “Jovens, sois forte” – Ai você montaria uma introdução já introduzindo o assunto com base no tema, você já vai começar introduzir a ideia de “jovens fortes”. Sua introdução é exatamente com base no tema.

3 – INTRODUÇÃO TEXTUAL

O tipo de introdução textual inicia com uma leitura do texto bíblico, é mais focada literalmente no texto bíblico.

Este tipo de introdução é excelente para pregadores que gostam de expor os textos bíblicos, pois nele você irá ler os textos bíblicos e fazer uma aplicação dele, isto é – uma hermenêutica.

Infelizmente, muitos pregadores não gostam de pregar nos textos bíblicos, uma boa parte gosta de ler um versículo e partir do versículo fazer uma aplicação pessoal. Mas este tipo de introdução é muito poderosa e vale a pena ser feita.

4 – INTRODUÇÃO CIRCUNSTANCIAL

O tipo de introdução circunstancial é mais voltado para datas especificas, como por exemplo: festas bíblicas, acontecimentos da bíblia, acontecimentos locais ou algum acontecimento social.

Por exemplo: Esta tendo a festa de sukkot em Israel, ai você pode montar uma introdução com base nesta festa bíblica e explicar ela – trazendo uma aplicação para igreja.

Então este tipo de introdução é a mais fácil de fazer, basta você se atualizar e entender que esta acontecendo, você pode montar uma introdução desta até mesmo com base em algum acontecimento local da sua cidade ou do brasil, por exemplo. Pode usar bastante este tipo de introdução, vale a pena 😉

5 – INTRODUÇÃO HISTÓRICA

Neste tipo de introdução você pode apontar argumentos e fatos históricos.
Você pode analisar o contexto histórico, tanto de fatos bíblicos como dos heróis da fé, por exemplo.

Gostaria de ser um pregador diferenciado e pregar de forma impactante decorando os versículos e sem timidez? Clique aqui para aprender

Você pode pregar sobre as datas comemorativas, por exemplo: 115 anos da reforma, entre outros eventos.
Então este tipo de introdução é bem poderosa para montar uma pregação.

6 – INTRODUÇÃO SUSPENSE

A introdução do tipo suspense é bem relevante e importante, se você souber fazer um suspense legal no começo, você vai conseguir manter atenção do seu público até o fim da pregação.

Geralmente neste tipo de introdução, você pode começa fazendo um suspense sobre algum assunto, por exemplo: Você vai pregar sobre “arrebatamento”, ai você pode criar um suspense sobre o tema: Hoje vamos conhecer sobre um dos temas mais importantes da bíblia, sem dúvida este assunto é muito importante para todos que desejam morar no céu << Você falou que é importante, mas não falou sobre o que é o tema, isto é – criou um suspense.

7 – INTRODUÇÃO CENTRALIZADA NUM PROBLEMA

Este tipo de introdução é excelente e costuma causar grande impacto, aqui você pode centralizar sua introdução em um problema, como por exemplo: falar de depressão, divórcio, ai você fala do problema e depois vai para solução bíblica para o problema.

Nesta introdução você já fala diretamente que a mensagem vai ser centralizada em torno de um problema e como resolver – claro, tudo com base na bíblia.

8 – INTRODUÇÃO ILUSTRATIVA

O tipo de introdução ilustrativa é muito usada e sempre bem vinda, nela o pregador pode contar uma história para ilustrar algo – ou até mesmo uma experiência, ai depois de introduzir com uma ilustração, o pregador começa a mensagem – com conteúdo.

Ah, separamos um kit com mais de 2000 ilustrações bíblicas para você, vale a pena ver.

9 – INTRODUÇÃO COM PERGUNTA

O tipo de introdução com pergunta também é bem comum e muito aceita.
Aqui o pregador pode começar sua introdução fazendo perguntas – lembrando: Perguntas que a resposta não seja TÃO ÓBVIAS.

Essas perguntas farão com que o público fique atento a mensagem para descobrir as respostas durante a mensagem, por exemplo: Você vai pregar sobre arrebatamento, ai você pode na sua introdução fazer algumas perguntas perguntas sobre o tema, como: Será mesmo iremos morar no céu? O arrebatamento e pra todos? – Etc – perguntas relacionadas ao tema que você vai ministrar.

CONCLUSÃO

Vimos neste post que existem vários tipos de introduções e espero que este material te ajude a desenvolver a melhor pregação possível.

EU TENHO UM RECADO MUITO IMPORTANTE PARA VOCÊ

Você é pregador? Ou gostaria de aprender as melhores técnicas de pregação de como elaborar poderosos sermões? Separamos um treinamento exclusivo para você – onde você vai aprender diretamente com Pr Angelo Galvão como pregar.
CLIQUE AQUI PARA CONHECER O CURSO

Post – Os Tipos de Introdução de Uma Pregação [ Como Montar Introdução ]
Tags – Como montar uma introdução de uma pregação, tipos de introdução de uma pregação, como montar uma pregação, pregação, esboços e sermões, introdução da mensagem

Avalie Esse Estudo

Avalie Esse Estudo

Muito obrigado Pela Avaliação 3.7 / 5. Contagem de Votos 11

Hey, você gostaria de ser um pregador totalmente diferenciado que domina a bíblia com sabedoria e prende atenção do publico??

Separamos um material que vai te ajudar e ensinar a pregar a palavra de Deus com ousadia e confiança. Basta clicar no botão abaixo.

CLIQUE AQUI PARA SER UM PREGADOR DIFERENCIADO

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Moisés Figueiredo, criador do portal Estudo de Deus e do Curso Tsade - Hebraico do Jeito Certo. Formado em Ciência da Computação e Tecnologia em Marketing, pós graduado em Gestão de Projetos e amante da bíblia sagrada e do hebraico bíblico.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *