O que Pedro e Judas Iscariotes tem em comum?

Hey, você conhece o que Pedro e Judas Iscariotes tem em comum? As suas principais características serão reveladas neste post. Fique comigo até o fim e descubra cada uma delas.

INTRODUÇÃO – O QUE PEDRO E JUDAS TEM EM COMUM (SEMELHANÇA ENTRE PEDRO E JUDAS)

Vimos características peculiares de Pedro e de Judas em alguns artigos passados. No final, deixo o link para que vocês leiam também estes artigos.

Agora, vamos estudar quais os atributos que são comuns entre Pedro e Judas Iscariotes com base na história bíblica.

PRIMEIRA CARACTERÍSTICA: JUDAS E PEDRO FORAM CHAMADOS PARA DISCÍPULOS

Ambos os discípulos foram chamados por Cristo para se tornarem discípulos e aprenderem sobre o Evangelho e o Reino de Deus aos pés do maior Mestre de todos os tempos. Desta forma, há que se destacar: Pedro e Judas tinham um chamado, o chamado de ser discípulos e de se tornaram apóstolos para evangelização de multidões.

SEGUNDA CARACTERÍSTICA: JUDAS E PEDRO RECEBERAM PODER E AUTORIDADE DE JESUS

Pedro e Judas receberam autoridade e poder para executar maravilhas, poderiam expulsar demônios, curar enfermos e libertar pessoas de qualquer mal. Observe o texto bíblico a seguir sobre o poder que foi dada a todos os discípulos:

E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal.
Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;
Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu;
Simão, o Cananita, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu – Mateus 10:1-4

Esta é a segunda característica em comum entre Pedro e Judas.
É importante enfatizar que, o mesmo poder de Deus que Pedro tinha para realizar maravilhas, Judas também o tinha, pois foi concedido a todos os discípulos, sem distinção.

MILAGRES REALIZADOS ATRAVÉS DE PEDRO

Veja abaixo alguns exemplos bíblicos do poder de Deus fluindo através de Pedro:

  • A sombra de Pedro para curar enfermos:

“De sorte que transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em camilhas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles. E até das cidades circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos; os quais eram todos curados.” Atos 5:15,16

  • Cura do Coxo à porta do templo chamada Formosa:

“E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.” Atos 3:6

Infelizmente, não há relatos bíblicos sobre ações semelhantes de Judas Iscariotes. Ele tinha a mesma autoridade que foi concedida a Pedro, mas não a utilizou.

Observe que, sempre que me refiro às maravilhas que Pedro fez, não estou atribuindo honra a ele, uma vez que tudo foi executado através dele pelo Poder de Deus! O ponto é que, diferente de Judas, Pedro se deixou ser usado pelo Dono de todo Poder!

Se permita ser usado por Deus, deixe que Ele conduza suas ações assim como fez com Pedro, pois o Poder de Deus que em nós opera fará de você um canal de bênçãos àquele que necessita de cura e libertação.

TERCEIRA CARACTERÍSTICA: JUDAS E PEDRO ANDAVAM COM JESUS

Tanto Pedro quanto Judas andavam com Jesus, visto que compunham o grupo seleto de discípulos e, por isso, sempre estavam ao lado do mestre.

Note que, Pedro tinha convicção de onde estava e de que aquele era o melhor lugar para se estar, conforme é descrito em João 6.68:

Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.

Pedro tinha certeza que, não tinha outro lugar para ir, que estar com Cristo era a melhor escolha, pois só Ele tem as palavras de Vida Eterna.

QUARTA CARACTERÍSTICA: TRAIÇÃO DOS DISCÍPULOS PEDRO E JUDAS

Este é um dos pontos comuns negativo de Pedro e Judas: Ambos os discípulos tiveram seu momento de fraqueza e traíram a Jesus. Vamos abordar cada um destes cenários a seguir:

TRAIÇÃO DE PEDRO – PEDRO NEGA JESUS TRÊS VEZES

Pedro negou Jesus três vezes, ele disse que não conhecia a Cristo num momento de crise durante a prisão de Jesus. O Mestre havia notificado previamente a Pedro que, antes que o galo cantasse naquele dia, três vezes Pedro o negaria e, assim o foi.

Jesus diz que Pedro vai traí-lo:

E ele lhe disse: Senhor, estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte.
Mas ele disse: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces.
Lucas 22:33,34

  • Pedro nega Jesus:

Então, prendendo-o, o levaram, e o puseram em casa do sumo sacerdote. E Pedro seguia-o de longe.
E, havendo-se acendido fogo no meio do pátio, estando todos sentados, assentou-se Pedro entre eles.
E como certa criada, vendo-o estar assentado ao fogo, pusesse os olhos nele, disse: Este também estava com ele.
Porém, ele negou-o, dizendo: Mulher, não o conheço.
E, um pouco depois, vendo-o outro, disse: Tu és também deles. Mas Pedro disse: Homem, não sou.
E, passada quase uma hora, um outro afirmava, dizendo: Também este verdadeiramente estava com ele, pois também é galileu.
E Pedro disse: Homem, não sei o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo.
E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes.
E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente.
Lucas 22:54-62

TRAIÇÃO DE JUDAS ISCARIOTES – JUDAS TRAI JESUS POR TRINTA MOEDAS DE PRATA

Judas traiu Jesus por 30 moedas de prata e entregou o Messias aos principais dos sacerdotes identificando-o com um beijo, conforme Mateus 26.14-15,47-49:

Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes, E disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata,

E, estando ele ainda a falar, eis que chegou Judas, um dos doze, e com ele grande multidão com espadas e varapaus, enviada pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos do povo. E o que o traía tinha-lhes dado um sinal, dizendo: O que eu beijar é esse; prendei-o. E logo, aproximando-se de Jesus, disse: Eu te saúdo, Rabi; e beijou-o.

E NÓS, NÓS TRAÍMOS A CRISTO TAMBÉM? POR QUANTAS MOEDAS DE PRATA?

Aproveitando o ensejo sobre a traição de Judas e Pedro, é válido refletir sobre nós mesmos. Nós também traímos a Cristo, falhamos e erramos muitas vezes com Aquele que nos amou.

Por vezes, por muito menos do que 30 moedas de prata, abrimos mão do relacionamento com Cristo, o negamos, traímos o Salvador. Às vezes, por um momento de prazer, ou ainda, por vezes, sem receber nada em troca, cedemos à tentação, e vamos ao encontro do pecado.

Fica a reflexão sobre os nossos próprios erros cometidos frequentemente.

JESUS INDICA O TRAIDOR

Ainda sobre Judas, um trecho bíblico interessante é quando Cristo disse que alguém que estava com Ele à mesa o trairia. Os discípulos entristecidos, imediatamente, começam a perguntar: “Porventura sou eu, Senhor?” (Mateus 26.22). Note que ninguém apontou a Judas, mas apontaram para si mesmos.

No evangelho de João, capítulo 13, fica registrado que, de acordo com Jesus, o traidor seria aquele a quem Ele desse o bocado molhado. Em seguida, Jesus dá o bocado molhado a Judas e diz que ele deveria fazer depressa o que estava determinado.

Mesmo com os fortes indícios de que Judas poderia ser o traidor, a Bíblia narra que os discípulos pensaram que, por ter ele a bolsa de dinheiro, Judas estava indo comprar mais alguma coisa para a festa ou dar algo aos pobres.

NÃO JULGUE OUTROS, ANALISE-SE!

Facilmente, podemos julgar outro pecador, mas, assim como a Bíblia recomenda, devemos primeiro olhar para nós mesmos e tirar a trave de nossos próprios olhos. (conforme Mateus 7.1-5)

Por vezes, com muita facilidade apontamos o erro cometido por Judas, mas, se Cristo nos disse a mesma frase que ele disse para a multidão que estava pronta para apedrejar a mulher adúltera: “Quem não tem pecado atire a primeira pedra”. Com absoluta certeza, deixaríamos a pedra de lado e encontraríamos em nós mesmos erros que nos afastam do Eterno.

Logo, com base nestes trechos bíblicos, percebemos que os discípulos não ficaram buscando em Judas o erro, mas cuidaram de si mesmos para saber se trairiam ou não o Senhor. Da mesma forma, podemos concluir que nós não devemos julgar os outro, mas olhar para nós mesmos e verificar se não estamos cometendo alguma falta contra o Salvador.

Espero que você tenha entendido  que Pedro e Judas Iscariotes tem em comum e quais características eles tinham semelhantes.
A semelhança entre Pedro e Judas são bem interessantes, no próximo estudo veremos as diferenças entre Pedro e Judas.

Título: O que Pedro e Judas Iscariotes tem em comum?
Tags: Características de Pedro, Características de Judas, Características comuns entre Pedro e Judas, semelhança entre Pedro e Judas
Artigo Relacionado: As características de Pedro, o Apóstolo Ousado
Artigo Relacionado: Quem foi Judas Iscariotes? Quais as características de Judas Iscariotes?

Tags: | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.