Como Fazer a Introdução de Uma Pregação – Elementos Importantes

Heey, você gostaria de ser um pregador diferenciado que domina a arte de interpretação e conhece todos tipos de sermões?
Especialista revela todo segredo da interpretação bíblica e como pregar de forma diferenciada e eficaz.
Perca o medo de falar em público já! clique aqui para saber mais....

Nesse estudo veremos como fazer a introdução de uma pregação ou sermão (elementos importantes) e os erros que se deve evitar numa introdução. Sem dúvida uma das partes mais importantes de uma pregação é a introdução, se você acertar nesta parte vai facilitar muito na finalização da pregação.

INTRODUÇÃO – (COMO FAZER UMA INTRODUÇÃO DO SERMÃO)

Um dos elementos mais importantes de uma pregação é a introdução, os pregadores que dominam essa parte conseguem fazer uma boa ministração. Hoje veremos praticamente 2 assuntos: Como fazer uma boa introdução e também os erros que precisamos evitar.

COMO FAZER A INTRODUÇÃO DE UMA PREGAÇÃO

Antes da gente ver os erros que devem ser evitado numa introdução, vamos ver alguns elementos que são bem importantes para você fazer uma introdução de uma pregação.

Vou te mostrar agora alguns “elementos” que você pode usar na sua introdução, eles são bem interessantes e faz com que sua introdução fique mais viva.Vamos estudar cada um agora.

1 ELEMENTO DE UMA BOA INTRODUÇÃO: PERGUNTA

O elemento “pergunta” sem dúvida é um forte aliado para montar uma boa introdução, aqui o objetivo é fazer “perguntas” para seu público e perguntas que a maioria não sabe a resposta.

Por exemplo: Imagine que você vai pregar sobre “a glória da segunda casa”, ai você pode fazer perguntas, como: O que era a gloria da segunda casa? O que foi a glória da PRIMEIRA CASA? O que tem de tão especial neste segundo templo?

Enfim, aqui você começa fazer algumas perguntas sobre o assunto que você vai explicar durante a pregação, essas perguntas farão que o público fique de olho em você para eles obterem as respostas. Então use bastante perguntas – claro, perguntas que a maioria não sabe a resposta, se você perguntar o obvio, talvez esse elemento não te ajude tanto.

2 ELEMENTO DE UMA BOA INTRODUÇÃO: DEIXAR CLARO O OBJETIVO FINAL DA MENSAGEM

Outro fator importante que você deve fazer na sua introdução é: Deixar claro o objetivo final da mensagem. Muitos pregadores nem falam o objetivo da mensagem.

Quando você fala o objetivo final da mensagem, seu público já fica mais atento a mensagem e ele já sabe exatamente sobre o que se trata sua mensagem. Se você não fala o objetivo e já vai direto para mensagem, as pessoas podem ficar confusas sem entender sobre o que é o assunto.

Por exemplo: Hoje vou pregar sobre “o que vai acontecer com quem ficar aqui depois do arrebatamento”.
Outro exemplo: Hoje vou pregar sobre por que os judeus e os samaritanos não se comunicavam.

Enfim, você deu já o objetivo da sua mensagem, as pessoas vão ficar já sabendo sobre o que se trata o assunto central da mensagem. Ai durante a mensagem eles já vão saber sobre o que você está pregando.

3 ELEMENTO DE UMA BOA INTRODUÇÃO: DEIXAR CLARO QUE DOMINA O ASSUNTO

Outro fator bem importante na hora de montar uma introdução é: deixar claro que você domina o assunto – ou tem familiaridade.
É muito importante você “parecer” que entende do assunto (ou melhor, é você entender do assunto rs) – se você começar com muito “achismo” logo na introdução, as pessoas já vão logo tirar atenção de você.

Gostaria de ser um pregador diferenciado e pregar de forma impactante decorando os versículos e sem timidez? Clique aqui para aprender

Cientificamente, a gente prefere ouvir pessoas que entendem mais que a gente de algo, isso é normal. Se você demonstrar que entende do assunto que vai falar, as pessoas vão pegar CONFIANÇA EM VOCÊ e logo já irão prestar atenção em você o culto inteiro.

Se você não mostrar que entende do assunto, as pessoas já vão tirar atenção de você.

Por exemplo: Hoje eu vou falar com os irmãos sobre O CASAMENTO JUDAICO e traçar um paralelo sobre o arrebatamento da igreja. Isso por exemplo é algo muito chamativo e só fala deste assunto quem domina os dois temas. Demonstre entender do assunto!

4 ELEMENTO DE UMA BOA INTRODUÇÃO: TER CLAREZA NA FALA

Último elemento é a CLAREZA, você deve falar com “clareza” para seu público, mesmo que você domine o português, entenda todos os vocabulários, é legal você falar as palavras fáceis que todos entendem, muitos pregadores querem “aparecer” e ficam falando palavras difíceis que a maioria das pessoas não entendem. Então fale com clareza, sem dúvida seu público vai te dar muito mais atenção.

O QUE EVITAR NUMA INTRODUÇÃO DE UMA PREGAÇÃO

Já vimos elementos de uma boa introdução, agora veremos alguns elementos de uma má introdução.
Esses são alguns erros que devemos evitar quando vamos fazer uma introdução, vou listar pelo menos 4, que eu considero bem chatos, rs.

1 – FALAR MUITO DE SI MESMO

Primeiro erro na hora de fazer uma introdução é “falar muito de si mesmo“. Entenda uma coisa, ninguém saiu de casa, deixou a família, deixou os compromissos em casa para OUVIR SOBRE SUA VIDA e suas qualificações. Fale menos de si e mais de Deus, mais de Bíblia.

2 – QUERER SER HUMILDE DEMAIS

Outro erro comum na hora de fazer uma introdução é querer ser muito humilde, seja você mesmo. As vezes as pessoas querem ser tão humilde que elas cai em descrédito, pois dizem que “tem outras pessoas muito melhor que eu para estar aqui”.  Claro, isto é apenas um exemplo. Seja apenas você mesmo, fechou?

3 – FAZER 1000 AGRADECIMENTOS

Erro pra mim é um dos erros mais chatos, ficar fazendo 1000 agradecimentos na introdução, já vi pregadores demorarem 10 minutos só agradecendo. Esse tempo poderia ser usado na exposição da palavra.

4 – FAZER MUITAS PIADINHAS

Esse elemento não precisa de muitos comentários não. Seja moderado nas brincadeiras.

CONCLUSÃO

Neste material vimos alguns elementos importantes para fazer uma boa introdução de um sermão | ou pregação e também alguns erros que devemos evitar na hora de montar nossa introdução.

Post – Como Fazer a Introdução de Uma Pregação – Elementos Importantes
Tags – introdução a pregação, como montar uma introdução, elementos da introdução, introdução, tipos de introdução, introdução ao sermão
Post Relacionado – Como montar uma pregação de Alto Impacto [Tudo Revelado]

Avalie Esse Estudo

Avalie Esse Estudo

Muito obrigado Pela Avaliação / 5. Contagem de Votos

Hey, você gostaria de ser um pregador totalmente diferenciado que domina a bíblia com sabedoria e prende atenção do publico??

Separamos um material que vai te ajudar e ensinar a pregar a palavra de Deus com ousadia e confiança. Basta clicar no botão abaixo.

CLIQUE AQUI PARA SER UM PREGADOR DIFERENCIADO

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Moisés Figueiredo, criador do portal Estudo de Deus e do Curso Tsade - Hebraico do Jeito Certo. Formado em Ciência da Computação e Tecnologia em Marketing, pós graduado em Gestão de Projetos e amante da bíblia sagrada e do hebraico bíblico.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *