O que significa “Amontoar Brasas de fogo sobre a sua cabeça”?

Hey, você já conheceu o ebook tsade? O guia completo com 150 páginas de ensino do hebraico bíblico e da cultura judaica.
Esse material é completo, vários estudos e interpretações bíblicas... clique aqui para saber mais....

Você consegue entender o significado de “Amontoar brasas de fogo sobre a sua cabeça?” Trata-se do juízo de Deus ou do arrependimento do inimigo? E, é sobre a minha cabeça? Ou sobre a cabeça do inimigo? Fique conosco até o final e vamos entender melhor este versículo.

BRASAS DE FOGO SOBRE SUA CABEÇA EM HEBRAICO (CONCEITO BÍBLICO)

Antes da gente iniciar o estudo, eu já vou te apresentar o conceito em hebraico da palavra BRASAS para facilitar o entendimento.
A palavra em hebraico utilizada em Pv 25:21-22 é: גֶחָלִים (Gechalim) que significa BRASAS no plural, e a raiz primitiva desta palavra é GEHEL (גחל) que significa: Atirar brasa, atirar algo que queima.

O que isso significa para nós? A raiz da palavra passa a ideia de que: O a BRASAS de fogo SERÁ JOGADA – Colocada de forma bruta sobre a cabeça, tendo esta ideia em mente, prossiga no seus estudos.

VERSÍCULOS AMONTOAR BRASAS DE FOGO SOBRE A SUA CABEÇA

O trecho bíblico que fala sobre amontar brasas de fogo sobre a sua cabeça, aparece em duas referências bíblicas conforme abaixo:

Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Romanos 12:20

Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer; e se tiver sede, dá-lhe água para beber;
Porque assim lhe amontoarás brasas sobre a cabeça; e o Senhor to retribuirá. Provérbios 25:21,22

Neste estudo vamos analisar e interpretar este trecho bíblico para entendermos qual o significado mais adequado para esta metáfora utilizada para se referir às consequências da prática do bem ao inimigo.

ANÁLISE DOS TERMOS DO VERSÍCULO AMONTOAR BRASAS DE FOGO SOBRE SUA CABEÇA

Uma dúvida que paira sobre algumas pessoas ao ler este texto é: Sobre a cabeça de quem serão amontoadas brasas de fogo: sobre a minha cabeça ou sobre a cabeça do inimigo?

Vamos fazer esta análise léxica com base no versículo de Romanos. Note que, ao se dirigir ao leitor, o pronome utilizado é TU, com base no trecho “TEU inimigo”. Já no final do versículo, ao se referir sobre quem serão amontoadas brasas de fogo é utilizado o termo “SUA cabeça”. Assim, neste trecho, o pronome SUA é usado para se referir a uma 3ª pessoa, e não ao leitor. Para se referir ao leitor seria necessário utilizar o pronome TUA, o que não se aplica.

Portanto, a quem faz referência SUA cabeça? À cabeça do inimigo. Este trecho poderia ser parafraseado como a cabeça dele, ou seja, amontoarás brasas de fogo sobre a cabeça dele (inimigo).

Essa confusão é causada, pois, em português, ao se utilizar um pronome de tratamento para se dirigir a uma pessoa, mesmo que ela seja o receptor direto da mensagem, todos os verbos e pronomes relacionados são tratados como se fossem 3ª pessoa. No caso, atualmente, o pronome de tratamento que utilizamos com muita frequência é o VOCÊ, não nos tratamos por TU. E, por isso, todos os demais pronomes utilizados são de 3ª pessoa, como é o caso do pronome de possessão SUA. Assim, o pronome SUA utilizado na frase para se referir à cabeça do inimigo pode causar confusão para nós brasileiros, que temos o costume de utilizar o termo “VOCÊ” como pronome de tratamento.

Caso queira se aprofundar mais neste assunto, recomendo a leitura do artigo A confusão entre tu e você.

INTERPRETAÇÕES DO TEXTO: BRASAS DE FOGO SOBRE SUA CABEÇA

Agora, vamos à interpretação da metáfora. Existem várias vertentes de interpretação sobre o que significa amontoar brasas de fogo sobre sua cabeça. Neste estudo vamos estudar três abordagens sobre o tema.

JUÍZO DE DEUS

Há uma vertente que interpreta o texto considerando as Brasas de fogo como o Juízo de Deus sobre o inimigo. Sob este ponto de vista, entende-se que ao retribuir o mal com o bem, deixa-se que Deus execute a vingança sobre o inimigo pelo mal que ele causou ao outro.

Esta visão é apoiada no versículo que antecede ao texto em Romanos:

Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Romanos 12:19

Contudo, observe que está escrito NÃO VOS VINGUEIS A VÓS MESMOS. Se, ao praticar o bem ao inimigo, esperamos que Deus execute sobre ele um tipo de vingança, as atitudes de bondade não estão sendo genuínas, mas há uma prática de “vingança indireta”.

Gostaria de ser um pregador diferenciado e pregar de forma impactante decorando os versículos e sem timidez? Clique aqui para aprender

VERGONHA INTENSA

Outro viés sobre este tema é que Brasas de fogo amontoadas sobre a cabeça fazem referência a uma Vergonha Intensa sentida pelo inimigo após ser recompensado com bem por um mal que tenha provocado. Nesta perspectiva, ao retribuir o mal com o bem, espera-se que o inimigo sinta um profundo constrangimento devido à prática do mal.

ARREPENDIMENTO E MUDANÇA

A última abordagem é de que brasas de fogo representa um sentimento de reflexão com o objetivo de arrependimento e mudança de hábito. Neste caso, aquele que faz o bem não o faz pensando em causar danos ao inimigo, mas sim, esperando que ele reflita e se arrependa de suas práticas ruins e, literalmente, converta de seus maus caminhos.

AFINAL, O QUE SIGNIFICA AMONTOAR BRASAS DE FOGO SOBRE A SUA CABEÇA?

Considerando as três vertentes abordadas e com base nos preceitos cristãos, considero a última vertente como a interpretação mais adequada, uma vez que, nossas boas ações não devem ser guiadas por más intenções, como:

  • Vou fazer o bem para meu inimigo esperando que Deus derrame toda a sua vingança sobre ele, punindo-o;
  • Ou, vou fazer o bem para meu inimigo a fim de que ele sinta muita vergonha e completamente constrangido pelos seus erros.

Ao realizar uma boa ação ao inimigo, por mais difícil que possa ser, espere que o inimigo chegue ao arrependimento, através da reflexão sobre seus atos. Mesmo que o arrependimento não aconteça de imediato, com certeza haverá uma reflexão sobre seus erros, como brasas de fogo sobre sua cabeça.

Ademais, esta prática assemelha-se ao amor sacrificial de Cristo por todos, que, mesmo sendo considerados inimigos de Deus, recebemos a dádiva da salvação através do maior ato de amor de toda História:

Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. Romanos 5:10

Título: O que significa “Amontoar Brasas de fogo sobre a sua cabeça”?
Tags: Brasas de Fogo, Arrependimento, Juízo de Deus
Artigos Relacionados: Qual a diferença entre Arrependimento e Remorso? Pedro e Judas Iscariotes➡ O que representa a menorah e o que é o candelabro – Estudo CompletoComo se aproximar de Deus? [ Estreitando os laços com o Salvador ]

Avalie Esse Estudo

Avalie Esse Estudo

Muito obrigado Pela Avaliação 0 / 5. Contagem de Votos 0

Seja o Primeiro Avaliar Esse Estudo

HEY, VOCÊ GOSTARIA DE SER UM PREGADOR \ ESTUDANTE DA BÍBLIA TOTALMENTE DIFERENCIADO?

A maioria dos pregadores diferenciados e estudantes da bíblia que chamam atenção das pessoas enquanto fala são aquelas que tem um estudo diferenciado.
Você já conheceu alguém que enquanto fala todos querem ouvir?
O que essas pessoas tem que as outras não?
Essas pessoas tem muito conhecimento bíblico e sabem fazer uma EXCELENTE EXEGESE BÍBLICA.
Gostaria de aprender hebraico bíblico e cultura judaica e o principal, fazer uma excelente exegese bíblica?

CLIQUE AQUI PARA APRENDER HEBRAICO BÍBLICO E CULTURA JUDAICA

Tags: | | | | | |

Sobre o Autor

Aline Favali de Souza Figueiredo Patrocínio
Aline Favali de Souza Figueiredo Patrocínio

Aline Favali, co-produtora do portal Estudo de Deus e do Curso Tsade - Hebraico do Jeito Certo. Formada em Ciência da Computação e em Licenciatura em Matemática, pós graduada em Gestão de Projetos e amante da Bíblia Sagrada e do hebraico bíblico.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *