Lição 10 – A mordomia das finanças | Tudo Revelado | EBD – CPAD

Hoje vamos estudar a lição 10 – A mordomia das finanças entender os principais desafios em organizar o dinheiro.
Esse estudo é um subsídio da aula 10 da escola bíblica dominical – ebd.

INTRODUÇÃO – LIÇÃO 10 – A MORDOMIA DAS FINANÇAS

Os cristãos devem ser referência na administração das finanças que Deus, bondosamente, lhes concedeu. Nesta aula, refletiremos acerca de alguns aspectos da mordomia financeira com base na Bíblia Sagrada – como nossa única regra de fé e prática. Veremos que o dinheiro pode ser bênção ou maldição, e que tudo depende do uso que fazemos dele.

1 – TUDO O QUE TEMOS VEM DE DEUS

Neste primeiro tópico veremos um pouco sobre a origem de todas as coisas.
Esse tópico é dividido em três. A seguir veremos cada uma delas.

1.1 – Deus é dono de tudo

Salmos 24:1 – Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem.
Literalmente, tudo pertence a Deus.

A terra pertence a Deus – Êxodo 19:5: “porque minha é toda a terra”;
Os céus pertencem a Deus – Deuteronômio 10:14: “Ao Senhor, o seu Deus, pertencem os céus e até os mais altos céus, a terra e tudo o que nela existe”;
Você pertence a Deus – 1 Coríntios 7:23: “Vocês foram comprados por alto preço”;
Nada pertence a nós – 1 Timóteo 6:7: “pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar”.

1.2 – O trato com o dinheiro

1 – Aprenda falar sobre dinheiro:  “Há sabedoria com os que se consultam mutuamente.” (Provérbios 13:10);
É muito importante você falar sobre dinheiro com outras pessoas, as vezes você não tem experiência com assunto – então nada melhor que conversar com alguém que melhor entendimento que você.

2 – Faça um orçamento por escrito: “Os planos de quem é diligente produzem abundância.” (Provérbios 21:5);
Sem dúvida, ter seu dinheiro planejado vai te ajudar muito na economia. Se possível, faça uma planilha com as entradas e saídas de dinheiro.

3 – Não seja avarento: Vivei sem avareza. Contentai-vos com o que tendes, pois Deus mesmo disse: Não te deixarei nem desampararei (Hebreus 13, 5);
4 – Não seja escravo do dinheiro: Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza (Mateus 6, 24);
5 – Pratique a caridade e o bem para com o próximo: (Mateus 25, 31-46).

1.3 – Cuidado com a falsa prosperidade

Ser rico é  pecado? – Claro que não, é uma grande bênção – eles podiam sustentar suas famílias e não passavam necessidade – Eclesiastes 5:19: “E, quando Deus concede riquezas e bens a alguém e o capacita a desfrutá-los, a aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus.”

Tomar muito cuidado com dinheiro – 1 Timóteo 6:9-10: “Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos.”

Não é porque uma pessoa tem dinheiro, ela está afastada da presença de Deus.

2 – COMO O CRISTÃO DEVE GANHAR DINHEIRO

Nesse tópico veremos como o cristão deve ganhar o dinheiro, iremos dividir esse tópico em três.

2.1 – Trabalhando honestamente

Desde o Gênesis, após a Queda, o homem emprega esforço para obter os bens de que necessita.
O Criador disse: “No suor do teu rosto, comerás o teu pão” (Gn 3.19a). 

O apóstolo Paulo recomendou: “E procureis viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado” (1 Ts 4.11). 

Assim, por trabalho honesto entendemos todo o tipo de atividade que sustenta e dignifica o ser humano. Entretanto, há trabalhos que o degradam e humilham. Por isso, ao cristão sincero não convém atividades correlacionadas com a bebida alcoólica, drogas, prostituição, aborto etc.

2.2 – Fugindo das práticas ilícitas

Quem roubava – não roube mais – Ef 4:28: Dinheiro de roubo não é abençoado por Deus e também não deve ser aceito.

Deus não gosta de quem usa medidas e pesos desonestos – Provérbios 20: 10,17,21: O texto trata exatamente de conseguir dinheiro de forma ilícita, todo dinheiro conseguido desta forma não é aproveitável perante o Senhor.

2.3 – Fugindo da avareza

Avareza é o amor ao dinheiro.
É uma escravidão ao vil metal. 

Diz a Bíblia: “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores” (1 Tm 6.9,10).

Deus não condena a riqueza em si, mas a ambição, a cobiça e a avareza que ela desperta. Abraão e Jó eram homens ricos, porém, fiéis a Deus. O que Deus condena é a ganância, a ambição desenfreada por riquezas (Pv 28.20).

3 – COMO O CRISTÃO DEVE UTILIZAR O DINHEIRO

Na Igreja do Senhor:
Dízimos, ofertas;
– contribuições;
– boas obra.

Na Sociedade civil:
– Evitando dívidas fora do orçamento;
– Evitando os extremos;
– Tendo controle da renda;
– Fugindo do agiota;
– Pagar os impostos.

CONCLUSÃO SOBRE A MORDOMIA DAS FINANÇAS

O dinheiro pode ser uma bênção ou uma maldição. Isso depende muito do uso que fazemos dele. Se o fizermos para a glória de Deus, com gratidão pelos bens adquiridos, seremos recompensados pelo Senhor. Que usemos os recursos financeiros de modo honesto, como verdadeiros mordomos de nosso Senhor Jesus Cristo! Que o Senhor nos ensine a usar os recursos como bênção!

Post – Lição 10 – A mordomia das finanças | Tudo Revelado | EBD – CPAD
Tags – lição 10 – a mordomia das finanças, mordomia, finanças, mordomia do trabalho, mordomia cristã
Post RelacionadoA mordomia Cristã

Tags: | | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Prazer, meu nome é Moisés Figueiredo. Sou apenas um nerd da tecnologia formado em ciência da computação, tecnologia em marketing e pós graduado em gestão de projetos, e claro - louco por hebraico bíblico e cultura judaica. Criador do curso mais vendido da internet de hebraico bíblico desde 2018, exatamente - Curso Tsade (https://cursotsade.com.br) Basicamente isso, o resto é história...

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.