As características de Pedro, o Apóstolo Ousado [ Estudo Completo ]

Hey, você já conheceu o ebook tsade? O guia completo com 150 páginas de ensino do hebraico bíblico e da cultura judaica.
Esse material é completo, vários estudos e interpretações bíblicas... clique aqui para saber mais....

Você conhece quais as características de Pedro? – A personalidade do Apóstolo Pedro sem dúvida era bem diferente das outros apóstolos.
A seguir tracei algumas das principais características de Pedro de acordo com alguns trechos bíblicos.

INTRODUÇÃO – QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE PEDRO?

Simão Pedro é um dos principais nomes da bíblia, pois tornou-se um dos principais líderes da igreja primitiva e há vários trechos em que é narrada sua história.

Através de Pedro, Deus operou vários milagres e maravilhas. Ele também foi um dos precursores do apostolado, pois propagou o evangelho e, por isso, muitos se achegaram ao arrependimento e à salvação através de Cristo.

Veja a seguir algumas características que definem o perfil de Pedro com base em passagens bíblicas.

PRIMEIRA CARACTERÍSTICA DE PEDRO: PEDRO ERA OUSADO POR NATUREZA

Ser ousado por natureza é uma das características mais fortes de Pedro, e por isso, diante de vários momentos, o apóstolo se colocava à disposição para enfrentar desafios. Um exemplo de ousadia é conforme está descrito em Mateus 14.28,29:

E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.

Observe a ousadia de Pedro em propor-se a “Andar sobre as águas” e, como resposta, ele recebeu uma ordem de Jesus: Vem.

Você deve estar pensando:
– Ah, mas depois que ele disse ele afundou, o que invalida a característica de ousadia…

Eu te explico: O discípulo Simão só andou sobre as águas, pois foi OUSADO!

O naufrágio que segue não foi por falta de ousadia, mas, posteriormente, Pedro só começou a afundar, porque faltou-lhe fé e foi tomado pelo medo, conforme narrado nos versículos que seguem nas palavras utilizadas por Jesus para destacar a ação de Pedro, ao segurar-lhe enquanto este afundava: “Homem de pouca fé, por que duvidaste?”

Por isso, a exemplo de Pedro, quando você tiver atitudes ousadas, permaneça no seu propósito com fé e não tenha medo, uma vez que a ordem de avançar veio de quem tem o controle de tudo, Jesus!

SEGUNDA CARACTERÍSTICA DE PEDRO: PEDRO ERA COMPANHEIRO

Pedro era companheiro, ele sempre estava próximo de Jesus, ele fazia parte do grupo mais restrito, pois, por muitas vezes, mesmo quando a maioria dos discípulos não estavam presentes, Pedro estava lá.

A seguir, algumas referências bíblicas para respaldo desta característica de Pedro – Companheirismo:

  • Cura da Filha de Jairo – Marcos 5.37: “E não permitiu que alguém o seguisse, a não ser Pedro, Tiago, e João, irmão de Tiago.”
  • Oração no Getsêmani – Mateus 26.37: “E, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se.”
  • Pedro, Tiago e João no Barco – João 21.10,11: “Disse-lhes Jesus: Trazei dos peixes que agora apanhastes. Simão Pedro subiu e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes e, sendo tantos, não se rompeu a rede.”

TERCEIRA CARACTERÍSTICA DE PEDRO: PEDRO ERA IMPULSIVO

Uma das características mais fortes de Pedro é ser impulsivo.

Gostaria de ser um pregador diferenciado e pregar de forma impactante decorando os versículos e sem timidez? Clique aqui para aprender

Muitas vezes na Bíblia são narradas cenas em que o apóstolo ‘ultrapassa os limites’, se assim podemos dizer. Às vezes, suas atitudes tinham um aspecto negativo e, por vezes, positivo.

Vamos analisar alguns texto bíblicos a seguir que corroboram este perfil impulsivo de Pedro:

  • Pedro apanha muitos peixes e teme a Jesus – Lucas 5.8: “E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador.”
  • Jesus lava os pés dos discípulos – João 13.8,9: “Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.”
  • Prisão de Jesus – João 18.10: “Então Simão Pedro, que tinha espada, desembainhou-a, e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco.”

PERFIL MOLDADO PELO ESPÍRITO SANTO [APÓSTOLO PEDRO]

O perfil de Pedro foi moldado pelo Espírito Santo!

Muitas de suas características, se não utilizadas a favor do Evangelho, poderiam ser negativas e levar a graves consequências, mas, ao se entregar a Cristo, as ações de Simão bem como todas as suas características passaram a ser moldados pelo Espírito Santo e guiadas por Deus.

Desta forma, o perfil de Pedro foi potencializado e fortalecido para a ampliação do Reino de Deus aos judeus e aos gentios.

Post – As características de Pedro, o Apóstolo Ousado [ Estudo Completo ]
Tags – Apóstolo Pedro, características de Pedro, quem foi Pedro, personalidade de Pedro
Post RelacionadoQuem foi Judas Iscariotes? Quais as características de Judas Iscariotes?

Avalie Esse Estudo

Avalie Esse Estudo

Muito obrigado Pela Avaliação / 5. Contagem de Votos

HEY, VOCÊ GOSTARIA DE SER UM PREGADOR \ ESTUDANTE DA BÍBLIA TOTALMENTE DIFERENCIADO?

A maioria dos pregadores diferenciados e estudantes da bíblia que chamam atenção das pessoas enquanto fala são aquelas que tem um estudo diferenciado.
Você já conheceu alguém que enquanto fala todos querem ouvir?
O que essas pessoas tem que as outras não?
Essas pessoas tem muito conhecimento bíblico e sabem fazer uma EXCELENTE EXEGESE BÍBLICA.
Gostaria de aprender hebraico bíblico e cultura judaica e o principal, fazer uma excelente exegese bíblica?

CLIQUE AQUI PARA APRENDER HEBRAICO BÍBLICO E CULTURA JUDAICA

Tags: | |

Sobre o Autor

Aline Favali de Souza Figueiredo Patrocínio
Aline Favali de Souza Figueiredo Patrocínio

Aline Favali, co-produtora do portal Estudo de Deus e do Curso Tsade - Hebraico do Jeito Certo. Formada em Ciência da Computação e em Licenciatura em Matemática, pós graduada em Gestão de Projetos e amante da Bíblia Sagrada e do hebraico bíblico.

2 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *