Quem foi Judas Iscariotes? Quais as características de Judas Iscariotes?

Você realmente sabe quem foi Judas Iscariotes? Conheça agora quais as características de Judas Iscariotes.
Conheça mais sobre esse personagem, este é mais um estudo sobre “quem é na bíblia“.

QUEM FOI JUDAS ISCARIOTES

Judas Iscariotes foi um dos doze escolhidos por Jesus para ser discípulo. Posteriormente, Judas Iscariotes é o homem que trai a Jesus e o entrega aos principais da sinagoga.

De acordo com o versículo 12 da oração de Jesus em João 17, Judas foi o único a se perder de todos os que estavam sob a responsabilidade de Jesus Cristo:

Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.
João 17:12

Assim, embora tenha sido chamado por Jesus como discípulo e futuramente, como apóstolo, Judas Iscariotes se desviou do seu propósito e acabou por trair o Salvador

O livro de ‘Judas’ da Bíblia Sagrada, NÃO foi escrito por Judas Iscariotes, mas sim por Judas, irmão de Tiago e do próprio Jesus que também era um dos principais líderes da igreja primitiva. Agora está ficando mais fácil compreender quem foi Judas Iscariotes.

QUAL O SIGNIFICADO DO NOME JUDAS ISCARIOTES?

JUDAS

O nome Judas é a versão grega para o nome ‘Judá’ tão conhecido. Judas significa “LOUVOR“, “ABENÇOADO“.

Mesmo com um significado tão bonito, há pouquíssimos registros de pessoas com este nome no mundo, devido a sua rápida associação com o traidor de Jesus. Observe a exemplo do próprio irmão de Jesus chamado Judas que era contemporâneo a Judas Iscariotes, porém, depois da traição, o nome Judas tornou-se quase que extinto na gerações seguintes.

Outra curiosidade sobre o nome: Judas é um dos nomes de discípulo que mais é citado nos Evangelho perdendo apenas para Simão Pedro.

ISCARIOTES

Há controvérsias sobre o termo Iscariotes, mas vou apresentar a linha mais convincente sob a minha perspectiva após analisar várias fontes.

Iscariotes era o sobrenome de Judas e, a origem do termo Iscariotes é Homem de Quiriote, em hebraico, o termo fica Ish Quiriote e, traduzido para o grego pode-se encontrar de duas formas: Iskariôth ou Iskariotes. Daí, o termo Iscariotes.

Somente posteriormente, após toda a trama envolvendo Judas, é que o termo Iscariotes passou a ser traduzido como “Assassino” ou “Traidor“, mas, originalmente, seu significado estava relacionado à localidade de origem da família de Judas.

Agora ficou mais claro qual é o significado do nome Judas Iscariotes.

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DE JUDAS ISCARIOTES

Analise o texto bíblico a seguir que denota algumas das características de Judas Iscariotes:

Então Maria, tomando um arrátel de unguento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do unguento.

Então, um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, o que havia de traí-lo, disse:

Por que não se vendeu este unguento por trezentos dinheiros e não se deu aos pobres?

Ora, ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava.

João 12:3-6

Quem foi Judas IscariotesJUDAS ERA LADRÃO

Conforme citado no texto bíblico acima, Judas era ladrão e roubava o dinheiro da bolsa, pois ele era o tesoureiro dos discípulos.

JUDAS ERA ATRAPALHADOR DE ADORAÇÃO

Judas atrapalhou a adoração de Maria, tentou interrompê-la enquanto derramava o unguento de nardo puro aos pés de Cristo, pois a forma como ela adorou e entregou a Cristo algo de valor, o incomodou.

JUDAS ERA GANANCIOSO

A proposta feita por Judas de vender o unguento, demonstra como ele era ganancioso, visto que seu interesse estava no lucro que obteria com a venda e não com os pobres, conforme descrito no excerto acima.

JUDAS MORREU ENFORCADO OU SE LANÇOU NO PRECIPÍCIO

Outra pergunta muito comum que recebemos é: Como Judas Morreu? Ele morreu enforcado ou lançou-se no precipício?
Por convenção, adotamos que a morte de Judas foi pelo fato de ele ter se enforcado, mas vamos analisar os textos bíblico que fazem referência a ela para entendermos melhor como realmente Judas morreu.

A MORTE DE JUDAS DE ACORDO COM O EVANGELHO DE MATEUS

Observe o versículo abaixo sobre a morte de Judas no Evangelho de Mateus:

E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar.
Mateus 27:5

Mateus menciona que Judas, após ir aos sacerdotes devolver as moedas de prata, se retira para se enforcar.

Note que esta é a versão tradicional sobre como se deu a morte de Judas e que, neste momento, Mateus não estava narrando a morte em si, mas estava descrevendo a ação de Judas ao se retirar para enforcar-se, não as ações a seguir.

A MORTE DE JUDAS DE ACORDO COM O LIVRO DE ATOS

Vamos agora analisar o que diz o livro de Atos sobre a morte de Judas:

Ora, este adquiriu um campo com o galardão da iniquidade; e, precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram. E foi notório a todos os que habitam em Jerusalém; de maneira que na sua própria língua esse campo se chama Aceldama, isto é, Campo de Sangue.
Atos 1:18,19 – ACF

Vamos analisar agora na versão NVI:

Com a recompensa que recebeu pelo seu pecado, Judas comprou um campo. Ali caiu de cabeça, seu corpo partiu-se ao meio, e as suas vísceras se derramaram.
Todos em Jerusalém ficaram sabendo disso, de modo que, na língua deles, esse campo passou a chamar-se Aceldama, isto é, campo de Sangue.
Atos 1:18,19 – NVI

De acordo com texto descrito por Lucas, Judas se precipitou, ou seja, se jogou de um precipício e este campo que ele caiu passou a ser chamado Campo de Sangue. Esta é uma perspectiva que se diferencia do que foi descrito por Mateus, pois indica um fim diferente da história de Judas.

COMO CONCILIAR OS TEXTOS DE MATEUS E ATOS SOBRE A MORTE DE JUDAS?

Há duas formas de conciliar os textos de Mateus e Atos que abordam a morte de Judas, pois estes trechos não se contradizem, uma vez que a Bíblia não apresenta divergências entre suas próprias narrativas.

1ª PERSPECTIVA: JUDAS MORREU PRECIPITADO E NÃO ENFORCADO

A fim de conciliar os textos, na primeira perspectiva, considera-se apenas a morte descrita em Atos, pois é uma narrativa posterior à morte de Judas, momento em que já era possível saber exatamente como Judas morreu.

Observe que em Mateus, a descrição é de que Judas retirou-se para se enforcar, ou seja, quando ele saiu, ele tinha a intenção de se enforcar, mas, pode ser que enquanto ele estava a caminho de se enforcar, ele cometeu o suicídio se jogando do precipício.

2ª PERSPECTIVA: JUDAS FOI PRECIPITADO APÓS SE ENFORCAR

Esta é a perspectiva mais plausível: Ao se enforcar, Judas o fez em uma árvore no Campo de Sangue citado em Atos e, em seguida, acabou precipitando-se, talvez pelo galho da árvore ter quebrado.

Neste caso, não é possível saber se ele morreu enforcado e depois caiu no precipício ou, se ao se enforcar, imediatamente o galho se rompeu e ele morreu com a queda.

Há também um raciocínio sobre, à época, estar sendo comemorada a festa de páscoa, assim, quando Judas se enforcou, ninguém o tirou da árvore para que não ficasse impuro nestes dias de festa. Por isso, o corpo ficou por um longo tempo pendurado até que o galho se rompeu e o corpo caiu ao chão.

Post – Quem foi Judas Iscariotes? Quais as características de Judas Iscariotes?
Tags – quem foi judas, como judas morreu, judas se matou, judas caiu do precipício, quem traiu Jesus, características de juda

Tags: | |

Sobre o Autor

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.