Quem foi Judas Iscariotes? Quais as características de Judas Iscariotes?

Hey, você já conheceu o ebook tsade? O guia completo com 150 páginas de ensino do hebraico bíblico e da cultura judaica.
Esse material é completo, vários estudos e interpretações bíblicas... clique aqui para saber mais....

Você realmente sabe quem foi Judas Iscariotes? Conheça agora quais as características de Judas Iscariotes.
Conheça mais sobre esse personagem, este é mais um estudo sobre “quem é na bíblia“.

QUEM FOI JUDAS ISCARIOTES

Judas Iscariotes foi um dos doze escolhidos por Jesus para ser discípulo. Posteriormente, Judas Iscariotes é o homem que trai a Jesus e o entrega aos principais da sinagoga.

De acordo com o versículo 12 da oração de Jesus em João 17, Judas foi o único a se perder de todos os que estavam sob a responsabilidade de Jesus Cristo:

Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.
João 17:12

Assim, embora tenha sido chamado por Jesus como discípulo e futuramente, como apóstolo, Judas Iscariotes se desviou do seu propósito e acabou por trair o Salvador

O livro de ‘Judas’ da Bíblia Sagrada, NÃO foi escrito por Judas Iscariotes, mas sim por Judas, irmão de Tiago e do próprio Jesus que também era um dos principais líderes da igreja primitiva. Agora está ficando mais fácil compreender quem foi Judas Iscariotes.

QUAL O SIGNIFICADO DO NOME JUDAS ISCARIOTES?

JUDAS

O nome Judas é a versão grega para o nome ‘Judá’ tão conhecido. Judas significa “LOUVOR“, “ABENÇOADO“.

Mesmo com um significado tão bonito, há pouquíssimos registros de pessoas com este nome no mundo, devido a sua rápida associação com o traidor de Jesus. Observe a exemplo do próprio irmão de Jesus chamado Judas que era contemporâneo a Judas Iscariotes, porém, depois da traição, o nome Judas tornou-se quase que extinto na gerações seguintes.

Outra curiosidade sobre o nome: Judas é um dos nomes de discípulo que mais é citado nos Evangelho perdendo apenas para Simão Pedro.

ISCARIOTES

Há controvérsias sobre o termo Iscariotes, mas vou apresentar a linha mais convincente sob a minha perspectiva após analisar várias fontes.

Iscariotes era o sobrenome de Judas e, a origem do termo Iscariotes é Homem de Quiriote, em hebraico, o termo fica Ish Quiriote e, traduzido para o grego pode-se encontrar de duas formas: Iskariôth ou Iskariotes. Daí, o termo Iscariotes.

Somente posteriormente, após toda a trama envolvendo Judas, é que o termo Iscariotes passou a ser traduzido como “Assassino” ou “Traidor“, mas, originalmente, seu significado estava relacionado à localidade de origem da família de Judas.

Agora ficou mais claro qual é o significado do nome Judas Iscariotes.

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DE JUDAS ISCARIOTES

Analise o texto bíblico a seguir que denota algumas das características de Judas Iscariotes:

Então Maria, tomando um arrátel de unguento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do unguento.

Então, um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, o que havia de traí-lo, disse:

Por que não se vendeu este unguento por trezentos dinheiros e não se deu aos pobres?

Ora, ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava.

João 12:3-6

Quem foi Judas IscariotesJUDAS ERA LADRÃO

Conforme citado no texto bíblico acima, Judas era ladrão e roubava o dinheiro da bolsa, pois ele era o tesoureiro dos discípulos.

Gostaria de ser um pregador diferenciado e pregar de forma impactante decorando os versículos e sem timidez? Clique aqui para aprender

JUDAS ERA ATRAPALHADOR DE ADORAÇÃO

Judas atrapalhou a adoração de Maria, tentou interrompê-la enquanto derramava o unguento de nardo puro aos pés de Cristo, pois a forma como ela adorou e entregou a Cristo algo de valor, o incomodou.

JUDAS ERA GANANCIOSO

A proposta feita por Judas de vender o unguento, demonstra como ele era ganancioso, visto que seu interesse estava no lucro que obteria com a venda e não com os pobres, conforme descrito no excerto acima.

JUDAS MORREU ENFORCADO OU SE LANÇOU NO PRECIPÍCIO

Outra pergunta muito comum que recebemos é: Como Judas Morreu? Ele morreu enforcado ou lançou-se no precipício?
Por convenção, adotamos que a morte de Judas foi pelo fato de ele ter se enforcado, mas vamos analisar os textos bíblico que fazem referência a ela para entendermos melhor como realmente Judas morreu.

A MORTE DE JUDAS DE ACORDO COM O EVANGELHO DE MATEUS

Observe o versículo abaixo sobre a morte de Judas no Evangelho de Mateus:

E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar.
Mateus 27:5

Mateus menciona que Judas, após ir aos sacerdotes devolver as moedas de prata, se retira para se enforcar.

Note que esta é a versão tradicional sobre como se deu a morte de Judas e que, neste momento, Mateus não estava narrando a morte em si, mas estava descrevendo a ação de Judas ao se retirar para enforcar-se, não as ações a seguir.

A MORTE DE JUDAS DE ACORDO COM O LIVRO DE ATOS

Vamos agora analisar o que diz o livro de Atos sobre a morte de Judas:

Ora, este adquiriu um campo com o galardão da iniquidade; e, precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram. E foi notório a todos os que habitam em Jerusalém; de maneira que na sua própria língua esse campo se chama Aceldama, isto é, Campo de Sangue.
Atos 1:18,19 – ACF

Vamos analisar agora na versão NVI:

Com a recompensa que recebeu pelo seu pecado, Judas comprou um campo. Ali caiu de cabeça, seu corpo partiu-se ao meio, e as suas vísceras se derramaram.
Todos em Jerusalém ficaram sabendo disso, de modo que, na língua deles, esse campo passou a chamar-se Aceldama, isto é, campo de Sangue.
Atos 1:18,19 – NVI

De acordo com texto descrito por Lucas, Judas se precipitou, ou seja, se jogou de um precipício e este campo que ele caiu passou a ser chamado Campo de Sangue. Esta é uma perspectiva que se diferencia do que foi descrito por Mateus, pois indica um fim diferente da história de Judas.

COMO CONCILIAR OS TEXTOS DE MATEUS E ATOS SOBRE A MORTE DE JUDAS?

Há duas formas de conciliar os textos de Mateus e Atos que abordam a morte de Judas, pois estes trechos não se contradizem, uma vez que a Bíblia não apresenta divergências entre suas próprias narrativas.

1ª PERSPECTIVA: JUDAS MORREU PRECIPITADO E NÃO ENFORCADO

A fim de conciliar os textos, na primeira perspectiva, considera-se apenas a morte descrita em Atos, pois é uma narrativa posterior à morte de Judas, momento em que já era possível saber exatamente como Judas morreu.

Observe que em Mateus, a descrição é de que Judas retirou-se para se enforcar, ou seja, quando ele saiu, ele tinha a intenção de se enforcar, mas, pode ser que enquanto ele estava a caminho de se enforcar, ele cometeu o suicídio se jogando do precipício.

2ª PERSPECTIVA: JUDAS FOI PRECIPITADO APÓS SE ENFORCAR

Esta é a perspectiva mais plausível: Ao se enforcar, Judas o fez em uma árvore no Campo de Sangue citado em Atos e, em seguida, acabou precipitando-se, talvez pelo galho da árvore ter quebrado.

Neste caso, não é possível saber se ele morreu enforcado e depois caiu no precipício ou, se ao se enforcar, imediatamente o galho se rompeu e ele morreu com a queda.

Há também um raciocínio sobre, à época, estar sendo comemorada a festa de páscoa, assim, quando Judas se enforcou, ninguém o tirou da árvore para que não ficasse impuro nestes dias de festa. Por isso, o corpo ficou por um longo tempo pendurado até que o galho se rompeu e o corpo caiu ao chão.

Post – Quem foi Judas Iscariotes? Quais as características de Judas Iscariotes?
Tags – quem foi judas, como judas morreu, judas se matou, judas caiu do precipício, quem traiu Jesus, características de juda

Avalie Esse Estudo

Avalie Esse Estudo

Muito obrigado Pela Avaliação / 5. Contagem de Votos

HEY, VOCÊ GOSTARIA DE SER UM PREGADOR \ ESTUDANTE DA BÍBLIA TOTALMENTE DIFERENCIADO?

A maioria dos pregadores diferenciados e estudantes da bíblia que chamam atenção das pessoas enquanto fala são aquelas que tem um estudo diferenciado.
Você já conheceu alguém que enquanto fala todos querem ouvir?
O que essas pessoas tem que as outras não?
Essas pessoas tem muito conhecimento bíblico e sabem fazer uma EXCELENTE EXEGESE BÍBLICA.
Gostaria de aprender hebraico bíblico e cultura judaica e o principal, fazer uma excelente exegese bíblica?

CLIQUE AQUI PARA APRENDER HEBRAICO BÍBLICO E CULTURA JUDAICA

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

Aline Favali de Souza Figueiredo Patrocínio
Aline Favali de Souza Figueiredo Patrocínio

Aline Favali, co-produtora do portal Estudo de Deus e do Curso Tsade - Hebraico do Jeito Certo. Formada em Ciência da Computação e em Licenciatura em Matemática, pós graduada em Gestão de Projetos e amante da Bíblia Sagrada e do hebraico bíblico.

7 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *