É Pecado Jurar? Podemos Jurar Em Nome de Deus?

Neste estudo veremos sobre o que a bíblia ensina sobre juramentos, por exemplo, é  pecado jurar em nome de Deus? O que a bíblia ensina sobre este tema? É isso que vamos ver a partir de agora.

QUANDO SURGIU OS JURAMENTOS NA BÍBLIA

O juramento dentro da bíblia não era pecado, na antiga aliança mesmo vários homens de Deus juraram e fizeram outros jurarem também, bem antes da torah ser escrita (por Moisés em forma de Leis) – as pessoas já faziam voto, isso era algo muito “regional”. Por exemplo:

– O próprio Abraão exortou ao seu servo Eliezer que jurasse que não traria uma pagã para ser esposa de Isaque – Gn 24.1-9.

– Jacó jurou diante de Labão que cuidaria bem de suas filhas e netos e não transpassaria os termos de sua terra – Gn 31.53.

– José jurou para Jacó que seu corpo seria sepultado junto com de seus pais – Gn 47.28-31.

Sendo assim, fica muito claro para nós que o juramento era algo regional (questão de costume) e depois esses juramentos foram regularizados por Moisés em forma de Lei, vamos ver o versículo (um entre vários), veja:

a questão entre eles será resolvida prestando-se um juramento diante do Senhor de que um não lançou mão da propriedade do outro. O dono terá que aceitar isso e nenhuma restituição será exigida – Êxodo 22:11.

Neste caso específico, era um juramento envolvendo as leis de restituições.

NÃO PODIA JURAR FALSAMENTE

Embora a lei permitisse que fizessem juramentos, ela ensinava condenava o tipo de juramento falso em nome do Senhor, veja:

Não jurem falsamente pelo meu nome, profanando assim o nome do seu Deus. Eu sou o Senhor – Levítico 19:12

Quando alguém pecava fazendo um juramento falso, a pessoa tinha que oferecer um sacrifício para expiação, veja:

E a sua expiação trará ao Senhor, pelo seu pecado que cometeu: uma fêmea de gado miúdo, uma cordeira, ou uma cabrinha pelo pecado;
assim o sacerdote por ela fará expiação do seu pecado – Levítico 5:6

Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo; Nem jurareis falso pelo meu nome, pois profanarás o nome do teu Deus. Eu sou o Senhor – Levítico 19:11,12

E Deus também proibiu que “jurarem” pelos deuses falsos (Js 23.7; Jr 12.16; A m 8.14).

EXPLICANDO SOBRE O TERCEIRO MANDAMENTO

O Terceiro mandamento diz:
Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão – Êxodo 20:7

MAS, O QUE SIGNIFICA NÃO TOMAR O NOME DE DEUS EM VÃO?

Vou por o resumo do versículo em hebraico (se quiser ver inteiro, veja na bíblia hebraica), em hebraico ficou:

Texto em hebraico: לֹא תִשָּׂא אֶת- שֵׁם- יְהוָה אֱלֹהֶיךָ לַשָּׁוְא

A transliteração ficaria algo assim: Lo tisa Et Shem Adonai Eloheicha Lashave.

Esta palavra “shave” aparece algumas vezes na bíblia, no sentido de “fraude, engano, inutilidade, inútil, imprestável, falsidade, desonestidade, futilidade.

O cerne deste mandamento é proibir os juramentos falsos, pois o verdadeiro juramento fazia mediante a presença do Nome de Deus.

E QUAL ERA O PROPÓSITO DA LEI DO JURAMENTO?

O propósito do juramento antes era benéfico, ele servia para realmente reforçar a ideia que a pessoa estava dizendo a verdade e aquilo que a pessoa estava dizendo era tão verdade que colocavam o nome do Eterno como garantia – sendo Deus o juiz soberano julgando.

MAS O CRISTÃO PODE FAZER JURAMENTO? PODEMOS JURAR EM NOME DE DEUS?

A resposta é não, rs…
O cristão ou qualquer outra pessoa não pode jurar em nome de Deus e nem de nada, vamos ver alguns versículos.

 “Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caias em condenação” – Tiago 5:12.

Efésios 4:25 –  “deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo”.

Os escribas e fariseus tinham uma estratégia, eles diziam que qualquer voto em juramento feito em nome de Deus precisavam ser cumpridos, já os votos que não juravam por Deus não tinha necessariamente a obrigação de ser cumprido.

E Jesus confronta este ensinamento hipócrita em Mt 23.16-18 (Leia).

Já os ensinamentos de Jesus eram totalmente diferente – Quem jurasse pelo céu teria que cumprir o juramento, pois ele foi feito por Deus – Gn 1.1 e a terra era escabelo de seus  pés (Is 66.1) e Jerusalém a cidade do grande Deus – Sl 48.3.

Em Mateus 5 Jesus ensina que não é para jurar, pois a palavra do cristão deve ser “Sim sim, não não”.
Se uma pessoa necessita jurar por alguma coisa para garantir sua palavra, esta pessoa já perdeu totalmente sua moral e precisa rever seus conceitos como ser humano.

Estudo – É Pecado Jurar? Podemos Jurar Em Nome de Deus?
Tags – é pecado jurar em nome de Deus?, estudos bíblicos, jurar na bíblia
Estudo Relacionado

Tags: | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Prazer, meu nome é Moisés Figueiredo. Sou apenas um nerd da tecnologia formado em ciência da computação, tecnologia em marketing e pós graduado em gestão de projetos, e claro - louco por hebraico bíblico e cultura judaica. Criador do curso mais vendido da internet de hebraico bíblico desde 2018, exatamente - Curso Tsade (https://cursotsade.com.br) Basicamente isso, o resto é história...

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.