Diferença entre: Mandamentos, Preceitos, Estatutos, Juízo e Testemunho

[ Artigo de Felipe Morais, site: www.cursobiblicoonline.com.br e contribuição de outros ]

Neste estudo veremos as diferenças entre mandamentos, leis, estatutos, preceitos, juízos e testemunho, sem dúvidas este é um dos assuntos mais confusos para entender, mas espero que toda esta informação te seja útil.

INTRODUÇÃO | AS CATEGORIAS DAS LEIS DE DEUS

Já ouvi muitas explicações sobre este tema e por incrível que pareça, todas muito divergentes, foi pensando nisso que resolvi montar este estudo falando um pouco sobre as diferenças entre: leis, mandamentos, estatutos, preceitos, juízos e testemunhas.

LEMBRANDO: Este estudo foi criado com base em muitos estudos e informações extra bíblicas e bíblicas, e não existe apenas esta linha de interpretação, porém esta na minha opinião é a mais confiável.

OS VERSÍCULOS BASE PARA ENTENDER AS DIFERENÇAS ENTRE LEI, MANDAMENTOS, PRECEITOS, ESTATUTOS, JUÍZOS E TESTEMUHO

Vamos pegar alguns versículos como base para melhorar nosso entendimento sobre as diferenças entre leis, mandamentos, estatutos, preceitos, juízo e testemunho, vejam estes versículos:

“Esta é, pois, a lei que Moisés propôs aos filhos de Israel. Estes são os testemunhos, e os estatutos, e os juízos, que Moisés falou aos
filhos de Israel, havendo saído do Egito;” (Deuteronômio 4:44,45)

“E guarda a ordenança do Senhor teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para guardares os seus estatutos, e os seus
mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés; para que prosperes em tudo quanto
fizeres, e para onde quer que fores.” (1 Reis 2:3)

“Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, e todos os dias guardarás os seus preceitos, os seus estatutos, os seus juízos e os seus mandamentos.” (Deuteronômio 11:1)

Partindo destes versículos, conseguimos analisar que a Lei de Deus é composta de grupos, os grupos que estudaremos hoje são: mandamentos, estatutos (ordenanças), preceitos, juízos e testemunhos.

A seguir veremos uma foto ilustrando este conceito, a foto foi retirada do site – pcamaral.com.br.

LEIS – O QUE SÃO AS LEIS DE DEUS? DIVISÃO DAS LEIS

As leis são um conjunto de regras criadas por Deus para convívio humano, as leis abrangem vários aspectos da vida humana – desde seu relacionamento com seu próximo até mesmo como tratar os estrangeiros, etc. A palavra lei em hebraico passa a ideia de “instrução, ensinamento“, a função dela é exatamente esta.

As leis na bíblia, basicamente encontram-se em 4 categorias:

– Leis civis;
– Leis cerimoniais;
– Leis de saúde;
– Leis moral.

E as leis são divididas em categorias também, como já vimos: mandamentos, estatutos (ordenanças), preceitos, juízo e testemunho

1 – MANDAMENTOS | O QUE SÃO OS MANDAMENTOS DE DEUS? QUAIS SÃO OS 10 MANDAMENTOS?

São requisitos de Deus para nós, cada mandamento tem seu
significado profundo. Na bíblia é ensinado sobre os 10 mandamentos,
são regras criadas por Deus para uma boa conduta humana. – Ler Ex 20.

1.º – Adorar a Deus e amá-lo sobre todas as coisas;
2.º – Não usar o Santo Nome de Deus em vão;
3.º – Santificar os Domingos e festas de guarda;
4.º – Honrar pai e mãe (e os outros legítimos superiores);
5.º – Não matar;
6.º – Guardar castidade nas palavras e nas obras;
7.º – Não furtar;
8.º – Não levantar falsos testemunhos;
9.º – Guardar castidade nos pensamentos e desejos;
10.º- Não cobiçar as coisas alheias.

Em geral, os mandamentos também são traduzidos algumas vezes como:

  • mandato;
  • ordem;
  • preceito do homem;
  • preceito de Deus.

É por isso que gera muita confusão e as pessoas confundem preceitos
com mandamentos.

2 – ESTATUTOS \ ORDENANÇAS | O QUE SÃO OS ESTATUTOS? O QUE SÃO AS ORDENÇAS BÍBLICAS?

Estes termos descrevem as distinções na forma de como as instruções de Deus são vistas, invés de sua validade ou importância

A palavra “estatutos” refere-se a um tipo específico de lei. A palavra em hebraico utilizada é: choq ou chuqqah, a palavra “estatuto” se refere a uma promulgação, decreto ou portaria autorizada.

O substantivo masculino חֹק (chop) é traduzido também como: costume.

Os estatutos bíblicos podem definir tempos determinados, como festivais sagrados (festas bíblicas), costumes importantes e até mesmo estabelecer o modo ou procedimento pelo qual certas questões vitais devem ser tratadas.

Ele é usado para falar dos decretos gerais de Deus (Jr 5:22; Am 2:4; 4 [3:22]), a parte legal merecida em virtude do estatuto (Gn 47:22; Lv 10:13, 14), os limites ou limites medidos de alguma coisa (Jó 14:5; 26:10), a norma cultural predominante (Jz. 11:39), a legislação vinculativa feita por um governante Gn 47:26), e o que deve ser observado por um ritual rígido
(Êx 12:24).

RESUMO SOBRE OS ESTATUTOS: São leis onde quem as cumprir são abençoados de acordo com o que diz a lei. Mas não se aplica pena capital. Alguns são decretos que, embora certamente haja um sentido espiritual, na prática literal aparentemente não possuem razão de existir como os mandamentos: não misturar lã com linho, não acender fogo no sábado, enterrar as fezes, a mulher se afastar do arraial nos dias da menstruação, etc. (Ef 2:15; Cl 2:14,20)

3 – PRECEITOS | O QUE SÃO OS PRECEITOS DE DEUS? ENTENDA OS PRECEITOS NA BÍBLIA

Preceito é um substantivo masculino que significa “ordem, regra, norma, ou condição“.
Preceito também pode significar ‘respeito a uma doutrina ou mandamento”.

Preceitos é: obrigação, cuidado, deveres, cargo, ritos, ordem, serviço, custódia, encargo, vigia, preservar, mandato, ofício, função cerimonial.
Podemos dizer que os preceitos bíblicos é a forma que nos comportamos diante a palavra de Deus, em resumo é a nossa conduta.

Por exemplo – Não tem uma LEI ou MANDAMENTO dizendo que não podemos brigar na internet, mas de forma geral o “preceito” de não fazer isso é válido, preceito são as coisas que mesmo não temos escrito ainda fazemos – por preceitos.

Do PRECEITO de seus lábios nunca me apartei, e as palavras da sua boca guardei mais do que a minha porção. Jó 23:12
Quase que me têm consumido sobre a terra, mas eu não deixei os teus preceitos. Salmos 119:87
Eis que tenho desejado os teus preceitos; vivifica-me na tua justiça. Salmos 119:40

Com base nestes versículos e outros, podemos dizer que o preceito é a forma que “caminhamos e agimos” – perante o que já sabemos de
Deus e da sua palavra.

Só para não confundirmos, o preceito e o mandamentos são coisas diferentes, olha este versículo:

Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e alumia os olhos. Salmo 19:8

4 – JUÍZOS | O QUE SÃO OS JUÍZOS DE DEUS?

Definições: Julgamento, justiça, ordenação; ato de decidir um caso; lugar, corte, assento do julgamento; processo, procedimento, litígio diante de juízes; caso, causa apresentada para julgamento; sentença, decisão do julgamento; execução do julgamento; tempo do julgamento; justiça, direito, retidão.

Já os juízos, que são as punições pela transgressão contra a lei, seriam aplicados de acordo com a gravidade de cada categoria. Pelas consequências das punições de cada lei, se sabe qual delas tem mais peso.

5 – TESTEMUNHOS | O QUE SÃO OS TESTEMUNHOS NA BÍBLIA

Testemunho, testemunha; sempre no plural e sempre se referindo à leis como testemunhas divinas. Geralmente traduzido por “Testemunhos”, raramente por “mandamentos”, “prescrições”.

São aquelas Leis que eram dadas para que o povo se lembrasse dos “testemunhos” dos feitos de Deus para com eles.

Exemplo: A PÁSCOA – é um testemunho. É uma Lei que servia para testemunhar algo. Quando um filho perguntasse aos seus pais – o que significa essa festa? (Êx 13:14) eles deveriam testemunhar que saíram do Egito devido a intervenção miraculosa de Deus por meio de sua forte mão.

DIFERENÇA ENTRE MANDAMENTOS, ESTATUTOS, PRECEITOS, JUÍZOS E TESTEMUNHOS

A seguir você verá uma tabela com as diferença entre as categorias das leis de Deus | mandamentos, estatutos, preceitos, juízos e testemunhos.

Post – Diferença entre: Mandamentos, Preceitos, Estatutos, Juízo e Testemunho
Tags – o que são os mandamentos, o que é preceitos na bíblia, o que é estatutos na bíblia, juízos, testemunhos, estudos bíblicos

Texto: Felipe Miranda, Moisés e outros.

Estudo Relacionado

Lição 6 – A Bíblia Como Um Guia Para a Vida | Subsídio

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Prazer, meu nome é Moisés Figueiredo. Sou apenas um nerd da tecnologia formado em ciência da computação, tecnologia em marketing e pós graduado em gestão de projetos, e claro - louco por hebraico bíblico e cultura judaica. Criador do curso mais vendido da internet de hebraico bíblico desde 2018, exatamente - Curso Tsade (https://cursotsade.com.br) Basicamente isso, o resto é história...

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Achei muito interessante, um ótimo aprendizado. Só faço uma observação para edição dos 10 mandamentos escritos no início do post. Lá diz que o domingo deve ser santificado, e não há o mandamento de não fazer imagens e esculturas. Em Êxodo 20:1-17 diz completamente diferente, seria interessante o autor do post ou do site rever isso. Mas o restante, achei incrível, parabéns!!!

  2. Gostei do Estudos sobre as diferenças entre Mandamentos,Preceitos,Estatutos, Juizos e Testemunho.
    Me dê explicação sobre a aapostilha completa de Hebraico Biblico e a cultura Judaida. Enviar para o meu e-mail, eu não tenho site

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.