O Que Significa a Terra Era Sem Forma e Vazia Na Bíblia?

Hey, você já conheceu o ebook tsade? O guia completo com 150 páginas de ensino do hebraico bíblico e da cultura judaica.
Esse material é completo, vários estudos e interpretações bíblicas... clique aqui para saber mais....

Neste pequeno estudo eu vou te mostrar o que significa a terra era sem forma e vazia e também estudaremos sobre o grande abismo na bíblia e as trevas no ponto de vista bíblico.

O QUE SIGNIFICA TERRA ERA SEM FORMA E VAZIA

Um pouco mais sobre a criação, será mesmo que a terra era sem forma e vazia? – O que seria uma terra sem forma?
A palavra sem forma no hebraico é ‘Tohu Vavohu – por texto em hebraico’ – O Targum Onkelos (1900), traduziu tohu vavohu como “stsadia veracania“, que em aramaico é – inabitável e vazia (inóspita, sem vida), desolada. Isaías 45.18 – Traduz ‘tohu’ como desolado, desabitado.

Sendo assim, a terra não era SEM FORMA como a teologia ensina, mas sim inabitada.
Mas, o que mais me intriga é, porque a terra era inabitável? O que fazia a terra ser inabitável? – Se a terra inabitável é porque tinha algo impedindo que a vida sobrevivesse na terra. Leia o tópico abaixo. 😉

OS DOIS INIMIGOS DA TERRA (PORQUE NÃO TEM VIDA FORA DA TERRA)

Como já mencionado, a terra não era SEM FORMA, mas sim inabitável, nesse tópico quero mostrar porque a terra era inabitável.

Quando Deus criou a terra, existia dois inimigos da vida que impedia que a vida sobrevivesse na terra, esses dois inimigos que faziam que a terra ficasse inóspita.

OS DOIS INIMIGOS DA VIDA, que fazia a terra inóspita são:

1 – CHOSHECH – Escuridão, atmosfera tóxica, denso vapor sem atmosfera. Na nossa bíblia foi traduzido o CHOSHECH como “Trevas“, mas não é isso. Primeiro motivo que fazia a terra ser inabitada é que ela era cercada de CHOSHECH, que e uma substancia tóxica.

Na nossa versão da bíblia, a escuridão não é ausência de luz. Em Is 45.7, Deus criou a escuridão, uma criação antes da luz.

Segundo Maimônides, a escuridão é como um fogo invisível ou vapores escuro de água, uma substância negra (radioativa), como aconteceu no Egito por três dias, pois acendiam as velas e não clareava.

22 E Moisés estendeu a sua mão para o céu, e houve trevas espessas em toda a terra do Egito por três dias.
23 Não viu um ao outro, e ninguém se levantou do seu lugar por três dias; mas todos os filhos de Israel tinham luz em suas habitações.22 E Moisés estendeu a sua mão para o céu, e houve trevas espessas em toda a terra do Egito por três dias.
23 Não viu um ao outro, e ninguém se levantou do seu lugar por três dias; mas todos os filhos de Israel tinham luz em suas habitações. – Ex 10.22,23.

Então, ficou claro que a trevas não é ausência de luz, mas sim uma substância tóxica, que foi traduzido como trevas.

2 – TEHON – “Havia escuridão sobre a face do TEHON”, a palavra foi TEHON foi traduzido como profundeza, abismo, essa palavra aparece algumas vezes em Gn 7.

Em Gn 7.11 (dilúvio) romperam as fontes do grande Tehon (águas que vieram das profundezas da terra, águas quente misturada com lavras e gases tóxicos).  Na abertura do Mar Vermelho – Ex 15.5, “sobre as face do TEHON as ondas das profundezas paralisaram no fundo do mar”.

Esse é o SEGUNDO INIMIGO DA TERRA, águas quente misturada com lavras e gases tóxicos.

DEUS DEIXOU A TERRA HABITÁVEL – RAKIÁ DE DEUS

Tudo bem, como já vimos, a terra não era um lugar habitável, Deus teve que aniquilar esses dois elementos da terra para que a vida pudesse sobreviver aqui, mas Ele precisava ainda CRIAR O TERCEIRO ELEMENTO, que é a ‘RAKIA ‘הָרָקִיעַ ‘ na terra.

Gostaria de ser um pregador diferenciado e pregar de forma impactante decorando os versículos e sem timidez? Clique aqui para aprender

O Espirito Pairava (merachefet) = analisava, querendo criar o planeta.

Haja luz, pode ser traduzido como – haja ordem, tire o chosher e a tahon, e cria-se a RAKIÁ, que são as águas de cima e as águas de baixo, que traduziram como FIRMAMENTO, mas em hebraico e RAKIA, que é vapor da água.

RAKIA – TERCEIRO ELEMENTO PARA VIDA

Deus destruiu os dois elementos que impedia que a vida sobrevivesse na terra, e criou o terceiro elemento, chamado RAKIA (הָרָקִיעַ), que é vapor de água salgada, que gerava uma água doce. Observe a explicação abaixo.

Sem água doce a vida não sobreviveria, então Deus criou a Rakia – que é a vaporização da água salgada. O segredo para ter água doce é a vaporização da água salgada.

As águas de baixo evaporam e formam as águas de cima, as águas doce vem do céu.

A palavra céus na bíblia significa literalmente – FOGO + AGUA (HASHÅMAYM) – Por isso todos os planetas são formados por águas e fogo. Sendo assim, é obvio que vão achar água em marte e em outros planetas, a própria bíblia já falava isso.

Depois de ter feito isso, separados as águas doces com as águas salgadas, ele criou o homem. A ‘rakia’ de Deus é a água doce, em resumo. Ele fez as águas salgadas evaporarem e com isso criou-se a água doce.

SEPARAÇÃO ENTRE ÁGUAS DE CIMA E AS ÁGUAS DE BAIXO

No primeiro dia, no verso 5 de Gn 1, a palavra IOM (dia), não se refere a um dia período de 24 horas, pois o sol e a lua e a rotação terrestre ainda não existiam – Isso mostra que o dia não se trata de um período, mas sim de um espaço de tempo ou acontecimento.

Versículo 6 – haja firmamento (rakia) – literalmente – “teto superior ou expansão de águas ou as águas de cima.”
Deus disse – haja uma expansão (rakia) no meio das águas, haja separação entre águas de cima e
águas de baixo, os oceanos) – E Deus chamou a expansão de cima de céus, e foi a tarde e a manha o dia seguinte.

HASHÅMAYM é a palavra para céu, que é literalmente – Fogo + ÁGUA = Segundo o Rabino Chefets, Expansão de água transformada em vapor é a ‘rakia’ de Deus.

Post – O Que Significa a Terra Era Sem Forma e Vazia Na Bíblia?
Tags –  o que significa a terra era sem forma e vazia, o que é o grande abismo, o que é as trevas na bíblia, terra sem forma, terra vazia, estudos bíblicos
Post Relacionado – A verdadeira Criação do mundo e seus mistérios – Vida Fora da Terra

Avalie Esse Estudo

Avalie Esse Estudo

Muito obrigado Pela Avaliação 5 / 5. Contagem de Votos 2

Seja o Primeiro Avaliar Esse Estudo

HEY, VOCÊ GOSTARIA DE SER UM PREGADOR \ ESTUDANTE DA BÍBLIA TOTALMENTE DIFERENCIADO?

A maioria dos pregadores diferenciados e estudantes da bíblia que chamam atenção das pessoas enquanto fala são aquelas que tem um estudo diferenciado.
Você já conheceu alguém que enquanto fala todos querem ouvir?
O que essas pessoas tem que as outras não?
Essas pessoas tem muito conhecimento bíblico e sabem fazer uma EXCELENTE EXEGESE BÍBLICA.
Gostaria de aprender hebraico bíblico e cultura judaica e o principal, fazer uma excelente exegese bíblica?

CLIQUE AQUI PARA APRENDER HEBRAICO BÍBLICO E CULTURA JUDAICA

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Moisés Figueiredo, criador do portal Estudo de Deus e do Curso Tsade - Hebraico do Jeito Certo. Formado em Ciência da Computação e Tecnologia em Marketing, pós graduado em Gestão de Projetos e amante da bíblia sagrada e do hebraico bíblico.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *