Lição 2 – A Sublimidade das Bênçãos Espirituais em Cristo

Nesta Aula 2 – A Sublimidade das Bênçãos Espirituais em Cristo, nesta aula estudaremos a nova vida em Cristo Jesus.
Lição 1– Carta aos Efésios – Saudação aos Destinatários | Entendendo a Carta Aos Efésios | Subsídio da EBD – Subsídio da aula 2 da ebd.
Lembrando que este estudo é um subsídio da escola bíblica dominical – Lição 2: A Sublimidade das Bênçãos Espirituais em Cristo | Lição dos Adultos.

I – A NOVA POSIÇÃO EM CRISTO

1.1 – O que é A Doxologia

A doxologia (Do grego δόξα [doxa] “glória” + -λογία [-logia], “palavra”) foi uma fórmula de louvor e glorificação usada na antiga e nova aliança.
A doxologia (louvor e glorificação) era utilizada para se iniciar ou finalizar uma oração, podendo ainda ser um cântico isolado ou uma declaração espontânea de louvor. A bíblia está cheia de “doxologia”, vamos analisar alguns versículos.

Romanos 11:36: “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.”
Gálatas 1:5: “Ao qual seja dada glória para todo o sempre. Amém.”
Efésios 3:21: “A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém.”
Filipenses 4:20: “Ora, a nosso Deus e Pai seja dada glória para todo o sempre. Amém.”
1 Timóteo 1:17: “Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.”

O apóstolo Paulo apresenta uma sequência de texto que se caracteriza pela verdadeira adoração e bondade ativa de Deus ( Ef 1.3-14). Ele começa pela frase “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo” (v.3), onde “bendito” significa “digno de louvor”. Infelizmente, não é comum na nossa cultura adoração a Deus de forma intensa. Dentro do judaísmo a forma de adoração é muito diferente, e mais intensa, constante e respeitosa. Por isso a bíblia é cheio de cânticos e doxologia.

Uma curiosidade: Os salmo são lidos cantando e não apenas lido.

1.2 – As bênçãos espirituais – O que são as bênçãos espirituais

A seguir vou listar pelo menos 7 bênçãos espirituais para nossas vidas:
#1. Ser Escolhido Para Estar na Presença de Deus – Efésios 1:4
#2. Ser Filho Por Adoção – Efésios 1:5
#3. Ser Perdoado – Efésios 1:7
#4. Ter Sabedoria e Prudência – Efésios 1:8
#5. Viver o Céu na Terra – Efésios 1:9-10
#6. Ter a Garantia da Herança – Efésios 1:11, 14
#7. Ser Selado Pelo Espírito Santo – Efésios 1:13
Essas sete bênçãos é um resumo do que veremos a seguir, segundo a cpad.

Obviamente que as bênçãos espirituais não são materiais, mas provenientes dos “lugares celestiais”, isto é, do reino espiritual. Essas bênçãos são mencionadas na longa passagem de Efésios (1.3-14), tais como: 

1 – Deus nos elegeu para sermos santos (1.4);
2 – predestinou-nos para sermos filhos (1.5);
3 – nos fez agradáveis para si (1.6);
4 – remiu-nos por meio do sangue de Cristo (1.7);
5 – acolheu-nos por sua vontade redentora (1.8-12);
6 – revelou-nos a Palavra da verdade (1.13a);
7 – selou-nos com o Espírito Santo da promessa (1.13b);
8 – ainda garantiu a validade da promessa (1.14). 

ESSAS SÃO AS VERDADEIRAS BÊNÇÃOS ESPIRITUAIS DO LIVRO DE EFÉSIOS.

1.3 – A nova condição

A expressão em “Em Cristo” tem vários significados, como:

1 – Uma nova vida em Cristo: Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo – 2 Coríntios 5:17
2 – Fomos crucificado em Cristo: Fui crucificado juntamente com Cristo. E, desse modo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. E essa nova vida que agora vivo no corpo – Gálatas 2:20A
3 – Vivemos exclusivamente pela fé Nele: Vivo-a exclusivamente pela fé no Filho de Deus, que me amou e se sacrificou por mim – Gálatas 2:20B
4 – Aguardamos a sua vinda: Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens – 1 Coríntios 15:19

II – UMA VIDA CRISTOCÊNTRICA NESTE MUNDO

2.1 – A revelação do mistério

Deus é sem dúvida uma divindade misteriosa e a consequência disto é – ALGUMAS de suas atitudes são misteriosas para nós.
Em igrejas evangélicas (pentecostais) é muito comum ouvir “Deus de mistério”, já ouviu isso?

Realmente, nosso Deus é de mistérios, porém suas atitudes em relação a nós – nem sempre é um mistério, observe este versículo: “o mistério que esteve oculto durante séculos e gerações, mas agora foi revelado aos seus santos” – Colossenses 1:28.

Aos fiéis Deus sempre se revela, Deus avisou Abraão que ia destruir sodoma e gomorra, Deus avisou Moisés que o povo seria destruído, Deus avisou Ezequias que ele ia morrer, Deus avisou Isaque que seria com ele como foi com seu pai (Gn 26).
Deus sempre se revela aos seus filhos, então fique tranquilo.

2.2 – A plenitude dos tempos

O que é a plenitude dos tempos? Uma explicação mais simples, mas espero que ajude.
Imagine o dia completo como 24h, o sol nasce às  6 7 da manhã e no fim da tarde vai embora às 17 – 18.

E ao meio dia – o sol está bem em cima, podemos falar que o som está na PLENITUDE do dia.
Jesus nasceu na plenitude dos tempos, isto é: quando estava acontecendo muitas coisas, como a junção de três povos: Israel, Gregos e Romanos.
O próprio Jesus nasceu na plenitude dos tempos, sempre que a bíblia usar este termo é para referenciar algo importante, leia – Gl 4.4,5.

2.3 – Louvor da sua glória

O apóstolo enfatiza que as bênçãos são destinadas aos crentes judeus e gentios – a Igreja.
Paulo muda do pronome “nós” (ele e os judeus) para o “também vós” (os gentios), indicando que em Cristo os crentes de ambos os povos são herdeiros da promessa (1.11-13). 

Ele ratifica igualmente que o propósito da eleição não é outro senão louvar e glorificar a Deus (1.12,14). Isso assinala não somente adorá-Lo com palavras e ações, mas também levar outros a fazer o mesmo (1 Pe 2.12). Por conseguinte, tudo o que somos, fazemos ou possuímos vem de Deus, pois começa na Sua vontade e culmina na Sua glória (At 17.28).

III – O ESPÍRITO SANTO, PENHOR DA NOSSA HERANÇA

3.1 – O selo do Espírito Santo

Aquele que ouve a Palavra de Deus – o Evangelho da Salvação – e que por meio da fé, se rende a Cristo, recebe o selo do Espírito Santo no momento da conversão (Tt 3.5-7). 

Nos tempos bíblicos, o selo era usado como sinal de propriedade e posse pessoal. Ao conceder o Espírito Santo ao crente, Deus identifica os que pertencem a Cristo, pois o Espírito testifica daqueles que são filhos de Deus (Rm 8.9,15,16) e o Maligno não lhes toca (1 Jo 5.18). 

Assim, a terceira pessoa da Santíssima Trindade tem o papel fundamental de regenerar, purificar e santificar o pecador (1 Co 6.11). Ele é quem convence o ser humano do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.7,8); e que também produz no crente o verdadeiro relacionamento com Deus por meio do fruto do Espírito (Gl 5.22,23). 

3.2 – O penhor da nossa herança

O termo grego arrabon pode ser traduzido como “depósito”, “penhor”, “garantia” ou ainda “primeira parcela” (1.14). 

A palavra tem origem semítica e era usada nas transações comerciais para assegurar o preço ou garantir o pagamento de algo. Paulo ensina que o Espírito Santo é o depósito que garante a nossa herança em Cristo (2 Co 1.21,22). 

Tudo isso significa que aquele que tem o selo do Espírito Santo tem a salvação garantida (1.14). Isso não quer dizer que o crente está salvo para sempre, independente de sua conduta, mas que a redenção está validada aos eleitos em Cristo que permanecem fiéis (Mt 24.13).

Post – Lição 2 – A Sublimidade das Bênçãos Espirituais em Cristo
Tags – a sublimidade das bênçãos espirituais em cristo, escola bíblica dominical, subsídio da ebd
Post RelacionadoLição 1 – Carta aos Efésios – Saudação aos Destinatários | Epístola Aos Efésios

Tags: | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Prazer, meu nome é Moisés Figueiredo. Sou apenas um nerd da tecnologia formado em ciência da computação, tecnologia em marketing e pós graduado em gestão de projetos, e claro - louco por hebraico bíblico e cultura judaica. Criador do curso mais vendido da internet de hebraico bíblico desde 2018, exatamente - Curso Tsade (https://cursotsade.com.br) Basicamente isso, o resto é história...

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Boa tarde!
    Tem como confirmar para mim a aquisição do curso, pelo Hotmart , cujo código da transação é HP00715938715618?
    Obrigada

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.