O que é a Árvore da Vida e o que Ela Representa | Árvore da Vida em Hebraico

Neste estudo veremos o que é a arvore da vida e o que ela representa, este assunto ainda é muito controverso e gera muitas dúvidas, peço que fique comigo até o final para um melhor entendimento.

INTRODUÇÃO – O QUE ERA A ÁRVORE DA VIDA

Realmente, existem centenas e centenas de interpretação sobre a árvore da vida, seria impossível falar de todas as linhas de pensamento sobre o assunto.

Neste estudo focaremos na interpretação que mais faz sentido no ponto de vista bíblico, este estudo é cheio de informações bíblicas e fonte extra bíblico, então eu peço para que você abra sua mente agora para novas interpretações, e bom estudo.

O QUE A ÁRVORE DA VIDA REPRESENTA

A árvore da vida representa muitas coisas, cada região e cultura interpretam ela de uma forma como veremos a seguir, mas podemos definir a representação da árvore da vida sendo como algo que ‘gera vida’.

Para cultura judaica, a árvore da vida é também a própria sabedoria, ela pode representar tanto sabedoria como a própria palavra de Deus, ela é a representação de tudo que é bom e divino.

O QUE É A ÁRVORE DA VIDA NA BÍBLIA

Existem várias teorias sobre o que é a árvore da vida na bíblia, cada cultura e região do mundo entende a árvore da vida de uma forma.
A seguir veremos algumas interpretações sobre o que era a árvore da vida, lembrando que estudaremos vários aspectos dela.

A primeira interpretação que temos é: A árvore da vida é um símbolo que descreve os meios ou processos pelo quais Deus manifestou sua glória ao mundo.

Podemos definir a árvore da vida como um grande portal que liga o mundo espiritual com mundo material.

A árvore da vida estava bem no centro do Jardim do Éden, a bíblia menciona que havia duas árvores principais neste jardim, são elas: árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal (no próximo estudo veremos a árvore do conhecimento do bem e do mal).

E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal – Gênesis 2:9.

Uma curiosidade: A arvore da vida já estava no jardim antes mesmo da criação do homem.

O QUE SIGNIFICA A ÁRVORE DA VIDA EM HEBRAICO

A palavra árvore da vida em hebraico é ‘etz chaim‘ – עץ חיים | árvore da vida.
A palavra ‘etz’ em hebraico é árvore e a palavra ‘chaim’ é vida.
O legal  que a palavra “vida” em hebraico aparece diversas vezes na bíblia, como:

  • Jesus o pão da vida;
  • Jesus a fonte de água viva;
  • Jesus o caminho, a verdade e a VIDA;
  • Jesus é o rio de águas viva.

Com base nos nomes, podemos notar que a árvore da vida é algo que gerava ‘vida’, veremos mais sobre isso nos próximos tópicos.

QUAL ERA O FRUTO DA ÁRVORE DA VIDA

Este também é um assunto bem discutido, muitas pessoas fazem até ilustrações dizendo que era uma maçã, porém a bíblia não afirma isso.

Claro, se fossemos pensar de forma mais lógica, o que mais faz sentido ser são frutas que são comum em Israel, a seguir vou mostrar algumas frutas e também alguns significados ligados a elas, veja:

  • Trigo: Chesed-Bondade
  • Cevada: Guevurá-Severidade
  • Uvas: Tiferet-Harmonia
  • Figos: Netzach-Perseverança
  • Romãs: Hod-Humildade
  • Azeitonas: Yesod-Fundação
  • Tâmaras: Malchut-Realeza

Essas sete frutas também são conhecidas como as sete espécies.

Outra interpretação bem interessante também sobre qual seria a fruta da árvore da vida é que encontramos em Provérbios.
Outros ainda interpretam que o fruto da árvore da vida era justamente a palavra de Deus, observe os versículos:

Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos.
É árvore de vida para os que dela tomam, e são bem-aventurados todos os que a retêm.
Provérbios 3:1, 18.

Salomão diz que a lei de Deus (isto é, a palavra) deve ser guardada e depois ele complementa dizendo que é ÁRVORE DA VIDA para os que dela tomam.
Com base nesses versículos para os judeus, o fruto da árvore da vida trata-se exatamente da PALAVRA DE DEUS – DA TORAH!
E temos outro versículo também fazendo MENÇÃO ao mesmo assunto que Salomão descreve, observe o versículo:

O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio – Provérbios 11:30

Então para fechar este tópico, podemos deduzir que o fruto da árvore da vida era algo relacionado a palavra de Deus.

UM POUCO SOBRE A CABALA E A ÁRVORE DA VIDA

A cabala judaica tem ensinamentos profundos e mistico sobre a árvore da vida, não é minha intenção falar sobre este assunto agora, mas vamos ver algumas definições bem interessantes sobre a arvore da vida, segundo a cabala.

Segundo a cabala – “Você sabe, antes do início da Criação, havia apenas a luz mais alta e completa. A descrição do processo de criação começa a partir desse ponto, especialmente”.

Alguns afirmam que este ponto inicio que havia antes da criação do mundo seja exatamente a árvore da vida.
A árvore da vida aparece pela primeira vez em Gênesis 2: 9 e 3: 22-24 como a fonte da vida eterna no Jardim do Éden.
Este foi apenas um comentário sobre a cabala, em outro estudo se quiserem, podemos falar apenas sobre o que a cabala diz sobre a árvore da vida, deixe seu comentário neste estudo se você quer um estudo deste.

Veremos um pouco agora o que significado da árvore da vida no ponto de vista da cabala, mas para isso é preciso analisar a sua estrutura.

As folhas dessa árvore crescem em direção ao céu, como se estivesse procurando pela luz. O tronco da árvore simboliza a terra, enquanto as raízes, que crescem para baixo, fazem referência ao submundo.

Na árvore da vida constam 10 esferas ligadas entre si. Elas representam os atributos criados por Deus, os quais fazem parte do caminho que deve ser seguido para a busca da evolução espiritual.

A imagem da Árvore da Vida oferece uma perfeita alegoria da jornada do indivíduo: do nascimento (a semente) e estabelecimento de raízes firmes no solo, até o crescimento rumo ao sol, frutificando e renascendo em futuras gerações.

O QUE É A ÁRVORE DA VIDA EM APOCALIPSE

A árvore da vida também aparece no último capítulo da bíblia, exatamente em Apocalipse capítulo 22, neste tópico veremos o que significa aparição dela lá.

Em apocalipse 2:7 também, observe o versículo:

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus – Apocalipse 2:7

Neste versículo diz que aquele que VENCER poderá comer do fruto da árvore da vida que esta no MEIO DO PARAÍSO DE DEUS – Uma referência direta também ao Jardim do Éden.

Já no último capítulo do livro, o apóstolo João descreve que no meio da praça da Nova Jerusalém, de uma e outra margem do rio da água da vida, está “a árvore da vida que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para cura das nações” (Apocalipse 22:2).

Nesse mesmo capítulo há também a exortação de que aqueles que lavam as suas vestes no sangue do Cordeiro são bem-aventurados, pois recebem o direito à árvore da vida (Apocalipse 22:14).

Toda essa descrição simbólica feita por João representa a abundância da graça salvadora que flui do trono de Deus e do Cordeiro.

O acesso à comunhão com Deus e sua bênção de vida eterna, foi obstruído com a Queda do homem em Gênesis.
Mas através da obra redentora de Cristo a promessa à árvore da vida é renovada e cumprida àqueles que dela comem pela fé (cf. Apocalipse 22:17).

Pelos méritos de Cristo o acesso à arvore da vida no paraíso celestial foi restaurado.

NO NOVO CÉU E A NA NOVA TERRA TEREMOS A ÁRVORE DA VIDA?

Sim, com base nos versículos que já estudamos no tópico anterior, fica muito claro que no novo céu a e na nova terra teremos também a árvore da vida.
Observe os versículos de Apocalipse, 2:7 e 22 capítulo inteiro.

ADÃO E EVA COMIAM DA ÁRVORE DA VIDA

Esta é outra dúvida muito comum, inclusive já gera muita discussão nos grupos de teologia.
Mas, a resposta é sim, tanto Adão como Eva comiam da árvore da vida, vamos analisar os textos bíblicos.

A ordem de Deus foi para que NÃO COMESSE apenas da ÁRVORE do conhecimento do bem e do mal, e não da árvore da vida.
Porque Deus colocaria esta árvore lá no Jardim, se não fosse para eles comerem?

Essas duas árvores não eram as únicas do jardim. Havia ali toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento. Deus deu permissão para que o homem comesse de toda árvore do jardim, com exceção da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2:16,17).

Observe este outro versículo:

E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente – Gênesis 2:16

O texto é SUPER CLARO, de TODA A ÁRVORE eles poderiam comer, exceto da árvore do conhecimento do bem e do mal.
E a bíblia diz que voltaremos a comer do fruto desta árvore, conforme o livro de apocalipse 2 e 22.

DEUS COLOCOU QUERUBIM PARA GUARDAR A ÁRVORE DA VIDA

Muitas pessoas confundem e acham que Deus colocou os querubins para guardar “o jardim do éden”, porém a bíblia menciona que Deus colocou os querubins para guardar a árvore da vida.

Depois que o homem peca, ele é expulso do jardim do éden, ai sim Deus coloca querubins para guardar o caminho da árvore da vida – pois depois que pecaram, não poderiam comer mais da árvore da vida.

E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida – Gênesis 3:24

Depois de Adão e Eva pecarem, eles não puderam mais comer da árvore da vida.

COMPARAÇÃO ENTRE A ÁRVORE DA VIDA E A CRUZ DE JESUS

Uma pequena comparação entre a árvore da vida e a cruz de Cristo.
Do mesmo jeito que Adão e Eva se alimentavam do fruto e tinham vida, assim é para todos que se acheguem a cruz de Cristo.
A cruz nos trouxe vida.

OUTRAS LINHAS DE INTERPRETAÇÃO SOBRE A ÁRVORE DA VIDA

Outras linhas de pensamento ainda sobre a árvore da vida, dizem que os significados atribuídos a ela estão alicerçados na qualidade e finalidade da natureza da árvore, os alicerces da árvore são:

  • criação
  • fecundidade
  • nutrição
  • purificação
  • expansão
  • abundância
  • crescimento
  • vitalidade
  • expansão
  • elevação
  • equilíbrio
  • ligação entre o céu e a terra

Essas são apenas algumas curiosidades adicionais.

A ÁRVORE DA VIDA RECEBE VÁRIAS DENOMINAÇÕES

Dependendo do lugar, da cultura e da religião, ela pode ser chamada de:

Árvore Celeste;
Árvore do Mundo;
Árvore Cósmica;
Árvore do Esclarecimento;
Árvore do Conhecimento.

Post – O que é a Árvore da Vida e o que Ela Representa | Árvore da Vida em Hebraico
Tags – o que é a árvore da vida, o que a árvore da vida representa, árvore da vida em hebraico, árvore da vida em apocalipse, estudos bíblicos.
Post Relacionado – A verdadeira Criação do mundo e seus mistérios – Vida Fora da Terra

Tags: | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Prazer, meu nome é Moisés Figueiredo. Sou apenas um nerd da tecnologia formado em ciência da computação, tecnologia em marketing e pós graduado em gestão de projetos, e claro - louco por hebraico bíblico e cultura judaica. Criador do curso mais vendido da internet de hebraico bíblico desde 2018, exatamente - Curso Tsade (https://cursotsade.com.br) Basicamente isso, o resto é história...

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Muito bom o estudo sobre a expressão \”árvore da vida\”.
    Antes, eu já tinha feito algumas conjecturas sobre esse tema, mas estudando sozinho. Após a leitura deste texto, trouxe mais luz ao meu entendimento, e concluí que eu estava no caminho certo.
    Na verdade, o significado de árvore da vida é obediência à Palavra do Todo Poderoso do Céu, que significa vida em abundância. Já a expressão \”árvore do conhecimento do bem do mal\” é a desobediência, que significa a morte eterna.
    É isso, a paz!

  2. Muito profundo eSse estudo da árvore da vida, um estudo como nunca vi na minha vida, muito bom , que Deus abençoe a sua vida a sua família e seu ministério. Shalom Lehitraot.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.