Neste estudo veremos um pouco mais sobre quem foi o profeta Eliseu e conhecer mais de sua história.
LEMBRANDO: DIVIDIREMOS este estudo em várias partes, pois em cada capítulo estudaremos DE FORMA INDIVIDUAL os ocorridos.

ESTE É O PRIMEIRO ESTUDO SOBRE O PROFETA ELISEU, navegue aqui no blog para encontrar os outros estudos 😉

O QUE SIGNIFICA ELISEU EM HEBRAICO

O nome Eliseu em hebraico é – אֱלִישָׁע
A transliteração é: Elisha.
A tradução é: Deus é a salvação | Deus é o auxílio.

A raiz primitiva do nome de Eliseu é לישׁ, segundo dicionário James Strong, ref – 3918, esta raiz pode ser também “leão, esmagar”.
O nome de Eliseu em hebraico passa a ideia de “alguém forte, alguém que esmaga”.

A PRIMEIRA VEZ QUE ELISEU ENTRA NA HISTÓRIA

A primeira aparição de Eliseu na história é quando o profeta Elias sai do monte Horebe (1 Reis 19) e vai seguir os planos de Deus, que foi:

  • Ungir Hazael como rei da Síria;
  • Ungir Jeú como rei de Israel
  • Ungir Eliseu como um profeta em seu ugar.

Eliseu estava trabalhando na terra (lavrando a terra com 12 bois) e chegou Elias e ungiu ele como novo profeta em seu lugar.
O profeta Elias tirou sua capa e passou sobre Eliseu.

ELISEU EM CAMINHO DE GILGAL (ARREBATAMENTO DE ELIAS)

Deus avisou Elias que levaria ele, Deus falou para Elias ir para Gilgal.
Elias estava com seu servo Eliseu, Eliseu não quis deixar Elias ir sozinho e ambos subiram para Gigail.

Os profetas encontraram Eliseu em Betel e disseram para ele: você sabe que hoje o Senhor vai tomar seu senhor Elias para si? Ai Eliseu não gostou muito desta conversa e disse para eles – calai-vos – 2 Rs 2.4

Depois outro grupo de projetas que estavam em Jericó disseram a mesma coisa para Eliseu: Hoje o Senhor vai levar Elias, mais uma vez Eliseu disse aos profetas: Calai-vos 2 Rs 2.5

Deus disse para Elias ir para o Jordão, Eliseu foi acompanhando ele e mais 50 homens dos filhos dos profetas, todos estavam ali no Jordão.
Ai o profeta Elias fez um milagre, pegou sua capa e bateu na água do rio jordão – e as águas se abriram e todos passaram a seco do outro lado do Jordão.

Quando atravessaram o rio Jordão, Elias perguntou para Eliseu: o que você gostaria que eu te fizesse antes de ser levado? Eliseu pediu porção dobrada do espírito dele.

E eles estavam andando e conversando – “eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro, Elias subiu ao céu num redemoinho” – 2 Rs 2.11.

ELISEU VIRA SUCESSOR DO PROFETA ELIAS

Depois que Elias foi “arrebatado”, Eliseu viu toda a cena e clamou dizendo: Meu pai, Meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros!” e depois dele ter feito isso, ele pegou suas vestes e RASGOU em duas partes – 2 Rs 3.12.

1.1 – Primeiro Milagre de Eliseu – Abertura do Rio Jordão Com a Capa de Elias****

Depois desta atitude de Eliseu, ele pegou a capa de Elias que caiu e voltou para o Jordão, chegando no Jordão ele pegou a capa e bateu com ela nas águas, e o Rio Jordão se abriu e ele passou para o outro lado – 2 Rs 3.14.

Os profetas vendo o que aconteceu, eles disseram: Realmente, o Espírito de Elias está sob Eliseu.

1.2 – Os Profetas Quiseram Buscar Elias

Depois chegaram os profetas e falaram para Eliseu – deixa nos buscar o seu senhor (Elias), pode ser que ele não foi “arrebatado” para o céu, talvez o Espírito apenas levou para outro lugar – Ai Eliseu disse para eles: NÃO – 2 Rs 3.16.

De tanto insistir os profetas para buscar Elias, Eliseu deixou que eles fossem procurar Elias, porém eles procuraram por 3 dias e não encontraram.

Ai o próprio Eliseu disse para eles: eu não falei que vocês não iam encontrar – 2 Rs 3.18.

1.3 – Segundo Milagre de Eliseu | Milagre Sobre a Terra Seca****

Os profetas de Eliseu gostaram muito da cidade que estavam, porém a terra não era tão boa para plantação e havia seca no local.

Eliseu pediu para trazerem SAL para ele, ele foi até o manancial das águas e jogou o sal lá e depois disse: Assim diz o Senhor: Sararei estas águas, não haverá mais nelas morte e nem esterilidade – 2 R 3.22. Ai as águas ficaram boas e a terra também, conforme as palavras de Eliseu.

1.4 – Eliseu, o Calvo

Depois de ter feito o milagre sobre a terra, Eliseu foi para Betel e no caminho ele encontrou alguns jovens pequenos e saindo da cidade, eles começaram a zombar de Eliseu chamando ele de “calvo” – Sobe Calvo, Sobe Calvo! – 2 Rs 3.23.

A bíblia diz que Eliseu amaldiçoou os meninos em nome do Senhor, ai veio duas ursas do bosque e despedaçaram eles (sendo 42 daqueles pequenos), ai depois Eliseu foi para o monte Carmelo e depois votou para Samaria.

ELISEU SALVA TRÊS REIS E SEUS EXÉRCITOS

Certa vez o rei Jorão (filho de Acabe e Jezabel, irmão de Acazias) começou reinar em Samaria, ele era tão ruim quanto seu pai e mãe, e seguiu os passos de Jeroboão (levando Israel a pecar contra Deus).

O rei dos moabitas chamado de Mesa, ele pagava tributos para o reino de Israel (para Acabe), cerca de 100 mil carneiros com a sua lã, quando Acabe MORREU, ele PAROU DE PAGAR esses tributos e se revoltou contra o rei de Israel (Jorão).

O rei Jorão ficando preocupado, ele fez uma “revista em Todo Israel”, isto é: convocou os homens para guerra, se necessário.

O rei de Israel Jorão mandou uma carta para o rei de Judá (Reino do Sul) que era Josafá, pedindo ajuda para derrubar o rei dos moabitas, logo em seguida Josafá resolve atender o pedido de ajuda.

Eles foram para guerra pelo caminho do deserto de Edom, rodearam a cidade por 7 dias, tanto o exército como o gado (cavalos) ficaram sem água.

Josafá viu que não estava dando certo a estratégia, e falou para Jorão se havia algum profeta para eles consultarem, ai um dos servos de Jorão falou para Josafá: Tem o Eliseu, ele bebia água nas mãos de Elias – 2 Rs 3.11.

Eliseu não quis ajudar o rei de Israel (Jorão) e disse: vai nos seus profetas e consulta eles, rs…
Mas ai em respeito a Josafá e a outro rei que estava junto como aliança, o profeta Eliseu resolveu ajudar e profetizar o que aconteceria nessa guerra.

1.1 – Eliseu Profetiza e Salva a Guerra

Eliseu profetizou para eles dizendo o seguinte:

  • eles não veriam o vento, nem chuva, porém o vale se encheria de tanta água, que tanto eles (soldados) como os animais teriam muitas águas;
  • e Deus entregaria os moabitas em suas mãos (dos 3 reais);
  • Deus ia destruir todas as cidades fortes (dos moabitas);
  • Taparia as fontes das águas dos moabitas.

No dia seguinte, a terra de Edom se encheu de água (onde os 3 reis estavam).
Depois que eles beberam água, no dia seguinte os moabitas viram a água, porém ela estava vermelhas como de sangue.

Os moabitas pensaram que a água vermelha era sangue dos 3 reais e achou que já havia ganhado a guerra, ai eles ficaram “de boa”, ai os 3 reis e foram contra os moabitas e feriram eles (ganharam a guerra) – 2 Rs 3.22-24.

PONTO IMPORTANTE:

A HISTÓRIA DE EISEU É ENORME, VAMOS DIVIDIR A BIOGRAFIA DELE EM VÁRIOS ESTUDOS, ESTE É O PRIMEIRO ESTUDO DA VIDA DELE! 😉

POST – Quem Foi o Profeta Eliseu Na Bíblia | Eliseu Em Hebraico | Parte I
TAGS – Quem foi o profeta Eliseu na bíblia, história do profeta Eliseu, Eliseu em hebraico
POST RELACIONADO – Quem Foi o Profeta Elias Na Bíblia | A História de Elias Em Ordem Cronológica

Tags: | | |

Sobre o Autor

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *