Quem Foi o Profeta Habacuque? | A História de Habacuque

Neste estudo veremos a história do Habacuque na Bíblia, entenderemos realmente quem foi Habacuque com uma visão bíblica.
Lembrando: o foco deste estudo é estudar sobre o personagem e não sobre o livro, em breve teremos um estudo específico sobre o livro de Habacuque também.

INTRODUÇÃO | QUEM FOI HABACUQUE NA BÍBLIA

Existem poucas referências sobre Habacuque em seu livro, a maioria das coisas sobre ele são extra bíblicos.
Conseguimos extrair o máximo de informações possíveis sobre ele na bíblia e também fora.

Tendo em vista este pensamento, acompanhe a leitura sobre Habacuque.

O QUE SIGNIFICA HABACUQUE EM HEBRAICO

Já fizemos um estudo completo falando sobre isso, acesse aqui para ver Habacuque em hebraico.
Vou deixar apenas um resumo aqui.

A palavra Habacuque em hebraico é: חֲבַקּוּק
E a transliteração é: Chavaquq | Chavakup.
E a tradução a mais grosso modo é: aquele que abraça | ou Aquele a quem Deus abraçou.

QUEM FOI HABACUQUE NA BÍBLIA

O profeta Habacuque é um dos profetas menores da bíblia.
Ele era judeu e profetizou no reino de Judá.

Possivelmente, ele viveu em Jerusalém durante os últimos dias do reinado do rei Josias e no reinado de Jeoiaquim (Jeoaquim).
O profeta Habacuque viveu naquela época que Judá foi invadida por Nabucodonosor e começou o exílio babilônico, sabemos disso por causa de suas referências, ele diz algumas vezes:

“aos babilônicos, nação cruel e impetuosa” – Hc 1.16.

A data aproximadamente que ele exerceu seu ministério foi 612 a.C, foi neste meados que ocorreu o cativeiro babilônico.
O seu livro foi escrito mais ou menos neste mesmo período, durante o reinado de Jeoiaquim (Joaquim).

Leia 2 Reis 21-24, Jeremias, Sofonias e Habacuque estavam na ativa ministerialmente nestes períodos.

CURIOSIDADE: O profeta Habacuque era contemporâneo a Sofonias e Jeremias.

CONTINUANDO A HISTÓRIA DE HABACUQUE

Muitos eruditos acreditam que Habacuque seja da tribo de Levi e possivelmente, ele era músico também.
Ele viveu em uma época que o templo ainda existia – Hc 2.20 e muitos ainda acreditam que ele era músico lá – Hc 3.19.

Uma curiosidade sobre Habacuque é que não é contado a genealogia dele, em geral é mencionado pelo menos o nome do Pai, porém no caso dele, nem isso é citado, contrariando os costumes judaicos.

UM POUCO DO CENÁRIO QUE HABACUQUE VIVEU

Habacuque viveu em um período bem ruim, foi um tempo que os injustos estavam prosperando contra os justos, ele se indignava com isso – inclusive se faz um paralelo entre ele e Asafe e também a Jó.

Os três presenciaram os ímpios prosperando sobre os justos e a pergunta que eles fazem é: “Até quando Senhor?”

Habacuque chega ser até ousado em suas declarações e indagações para Deus, ele diz:

Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar. Por que olhas para os que procedem aleivosamente, e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele? – Habacuque 1:13

Neste período da vida de Habacuque, os reinos estavam estáveis, ele pegou o fim do reinado de Josias (que foi muito bem) – para transição do próximo rei – onde começou o cativeiro babilônico.

Olhando o primeiro capítulo de Habacuque, observamos realmente alguém INDIGNADO e muito chateado com a situação de Judá, veja este verscículo:

Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás? – Habacuque 1:2

Faça a leitura do capítulo 1 inteiro, pois vai facilitar o entendimento do cenário que Habacuque estava inserido.

Habacuque é autor de uma das frases mais importantes da nova aliança e também do movimento protestante, que é: O justo Viverá pela Fé” – Hc 2.4.

Essa mesma frase é citada por Paulo em Romanos 1.17 e posteriormente por Martim Lutero na reforma protestante.
Paulo também usou em Gálatas 3.11.

ONDE HABACUQUE FOI SEPULTADO

O mausoléu na cidade de Toyserkan no oeste do Irã acredita-se ser o local de sepultamento de Habacuque. Ele é protegido pela Iran Cultural Heritage, que afirma que Habacuque é guardião para o Templo de Salomão, e que ele foi capturado pelos babilônios e permaneceu em sua prisão por alguns anos.

ESPECULAÇÕES E CURIOSIDADES SOBRE O PROFETA HABACUQUE

Alguns estudiosos, sem qualquer fundamentação, já tentaram sugerir que Habacuque seja apenas um título para o livro, e não um personagem histórico. Entretanto, a construção do texto presente no livro do profeta Habacuque não deixa qualquer dúvida de que Habacuque foi um personagem histórico. Portanto, qualquer sugestão que conteste a historicidade da vida do profeta deve ser desprezada.

Existem também algumas sugestões de que Habacuque teria sido o filho da mulher sunamita que aparece no livro de 2 Reis (cap. 4:16), ou que ele teria sido o vigia mencionado no livro do Profeta Isaías (cap. 21:6). Entretanto, não existe qualquer apoio para tais sugestões que, simplesmente, não passam de uma simples conjectura bem improvável.

O primeiro versículo do livro do profeta Habacuque perece sugerir que ele era bem conhecido em sua época. Alguns intérpretes defendem que Habacuque era um profeta ligado ao Templo em Jerusalém, mas a hipótese mais provável é de que o profeta Habacuque apenas trabalhava em Jerusalém – ou era músico no templo em Jerusalém (são hipóteses).

FECHANDO COM CHAVE DE OURO – AVIVA SENHOR, A TUA OBRA!

Quem nunca ouviu falar em: Aviva Senhor a Tua obra? – Pois é, o autor desta frase é Habacuque.
A palavra avivamento aqui passa a ideia de levantar aquele que estava quase morto.

Habacuque em seu capítulo 3

Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação. – Habacuque 3:17,18

E para finalizar, o último versículo do livro de Habacuque

19 O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda).

E assim finalizamos o estudo sobre a vida do profeta Habacuque, neste estudo deu para conhecer mais sobre sua história.

Post – Quem Foi o Profeta Habacuque? | A História de Habacuque
Tags – quem foi o profeta habacuque, profetas na bíblia, profetas menores, personagens bíblicos
Estudo Relacionado

O que Significa Avivamento Em Hebraico? | Aviva Senhor a Tua Obra

Tags: | | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Prazer, meu nome é Moisés Figueiredo. Sou apenas um nerd da tecnologia formado em ciência da computação, tecnologia em marketing e pós graduado em gestão de projetos, e claro - louco por hebraico bíblico e cultura judaica. Criador do curso mais vendido da internet de hebraico bíblico desde 2018, exatamente - Curso Tsade (https://cursotsade.com.br) Basicamente isso, o resto é história...

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.