Quem Foi o Profeta Elias Na Bíblia | A História de Elias Em Ordem Cronológica

Hey, você já conheceu o ebook tsade? O guia completo com 150 páginas de ensino do hebraico bíblico e da cultura judaica.
Esse material é completo, vários estudos e interpretações bíblicas... clique aqui para saber mais....

Neste estudo veremos mais sobre quem foi o profeta Elias na bíblia e estudar vários aspectos de sua vida tudo em ordem cronológica, tudo que você precisa saber sobre o profeta Elias falaremos neste estudo, lembrando: estamos seguindo a ordem dos acontecimentos que está na bíblia.

O PERÍODO QUE O PROFETA ELIAS PROFETIZOU

O profeta Elias exerceu seu ministério no período de reinado do Rei Acabe e Acazias (seu filho), possivelmente ele exerceu seu ministério por 15 anos em Samaria.

As datas não são tão precisas, possivelmente foi no ano entre 875 a.C a 850 a.C.
A bíblia chama de Tisbita de Tisbe, nas terras de Gileade, a leste do rio Jordão, atual Transjordânia.

O QUE SIGNIFICA O NOME ELIAS EM HEBRAICO

O nome de Elias de uma forma mais genérica em hebraico é: Deus é Meu Senhor, ou Jeová é meu Deus…
O nome de Elias em hebraico é אֵלִיָּהוּ (Elyahu).

A raiz do nome Elias em hebraico é ליה – essas três letras podem ser muitas coisas, entre elas: coroa, juntura, adorno, festão, conforme o dicionário James Strong, ref 3914.

O nome de Elias em hebraico significa também: aquele que festeja, aquele que anda nos conformes.

QUANDO ELIAS ENTRA NA HISTÓRIA | HISTÓRIA DO PROFETA ELIAS

O Profeta Elias aparece a primeira vez em 1 Reis 17.1, sendo chamado de “o tisbita, dos moradores de Gileade”.
A primeira profecia registrada de Elias é que não “haveria nem orvalho e nem chuva” nos últimos anos, segundo a palavra dele mesmo.

Depois dele ter profetizado que não haveria orvalho e nem chuva, Elias vai para o oriente e fica escondido no Ribeiro de Querite, que esta diante do Jordão.

E lá neste lugar onde esteve escondido, o próprio Deus providenciou o alimento para ele, Deus mandou que os corvos alimentasse ele lá, os corvos traziam para ele “pão e carne” pela manhã e também no período da noite e ele bebia no ribeiro água.

O povo de Israel dependia das chuvas sazonais para suas plantações se Deus não enviasse suas primeiras chuvas (temporã) em outubro e novembro e a chuva serôdia em março e abril, logo haveria grande fome na terra, porém as chuvas dependiam da obediência do povo a Deus – Dt 11.13-14.

Deus advertiu que se o povo fossem desobediente Ele transformaria o céu em bronze e a terra em ferro – Dt 28.23.
É provável que Elias tenha se apresentado diante de Acabe em outubro, na época das primeiras chuvas

Não chovia a seis meses, de abril a outubro (período do verão) onde o clima já e quente e seco, e o profeta anunciou que não choveria por 3 anos seguintes, dando assim a soma de 3 anos e meio que Tiago menciona Tg 5.17.

Aqui entra um grande porém, como ele mesmo profetizou que não choveria, o ribeiro secou e ele mesmo ficou sem água.

A VIÚVA DE SEREPTA | OS MILAGRES QUE ELIAS REALIZOU

Passou um tempo, Deus disse para Elias ir para Sidom, que fica em Serepta, ali haveria uma viúva que sustentaria ele.

Chegando na cidade, ele encontrou a mulher na entrada da cidade, logo ele já pediu água para ela (1 Rs 17.10). Profeta Elias pediu para ela alimento, ela disse que não tinha nada e o pouco que tinha só dava para fazer um bolo – e depois que ela e o filho dela comesse, eles os 2 morreriam de fome.

Gostaria de ser um pregador diferenciado e pregar de forma impactante decorando os versículos e sem timidez? Clique aqui para aprender

Elias disse para ela ficar tranquila e fazer o bolo – e dar para ele primeiro o bolo e se ela fizesse desta forma – “A farinha da panela não se acabará e o azeite da botija não faltará, até o dia em que o Senhor fizer chover novamente na terra”  – 1 Rs 17.14.

Ela fez exatamente desta forma, a comida não faltou – e o alimento que tinha durou muitos dias e deu para alimentar a muitos.
Passou um certo tempo, o filho desta viúva ficou doente (1 Rs 17.17) e ela “irou-se” contra Elias, fazendo com que Elias orasse a Deus para uma cura, e Deus atentou a oração de Elias e “ressuscitou” o jovem – 1 Rs 17.22.

Só neste episódio Elias realizou 2 milagres, primeiro foi multiplicar o alimento da viúva por muitos dias e depois ressuscitar o filho dela.

O PROFETA ELIAS SE APRESENTA PARA ACABE

Depois de 3 anos Deus pediu para Elias se apresentar a Acabe dizendo que a fome acabaria em Samaria, “pois a fome era extrema” – 1 Rs 18.2. Elias estava a procura de Acabe, mas não encontrou.

Acabe chegou em Obadias e mandou ele procurar “fontes de água e rios” e também ervas, Acabe foi para um lado e Obadias para o outro para procurarem, ai no caminho Obadias encontrou Elias  – 1 Rs 18.7.

Elias quando olho para Obadias, logo pediu para Obadias levar ele para encontrar Acabe, porém Obadias não quis, pois Jezabel e Acabe já tinham matado vários profetas, inclusive Acabe já havia procurado o Profeta Elias por todas as nações querendo mata-lo – 1 Rs 18.11.

Obadias também ficou com medo de falar para Acabe que encontrou Elias, e o Espírito de Deus “arrebatasse” Elias, ai ele ficaria como “mentiroso e morreria” – 1 Rs 17.12.

ENCONTRO DE ELIAS COM ACABE

Obadias gerenciou o encontro de Acabe com Elias, Acabe quando viu Elias disse: Es tu o perturbador de Israel?
Elias disse: Não, você com seus pais que são, pois deixastes os  mandamentos do Senhor e seguiram os baalins – 1 Rs 18.18.

Elias pediu para Acabe encontrar ele no monte Carmelo e levar os 450 profetas de Baal e os 400 profetas de Aserá que comem a mesa de Jezabel.

Ai todos foram ao monte Carmelo, tanto os profetas de Baal, como de Asera e inclusive o povo de ISRAEL.

Elias ergueu a voz e disse: Até quando “coxeareis” entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, sirva a Deus, se é Baal, então siga a Baal, ai o povo não respondeu nada.

ELIAS E OS PROFETAS DE BAAL

Enquanto todos estavam no monte Carmelo, Elias disse ao povo: Só eu fiquei por profeta do Senhor e os profetas de Baal são 450 homens.

Elias pegou 2 bezerros e combinou com eles: eu vou pegar 1 bezerro e fazer um altar de lenha e vocês farão o mesmo, porém nós não iremos por “fogo” no altar, apenas prepararemos – 1 Rs 18.22-24.

Elias disse para eles invocarem o nome do deus deles para acender o altar com fogo e depois ele faria o mesmo – pediria para o Deus de Israel colocar fogo sobre o altar.

O Profeta Elias pediu para fazerem primeiro, e depois ele faria isso.
Os profetas de Baal ficaram desde manhã até o meio dia clamando em alta voz para Baal derramar fogo sobre o altar, porém nada acontecia.

Elias zombava deles e dizia: “Clamei em altas vozes, porque ele é um deus, pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa para fazer, ou que intente alguma viagem, porventura dorme e despertará”.

Os profetas de baal  clamavam e se retalhavam com facas e com lancetas, conforme o costume de derramar sangue sobre si., eles ofereceram até sacrifícios de manjares para baal, e nada aconteceu.

Ai passou do meio dia, o profeta Elias disse: “Chegai-vos até mim povo de Israel“, ele reparou que o altar estava quebrado, ai ele pegou 12 pedras (representando as 12 tribos) e arrumou o altar.

Ele pegou o bezerro, cortou em pedaços e pôs sobre o altar, ele falou para encherem de água o altar, ele pediu para fazer isso três vezes.
Elias orou a Deus e o fogo de Deus caiu sobre o altar e queimou toda a oferta – inclusive a agua que estava envolta do altar.

E todo povo se arrependeu e voltou-se adorar ao Deus verdadeiro.

E depois disso, Elias falou para lançar mão dos profetas de Baal e que nenhum deles era para escapar, Elias fez eles irem para ribeiro de Quisom e ali os matou. E depois disso, Elias disse que a Chuva cairia sobre Israel e assim foi.

JEZABEL AMEAÇA ELIAS

Depois que Elias matou os profetas de Baal, Acabe conta para Jezabel ocorrido, logo em seguida Jezabel manda um mensagem para Elias dizendo que ele morreria.

O profeta Elias ficou um pouco preocupado e fugiu para Berseba que é em Juda, isto é: Ele saiu do reino do Norte (onde morava) e foi para reino de Judá (Sul) para se esconder.

E no caminho, ele pediu a morte para Deus – 1 Rs 19.4

UM ANJO APARECE PARA O PROETA ELIAS

Depois de se deitar debaixo de um zimbro, um anjo apareceu pra ele e tocou nele e disse: Levanta-te e coma.
Ele comeu e depois deitou-se novamente, MAIS UMA VEZ o anjo acorda Elias e diz: Levanta-te e coma, porque mui grande é sua caminhada – 1 Rs 19.7.

ELIAS NO MONTE HOREBE

Depois de ter comido e bebido, ele caminho por 40 dias e 40 noites até o Horebe, conhecido também como MONTE DE DEUS.

Elias entrou numa caverna e passou ali uma noite até que veio a palavra de Deus para ele e disse: Que fazes ai Elias?
Elias ficou com medo e se sentiu sozinho – ai Deus falou para ele sair da caverna onde Deus passaria.

Elias ouviu um grande vento, depois um terremoto, depois muito fogo e Deus não estava lá, até que ouviu uma voz mansa e delicada que envolveu Elias, DEUS estava lá, Elias pegou sua capa e começou a chorar e saiu para fora da caverna.

DEUS PASSA AS ORIENTAÇÕES PARA ELIAS

Deus falou para Elias voltar para Damasco e ungir Hazael rei sobre a Síria e depois ungir Jeú como rei de Israel e por último por Eliseu como profeta em seu lugar.

Deus falou que Elias não estava sozinho, pois ainda havia lá em Israel mais de 7 mil homens que não se curvaram a Baal – 1 Rs 19.18

DEUS MANDA ELIAS AMEAÇAR ACABE

Depois de Jezabel mandar matar Nabote (o episódio da vinha de Nabote), Deus mandou Elias ir tratar com Acabe – Leia 1 Rs 21.

E Deus ordenou para Elias dizer essas palavras para Acabe: “No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote, os cães lamberão o teu sangue, o teu mesmo”. – 1 Rs 21.19.

ELIAS PROFETIZA MORTE DO REI ACAZIAS

O rei Acabe havia morrido, quem reinou em seu lugar foi o seu filho Acazias, ele era tão ruim quanto o pai e a sua mãe Jezabel, certa vez ele ficou doente e pediu para os seus empregados irem consultar a Baal-Zebube (deus de Ecrom).

No caminho os servos de Acazias encontraram o Profeta Elias, ai o profeta Elias disse para eles falarem para Acazias:

Você não tem Deus em Israel? Porque Consulta a Baal-Zedube? – Da cama que subistes, não descerás, mas sem falta morrerás – 2 Rs 1.4.

Então os mensageiros foram até o Rei e disseram tais palavras do profeta Elias.
O rei ficou com dúvida sobre quem foi que falou isso, ai eles disseram: Um homem que vestia pelos e com lombos cingidos de um cinto de couro – 2 Rs 1.8

ELIAS PEDE PARA FOGO CAIR DO CÉU PELA SEGUNDA VEZ

Acazias quando soube que o profeta que falou que ele ia morrer era Elias, pediu para o capitão + 50 jovens ir atrás de ELIAS para matar.

Elias estava no pé do monte, ai eles gritaram para Elias descer do monte, porém Elias disse: Se eu sou homem de Deus, vai descer fogo do céu, e assim aconteceu – 2 Rs 1.12

O fogo caiu do céu e matou os 50 homens + o capitão, depois aconteceu isso novamente + 50 homens + o capitão.
Ai a terceira remessa de 50 homens + o capitão antes que o fogo caísse do céu, eles pediram para Elias misericórdia  – 2 Rs 1.13.

Ai o anjo apareceu para Elias e falou para Elias descer do monte e ir com esses 50 homens + o capitão para encontrar o Rei Acazias.

Chegando ao encontro do rei Acazias ele disse: Porque foi pedir ajuda para o deus de Ecrom? Sabendo que há Deus em Israel? – 2 Rs 1.16.
E depois o rei Acazias morreu, e Jeorão começou reinar em seu lugar – 2 Rs 1.17.

O PROFETA ELIAS FOI ARREBATADO?

Deus avisou Elias que levaria ele, Deus falou para Elias ir para Gilgal.
Elias estava com seu servo Eliseu, Eliseu não quis deixar Elias ir sozinho e ambos subiram para Gigail.

Os profetas encontraram Eliseu em Betel e disseram para ele: você sabe que hoje o Senhor vai tomar seu senhor Elias para si? Ai Eliseu não gostou muito desta conversa e disse para eles – calai-vos – 2 Rs 2.4

Depois outro grupo de projetas que estavam em Jericó disseram a mesma coisa para Eliseu: Hoje o Senhor vai levar Elias, mais uma vez Eliseu disse aos profetas: Calai-vos 2 Rs 2.5

Deus disse para Elias ir para o Jordão, Eliseu foi acompanhando ele e mais 50 homens dos filhos dos profetas, todos estavam ali no Jordão.
Ai o profeta Elias fez um milagre, pegou sua capa e bateu na água do rio jordão – e as águas se abriram e todos passaram a seco do outro lado do Jordão.

Quando atravessaram o rio Jordão, Elias perguntou para Eliseu: o que você gostaria que eu te fizesse antes de ser levado? Eliseu pediu porção dobrada do espírito dele.

E eles estavam andando e conversando – “eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro, Elias subiu ao céu num redemoinho” – 2 Rs 2.11.

E assim termina a história de Elias….

Post – Quem Foi o Profeta Elias Na Bíblia | A História de Elias Em Ordem Cronológica
Tags – quem foi o profeta Elias na bíblia, personagens bíblicos, história do profeta Elias, Elias em Hebraico
Post RelacionadosQuem Foi Jeroboão Na Bíblia | A História do Rei do Norte

Avalie Esse Estudo

Avalie Esse Estudo

Muito obrigado Pela Avaliação 5 / 5. Contagem de Votos 1

Seja o Primeiro Avaliar Esse Estudo

HEY, VOCÊ GOSTARIA DE SER UM PREGADOR \ ESTUDANTE DA BÍBLIA TOTALMENTE DIFERENCIADO?

A maioria dos pregadores diferenciados e estudantes da bíblia que chamam atenção das pessoas enquanto fala são aquelas que tem um estudo diferenciado.
Você já conheceu alguém que enquanto fala todos querem ouvir?
O que essas pessoas tem que as outras não?
Essas pessoas tem muito conhecimento bíblico e sabem fazer uma EXCELENTE EXEGESE BÍBLICA.
Gostaria de aprender hebraico bíblico e cultura judaica e o principal, fazer uma excelente exegese bíblica?

CLIQUE AQUI PARA APRENDER HEBRAICO BÍBLICO E CULTURA JUDAICA

Tags: | | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Moisés Figueiredo, criador do portal Estudo de Deus e do Curso Tsade - Hebraico do Jeito Certo. Formado em Ciência da Computação e Tecnologia em Marketing, pós graduado em Gestão de Projetos e amante da bíblia sagrada e do hebraico bíblico.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *