Neste estudo aprenderemos um pouco mais sobre o reinado de Joás, o reinado de Joás nos ensina muitas coisas e neste artigo veremos vários aspectos da vida de Joás, como quem foi Joás, onde Joás reinou e muito mais.

INTRODUÇÃO SOBRE O REINADO DE JOÁS

Existem pelo menos 2 Joás na bíblia, um era do reino de Judá e o outro do reino de Israel, o que estudaremos hoje é o de Judá.
Ambos eram do século 9 a.C.

Joás era muito pequeno quando seu pai Acazias, que era rei em Judá morreu, além do pai Acazias morrer, seu tio-avô Jorão também morreu.

O seu tio Jorão era rei em Israel, eles foram mortos por uma revoltada iniciada por Jeú que era general do reino de Israel.

Neste estudo veremos sobre o rei Joás com base nos 2 livros, 2 Reis 11 até o cap 13.
E também em 2 Crônicas 21 até o capítulo 24.
Remontaremos todos os eventos sobre o reinado de Joás e sua vida a partir destes dois livros em ordem cronológica.

O QUE SIGNIFICA JOÁS EM HEBRAICO

O nome Joás em hebraico é יְהוֹאָשׁ
A transliteração é: Yehoash
E a tradução é: O Senhor tem dado | Ou Fogo de Deus.

O mais interessante é que neste nome contém muitas raízes, vamos analisar:

יה = Yah = Deus (Ref 3050 – James Strong)
הוא = Hu = Ele (Pronome Pessoal)
אש = Esh = Fogo (Substantivo)

No mesmo nome, temos praticamente 3 palavras – Deus, Ele, Fogo.
Podemos fazer uma exegese mais a fundo do nome dele como: Aquele a quem Deus incendiou.
Conhecendo a história dele, realmente podemos deduzir isso! 😉

Para aprender fazer exegeses assim, inscreva-se no nosso curso completo de hebraico.

QUEM ERA ATALIA | E A ORDEM PARA MATAR AS CRIANÇAS

Atalia era avó de Joás e filha de Acabe e Jezabel, ela assumiu o poder e pediu para eliminar todos os rivais vivos, isto é: toda descendência real (ou de Davi) – 2 Reis 11.

Mas, a sua tia Jeoseba que era esposa do sumo sacerdote Joiada escondeu a criança (Joás) lá numa recâmara dentro da casa de Deus, ele ficou ai por 6 anos escondido de Atalia, durante este período ela reinou em Judá.

DEPOIS DE SETE ANOS APARECE JOÁS PARA GOVERNAR JUDÁ | O REINADO DE JOÁS

Depois de sete anos o sacerdote Joiada mandou chamar os centuriões, capitães e guardas e fora todos na casa do Senhor, chegando lá eles viram o menino Joás, que era filho de Acazias, aquele que seria o herdeiro do trono (e não Atalia).

Joiada chamou os guardas e dividiu eles em 3, sendo:

– Uma parte ficou na casa do rei
– Outra parte ficou na porta de Sur
– E a outra parte ficou na porta de trás de Sur

Assim, toda a casa do rei ficou protegida – 2 Reis 11.5-7.
E ele ainda pegou uma galera e fez guarda na casa do Senhor, junto ao rei.

Joiada deu ordem para guardarem o rei e quaisquer um que entrasse ou chegassem perto do rei, eles tinham a ordem de matar – 2 Reis 11.8

O mais interessante, Joiada deu aos centuriões as lanças e os escudos que eram do rei Davi, que estavam na casa do Senhor.
Joiada encheu a casa do Senhor de guardas e todos muito bem armados, desde o lado direito da casa até o esquerdo, inclusive próximo ao altar.

A COROAÇÃO DE JOÁS

O sacerdote Joiada pegou uma coroa e pôs sob Joiás, ungiram ele e o fizeram rei, eles festejaram muito e bateram palmas e disseram: Viva ao Rei – 2 Reis 11.12.

ATALIA SE SENTE TRAÍDA E MORRE

Atalia ouvindo a voz do povo e dos guardas comemorando a a nomeação do rei, ela entrou na casa do Senhor e olhou e viu o rei perto da coluna do templo, conforme era costume, ela viu o povo, os guardas, e as trombetas junto ao rei, e viu também o povo se alegrando e tocando as trombetas, ai ela RASGOU SUAS VESTES e gritou: TRAIÇÃO! TRAIÇÃO! – 2 Rs 11.14.

Depois disso, o sacerdote Joiada falou para os guardas colocarem ela para fora e quem seguisse ela, eles teriam o direito de matar, porém fora da casa do Senhor 2 – Rs 11.15. Levaram Atalia para fora e ali mataram ela..

JOIADA RESTAURA O CULTO A DEUS

Depois de matar Atailia, Joiada fez um pacto com Deus e o povo e também o rei, de adorarem somente a Deus.

O povo entrou na casa de Baal e destruíram tudo, os altares e as imagens e mataram também Matã que era sacerdote de Baal, ai o Joiada pôs os oficiais na casa do Senhor para cuidar.

Ai depois Joiada pegou o rei e reuniu todo o povo e puseram o rei Joás na cadeira de Rei e todo povo se alegrou – 2 Rs 11.20. Eles simplesmente coroaram o rei Joás como rei oficial 😉
Ai eles tiveram paz por um bom tempo – depois da morte de Atalia.

Ele tinha 7 anos quando começou a reinar – 2 Rs 1.21.

Ele entrou na lista um dos reis mais novos da bíbia!

O REINADO DE JOÁS

O rei Joás começou a reinar com sete anos, foi basicamente no sétimo ano de reinado de Jeú, ele reinou por 40 anos em Jerusalém e tinha uma mãe chamada Zibia, de Berseba.

Seu tio Joiada pegou duas mulheres e deu para o Joás, ele casou e teve filhos e filhas.

Ele fez tudo que era bom perante o Senhor, enquanto o sacerdote Joiada era vivo – 2 Rs 12.2. Ele morreu com 130 anos – 2 Cr 24.15.

Ele foi um rei muito bom, ele disse para o sacerdote Joiada: todo dinheiro e coisas santas que trouxerem para casa de Deus – os sacerdotes receberiam o dinheiro, e pegariam o dinheiro para arrumar as fendas da casa, isto é – o dinheiro foi usado para manutenção na casa de Deus.

Ele fez um pacto com os sacerdotes que todo dinheiro que entrasse – seria usado para tapar as fendas da casa do Senhor.

O sacerdote Joiada fez uma arca e fez um buraco nesta arca e colocou próximo ao altar, como se fosse uma espécie de “lugar para depositar dinheiro”.

Ai as pessoas que iam na casa do Senhor colocavam dinheiro lá, depois que a arca encheu de dinheiro, o rei se reuniu com os sacerdotes e contaram o dinheiro.

Todo dinheiro que guardaram, eles deram para os que faziam a obra, como carpinteiros, artesões, edificações, pedreiros, etc – 2 Rs 12.11.

E o dinheiro que eles levavam na casa do Senhor, eles não faziam taças de prata, garfos de ouro e prata, nem trombetas e não gastava com nada material neste sentido (para embelezar o lugar), o dinheiro era sempre usado para abençoar os que trabalhavam na obra da casa do Senhor.

E acontecia algo bem legal, eles não pediam as contas daqueles recebiam, isto é  – um não ficava analisando um ao outro  – 2 Rs 12.15.

A IDOLATRIA DE JOÁS

Depois da morte do seu tio que era sacerdote, o Joiada, os príncipes de Judá se prostituíram perante as imagens do bosque – 2 Cr 24.17 e o rei Joás fez a mesma coisa, aqui entra os primeiros erros do rei – ele se rendeu a idolatria.

Os profetas foram contra o rei para falar para se arrepender, porém ele não deu ouvido – 2 Cr 24.19.
Veio uma grande culpa sobre Judá, devido aos pecados.

Deus levantou o profeta Zacarias que era filho de Joiada (isto é, Zacarias era primo de Joás) e profetizou dizendo:

Por que transgredis os mandamentos de Deus? Portanto, não prosperarás, por que deixastes o Senhor, também ele vos deixará – 2 Cr 24.20

Ai eles apedrejaram o profeta, porque o rei deu a ordem, tudo isso aconteceu no pátio da casa do Senhor.

Simplesmente Joás ignorou seu tio e matou o seu primo Zacarias, ai antes de morrer ele falou para Joás: O Senhor o verá e o requererá.

A GUERRA CONTRA JOÁS | A SÍRIA CONTRA JERUSALÉM

Certa vez, o rei Hazael – rei da Síria pelejou contra Gate e depois foi pelejar também contra Jerusalém.

Quando Joás soube, ele pegou todas as coisas santas que Josafá, Jeorão e Acazias guardaram na casa do Senhor, como ouros, pratas e todos os tesouros que achou e mandou para o rei da Síria, Hazael.

Tudo isso para apaziguar as guerras para que mais pessoas não morressem, porém não deu certo.

Além de levarem os ouros, tesouros – levaram também alguns homens de Joás, ai eles ainda assim feriram Joás na casa de Milo que desce para Sila, e ali mataram Joás, e seu filho reinou no seu lugar  – mataram Joás na cidade de Davi, ai seu filho Amazias reinou em seu lugar.

CONCLUSÃO

Joás foi um excelente rei para Jerusalém (Reino do Sul), seu reinado durou 40 anos, ele reinou de forma muito boa por um tempo, mas depois que seu tio morreu, logo ele já cedeu a idolatria  e teve uma morte trágica, nem todos que começam bem terminam bem.

Post – Quem Foi o Rei Joás | O Reinado de Joás Completo
Tags – quem foi o rei joás, o reinado de joás, personagens bíblicos, escola bíblica dominical, lição de joás
Post Relacionado – Quem foi o deus baal na bíblia | Baal-Zebube Era Demônio?

Tags: | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *