Quem foi Adão na Bíblia? Conheça a História de Adão, o Primeiro Homem

Hey, você já conheceu o ebook tsade? O guia completo com 150 páginas de ensino do hebraico bíblico e da cultura judaica.
Esse material é completo, vários estudos e interpretações bíblicas... clique aqui para saber mais....

Você conhece mesmo quem foi Adão na Bíblia? Você sabia que existem evidências arqueológicas sobre a criação de Adão, o primeiro homem? Sabia que existem tabletes cuneiformes que relatam uma história semelhante à de Adão e Eva? Você sabe qual o significado do nome Adão? Fique conosco até o fim e conheça várias curiosidades sobre o primeiro homem.

QUEM FOI ADÃO? SIGNIFICADO E ORIGEM DO NOME ADÃO

Adão foi o primeiro Homem, o homem criado por Deus à sua imagem e semelhança. A este foi atribuído autoridade para governar sobre todas as demais criações.

Mas, o que significa o nome Adão?

O nome Adão tem origem no termo Hebraico “Adamah”  e significa “Homem“.

No Antigo Testamento, este termo hebraico “Adamah aparece 560 vezes para se referir a Homem ou Humanidade. Contudo, nos primeiros capítulos de Gênesis, ele se apresenta como nome próprio e faz referência ao primeiro homem, Adão.

CURIOSIDADE SOBRE ADÃO | UM POUCO DA HISTÓRIA DE ADÃO

Vamos analisar o excerto bíblico a seguir sobre Adão:

E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete.
E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas.
E foram todos os dias que Adão viveu, novecentos e trinta anos, e morreu.
Gênesis 5:3-5

Com base nisso, é possível concluir que, quando Adão se tornou pai de Sete, ele já tinha 130 anos e, depois disto, viveu mais 800 anos. Neste período, nasceram-lhe outros filhos e filhas.

A maioria das pessoas têm em mente que Adão teve apenas três filhos (Abel, Caim e Sete), porém, de acordo com a bíblia, Adão teve outros filhos que não tiveram seus nomes mencionados nas Escrituras Sagradas.

De acordo com a tradição judaica, Adão teve 60 filhos no total, sendo eles 33 filhos e 27 filhas.
Ainda com base no texto bíblico citado acima, é possível concluir que Adão morreu aos 930 anos.

O NOME EVA

Analise o versículo a seguir:

E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes.
Gênesis 3:20

Note que quem deu o nome de Eva à primeira mulher foi Adão. Este nome foi dado somente após a queda, e estava relacionado ao fato de Eva ser a genitora de todos os seres viventes, ela seria a mãe de toda humanidade.

Curioso é que, antes deste episódio, Eva era chamada de mulher, semelhante a Adão, que significava homem. Este primeiro nome foi dado por Adão quando Deus lhe apresentou sua mulher, como é possível verificar no versículo abaixo:

E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
Gênesis 2:23

EVIDÊNCIA ARQUEOLÓGICA DO PRIMEIRO HOMEM

Milhares de tabletes com escritos cuneiformes foram escavados na Mesopotâmia. Foram encontrados recibos, cartas, leis, documentos de propriedade e etc. Alguns tinham informações sobre os primórdios da humanidade. Muitos destes documentos descreviam informações sobre o primeiro homem e o início da humanidade.

SEMELHANÇA LÉXICA DO NOME ADÃO

Por incrível que pareça, vários tabletes apresentavam o nome do primeiro homem com grafias semelhantes à de Adão, ou ‘Adamah‘ como é tratado em hebraico, sendo elas: Adamu, Adime, Adapa, Alulim, Alorus, Atûm, Adumuzi, entre outras. É possível concluir que todos estes termos são variações do nome Adão.

Gostaria de ser um pregador diferenciado e pregar de forma impactante decorando os versículos e sem timidez? Clique aqui para aprender

Um exemplo de variações comum que temos hoje, são para os nomes mais tradicionais como por exemplo João. Podemos encontrar este nome sob outras formas a depender do idioma, ou dialeto, como por exemplo: John (inglês), Juan (espanhol), Jean (francês), Iohanan (hebraico), etc… Note que a raiz do nome se mantém, mesmo com as diferenças de idioma. O mesmo aconteceu para o nome Adão, nos tabletes encontrados na Mesopotâmia.

SEMELHANÇA HISTÓRICA DE ADÃO

Estes achados comprovam a mesma história que encontramos na Bíblia com algumas variações linguísticas. O mais interessante é que as histórias registradas nestes tabletes mesopotâmicos também se assemelham em muito à história de Adão e Eva, à queda e à expulsão do jardim.

Tudo isso, fortalece ainda mais os fundamentos bíblicos, pois em lugares distintos e antigos foi encontrada a mesma narrativa sobre a criação do primeiro homem e sua história. Estes achados se tornam, portanto, evidências arqueológicas sobre a criação do homem.

CRIAÇÃO DO HOMEM | MAIS SOBRE QUEM FOI ADÃO NA BÍBLIA

“FAÇAMOS O HOMEM À NOSSA IMAGEM,…”

Quando Deus criou o homem, Ele dedicou uma atenção especial para realizar este processo de criação. Para as demais coisas, Deus utilizava sua voz e ordenava: “Haja Luz”, “Haja Expansão”,… Porém, para criação do primeiro ser humano, Deus se propôs a fazê-lo de forma tão especial que o criou à Sua imagem e semelhança.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
Gênesis 1:26

Para entender esta história da criação do primeiro homem de forma mais detalhada, recomendo a leitura do artigo O homem veio do pó da terra? A verdadeira criação do corpo do homem. Nele você vai encontrar um estudo completo sobre como se deu a criação do homem, e também encontrará análises léxicas sobre os textos bíblicos originais e um estudo dos termos em hebraico dos versículos que discorrem sobre a criação do homem.

DOMÍNIO DE ADÃO SOBRE A TERRA

É importante destacar que, além de Deus ter feito o homem à Sua imagem e semelhança, o Eterno conferiu-lhe poder sobre todas as outras coisas já criadas, conforme citado no versículo acima.

Observe que ao homem foi dado o domínio e autoridade para governar sobre toda a criação, este governo não se limitou somente à Adão, mas se estende para todos os seres humanos, inclusive a nós.

Note que, na maioria das vezes, o ser humano não fez bom uso desta autoridade sobre a natureza, e dia-após-dia tem-na destruído sob as mais diversas formas. Infelizmente, ao agir erroneamente sobre toda a criação que Deus nos permitiu governar, recebemos coisas ruins de volta como catástrofes ambientais, etc.

Faça bom uso da sua autoridade, não é necessário ser um grande ambientalista, mas é fundamental que você passe a se importar mais com aquilo que o Criador deixou em suas mãos para governar.

A QUEDA DO HOMEM

Infelizmente, mesmo com todo o domínio sobre a criação e também com a permissão para desfrutar de todas as maravilhas do paraíso, Adão e Eva cederam à tentação e se alimentaram do fruto proibido.

É neste cenário tão conhecido que o pecado entra no mundo. Ao fazerem um mau uso do livre arbítrio, Adão e Eva desobedecem ao Senhor. Então, percebem que estavam nus e se escondem do Criador.

CONSEQUÊNCIAS DO PECADO

A desobediência e o pecado sempre trazem consequências negativas. Optar por estar no centro da vontade de Deus não é uma tarefa fácil, mas é sempre a melhor escolha.

Abaixo estão listadas as consequências do erro de Adão e Eva com base em Gênesis 3:

  • A serpente passa a andar sobre seu ventre e se torna a mais maldita dentre todos os animais do campo e feras (Gênesis 3.14);
  • À mulher foi multiplicada grandemente a dor do parto (Gênesis 3.16);
  • Ao homem foi incumbida a responsabilidade de lavrar a terra para obter alimentos, com dores comerás dela todos os dias, e, no suor do seu rosto, conquistar o alimento (Gênesis 3.17,19);
  • A terra passou a ser maldita, e produziu espinhos e cardos (Gênesis 3.17,18);
  • Adão e Eva são expulsos do Paraíso para lavrar a terra (Gênesis 3.23);
  • Querubins e uma espada inflamada foram postos no Oriente do Éden para guardar o caminho da árvore da vida (Gênesis 3.24).

A PRIMEIRA PROFECIA

Logo após a queda do homem, temos em Gênesis a primeira profecia dita pelo próprio Deus:

E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Gênesis 3:15

“E POREI INIMIZADE ENTRE TI E A MULHER, E ENTRE A TUA SEMENTE E A SUA SEMENTE;…”

Esta é uma profecia messiânica, e, se refere à semente da mulher e à semente da serpente. Não vamos nos aprofundar neste estudo por ora, mas é importante observar que, sempre que há uma referência à semente, ela é vinculada ao homem, e nesta primeira profecia é diferente, Deus diz “a sua semente” fazendo referência à mulher. De acordo com alguns estudiosos, esta frase é assim utilizada na Bíblia, pois, de uma virgem, ou seja, da semente da mulher nasceria o Salvador.

a semente da serpente faz referência a Satanás, que, de forma alegórica, descende da serpente, a mais astuta de todos os animais (Gênesis 3.1).

“ESTA TE FERIRÁ A CABEÇA, E TU LHE FERIRÁS O CALCANHAR.”

Alguns estudiosos entendem esta profecia como referência à morte salvífica de Jesus, como sendo:

  • “Este (a semente da mulher) te ferirá a cabeça”: a salvação de Cristo, o seu domínio sobre a morte e o inferno, bem como sua ressurreição;
  • “E tu lhe ferirás o calcanhar”: O sofrimento de Cristo ao morrer na Cruz.

Ainda sobre este tema, reforce a vitória de Cristo e a Salvação que obtemos através dEle:

Aquele que em seu próprio corpo levou os nossos pecados sobre o madeiro, para que nós, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes curados.
1 Pedro 2:24

QUAL SUA OPINIÃO SOBRE ESTA PROFECIA

Esta é apenas umas das interpretações sobre este versículo. E na sua opinião, o que você acha sobre isso? De que forma você interpreta esta passagem bíblica? Pra você é literal ou se trata de uma profecia mesmo? Compartilhe conosco sua opinião nos comentários logo abaixo.

A SALVAÇÃO: PARALELO ENTRE ADÃO E JESUS

Para finalizar este estudo, fiquemos com o paralelo traçado pelo apóstolo Paulo entre Adão e Jesus:

Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.
Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.
1 Coríntios 15:21,22

Da mesma forma que por um só homem entrou o pecado no mundo, por um só Homem fomos vivificados. Cristo se ofereceu como sacrifício para remissão pelos pecados de toda a humanidade.

No capítulo 5 de Romanos, Paulo detalha de forma mais aprofundada sobre este paralelo entre Adão e Cristo.

Observe os versículos abaixo:

Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos. Romanos 5:15

Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos. Romanos 5:18,19

Recomendo fortemente a leitura de todo o capítulo 5 de Romanos, porém, observe que o da mesma forma que o pecado, desobediência, morte e condenação vieram ao mundo por um homem, todas estas coisas foram desconsideradas através da Graça de Deus ao enviar um único homem, seu Filho Jesus ao mundo, por meio de quem fomos vivificados, salvos e justificados!

APÊNDICE

Post: Quem foi Adão? Conheça a História de Adão, o Primeiro Homem
Tags: Adão, O Primeiro Homem, Criação do Homem, Arqueologia

Artigos Relacionados: O homem veio do pó da terra? A verdadeira criação do corpo do homem
➜ O que significa a expressão pairava sobre as águas – Tudo Revelado
A verdadeira Criação do mundo e seus mistérios – Vida Fora da Terra

Referências Bibliográficas:

SOARES, Matheus. Enciclopédia da Vida dos Personagens Bíblicos de A a Z: A vida dos Principais Personagens Bíblicos em Detalhes Como Você Nunca Viu Antes!. 3. ed. Rio de Janeiro: Edições Acadêmicas, 2018. 475 p. v. 1. ISBN 1. Obra de Pesquisa 2. Enciclopédia 3. Dicionário.

03. Em Busca de Adão e Eva – Evidências – Rodrigo Silva. Direção: Rodrigo Silva. Produção: Fé & Evidências. Youtube: [s. n.], 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=veZicpHXaWk&t=762s. Acesso em: 4 dez. 2019.

Avalie Esse Estudo

Avalie Esse Estudo

Muito obrigado Pela Avaliação 3.5 / 5. Contagem de Votos 26

Seja o Primeiro Avaliar Esse Estudo

HEY, VOCÊ GOSTARIA DE SER UM PREGADOR \ ESTUDANTE DA BÍBLIA TOTALMENTE DIFERENCIADO?

A maioria dos pregadores diferenciados e estudantes da bíblia que chamam atenção das pessoas enquanto fala são aquelas que tem um estudo diferenciado.
Você já conheceu alguém que enquanto fala todos querem ouvir?
O que essas pessoas tem que as outras não?
Essas pessoas tem muito conhecimento bíblico e sabem fazer uma EXCELENTE EXEGESE BÍBLICA.
Gostaria de aprender hebraico bíblico e cultura judaica e o principal, fazer uma excelente exegese bíblica?

CLIQUE AQUI PARA APRENDER HEBRAICO BÍBLICO E CULTURA JUDAICA

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

Aline Favali de Souza Figueiredo Patrocínio
Aline Favali de Souza Figueiredo Patrocínio

Aline Favali, co-produtora do portal Estudo de Deus e do Curso Tsade - Hebraico do Jeito Certo. Formada em Ciência da Computação e em Licenciatura em Matemática, pós graduada em Gestão de Projetos e amante da Bíblia Sagrada e do hebraico bíblico.

3 Comentários

  1. gosto demais de seus estudos, são muito edificantes, porém ainda não consegui ver a inimizade imposta por Deus entre as sementes como uma profecia, tens algum estudo mais aprofundado sobre isso?


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *