Lição 11 – As consequências do Pecado de Davi | Entenda Pecado em Hebraico

Nesse estudo veremos as consequências do pecado de Davi e também iremos entender mais sobre o que significa pecado em hebraico e o que era o pecado no antigo testamento e no novo testamento.

Lembrando que esse estudo é um subsídio da revista da CPD – Aula 11 – As consequências do pecado de Davi.

1 – PECADO NO ANTIGO E NOVO TESTAMENTO (1 TÓPICO)

Nesse tópico iremos estudar dois itens muito importantes, pecados no velho testamento e pecados no novo testamento.
Vamos dividir em dois tópicos.

1.1 – COMO ERA O PECADO NO ANTIGO TESTAMENTO (O QUE ERA PECADO NO ANTIGO TESTAMENTO)

Existem várias palavras para falar “pecado” em hebraico, vou listar as mais conhecidas:

Corrompido שַׁחַת (Shachat – Shachet) – Gn 6:11 (A terra porém estava corrompida)
Imunda טְמֵאָה (Temeah) – LV 11:6 (esta vos será imunda)
Pecado חַטָּאת (Chatat) – Gn (E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta)

a) errar o alvo, prática de imoralidade e idolatria (Êx 20.20; Jz 16.20; Pv 19-2);
b) malignidade, perversidade (Gn 3.5; Jz 11.27);
c) revolta, rebelião (2 Rs 3.5; Sl 51.13);
d) iniquidade e culpa (Nm 15.30; 1 Sm 3.13);
e) transgressão consciente (Lv 4.2);
f) culpabilidade diante de Deus (Lv 4.13; 1 Jo 1.7);
g) desviar-se do bom caminho (Nm 15.22; Sl 58.3).

Tudo isso era considerado pecado no velho testamento. Espero que você também tenha entendido o que era o pecado no velho testamento.

1.1 – COMO CONCILIAR DEUS SE ARREPENDEU DE CRIAR O HOMEM COM DEUS NÃO E FILHO DO HOMEM PARA QUE SE ARREPENDA?

Aqui fica outra dúvida, a bíblia diz que Deus não é homem para que se arrependa, mas em Gn 6 – a bíblia diz que Deus se arrependeu de ter criado o homem, como conciliar esses dois textos? Vamos fazer uma analise em hebraico das palavras.

Em Gn 6:6 a palavra é וַיִּנָּחֶם
(Vainachem) – A raiz da palavra é נחם (Nachem). A palavra NACHEM, segundo dicionário JAMES STRONG, significa: Suspirar, respirar fortemente (por implicação de algo), estar pesaroso, apiedar-se, consolar ou lastimar-se. O verbo frequentemente significa sentir pesar ou lamentar. O Senhor sentiu pesar por haver criado as pessoas.

Já em Números 23:19 a palavra é וְיִתְנֶחָם (Veitenecham) – A raiz da palavra é נחם (Nacham) também. A raiz das duas palavras são as mesmas. Aqui o sentido é “Deus não é filho do homem para que se sinta pesar (estar pesaroso) – ou até mesmo arrependido.

Essa é a explicação de como conciliar Gênesis 6:6 com Números 23:19.

1.2 – COMO ERA O PECADO NO NOVO TESTAMENTO (O QUE ERA PECADO NO NOVO TESTAMENTO)

Quem lê o Novo Testamento depara-se com diversos vocábulos usados pelos escritores para definir a palavra pecado, que pode ser descrito da seguinte forma: 

a) mal moral (Mt 21.41; Rm 12.17; 1 Tm 6.10);
b) impiedade, incredulidade, herege ou apóstata (Rm 4.5; 1 Tm 1.9; 1 Pe 4.18);
c) culpa (Mt 5.21,22; Tg 2.10);
d) pecado propriamente dito, derivado da palavra grega hamartia (Rm 5.12; At 2.38; Jo 1.29; 1 Co 15-3);
e) conduta comprometedora (Rm 1.18; Rm 6.13);
f) vida sem lei, referindo-se aos transgressores (Mt 13.41; 1 Tm 1.9);

g) adoração falsa (At 17.23); – h) engano (1 Pe 2.25; Mt 24.5,6; Ap 12.9);
i) pecado deliberado (Rm 5.15,20);
j)
induzir os outros errarem por meio de falsos ensinos (Gl 2.11,21; 1 Tm 4.2).

Assim, podemos perceber que o pecado é sempre maléfico. Suas ações são destruidoras em todos os aspectos, principalmente em relação ao bom relacionamento com Deus. Por isso, ao homem é melhor procurar, em Cristo, o perdão de todos os seus pecados, a fim de estar sempre em comunhão com Deus.

2 – A REPREENSÃO DO PROFETA NATÃ AO REI DAVI (2 TÓPICO)

Neste tópico estudaremos três itens que são muito importantes, são eles:

  1. 1 – 2.1 – . Uma consciência morta
  2. 2 – 2.3 – Mostrando a gravidade do seu pecado
  3. 3 – 2.3 – Traindo a generosidade divina

2.1 – O QUE É UMA CONSCIÊNCIA MORTA – ESTUDO SOBRE A CONSCIÊNCIA

Davi estava tão afogado nos pecados dele, que a consciência já não estava mais limpa para ver o erro que ele cometeu. A bíblia recomenda que nosso coração seja puro – e a nossa consciência também, veja:

“coração puro, uma boa consciência e uma fé sincera” (1 Timóteo 1:5). 

Você já ouviu falar de alguém que queimou alguma parte do corpo, e seus nervos ficaram tão danificados que já não sentem mais nada lá? Isso é o que o pecado faz com a nossa consciência

A Bíblia fala de homens que cederam tanto ao pecado e tiveram suas consciências “cauterizadas como em um ferro quente” (1 Timóteo 4:2). 

A recomendação bíblica é que cuidemos de nossa consciência

Por isso procuro sempre conservar minha consciência limpa diante de Deus e dos homens. – Atos 24:16

Outro versículo:

Assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e os nossos corpos lavados com água pura. – Hb 10:22

Para as pessoas puras, tudo é puro, observe este versículo:

Para os puros, todas as coisas são puras; mas, para os impuros e descrentes, nada é puro. De fato, tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas. – Tito 1:15

Espero que tenha ficado mais claro a questão da consciência morta.

2.2 – MOSTRANDO A GRAVIDADE DO PECADO DE DAVI

À semelhança de Samuel e Elias, Natã age com energia e coragem para com Davi, denunciando-lhes os gravíssimos pecados. Aliás, o indicativo “Tu és este homem” foi como uma espada transpassando o coração do rei.

Não poderia ser de outra forma, pois Davi, além do adultério, cometerá o crime de homicídio, envolvendo outras vidas. Ele violou o Decálogo, que imperativamente diz para não adulterar e não matar (Êx 20.13,14). 0 adultério é um tipo de relação sexual ilícita; é um pecado contra a família; acontece primeiramente no coração (Mt 5.28), evidenciando a falta de pureza na vida.

Toda relação sexual antes e fora do casamento é proibida terminantemente pela Bíblia.

Não poderia haver suavidade para o pecado de Davi em relação ao adultério, pois ele atingirá uma família; e, no tocante à morte de Urias, tirou injustamente a vida de um soldado honrado, leal e valente. Natã, portanto, anunciou a desaprovação de Deus e a sentença de juízo que viria sobre o rei.

2.3 – DAVI TRAIU A GENEROSIDADE DIVINA

Natã, como porta-voz de Deus, disse tudo quanto Ele havia feito com relação a Davi, citando cada benefício, um por um: 

a) livramento das mãos de Saul;
b) o reinado sobre Judá e Israel;
c) dentre muitos outros privilégios (2 Sm 12.8). 

Mas Davi, o homem segundo o coração de Deus, desprezou a generosidade de Deus (2 Sm 12.9). Entretanto, Davi reconheceu sua transgressão; sabia que havia pecado contra o Senhor. Alguns de seus salmos revelam o sofrimento que ele passou por ter ocultado o seu pecado, entristecendo profundamente o Espírito de Deus (Sl 32.3-5; 51.12). Pela misericórdia divina, Davi foi perdoado, mas teve de arcar com as consequências de seus pecados.

3 – AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO DE DAVI (3 TÓPICO)

Neste tópico iremos estudar as consequências do pecado de Davi, mesmo ele sendo homem segundo coração de Deus, veremos que ele também teve algumas falhas.

Vamos dividir o tópico em três:

3.1 – As consequências pelos pecados cometidos

Paulo afirmou que o que semeia na carne colherá corrupção (Gl 6.8). Foi o que ocorreu com Davi. Podemos enumerar alguns pontos dos males que vieram como consequência de seus pecados: 

o primeiro, a perda do filho; o segundo, o escândalo sexual de seu filho Amnon com a sua filha Tamar; o terceiro, o assassinato de Amnon; o quarto, a tentativa de usurpação do trono, por Absalão, e o abuso público das concubinas reais por este.

Davi foi perdoado pela graça e pela misericórdia divinas, mas teve de arcar com as consequências de seus pecados pelo restante de sua vida. É imperioso ao cristão evitar o pecado, pois este traz sofrimento e deixa marcas indeléveis, naqueles que o praticam, atingindo direta e indiretamente outras pessoas.

3.2 – Davi, o rei fraco no seu próprio lar

Davi foi um grande líder para Israel, mas um péssimo pai de família. Ele teve doze esposas, dez concubinas, vinte e um filhos e uma filha (2 Sm 3.2-5; 5.13-16; 1 Cr 3.1-9; 14.3-7; 2 Cr 11.18).

Observe que os três filhos de Davi que morreram tragicamente – Amnom, Absalão e Adonias – eram seus sucessores imediatos. Lendo 1 Reis 1.6, pode-se compreender que parte da desestruturação da família de Davi, segundo o texto, era culpa dele mesmo, pela maneira como conduzia os filhos.

A falta de aconselhamento e de disciplina fizeram com que os filhos dos três nomes de destaque dos livros que ora estudamos – Eli, Samuel e Davi -, tivessem grandes prejuízos morais e espirituais.

Nas palavras de Paulo, o que governa bem a própria casa está preparado para assumir grandes responsabilidades na Obra do Senhor, daí ser essa uma premissa primordial para a vida do obreiro (1 Tm 3-4). Não adianta realizarmos grandes conquistas eclesiásticas, ou financeiras, tendo um lar desestruturado.

Post – Lição 11 – As consequências do Pecado de Davi | Entenda Pecado em Hebraico
Tags – Lição ebd, escola bíblica dominical, as consequências do pecado de Davi, o que é pecado em hebraico
Post Relacionado – Lição 1 – Conhecendo os Dois Livros de Samuel | Visão Geral

Tags: | | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Prazer, meu nome é Moisés Figueiredo. Sou apenas um nerd da tecnologia formado em ciência da computação, tecnologia em marketing e pós graduado em gestão de projetos, e claro - louco por hebraico bíblico e cultura judaica. Criador do curso mais vendido da internet de hebraico bíblico desde 2018, exatamente - Curso Tsade (https://cursotsade.com.br) Basicamente isso, o resto é história...

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.