A História do Apóstolo João Na Bíblia | Quem Foi o Apóstolo João

Neste estudo veremos um pouco mais sobre quem foi o Apóstolo João e algumas de suas contribuições para o reino de Deus e o crescimento do evangelho.

INTRODUÇÃO – QUEM FOI JOÃO NA BÍBLIA

Existem vários ‘João’ na bíblia, neste primeiro momento estudaremos sobre o João que escreveu um dos evangelhos, aquele mesmo que escreveu tanto o evangelho de João como também as epístolas (as cartas) de João, ah – inclusive o livro do Apocalipse.

O apóstolo João foi um dos principais líderes que deram forma ao Cristianismo na época primitiva, tanto pelo seu trabalho pastoral, como também pelos seus escritos (o quarto evangelho, suas 3 epístolas e o livro do Apocalipse).

O SIGNIFICA O NOME JOÃO EM HEBRAICO

O nome João em hebraico é – יוֹחָנָן
A transliteração do nome de João é – Yochanan
A pronúncia seria: YoRRaNan
E o significado do nome João em Hebraico de forma mais simples é – Jeova é Gracioso \ Misericordioso.

A palavra Yochanan tem basicamente duas raízes, a primeira é  יוֹ – Yah, Yao, que faz uma menção a Deus – Ref 3110.
Já a segunda raiz é חנן que pode ser: curvar-se, inclinar-se em sinal de bondade para alguém inferior.
É a mesma raiz da palavra “misericórdia” também – “Chanan” – Segundo o dicionário James Strong, ref – 2603.

Sendo assim, podemos falar também que o nome de João em hebraico significa: Aquele a quem Deus olha com bondade ou misericórdia.

A FAMÍLIA DO APÓSTOLO JOÃO NA BIBLIA

João era filho de Zebedeu (Mc 1.2);
sua mãe era Salomé (Mc 15.40; Mt 27.56);
e seu irmão era chamado Tiago que também foi discípulo de Jesus (Mt 4.21).

Fazendo uma comparação com João 19.25 – é provável que Salomé tenha sido irmã de Maria, a mãe de Jesus, sendo assim é provável que João e Jesus eram primos. Isso pode explicar, em partes a proximidade maior entre os dois – Lembrando que isso é apenas uma teoria com base nos textos bíblicos.

UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DO APÓSTOLO JOÃO

Essa família se dedicava as atividades de pesca e haviam servos que ajudavam a Zebedeu e seus filhos – Mc 1.20.

Uma sociedade havia sido formado por outra dupla de irmãos – Simão Pedro e André (Lc 5.10) e como Simão Pedro e André viviam em Betsaida, na Galileia (João 1.44) é provável que este também fosse o lugar de moradia de João.

Possivelmente, a família de João tinha algum poder de compra (recursos financeiros), possivelmente a mãe de João era uma daquelas mulheres que forneciam recursos para Jesus – Lc 8.2-3.

Analisando o texto de João 19.26-27 é possível deduzir que eles tinham também uma casa na região de Jerusalém.

CURIOSIDADES SOBRE O APÓSTOLO JOÃO

Em geral João aparece nos quatro evangelhos  (Mateus, Marcos, Lucas, João) e os 3 citam o nome dele – porém em João ele se cita como “um dos filhos de Zebedeu” – Jo 21.2, o “discípulo a quem Jesus amava” – Jo 21.24.

Talvez um dos motivos que João não se citar como “João” é para manter a modéstia, mas quem sabe?
João em sua última ceia, ele deitou a cabeça sobre o peito de Jesus – Jo 13.23.

Ele também foi o último discípulo que esteve presente no momento da crucificação  de Jesus – Jo 19.26-27.
Este é um dos motivo que nos leva também acreditar que ele tinha um grau de parentesco com Jesus.

A CHAMADA DO APÓSTOLO JOÃO

João foi chamado por Jesus juntamente com seu irmão Tiago para serem “pesadores de homens” (Mc 1.19).

Pedro, Tiago e João eram conhecidos como discípulos de Jesus mais próximos, eles tiveram com Jesus em ocasiões que os outros não estiveram, como:

  • ressurreição do a filha de Jairo – Mc (5.37)
  • na transfiguração (Mc 9.2)
  • na vigília do Getsêmani (Mc 14.33)

E sem contar que ao lado de Pedro, João também recebeu a responsabilidade de preparar a festa de páscoa para os Jesus e os demais discípulos – Lc 22.8.

COMPORTAMENTO DE JOÃO E SEU TEMPERAMENTO

Certa ocasião, João e seu irmão Tiago se ofereceram para Jesus para cair fogo do céu para queimar uma cidade de Samaria que não ofereceu a Jesus uma hospitalidade – Lc 9.51-55. E foi por isso que eles foram chamados de “filhos do trovão

João encontrou um homem que expulsava demônios em nome de Jesus, porém não era discípulo aí João foi instruir o homem que não podia fazer isso – pois “porque não era um dos nossos” – Mc 9.38; Lc 9.49.

Jesus no entanto mostrou para João que não deveria fazer assim, pois “quem não é contra vós é por vós” – Lc 9.50.

O mais legal que o discípulo que era chamado de filho do trovão passou a ser chamado de “o apóstolo do amor” depois que entendeu como funcionava de fato o evangelho.

Com base nesses acontecimentos – conseguimos deduzir que João era uma pessoa bem exagerada e ao mesmo tempo motivado.

João e Tiago solicitaram lugares exclusivos de honra ao lado de Jesus quando seu reino chegasse – Mc 10.35; Mt 20.20.
Tiago foi o primeiro a ser martirizado – Atos 12.1 e João foi o último a ser morto.


CONSIDERAÇÃO DO APÓSTOLO PAULO POR JOÃO

João foi considerado como uma das colunas na igreja de Jerusalém – Gl 2.9. – O mais legal que este termo “coluna” é usado para os grande pilares, mestres e pessoas que tem grandes responsabilidades na bíblia, Paulo com certeza considerava João desta forma.

ESPECULAÇÕES – TRADIÇÕES JUDAICAS

Aproximadamente por volta de 50 d.C João mudou-se de Jerusalém para Éfeso, na Ásia Menor, foi neste lugar estratégico que segundo a tradição, João se tornou pastor da Igreja de Éfeso, mantendo um estreito relacionamento com as igrejas da Ásia Menor, como vemos a partir de suas cartas para as sete igrejas da Ásia.

Acredita-se que enquanto ele morava em Éfeso, a Maria que era mãe de Jesus morava junto com ele por alguns anos – e ali ela teria morrido. Como já sabemos – Jesus havia entregue sua mãe para João – para ele cuidar.

O único problema desta teoria é que tem 2 lugares atribuídos a morte de Maria, um em Jerusalém e outro em Éfeso, embora o de Éfeso seja mais provável.

JOÃO FOI EXÍLADO NA ILHA DE PATMOS (ORIGEM DO LIVRO DO APOCALIPSE)

De acordo com Apocalipse 1.9, João foi exilado na ilha de Patmos por causa do seu testemunho ao evangelho.

Irineu – um dos pais da igreja, ele afirma que isso aconteceu perto do final do reinado de Domiciano, que terminou em 96 d.C.
Mas, na verdade João foi exilado em Patmos em 95 d.C e em um ano depois ele foi liberto pelo Imperador Nerva, sucessor de Domiciano.

Era costume o novo imperador libertar alguns prisioneiros que acreditava ter sido injustiçado, devido a isso João teve autorização para retornar a Éfeso em 96 d.C

O imperador que tinha exilado João foi Domiciano, era filho do grande imperador Vespasiano e irmão do general Tito Flávio Vespasiano, que havia destruído Jerusalém

Eusébio ainda informa que João viveu durante o reinado de Trajano, que começou no ano de 98 d.C e morreu tranquilamente em Éfeso, na idade avançada por volta de 100 d.C com cem anos ou mais.

João teve ainda pelo menos mais uns quatro anos de vida em Éfeso após seu retorno do exílio na ilha de Patmos.
Com este tempo João entregou as sete cartas às sete igrejas da Ásia Menor.

COMO MORREU O APÓSTOLO JOÃO

João foi o único dos doze apóstolo que morreu de morte natural, todos os outros, exceto Judas Iscariotes, morreram martirizados.

Eusébio confirmou o túmulo de João em Éfeso dizendo: “João, que se recostou sobre o peito do Senhor, descansou agora em Éfeso“.

Acredita-se que João tenha escrito o quarto evangelho por volta do ano 85 d.C em Éfeso, e nesta mesma cidade escreveu também as outras 3 epistolas por volta do ano 90 d.C e no ano 95-96 d.C escreveu o livro do apocalipse na Ilha de Patmos ou no seu retorno a Éfeso.

BOATO SOBRE JOÃO

Existe uma antiga tradição, sem muita aprovação histórica – dizia que João havia sido lançado em um caldeirão de óleo fervente, mas saiu ileso. A Igreja romana até hoje ostenta a igreja de San Giovani In OLIO em Roma, construída para eternizar esse suposto livramento na vida do apóstolo.

Não se sabe exatamente se isso realmente aconteceu, mas – vai saber né?

O escritor Irineu afirmou que Policarpo (Bispo de Esmirna) e Papias foram discípulos de João.
Clemente de Alexandria escreveu que “durante seus últimos dias de João nomeou bispos na comunidade cristã“.
Clemente ainda contou uma variedade de historias relacionadas a João.

Post – A História do Apóstolo João Na Bíblia | Quem Foi o Apóstolo João
Tags – A história do Apóstolo João, Quem foi o Apóstolo João Na Bíblia, Apóstolos de Jesus
Estudos Relacionados:

Quem Foi o Apóstolo Paulo | Paulo de Tarso – A Verdadeira História

 

Tags: | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Prazer, meu nome é Moisés Figueiredo. Sou apenas um nerd da tecnologia formado em ciência da computação, tecnologia em marketing e pós graduado em gestão de projetos, e claro - louco por hebraico bíblico e cultura judaica. Criador do curso mais vendido da internet de hebraico bíblico desde 2018, exatamente - Curso Tsade (https://cursotsade.com.br) Basicamente isso, o resto é história...

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.