O que é a Festa de Purim e o livro de Ester? [ Várias curiosidades de Purim ]

Hey, você já conheceu o ebook tsade? O guia completo com 150 páginas de ensino do hebraico bíblico e da cultura judaica.
Esse material é completo, vários estudos e interpretações bíblicas... clique aqui para saber mais....

Você já leu ou ouviu falar sobre a O Que é a Festa de Purim? Conhece os significados dos rituais e costumes desta Festa? Fique conosco até o final do artigo e descubra várias Curiosidades sobre a Festa de Purim.

O QUE É A FESTA DE PURIM?

A Festa de Purim é uma celebração repleta de alegria em que se comemora a vitória do povo judeu sobre os Persas. Os Persas foram comandados por Hamã e pretendiam exterminar todos os judeus na tão conhecida história de Ester.

Para celebração da Festa de Purim, foi ordenado que celebrassem anualmente o livramento concedido de Deus ao povo nos dias 14 e 15 do mês de Adar.

Há uma diferença entre o calendário judaico e o gregoriano, por este motivo pode haver variação nas datas da festa. Mas, geralmente, acontece entre os meses de fevereiro e março. Nó próximo tópico veremos mais sobre o que é a festa de Purim e várias curiosidades sobre o tema.

HISTÓRIA DA FESTA DE PURIM [CURIOSIDADES DO LIVRO DE ESTER]

A Festa de Purim é uma celebração pela vitória concedida ao povo de Deus sobre os Medos e Persas durante o reinado de Assuero que está registrada no livro de Ester.

O termo Purim vem da palavra hebraica “PUR” que significa “Sorte“. Já o termo Purim o plural de ‘Pur‘, sendo traduzido como Sorteios. O sentido deste termo é atribuído à atitude de Hamã em lançar sorte para determinar o dia em que haveria a perseguição para exterminar os judeus.

Purim também faz alusão ao fato de que Deus mudou a sorte do povo Judeu ao conceder-lhe vitória, em que se lhes mudou a tristeza em alegria, o luto em festa!

REGISTRO BÍBLICO DA FESTA DE PURIM

No capítulo 9  de Ester, é declarado um dia de folguedo, arrependimento, alegria, caridade e muita comilança. Vale a pena a leitura na íntegra deste capítulo, para compreender com detalhes cada determinação acerca desta Celebração: A Festa de Purim.

A ordem de instituir uma festa de gratidão ao Senhor pelo livramento foi dada por Mardoqueu e está registrada em Ester 9.21,22:

Ordenando-lhes que guardassem o dia catorze do mês de Adar, e o dia quinze do mesmo, todos os anos,
Como os dias em que os judeus tiveram repouso dos seus inimigos, e o mês que se lhes mudou de tristeza em alegria, e de luto em dia de festa, para que os fizessem dias de banquetes e de alegria, e de mandarem presentes uns aos outros, e dádivas aos pobres.

A FESTA DE PURIM É UMA FESTA BÍBLICA?

Note que, a Festa de Purim não é uma celebração que foi instituída por Deus como a Páscoa, Primícias, Pentecostes, etc… Embora haja um registro bíblico sobre esta festa, a ordem para celebrá-la não foi dada por Deus em Levítico com Rituais e Cerimônias.

A Festa de Purim foi instituída por ordem de Mardoqueu como uma forma de agradecimento ao Senhor pelo livramento concedido a todo o povo judeu. Por este motivo, A Festa de Purim muitas vezes não aparece na lista de Festa Bíblicas devido à sua origem ser humana e não divina.

Contudo, é sim uma Festa Judaica e há um registro dela na Bíblia, portanto, pode sim ser considerada uma Festa Bíblica.

Observe que, mesmo sem uma ordem divina direta, o povo judeu voluntariamente celebra a Festa de Purim com toda alegria e vigor, demonstrando desta forma gratidão pelo livramento concedido a seus antepassados.

CURIOSIDADES SOBRE A FESTA DE PURIM E O LIVRO DE ESTER

Existem várias curiosidades bem legais sobre a festa de purim, neste post veremos algumas delas, observe os próximos tópicos.

Gostaria de ser um pregador diferenciado e pregar de forma impactante decorando os versículos e sem timidez? Clique aqui para aprender

LEITURA DO LIVRO DE ESTER

A leitura do livro de Ester é realizada durante a cerimônia de Purim de forma pública. Geralmente, no início da festa, todos os capítulos do livro de Ester são lidos em voz alta a fim de que todos ouçam e relembrem a história de livramento.

PEÇAS TEATRAIS E COSTUMES DA FESTA DE PURIM

Para enriquecer a Festa e fixar a história de Ester, são realizados teatros e e atividades que entretém o povo e que façam menção ao grande livramento concedido pelo Senhor.

Durante as apresentações: Sempre que citado o nome de Hamã, os ouvintes vaiam e batem o pé. Sempre que citado o nome de Mardoqueu, o povo celebra com muita alegria e aplaudem.

CONCURSO DE BELEZA – RAINHA ESTER

Em algumas cerimônias de Purim, são realizados concursos de beleza a fim de eleger a Rainha Ester.

Para isso, as moças se produzem da mesma forma como imaginam que se vestiam as rainhas antigamente repletas de adornos e roupas à caráter.
As roupas vestidas pelas mulheres são vestidos bem coloridos para representar vida e alegria.

COMO OS HOMENS SE VESTEM NA FESTA DE PURIM?

Os homens se vestem de roupas mais tradicionais com camisa e meias brancas, chapéu, colete, calça e sapato sociais e pretos. Há alguns que optem por utilizar terno também.

Podemos utilizar nossa imaginação para definir um típico judeu moderno.

JEJUM E ARREPENDIMENTO CONVOCADO POR ESTER

A Festa de Purim é antecedida por oração e jejum. Este momento de consagração é conhecido como “Jejum de Ester“, pois relembra o Jejum coletivo realizado pelo povo antes que Ester entrasse na presença do Rei para fazer-lhe a petição. E também reconsiderar o sentimento do povo judeu antes dos dias de luta contra os Medos e Persas para se salvar.

BANQUETES

Conforme instituído por Mardoqueu, a Festa de Purim serviu para que o povo tivesse um dia de folga. Nesta ocasião, a festa era repleta de banquetes de alegria em sinal de gratidão ao Senhor, pois tiveram repouso de seus inimigos.

Há grande fartura de alimentos na Festa de Purim.

CARIDADE

Ao comemorar a salvação dada pelo Senhor, todos devem participar!

Por isso é costume, durante a celebração de Purim, o povo judeu realizar atos de caridade aos pobres e necessitados. Para atender a todos, os judeus praticam atos de bondade a fim de que todos tenham fartura e se alegrem diante do Salvador.

VOCÊ SABIA? [ USO DE MÁSCARAS NA FESTA DE PURIM ]

O nome de Deus (YHWH) não é mencionado nenhuma vez no livro de Ester!

Por isso, durante a cerimônia de Purim, usam-se máscaras que simbolizam a forma de como o agir de Deus foi notório em meio ao povo mesmo que seu nome não seja citado sequer uma única vez.

Deus trabalhou através de acontecimentos naturais e, em tudo, puderam ser vistas as poderosas mãos do Senhor agindo nas entrelinhas da narrativa do livro de Ester.

OZNEI HAMAN, O DOCE DA FESTA DE PURIM

Doces Oznei Haman
Doces Oznei Haman

Durante a Festa de Purim, os participantes se deliciam com doces chamados de Oznei Haman.

Oznei Haman” significa “Orelha de Hamã“, e sua origem vem do costume antigo de cortar a orelha de quem ia ser enforcado. Como este foi o destino de Hamã, apelidou-se o doce por esse nome.

Este doce tem um formato triangular, e alguns estudiosos dizem que era devido ao estilo do chapéu utilizado por Hamã na época, o chapéu de 3 pontas.

Os doces Oznei Haman são uma bolacha em forma triangular recheada com doce. Inicialmente, estas ‘bolachas’ eram recheados apenas com um doce de sementes de papoulas. Atualmente, encontramos Oznei Haman com os mais variados recheios como tâmaras, chocolate e geleia de frutas.

Além do termo Oznei Haman, estes doces também podem ser chamados de ‘Hamantaschen‘. Seu significado é “Haman“, Hamã e “Taschen” que vem do verbo “Tasch” e significa Enfraquecer. Desta forma, podemos entender este termo como uma representação do processo de Enfraquecimento de Hamã.

A FESTA DE PURIM COMO FERRAMENTA DE EVANGELISMO!

Esta também pode ser uma poderosa ferramenta para evangelismo. Ao Celebrar a Festa de Purim, envolva aqueles que ainda não desfrutam do amor de Jesus por completo como amigos e familiares.

Então, compartilhe com eles o livramento do Senhor no passado para os Judeus. Depois, com base nisso, mostre a eles a Salvação que nos está proposta atualmente através de Jesus.

Com um jeito diferente e inovador, você pode plantar uma semente de amor nos corações que precisam de salvação!
Celebre a Festa de Purim à sua maneira, aproveite, faça caridade e envie refeições saborosas aos seus amigos e familiares!

Post – O que é a Festa de Purim e o livro de Ester? [ Várias curiosidades de Purim]
Tags –  Curiosidades de purim, livro de Ester, curiosidades bíblicas, hama e ester.
Post Relacionado – O que foi a Diáspora Judaica e o que Significa Diáspora [Revelado]

Avalie Esse Estudo

Avalie Esse Estudo

Muito obrigado Pela Avaliação 3.9 / 5. Contagem de Votos 14

HEY, VOCÊ GOSTARIA DE SER UM PREGADOR \ ESTUDANTE DA BÍBLIA TOTALMENTE DIFERENCIADO?

A maioria dos pregadores diferenciados e estudantes da bíblia que chamam atenção das pessoas enquanto fala são aquelas que tem um estudo diferenciado.
Você já conheceu alguém que enquanto fala todos querem ouvir?
O que essas pessoas tem que as outras não?
Essas pessoas tem muito conhecimento bíblico e sabem fazer uma EXCELENTE EXEGESE BÍBLICA.
Gostaria de aprender hebraico bíblico e cultura judaica e o principal, fazer uma excelente exegese bíblica?

CLIQUE AQUI PARA APRENDER HEBRAICO BÍBLICO E CULTURA JUDAICA

Tags: | | | | | | |

Sobre o Autor

Aline Favali de Souza Figueiredo Patrocínio
Aline Favali de Souza Figueiredo Patrocínio

Aline Favali, co-produtora do portal Estudo de Deus e do Curso Tsade - Hebraico do Jeito Certo. Formada em Ciência da Computação e em Licenciatura em Matemática, pós graduada em Gestão de Projetos e amante da Bíblia Sagrada e do hebraico bíblico.

2 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *