O que é a Glória da Segunda Casa e o que Foi a Glória da Segunda Casa

Hey, você sabe o que foi a glória da segunda casa? Conhece o contexto histórico desta passagem? – O que significa a glória da segunda casa? Várias perguntas serão respondidas nesse estudo.
Esse estudo na verdade é um esboço para uma pregação.
O texto base se encontra em Ageu 2:9 – “A glória deste novo templo será maior do que a do antigo“, diz o Senhor dos Exércitos. “E neste lugar estabelecerei a paz“, declara o Senhor dos Exércitos.

INTRODUÇÃO – O QUE SIGNIFICA A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA

Uma das passagens mais utilizadas para ministrar sobre “coisas novas” é sobre a glória do segundo templo. Nesse estudo veremos o que significa e o que era a glória do segundo templo – e porque ela foi maior que do primeiro templo.
No final do artigo tem alguns links de outros estudos relacionados, como da vida do Ageu o que foi a diáspora judaica.1

O QUE FOI A GLÓRIA DA PRIMEIRA CASA – O QUE É A GLÓRIA DA PRIMEIRA CASA

Para gente entender a expressão “A glória desta última casa será maior do que a da primeira Ageu 2:9” precisamos entender melhor como foi a glória da primeira casa.

A glória da primeira casa foi muito grande, vários autores como Flávio Josefo diz que pessoas do mundo inteiro vinham até o primeiro templo (o Templo de Salomão) para conhecer.

O primeiro templo ficava localizado no monte Moriah, esse mesmo monte segundo a tradição judaica, ele é um lugar especial, pois Deus se revelava neste local. Esse mesmo lugar é onde Abraão foi oferecer seu filho Isaque (Gn 22).

O templo tinha 30 metros de comprimento, dez de largura e quinze de altura.
A bíblia diz em 1 Reis 6 que havia ouro por toda parte no templo, muitos utensílios foram criados com ouro e outros banhados a ouro.
Até os querubins eram revestido de ouro (1 Reis 6:26).

Dentro deste templo havia vários objetivos sagrados, inclusive a ARCA DA ALIANÇA, a arca da aliança representava a PRESENÇA DE DEUS no meio do seu povo, um dos objetos mais importantes do velho testamento.

A bíblia diz que na INAUGURAÇÃO DO TEMPLO a glória de Deus desceu sobre o templo

E sucedeu que, saindo os sacerdotes do santuário, uma nuvem encheu a casa do Senhor.
E os sacerdotes não podiam permanecer em pé para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor enchera a casa do Senhor. 1 Reis 8:11

Esses são apenas alguns pontos importantes da GLÓRIA DA PRIMEIRA CASA – O Primeiro templo, ali havia então em resumo:

  • A manifestação constante da presença de Deus;
  • Muito ouro e vários tipos de riquezas;
  • Utensílios sagrados;
  • A arca da aliança, segundo alguns exegetas, a arca era o maior triunfo do primeiro templo – a arca era literalmente a glória da primeira casa.

Em outro post, veremos mais sobre a construção do primeiro templo e outras características.

CONTEXTO HISTÓRICO DO LIVRO DE AGEU – O QUE FOI A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA

Bom, agora que conhecemos sobre a glória da primeira casa, precisamos entender o contexto do livro de Ageu.
O livro de Ageu foi escrito PÓS EXÍLIO, isto é – depois que voltaram do cativeiro babilônico.

O primeiro templo foi destruído por Nabucodonosor na primeira diáspora judaica o povo de Israel ficou cativo na babilônia por 70 anos. Depois de 70 anos eles retornam para Jerusalém, porém estavam SEM UM TEMPLO PARA ADORAR, é exatamente nesse contexto que eles resolvem CONSTRUIR O SEGUNDO TEMPLO.

Porém, muitos judeus estavam desanimados para construir um novo templo, eles começavam e depois paravam a construção, a história menciona que ficaram 16 anos SEM CONSTRUIR nada (construção totalmente parada).

A bíblia também menciona que durante esse período tinha muita fome e pobreza sobre a terra, pois eles tinha acabado de retornar para Israel, o profeta Ageu acreditava que tudo isso estava acontecendo com a terra – justamente porque não tinha um templo para adoração a Deus.

E nesse contexto que o profeta Ageu surge – profetizando e animando o povo a continuarem com a construção, ai entra a passagem que já conhecemos, a profecia de Ageu para o povo foi “A glória desta segunda casa, será muito maior que da primeira” – Ageu estava incentivando que a glória da primeira casa NÃO SE COMPARARIA com a glória deste segundo templo que eles estavam fazendo.

Para entender melhor o contexto desta passagem, leia o artigo sobre o profeta Ageu e o Contexto do livro de Ageu

O QUE É A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA (O QUE FOI) – A GLÓRIA DESTA ÚLTIMA CASA SERÁ MAIOR DO QUE A DA PRIMEIRA

Bom, agora que já entendemos o contexto histórico do livro de Ageu e também o que foi a glória da primeira casa (ou a glória do primeiro templo), vamos analisar o que essa profecia realmente quis dizer.

A profecia que a glória da SEGUNDA CASA seria maior que da primeira – trata-se exatamente do Messias. Após Herodes restaurar o templo, Jesus foi apresentado nesse mesmo templo – Lucas 2:25-32.

Ageu visualizou aquele que atrairia a riqueza e a adoração das nações (Ag 2:6-9). E na pessoa de Zorobabel, viu uma figura messiânica que governaria sobre os reinos, como rei (Ag 2:20-23).

A MENSAGEM POR TRÁS DA GLÓRIA DA SEGUNDA CASA

Imagina se você profetizasse que a glória do segundo templo seria maior que a primeira e não acontecesse absolutamente nada quando você inaugurasse o templo? Foi exatamente isso que aconteceu com Ageu.

Muitos anciões na inauguração ficaram esperando acontecer algo mágico como aconteceu no primeiro templo e adivinha? Nada aconteceu. Os anciões se decepcionaram e os jovens também, mas sera que o profeta Ageu não?

NA VERDADE – A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA FOI MAL INTERPRETADA POR ELES – A glória da segunda casa não tratava-se das manifestações de Deus como no primeiro templo – mas sim que o Salvador da Humanidade seria apresentado naquele local um dia.

QUAL É A MENSAGEM CENTRAL DESTA PASSAGEM

A mensagem central desta passagem é – As pessoas ficam esperando a “glória de Deus” se manifestar de uma forma, esperando algo mágico – quando na verdade a maior glória para nossas vidas é ter recebido o Salvador em nós.

A glória da segunda casa nos dias de hoje é – A NOSSA nova vida em Jesus.
A glória da primeira casa foi até boa (quando estávamos ‘no mundo’) – porém esta glória que vivemos em Cristo é MUITO MAIOR que da primeira.

Podemos afirmar: A glória da primeira casa é quando estávamos no mundo (foi até boa por um tempo, mas depois foi destruída), já a glória do segundo templo que É MAIOR que da primeira é a nossa nova vida em Cristo (Nascemos de novo).

CONCLUSÃO

Concluímos que a glória do segundo templo foi muito maior que da primeira e o real motivo disso tudo é – O salvador da Humanidade foi apresentado neste local – Jesus Cristo | Yeshua Hamashiach!
Muitas pessoas querem buscar algo novo fora de Cristo e esse infelizmente não é o melhor caminho, pois Jesus é o único caminho e a verdade e a vida.

Post – O que é a Glória do segundo templo e o que Foi a Glória da Segunda Casa
Tags – O que foi a glória do segundo templo, a glória da primeira casa, o que é a glória do segundo templo, livro de Ageu, esboços e pregações
Post RelacionadoQuem foi o Profeta Ageu
Post RelacionadoO que foi a diáspora judaica
Post RelacionadoO que foi o período interbíblico

Tags: | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Prazer, meu nome é Moisés Figueiredo. Sou apenas um nerd da tecnologia formado em ciência da computação, tecnologia em marketing e pós graduado em gestão de projetos, e claro - louco por hebraico bíblico e cultura judaica. Criador do curso mais vendido da internet de hebraico bíblico desde 2018, exatamente - Curso Tsade (https://cursotsade.com.br) Basicamente isso, o resto é história...

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Não me surpreendeu, sei que teus posts sempre são completos.
    Nunca espero menos do que vem, que o Eterno a cada dia, aumente tua capacidade de nos abençoar com teus estudos.

  2. Querido e um excelente estudo vc está de parabéns. Só precisa entender que a gloria da segunda Casa diz respeito ao batismo no Espírito Santo que ocorreu em (atos 2.4) … quando os discípulos foram revestidos de poder do alto a gloria de Deus foi visivelmente manifestada… e em ( 1co: 3. 16 ) o apóstolo Paulo afirma que nos somos o novo templo do Senhor.. oi Seja a partir do que aconteceu no dia de pentecostes a gloria da segunda Casa passou a se manifestar em todos os servis de Jesus que alcançam o batismo com fogo…. a paz do Senhor

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.