Lição 13 – Seja um Mordomo Fiel – A Mordomia da Fidelidade

Saiu mais um subsídio da EBD, hoje estudaremos a Lição 13 – Seja um Mordomo Fiel ou podemos chamar também de a mordomia da fidelidade. O Texto base desta lição se encontra em Lucas capítulo 12 e versículos 36 adiante.
Esta é a última lição desta revista (A Mordomia Cristã).

INTRODUÇÃO – LIÇÃO 13 – SEJA UM MORDOMO FIEL

Nesta lição estudaremos sobre a mordomia da fidelidade e vai nos ensinar algumas características do mordomo fiel e do mordomo infiel.
Aqui vale uma observação: Este texto é um subsídio da ebd, para entender melhor o artigo é fortemente recomendado que você já tenha lido a revista da cpad.

1 – O QUE DEUS ESPERA DE SEUS MORDOMOS (LIÇÃO 13 – MORDOMIA DA FIDELIDADE)

  • Que sejam prudentes na espera do Senhor (Lc 12.37)
  • 1.2 – Que esperem o Senhor com prontidão (Lc 12.38)
  • 1.3 – Esperem a recompensa do Senhor

1.1 – QUE SEJAM PRUDENTES NA ESPERA DO SENHOR (LUCAS 12.37) (ENTENDENDO O CASAMENTO JUDAICO)

Para entender Mateus 25 (as dez virgens) precisamos entender um pouco do casamento judaico, vamos analisar alguns pontos importantes (de forma resumida).

O casamento Judaico divide-se em três etapas:

SHIDUCHIN (Escolha) = O noivo vai à procura da noiva, geralmente por: Interesses familiares, amizade entre as famílias, objetivos em comum – Ref Gn 24. O noivo pagava um dote para o pai da noiva. Pois o pai estava perdendo uma grande ajuda em casa.

Nessa etapa acontece algumas coisas, como:

  • Contrato do noivo com a família da noiva;
  • Aqui também é feito a ketubah (o contrato regularizado)

2ª FASE DO CASAMENTO (ERUZIM)

A segunda fase do casamento judaico é chamada de ERUZIM – aqui é literalmente feito o primeiro contrato oficial, esse contrato trata-se do “tempo” que eles ficarão separados até o tão esperado dia do casamento. 

Nessa etapa eles estabelecem um tempo que ficarão separados, geralmente é de 1 a 2 anos, têm vários fatores que influenciam nesse tempo.

Nesse momento também, os noivos bebem vinho na mesma taça que beberam vinho no primeiro encontro – esse ato é para representar alegria de ambos os lados.

3ª FASE DO CASAMENTO (NESUIN)

A terceira e última fase do casamento judaico é chamado de NESUIN, onde o noivo encontra a noiva depois de 1 ou 2 anos.

O mais interessante dessa última fase é que a única pessoa que sabia a data que o noivo iria encontrar a noiva era o PAI DO NOIVO, um dos motivos que Jesus diz:

“Entretanto, a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão exclusivamente o Pai” – Mt 24:36.
Lembrando que teremos um estudo sobre isso aqui no blog em breve, aqui foi apenas uma introdução ao casamento judaico.

1.2 – QUE ESPERAM O SENHOR COM PRONTIDÃO (LUCAS 12:28)

Os primeiros discípulos quando foram chamados, logo foram: “Então, eles no mesmo instante, deixando o barco e seu pai, o seguiram” (Mateus 4.22).

Não basta servir na igreja é necessário seguir a Jesus: “Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará“(João 12:26)

Esperem o tempo de Deus honrando nosso próximo: Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês. (Romanos 12:10)

Deus não é injusto: “Deus não é injusto, ele não esquece do trabalho que realizamos com amor” (Hb 6:10)

1.3 – ESPERAM A RECOMPENSA DO SENHOR

A Palavra de Deus declara: “Bem- -aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa, e, chegando-se, os servirá” (Lc 12.37).

Nossa recompensa é o galardão
“E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.” (Colossenses 3:23-24)

Receberemos segundo nossas obras
“O qual recompensará cada um segundo as suas obras.” (Romanos 2:6)

BÔNUS – UM POUCO SOBRE AS COROAS (O QUE É O GALARDÃO)

Coroa da Alegria (1Ts 2:19; Fp.4:1): Esta Coroa será concedida aos ganhadores de alma.

Coroa da Vida (Tg 1:12; Ap 2:10): Esta Coroa não é a vida eterna como pensam muitos cristãos. O galardão é dado com base nas obras; a salvação é dada exclusivamente com base na graça de Deus.

Coroa da Incorruptibilidade (2 Co 9:25,27): Esta Coroa será concedida àqueles que procuram viver uma vida incorruptível, de auto abnegação (Lc.9:23), renegando ao pecado, as obras da carne, e vivendo uma vida íntegra diante de Deus e dos homens.

Coroa da Glória (1ª Pe 5:2-4): Esta coroa será concedida aos pastores que desempenharem bem seus ministérios e também àqueles que liderarem com fidelidade sobre o povo de Deus, procurando sempre o bem das ovelhas de Cristo,

2 – AS CARACTERÍSTICAS DO MORDOMO INFIEL (Lc 12.45-47)

  • 2.1 – Ele não espera que o Senhor em breve venha
  • 2.2 – Ele “espanca” outros servos
  • 2.3 – Age de modo irresponsável

2.1 – ELE NÃO ESPERA QUE O SENHOR EM BREVE VENHA

Nosso Senhor alertou quanto ao tempo de sua volta: “Por isso, estai vós apercebidos também, porque o Filho do Homem há de vir à hora em que não penseis” (Mt 24.44). Sua vinda pegará muita gente desprevenida.

AS PESSOAS ESTÃO OCUPADAS DEMAIS PARA ESPERAR, OBSERVE:

1 – Estão preocupados demais em ganhar as coisas terrenas (dinheiro);

2 – Estão preocupados demais em conquistas terrenas (cargos, empregos, etc)

3 – Estão preocupados demais em estudar amizade, relacionamentos;

4 – Estão preocupados demais em si mesmo.

2.2 – ELE “ESPANCA” OUTROS SERVOS

A parábola também revela que o mau servo abusa de sua missão, passando a maltratar os outros servos de seu senhor. 

Ele passa a tratá-los com rigor tirânico e autoritarismo, espancando-os com palavras e atitudes brutais. Quantas pessoas já não deixaram o nosso meio por causa de tal comportamento? Uma das qualidades do mordomo fiel é o amor e o acolhimento.

Versículos base:

“Quem despreza o próximo comete pecado, mas bem-aventurado é quem trata com bondade todos os necessitados!” – Pv 14:21

“Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?”  1 João 4:20

2.3 – AGE DE MODO IRRESPONSÁVEL

. O mau servo, abusando de sua posição, envolve-se com atitudes ilícitas e impróprias para quem é comissionado pelo seu senhor, entregando-se aos vícios e à embriaguez.

Acerca disso, a Bíblia nos admoesta: “O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio” (Pv 20.1). 

A prudência cristã leva-nos a abster das bebidas alcoólicas de qualquer espécie. 

A experiência demonstra que os riscos de um descaminho é grande para quem faz uso do álcool. 

3 – AS QUALIDADES DO MORDOMO FIEL (LIÇÃO 13 – SEJA UM MORDOMO FIEL)

  • 3.1 – Fidelidade
  • 3.2 – Prudência
  • 3.3 – Constituído pelo seu Senhor

3.1 – FIDELIDADE

Uma das virtudes do mordomo fiel da parábola é, justamente, a sua fidelidade, que pode ser definida como a qualidade, ou caráter de quem é fiel, lealdade, firmeza e constância. 

ALGUMAS ÁREAS IMPORTANTES QUE DEUS REQUER FIDELIDADE:

1 – Uma vida em santidade: Os profetas, sacerdotes e reis “se santificavam” nos tempos bíblicos, devemos seguir o mesmo exemplo;

2 – Em boas obras (A fé sem obra, é morta);

3 – Em cuidar da sua obra: Este item é muito importante, como servos de Deus precisamos cuidar nos dedicar em servir na igreja congregamos.

3.2 – PRUDÊNCIA

Outra qualidade apresentada na parábola é a prudência: a virtude de quem age com moderação e comedimento, evitando erros e danos tanto para si quanto para o seu semelhante. 

Quantos ministérios não têm sido destruídos por falta de prudência? 

Principalmente, no falar. Tiago aconselha-nos: “Sabeis isto, meus amados irmãos; mas todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar” (Tg 1.19). 

Nas palavras do sábio Salomão, “quanto mais excelente, adquirir a prudência do que a prata” (Pv 16.16b).

3.3 – CONSTITUÍDO PELO SEU SENHOR

Quem constitui posições e ministérios na Obra de Deus é o próprio Deus.
É o que revela a parábola do Divino Mestre.
Nosso Senhor não comissiona interesseiros, ambiciosos e prepotentes. 

Ele comissiona santos para o santo ministério; homens que, como Paulo, se entregam de corpo e alma ao Salvador Amado (Gl 1.1).
É preciso estar no centro da vontade de Deus. Por isso, estejamos firmados na Bíblia Sagrada, para termos um ministério cristocêntrico, no qual Cristo seja o centro de tudo. 

Post – Lição 13 – Seja um Mordomo Fiel – A Mordomia da Fidelidade
Tags – mordomia cristã, mordomia da fidelidade, seja um mordomo fiel, lição 13 – seja um mordomo fiel
Post Relacionado – Lição 10 – A mordomia das finanças | Tudo Revelado | EBD – CPADO que é a Mordomia Cristã e como eram os Mordomos nos tempos bíblicos

Tags: | | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Prazer, meu nome é Moisés Figueiredo. Sou apenas um nerd da tecnologia formado em ciência da computação, tecnologia em marketing e pós graduado em gestão de projetos, e claro - louco por hebraico bíblico e cultura judaica. Criador do curso mais vendido da internet de hebraico bíblico desde 2018, exatamente - Curso Tsade (https://cursotsade.com.br) Basicamente isso, o resto é história...

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.