Visão geral dos livros de Samuel – Panorama Bíblico

Hey, você já conheceu o ebook tsade? O guia completo com 150 páginas de ensino do hebraico bíblico e da cultura judaica.
Esse material é completo, vários estudos e interpretações bíblicas... clique aqui para saber mais....

Neste artigo vamos obter uma visão geral dos livros de Samuel. Discorreremos sobre um Panorama bíblico completo dos livros de I e II Samuel. Fique conosco até o fim para saber mais sobre o que se trata os livros de Samuel e seu contexto histórico.

Este estudo também servirá como subsídio para lição 1 – Conhecendo os dois livros de Samuel da CPAD.

VISÃO GERAL DOS LIVROS DE SAMUEL – PANORAMA BÍBLICO

Inicialmente, os livros de Primeiro e Segundo Samuel no cânon Hebraico compunham um único livro. A subdivisão como temos hoje, foi feita somente na Septuaginta, quando ocorreu a tradução da bíblica do hebraico para o grego entre os séculos III e I a.C. Neste artigo, de forma mais didática, vamos estudá-los separadamente, conforme a divisão que temos atualmente na nossa Bíblia.

A bíblia pode ser dividida em categorias de livros, o Antigo Testamento geralmente é classificado como: Pentateuco, Históricos, Poéticos e Proféticos. Assim, os livros de I e II Samuel são livros históricos, e eles estão nesta categoria, pois em suma têm a característica de narrar fatos históricos.

Vou te dar uma visão geral dos livros de Samuel, de forma resumida: Os livros de Samuel narram a história de três personagens principais:

  • Samuel – Seu nascimento, chamado e ministério profético como profeta e juiz;
  • Saul – Como foi escolhido, sua ascensão e declínio como rei;
  • Davi – Quando foi ungido, como venceu o gigante, como se tornou rei e sua trajetória no poder.

QUAL O OBJETIVO DOS LIVROS DE SAMUEL?

Os livros de Samuel tem como objetivo registrar os momentos históricos do povo de Israel desde o nascimento de Samuel, o último juiz, até à morte de Davi. A finalidade do livro de Samuel é registrar os fatos relacionados ao governo

Desta forma, podemos encontrar nos livros de Samuel a descrição do que aconteceu nos momentos de transição entre o governo teocrático liderado pelos Juízes para a Monarquia e seus primeiros anos de reinado através de Saul e Davi.

TEOCRACIA X ANARQUIA

É importante saber os significados destes termos para sabermos como se deu a transição dos governos de Israel.

Quando Saul assumiu o reino de Israel, todos os estudiosos concordam que o governo passou  ser uma Monarquia. Porém, as literaturas são divergentes ao tratar o tipo de governo anterior à coroação de Saul. Em alguns lugares, você pode encontrar a informação de que o governo de Israel era uma Anarquia e, em outros lugares, você encontrará a informação de que era uma Teocracia.

Portanto, vamos definir os termos e chegar a um denominador comum sobre qual governo imperava neste tempo que ainda não havia reis em Israel.

O QUE É ANARQUIA?

Anarquia é um sistema de governo em que não há autoridades. É um povo que não possui governo, há total liberdade para se agir com base em princípios próprios, mas não pautados por lei.

O QUE É TEOCRACIA?

Teocracia é um sistema de governo em que as leis e a ordem são geridas a partir de uma religião, inspiradas por uma divindade. Como pode-se obter a partir do radical “Teo” que faz referência a Deus, Teocracia pode ser entendida portanto como o governo de Deus.

QUAL O TIPO DE GOVERNO DO POVO DE ISRAEL ANTES DA MONARQUIA?

Posto isto, faz mais sentido considerar que o povo de Israel tinha um governo Teocrático antes do período da monarquia, pois o povo era guiado por Deus.

Gostaria de ser um pregador diferenciado e pregar de forma impactante decorando os versículos e sem timidez? Clique aqui para aprender

A base de governança do povo era de Deus, pois os hebreus se guiavam pelos preceitos, leis, estatutos e mandamentos que Deus havia dado a Moisés. Não pode ser considerada a hipótese de Anarquia, uma vez que o povo tinha todo um código civil criado pelo próprio Deus e transmitido para todos como guia de fé e de convivência.

Observe a passagem a seguir para corroborar o princípio de que existia uma Teocracia em Israel:

“E disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles.
Conforme a todas as obras que fizeram desde o dia em que os tirei do Egito até ao dia de hoje, a mim me deixaram, e a outros deuses serviram, assim também fazem a ti.” – 1 Samuel 8:7,8

Note que Deus é enfático ao dizer que o povo O rejeitou, para que Ele não reine mais sobre eles. Isto mostra que Deus é quem exercia a autoridade ‘governamental’ sobre o povo. O povo de Israel tinha alguém para governá-los, diferente do princípio de Anarquia.

O próprio Deus entregou ao povo suas ordenanças para uma conduta correta moral, civil e religiosamente. Logo, como o governo era exercido por Deus e pautado nos princípios religiosos, entende-se que o tipo de governo anterior à monarquia era a Teocracia e não a Anarquia.

PANORAMA BÍBLICO DE I SAMUEL (VISÃO GERAL DE 1 SAMUEL)

O Primeiro livro de Samuel descreve a transição entre os tipos de governos de Israel: De Teocracia para Monarquia. É encerrado o período dos juízes, tendo Samuel como o último juiz, e iniciado o governo através de reis, tendo Saul como o primeiro rei de Israel.

AUTORIA – QUEM ESCREVEU I SAMUEL?

Não é possível afirmar com certeza, mas acredita-se que o principal autor do livro de Primeiro Samuel, foi o próprio profeta Samuel, atribui-se a ele a autoria do livro até o capítulo 24. A partir do capítulo 25, entende-se que os escritores foram os profetas contemporâneos a ele Natã e Gade. Há um versículo na Bíblia que corrobora este raciocínio, observe a seguir:

“Os atos, pois, do rei Davi, assim os primeiros como os últimos, eis que estão escritos nas crônicas de Samuel, o vidente, e nas crônicas do profeta Natã, e nas crônicas de Gade, o vidente” – 1 Crônicas 29:29

ÉPOCA DA HISTÓRIA DE I SAMUEL (CONTEXTO HISTÓRICO DE 1 SAMUEL)

O livro de I Samuel abrange um período que vai desde o nascimento de Samuel até à morte de Saul, o que compreende cerca de 90 anos aproximadamente, sendo eles de 1100 a.C. até 1010 a.C. Esta não é uma data exata, e por isso, você pode encontrar uma variação de aproximadamente 50 anos de entre algumas literaturas.

Logo, também não há uma data exata para quando o livro começou ou terminou de ser escrito, contudo acredita-se que os fatos narrados são contemporâneos à época dos acontecimentos em si, claro que, com exceção ao nascimento e infância de Samuel, já que ele próprio narra sua história.

PERSONAGENS PRINCIPAIS DE I SAMUEL

Os principais personagens do livro de I Samuel são: Samuel, Davi e Saul.

O livro de I Samuel, basicamente, se divide entre as histórias destes três personagens:

  • Samuel (capítulo 1-7)
  • Saul (capítulos 8-15)
  • Davi (capítulos 16-31)

PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DE I SAMUEL

  • Os filisteus são derrotados em Mispa (capítulo 7)
  • O povo requer um rei (capítulo 8)
  • Saul é proclamado rei de Israel (capítulo 13 e 15)
  • Samuel unge Davi (capítulo 16)
  • Davi mata Golias (capítulo 17)
  • Davi foge de Saul (capítulo 21)
  • Saul é morto na batalha (capítulo 31)

CONTEÚDO DO LIVRO I SAMUEL

O conteúdo do livro de I Samuel pode ser subdividido a partir da narrativa sobre os principais personagens conforme abaixo:

  1. O ministério de Samuel (1 a 7):
    1. O nascimento de Samuel (1, 2.11);
    2. A corrupção do sacerdote Eli (2.12-36);
    3. O chamado de Samuel (3);
    4. A derrota de Israel (4.1-9);
    5. A arca é tomada (4.10, 5);
    6. O regresso da arca (6, 7.2);
    7. A derrota dos filisteus (7.3-17).
  2. A história de Saul (Capítulos 8 a 15):
    1. Israel exige um rei (8);
    2. Saul é escolhido (9,10);
    3. A primeira vitória de Saul (11);
    4. A despedida de Samuel e proclamação do rei Saul (12)
    5. Desobediência e rejeição de Saul (13 – 15).
  3. O chamado de Davi (Capítulos 16 a 31):
    1. Davi é ungido rei (16);
    2. A vitória de Davi sobre Golias (17);
    3. O progresso de Davi e o ciúmes de Saul (18 – 20);
    4. Davi como fugitivo (21 – 30);
    5. A morte de Saul (31).

PANORAMA BÍBLICO DE II SAMUEL (VISÃO GERAL DE 2 SAMUEL)

II Samuel narra os acontecimentos históricos da época em que Davi foi rei sobre Israel, ele vai desde a morte de Saul e coroação de Davi até à morte de Davi e registro do seu legado. Portanto, é neste livro que encontramos como foi todo o processo real de Davi e toda a sua história de pecado e arrependimento.

AUTORIA DE II SAMUEL (QUEM ESCREVEU 2 SAMUEL?)

Não há uma definição exata para quem escreveu o Segundo Livro de Samuel, porém é comum atribuir a Gade e a Natã a autoria de II Samuel, com base no mesmo texto já citado de I Crônicas 29.29.

ÉPOCA DA HISTÓRIA DE II SAMUEL (CONTEXTO HISTÓRICO DE 2 SAMUEL)

O livro de II Samuel refere-se a um período histórico que vai desde a morte de Saul até a compra do local do templo. Este intervalo é de 40 anos, então, considerando o ano de referência apresentado para I Samuel, a história se passa entre 1010 a.C a 970 a.C. Como já dito, há uma variação de aproximadamente 50 anos sobre o período em que ocorreram estes fatos.

Também acredita-se que II Samuel foi escrito de forma quase que paralela aos acontecimentos narrados, mas não é possível afirmar com exatidão.

PERSONAGENS PRINCIPAIS DE II SAMUEL

O livro de II Samuel detém o foco sobre Davi. Todavia, além de Davi, é possível destacar alguns personagens secundários que aparecem durante as histórias narradas no livro de II Samuel, são eles: Bate-Seba, Natã, Absalão e Joabe.

PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DE II SAMUEL

  • Coroação de Davi (capítulo 2,5);
  • Davi toma Jerusalém (capítulo 5);
  • Promessas de Deus a Davi (capítulo 7);
  • Davi Peca com Bate-Seba e mata Urias (capítulo 11);
  • Natã conversa com Davi e o rei se arrepende (capítulo 12);
  • Absalão se rebela (capítulo 15 – 19).

CONTEÚDO DO LIVRO DE II SAMUEL

O conteúdo de II Samuel pode ser dividido entre três principais tópicos, conforme abaixo listado:

  1. Triunfos de Davi como Rei (capítulos 1 – 10);
  2. Problemas de Davi (capítulos 11-20);
  3. Os últimos anos de Davi (capítulos 21-24).

Já o conteúdo geral do livro de II Samuel pode ser subdividido com base nos tópicos acima definidos. Vamos analisar a seguir todo o contexto histórico do livro:

  1. Triunfos de Davi como Rei (1-10):
    1. A morte de Saul (1);
    2. Davi é ungido rei em Judá (2.1-7);
    3. Guerra civil em Israel (2.8 – 4);
    4. Davi é ungido rei sobre Israel (5.1-5);
    5. Jerusalém é tomada por Davi (5.6-16);
    6. Os filisteus são derrotados (5.17-25);
    7. A Arca é trazida a Jerusalém (6);
    8. O pacto de Davi (7);
    9. Davi derrota os inimigos (8);
    10. A promessa de Davi a Jônatas é mantida (9);
    11. Os amonitas são derrotados (10).
  2. Problemas de Davi (11-20):
    1. Pessoal e moral – O grande pecado de Davi (11-12);
    2. Familiares – Pecado de Amnom contra Tamar, morte de Amnom e fuga de Absalão (13-18);
    3. Nacionais, do povo – Rebelião de Absalão (19-20).
  3. Os últimos anos de Davi (21-24):
    1. Fome (21.1-14);
    2. Guerra (21.15-22);
    3. Cântico de Davi (22);
    4. Confiança (23.1-17)
    5. Controle (23.18-39);
    6. Censo – o erro de Davi ao contar o povo (24).

COMO SE LÊ I E II SAMUEL?

Após toda essa visão geral dos livros de Samuel, quero deixar aqui um bônus extrabíblico: Muitos se perguntam como deve ser lido o número à frente do nome do livro Samuel e, aproveitando que estamos estudando sobre estes livros, vamos tirar essa dúvida.

Por se tratar de “o livro de Samuel” os números ordinais I e II que ficam à frente do nome devem sempre ser lidos no masculino – Primeiro e Segundo -> Primeiro Samuel e Segundo Samuel.

Este ponto parece ser muito simples, mas merece nossa atenção dedicada, pois muitas vezes acabamos por ouvir de estudiosos, pregadores e até mesmo professores “PrimeirA Samuel”, o que é um grande equívoco uma vez que Samuel é um Livro, sendo portanto do gênero masculino.

Título: Visão geral dos livros de Samuel – Panorama Bíblico
Tags: Samuel, personagens bíblicos, visão geral de Samuel, livro de Samuel, Davi, Saul, Panorama bíblico, contexto de 1 e 2 Samuel, ebd, escola bíblico dominical, Lição 1 – Conhecendo os dois livros de Samuel
Posts RelacionadosHistoria da Bíblia e Muitas Curiosidades Bíblicas – CompletãoO que foi a Diáspora Judaica e o que Significa Diáspora [Revelado]

Avalie Esse Estudo

Avalie Esse Estudo

Muito obrigado Pela Avaliação / 5. Contagem de Votos

HEY, VOCÊ GOSTARIA DE SER UM PREGADOR \ ESTUDANTE DA BÍBLIA TOTALMENTE DIFERENCIADO?

A maioria dos pregadores diferenciados e estudantes da bíblia que chamam atenção das pessoas enquanto fala são aquelas que tem um estudo diferenciado.
Você já conheceu alguém que enquanto fala todos querem ouvir?
O que essas pessoas tem que as outras não?
Essas pessoas tem muito conhecimento bíblico e sabem fazer uma EXCELENTE EXEGESE BÍBLICA.
Gostaria de aprender hebraico bíblico e cultura judaica e o principal, fazer uma excelente exegese bíblica?

CLIQUE AQUI PARA APRENDER HEBRAICO BÍBLICO E CULTURA JUDAICA

Tags: | | | | | | | | | | | | |

Sobre o Autor

Aline Favali de Souza Figueiredo Patrocínio
Aline Favali de Souza Figueiredo Patrocínio

Aline Favali, co-produtora do portal Estudo de Deus e do Curso Tsade - Hebraico do Jeito Certo. Formada em Ciência da Computação e em Licenciatura em Matemática, pós graduada em Gestão de Projetos e amante da Bíblia Sagrada e do hebraico bíblico.

4 Comentários

  1. […] Post – Qual a história de Ana: Quem Foi Ana? (Mãe do Profeta Samuel) Tags – O Nascimento de um Líder Profético em Israel, Quem foi Ana, História de Ana, o que é Nazireu, Nazireu, Samuel, Profeta Samuel, Qual a história de Ana, Qual a história de Ana: Quem Foi Ana? (Mãe do Profeta Samuel) Post Relacionado – Visão geral dos livros de Samuel – Panorama Bíblico […]


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *