Quem foi o profeta Ageu e qual e a lição que aprendemos com Livro de Ageu

Hey, você já conheceu o ebook tsade? O guia completo com 150 páginas de ensino do hebraico bíblico e da cultura judaica.
Esse material é completo, vários estudos e interpretações bíblicas... clique aqui para saber mais....

Quem foi o profeta Ageu e qual é a lição que aprendemos com livro de Ageu? O que significa Ageu em Hebraico? Em que período Ageu Profetizou? Varias perguntas serão respondidas nesse estudo sobre a vida de Ageu.

INTRODUÇÃO – QUEM FOI O PROFETA AGEU

Nesse estudo veremos um pouco sobre o Profeta Ageu vários aspectos do seu livro.
A palavra Ageu em hebraico significa “Festa“.

Ele foi um dos profetas que profetizou acerca da reconstrução do segundo templo, como veremos a seguir.

QUEM FOI O PROFETA AGEU – A HISTÓRIA DE AGEU

Ageu foi o décimo dos doze “profeta menores”, profetas menores não eram os “que fizeram” menos, mas sim que escreveram livros menores, apenas por isso.

Não sabemos muitas coisas sobre seu passado, genealogia, data de nascimento e local, existem poucos fatos relacionados a vida do profeta Ageu. Mas iremos estudar tudo que a bíblia nos revela.

A palavra Ageu é derivado de um tempo em hebraico para FESTIVIDADE, provavelmente porque ele nasceu numa data de uma festa judaica.

Em 538 a.C os judeus começaram a voltar do exílio da Babilônia. Ao chegarem em Jerusalém, começaram a tentar reconstruir suas vidas (casas, terras, etc). Observe bem o próximo tópico.

OS PRIMEIROS PROBLEMAS QUE AGEU ENFRENTOU – CONTEXTO HISTÓRICO SOBRE O LIVRO DE AGEU

Muitos judeus que tinham conseguindo desenvolver carreiras bem sucedidas ou atividades comerciais na Babilônia estavam relutantes em abandona-las para voltar para Israel.

O povo já estava acostumado ficar na Babilônia (uma boa parte, pelo menos).
Podemos entender que a maioria que retornaram à judeia foram motivados mais pelo zelo do que por posses comerciais.

Dois anos depois, em 536 a.C, foram lançados os alicerces para reconstruírem o templo que havia sido destruído por Nabucodonosor.

Os mais novos exultavam com a construção do novo templo, pois não conheceram a gloria do primeiro tempo, aquele feito por salomão, enquanto mais velhos choravam (Ed 3:8-13).

Porém, o povo desanimou na construção do novo templo e a interrompeu de 536 até 520 a.C. Durante aproximadamente 16 anos, o povo não tinha ânimo e forças para retomar os serviços da construção do segundo templo.

Foi nesse momento que Deus usou Ageu com uma mensagem motivadora aos que estavam desanimados e parados.
Agora que entendemos um pouco mais sobre quem foi o Profeta Ageu, vai ficar mais fácil compreender seu ministério, veja o próximo tópico.

Gostaria de ser um pregador diferenciado e pregar de forma impactante decorando os versículos e sem timidez? Clique aqui para aprender

O MINISTÉRIO PROFÉTICO DE AGEU – DURAÇÃO DE APENAS 4 MESES

Calcula-se que Ageu profetizou de agosto a dezembro de 520 a.C, no segundo ano do reinado do rei Dario I, rei da Pérsia.
Seu ministério como profeta durou apenas quatro meses. Porém mais importante do que o tempo de duração, foi a eficiência com qual exerceu a tarefa a qual Deus confiou a ele.
Seu ministério pode ser considerado como ministério da esperança. Suas palavras foram fontes de ânimo.

A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA

Segundo alguns comentários, Ageu conheceu a glória do templo de Salomão antes do exílio (Ag 2:3). O primeiro livro profético dos tempos pós-exílio foi o de Ageu, o qual registrou quatro discursos dirigidos aos judeus durante os quatro meses do seu ministério.

A comunidade judaica depois de 18 anos que eles voltaram para Israel, eles estavam bem desmotivados, devido ao fracasso das colheitas, da terra seca e da hostilidade das populações vizinhas, ao ponto de tentarem ou intentarem voltar para Babilônia.

Por isso Ageu reprendeu eles por deixarem o templo “semidestruído” – Para Ageu o templo daquela forma era um pecado muito grande, e as coisas ruins que estavam acontecendo ali com povo de Israel era exatamente por isso, pela falta de zelo do povo em reconstruir o segundo templo.

Para Ageu, se quisessem que fosse restaurado a prosperidade, eles deveriam subir a montanha e trazer madeira e reconstruir a casa – Ageu 1:8.

UM PRINCÍPIO IMPORTANTE QUE AGEU NOS ENSINA – LIÇÃO QUE APRENDEMOS COM LIVRO DE AGEU

Esse entendimento de Ageu em relação a realidade de Jerusalém pode nos ensinar algo.
O nível de espiritualidade das pessoas de um lugar determina como sera esse lugar.

Ageu foi diferente dos outros profetas reformadoras que profetizaram antes do exílio. Ele era mais sacerdotal no caráter, enfatizando mais adoração no templo e o cumprimento da lei na vida, como caminho para maior prosperidade.

O profeta Zacarias foi contemporâneo de Ageu. Os dois não somente estabeleceram o impulso necessário para a reconstrução do templo (Ed 5:1) como também permaneceram envolvidos no projeto até sua finalização – quatro anos mais tarde (Ed 6:14-15).

Ageu não faz menção a essa fase posterior da reconstrução.
No entanto, os anciões presentes na dedicação lembraram-se da glória do templo anterior. O atual jamais seria comparado com aquele.

QUANTO TEMPO DUROU O SEGUNDO TEMPLO

Embora pouco se sabe sobre o chamado “segundo templo” que foi construído após a exortação de Ageu, ele sobreviria por aproximadamente 600 anos, dois séculos a mais do que o primeiro templo.

ENTENDENDO O QUE ERA A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA

No entanto, não era esse templo maior de duração que representava a expressão “a gloria desta última casa, será maior que da primeira” Ag 2:9. Na verdade, essa profecia apontava diretamente para Cristo.

Em 19 a.C Herodes começou reconstruir esse templo.

A profecia de Ageu “A glória da segunda casa, será maior que da primeira” é algo interessante, a glória da antiga casa sabemos que tratava-se da arca da aliança e vale lembrar que a arca desapareceu em 586 a.C na invasão do Nabucodonosor a Jerusalém.

Se a glória estava desaparecida, que glória e essa que colocava no segundo templo que era maior que a primeira glória da arca da aliança?

Essa glória era o próprio Messias que foi apresentado nesse mesmo templo, após  a restauração por Herodes (Lc 2:25-32).
A profecia de Ageu contudo, encorajou os trabalhares a anteciparem um dia no futuro que seria mais glorioso a dedicação do presente templo.

Ageu visualizou aquele que atrairia a riqueza e a adoração das nações (Ag 2:6-9). E na pessoa de Zorobabel, viu uma figura messiânica que governaria sobre os reinos, como rei (Ag 2:20-23).

Post – Quem foi o profeta Ageu e qual e a lição que aprendemos com Livro de Ageu
Tags – quem foi o profeta ageu, quem foi, personagens bíblicos, livro de ageu, ageu, profeta menores
Referencia – Enciclopédia da vida dos personagens bíblicos
Para conhecer mais personagens bíblicos, basta clicar aqui – Personagens Bíblicos

Avalie Esse Estudo

Avalie Esse Estudo

Muito obrigado Pela Avaliação 4.7 / 5. Contagem de Votos 31

HEY, VOCÊ GOSTARIA DE SER UM PREGADOR \ ESTUDANTE DA BÍBLIA TOTALMENTE DIFERENCIADO?

A maioria dos pregadores diferenciados e estudantes da bíblia que chamam atenção das pessoas enquanto fala são aquelas que tem um estudo diferenciado.
Você já conheceu alguém que enquanto fala todos querem ouvir?
O que essas pessoas tem que as outras não?
Essas pessoas tem muito conhecimento bíblico e sabem fazer uma EXCELENTE EXEGESE BÍBLICA.
Gostaria de aprender hebraico bíblico e cultura judaica e o principal, fazer uma excelente exegese bíblica?

CLIQUE AQUI PARA APRENDER HEBRAICO BÍBLICO E CULTURA JUDAICA

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Moisés Figueiredo, criador do portal Estudo de Deus e do Curso Tsade - Hebraico do Jeito Certo. Formado em Ciência da Computação e Tecnologia em Marketing, pós graduado em Gestão de Projetos e amante da bíblia sagrada e do hebraico bíblico.

6 Comentários

  1. […] Post: O que foi a Diáspora Judaica e o que Significa Diáspora [Revelado] Tags: Diáspora Judaica, Primeira Diáspora, Segunda Diáspora, Exílio, Sionismo, o que foi a diáspora judaica, o que é a diáspora judaica, o que é diáspora. Artigo relacionado: Tudo sobre a Divisão de Reino – Reino sul e Reino Norte Artigo relacionado: Quem foi o Profeta Ageu e a restauração do segundo templo […]


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *