As duas trombetas de prata de Moisés – Uma chamada coletiva

Paz do Senhor irmãos, tudo bem ?

Tema: As duas trombetas de prata de Moisés – Uma chamada coletiva;
Texto base: Números 10,  I Corintios 15:52.

O post de hoje será um esboço e um pequeno estudo sobre as duas trombetas de Moisés e suas aplicações espirituais.

Se você precisasse transmitir um recado para mais de um milhão de pessoas, como você faria sem utilizar a internet ? – E exatamente nesse cenário que Moisés se encontrava com frequência, Deus falava com ele e ele (Moisés) tinha que passar o recado para o povo, já imaginou a dificuldade disso ? – No post de hoje vamos falar sobre como Moisés fazia para se comunicar com o povo e passar o recado de Deus para eles.

INTRODUÇÃO

A maior dificuldade de Moisés nos tempos bíblicos era passar os recados para o povo, pois não havia um método de comunicação tão eficiente quanto hoje, como internet, grupos em whats, facebook, etc, devido a grande dificuldade para se comunicar com o povo, Deus da uma ordem para Moisés para que construísse duas trombetas de prata, para facilitar a comunicação com o povo, são elas – As duas trombetas de Prata.

AS DUAS TROMBETAS DE PRATAS

As trombetas de prata de Moisés de Números 10 eram bem diferentes das tradicionais, elas eram compridas e feitas de prata.
Prata na bíblia significa – redenção, o material era utilizado para pagar o ‘preço de um resgate‘, as vezes os soldados iam para a guerra e quando perdiam alguma coisa ou pessoa, eles pagavam os inimigos com prata, a preço de resgate – Êxodo 30:11,16; Números 3:46-47.

PARA QUE SERVIA AS DUAS TROMBETAS

As duas trombetas de Moisés tinham várias funções, entre elas:

  • Guiar o povo;
  • Alertar sobre algum acontecimento;
  • Principalmente, para chamar o povo para congregar em algum lugar.

UMA CHAMADA INDIVIDUAL E COLETIVA

Quero destaca nesse posts dois itens dessa trombeta, quando Moisés tocava a trombeta acontecia duas coisas, dependendo do do tipo de toque ou qual das duas ele tocava, as duas coisas que acontecia é:

Uma chamada coletiva: Todos congregavam até onde Moisés estava para ouvir que Moisés tinha para falar;

Uma chamada individual: Onde só os sacerdotes, anciões iam ter com Moisés, era uma chamada individual.

Dependendo de qual das trombetas e a quantidade de vezes que Moisés tocava a trombeta, ou ia todo o povo congregar até Moisés, ou ia apenas os sacerdotes e anciões, isto é, existia uma CHAMADA INDIVIDUAL, onde só pessoas especificas iam e uma CHAMADA COLETIVA, onde todo o povo ia até Moisés.

AS DUAS CHAMADAS DO POVO DE DEUS

Existe uma chamada sendo feita todos os dias, que é a CHAMADA INDIVIDUAL, onde passamos dessa terra para o Reino de Deus, isto é, a morte, e a segunda CHAMADA que é a COLETIVA, será naquele grande dia, conhecido como – ARREBATAMENTO DA IGREJA, onde a TROMBETA soará e encontraremos o Senhor nos ares.

ALGUNS MOTIVOS QUE FAZIA COM QUE O POVO NÃO OUVIA O SOM DA TROMBETA

Já vimos que as trombetas de Moisés servia para congregar o povo para que Moisés falasse com eles, mas na maioria das vezes, o povo não ouvia o som da trombeta, quero fazer um paralelo porque o povo não ouvia a trombeta de Moisés e porque muitos não ouvirão a trombeta de Deus naquele dia

Alguns motivos porque o povo de Israel não ouvia as trombetas:

 – Estavam dormindo = Muitos estavam dormindo enquanto a trombeta soava e esses que estavam dormindo não podiam encontrar-se com Moisés para ouvir que Deus tinha para falar, atualmente, muitos estão dormindo na igreja e infelizmente quando a trombeta soar não conseguirá ouvir o barulho dela;

 – Estavam para fora do arraial = Alguns dos que não ouviam a trombeta era porque estava para fora do arraial, fora de Israel era quase impossível ouvir as trombetas soarem, atualmente, muitos querem estar pra fora da igreja e querem ouvir a trombeta de Deus tocar, mas infelizmente, fora da casa do Pai não tem como ouvir o som da trombeta de Deus, existem muitos ‘desigrejados‘ pensando que ouvirão as trombetas tocarem, aqueles que estavam para fora do arraial não conseguiam ouvir as trombetas;

 – Estavam ocupados trabalhando = Outro grupo de pessoas que não ouviam a trombeta de Moisés eram os que estavam sempre para fora do arraial trabalhando, fazendo negócios com outras nações, muitos estavam tão preocupados em ganhar dinheiro na época que nunca conseguiam ouvir a trombeta, a bíblia diz que é para Buscarmos o Reino de Deus e a sua justiça em primeiro lugar – Mt 6.33;

Estavam procurando esposas para fora da congregação = Outro grupo que não ouvia a trombeta de Moisés é os que estavam para fora do arraial procurando esposas, muitos estavam procurando nas nações inimigas, como os midianitas, amonitas, etc, esses que estavam lá fora procurando algo que desagradava o Senhor não podiam ouvir a trombeta, muitos ainda estão fora da igreja procurando coisas que não é de Deus – Não “caíamos” no julgo desigual.

MENSAGEM E APLICAÇÃO

Como vimos nos tópicos anteriores, muitos não ouviam a trombeta de Moisés, e infelizmente muitos não ouvirão a trombeta de Deus também naquele grande dia. 

Todos aqueles que estavam preparados, acordados, despertos e atentos conseguiam ouvir o som da trombeta, nós como servos de Deus devemos estar sempre atentos e andando em retidão, justiça e principalmente, em Santidade a Deus, pois quando a trombeta soar só aqueles que estiverem ligados Nele ouvirão.

num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. – I Co 15:52

CONCLUSÃO

Devemos estar sempre atentos e acordados e seguindo as orientações que Paulo diz para os irmãos da igreja de Éfeso – “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre a tua pessoa… Ef 5:14” – Vimos que muitos não ouviam a trombeta de Moisés por estar fora do arraial ou dormindo, que Deus nos ajude a estar dentro da igreja (arraial) e acordado quando a última trombeta soar.

BÔNUS

Existem vários tipos de chifres (shofar) e são totalmente diferente das trombetas de Moisés, o chifres (shofar) está ligado com o aviso solene de Deus e seu julgamento.

Por exemplo:

  • 1) A destruição de Jerico. ( Josué 6:4-5);
  • 2) A derrota dos medianias ( Juízes 7: 8, 18);
  • 3) A demonstração de arrogância da parte de Saul. 1 Samuel 13:3;
  • 4) Odes fecho da revolta de Absalão. 2 Samuel 18:16;
  • 5) O dia do Senhor. Joel 2: 1,15.

Post – As duas trombetas de prata de Moisés – Uma chamada coletiva [SERMÃO];
Tema – As duas trombetas de Moisés – Arrebatamento da Igreja;
Tags – Como era as duas trombetas de Moisés, o que era as duas trombetas, para que servia as duas trombetas de moisés, esboços e sermões de moisés, as duas trombetas de prata de moisés.

MATERIAIS PARA SEU CRESCIMENTO

Comentários

Comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *