O que é o arrebatamento da igreja e como será [ Estudo Profundo ]

O que é o arrebatamento da igreja e como será [ Estudo Profundo ]

INTRODUÇÃO

Nesse post vamos ver um dos eventos mais esperado em todos os tempo, o ARREBATAMENTO DA IGREJA, é muito importante que saibamos como acontecerá esse acontecimento.
O Arrebatamento da igreja trara vários benefícios para os salvos, entre eles:

  • Estaremos sempre com Senhor – 1 Ts 4.17-18
  • Reinaremos com Cristo – 2 Tm 2:12
  • Teremos nossos corpos transformados – 1 Co 15:51

Esses são apenas alguns tópicos que iremos conversar hoje.

SEGUNDA VINDA DE JESUS E ARREBATAMENTO DA IGREJA

Muitos confundem a segunda vinda de Jesus com arrebatamento da igreja, tem uma diferença bem grande entre os eventos, daqui pouco vamos tratar de entender essa diferença, vamos tomar como base o seguinte: Jesus voltara para nos arrebatar e não tocara a o chão – I Ts 4:17, certo ?  – Sendo assim, o arrebatamento não sera a segunda vinda de Jesus na terra, pois Ele estará no céu e não na terra, com isso eu quero dizer que ele não vira (sendo assim, o arrebatamento não sera a segunda vinda de Jesus). Se tomarmos como base que ele não tocará o chão, então não podemos falar que a segunda vinda dele é o arrebatamento.

A segunda vinda de Jesus acontecerá depois da grande tribulação e o arrebatamento acontecerá antes da grande tribulação.

Espero que vocês tenham entendido a DIFERENÇA ENTRE ARREBATAMENTO E A SEGUNDA VINDA DE JESUS, mas, por via das duvidas, vou dar alguns exemplos, segue:

1 –  No Arrebatamento, os salvos em Jesus irão se encontrar com o Senhor nos ares (1 Tessalonicenses 4:17). Na Segunda Vinda, os salvos em Jesus vão retornar com o Senhor à terra (Apocalipse 19:14).

2 – O arrebatamento ocorre antes da Tribulação (Apocalipse 3:10; 1 Tessalonicenses 5:9). A Segunda Vinda acontecerá depois do grande e horrível período da Tribulação (Apocalipse cap 6-19)

3 – O Arrebatamento é a retirada dos salvos em Jesus da terra como um ato de libertação (1 Tessalonicenses 4:13-17; 5:9). A Segunda Vinda inclui a remoção dos incrédulos como um ato de julgamento (Mateus 24:40-41).

4 – O Arrebatamento vai ser instantâneo e “secreto”  (1 Coríntios 15:50-54). A Segunda Vinda vai ser visível a todos (Apocalipse 1:7; Mateus 24:29-30).

Espero que você tenha entendido a DIFERENÇA ENTRE ARREBATAMENTO E A SEGUNDA VINDA DE JESUS, são 2 eventos diferentes, se eles fossem o mesmo eventos, aconteceria:

  • Os salvos em Jesus teriam que passar pela Tribulação – 1 Tessalonicenses 5:9; Apocalipse 3:10
  • O retorno de Jesus não seria iminente, há várias coisas que precisam acontecer antes da segunda Vinda Dele – Mateus 24:4-30.

ENCONTRAR JESUS NOS ARES

Vamos nos encontrar com Senhor nos ares (1 Ts 4.17), mas, antes que nos encontremos com Ele nos ares, acontecerá algumas coisas, como:

1 – Aqueles que já dormem (morreram em Cristo) e foram fiéis a Deus durante sua vida, esses serão ressuscitados primeiro e já terão seus corpos transformados – 1 Ts 4.16.
Vale lembrar que essa ressurreição não é a mesma descrita em Ap 20:4, essa ressurreição de Ap é quando Jesus voltar a terra para julgar os ímpios e prender a Satanás (Ap 19 11- 20.3). A ressurreição de Ap 20:4 tem a ver com os mártires da tribulação e possivelmente com os santos. (Tema de outro post).

2 – Ao mesmo tempo que ocorre a ressurreição dos mortos em Cristo, os crentes vivos serão transformados, seus corpos se revestirão da imortalidade  1 Co 15:51,53  e isso acontecerá num instante – ‘num abrir e fechar de olhos‘ – 1 Co 15:52.

Agora que os santos (crentes)  vivos e mortos já tiveram seus corpos transformados, vamos encontrar com Ele nos ares  – 1 Ts 4:17.

JÁ FOMOS ARREBATADOS, MAS E AGORA?

Muitas perguntas surgem sobre esse assunto, depois que formos arrebatados, o que acontecerá ? Vamos ficar em qual lugar ? Vamos reconhecer as pessoas ? – Essas são apenas algumas perguntas que sempre me fazem sobre o assunto, vou tentar esclarecer algumas delas

  • Vamos ficar em qual lugar – No céu, Jo 14.2,3
  • Vamos reconhecer as pessoas  – Sim, 1 Co 13.12 –  Em Mateus 17, Moisés (que havia morrido) e Elias (que foi arrebatado) aparecem e continuam sendo Moisés e Elias, reconhecidos inclusive pelos discípulos. Assim também, os discípulos reconhecem o Senhor depois de haver ressuscitado. Quando a pequena criança de Davi morreu, ele declarou: “Eu irei para ela, porém ela não voltará para mim” (2 Samuel 12:23). Davi disse que iria até seu filho, pra ele ir até o filho, ele precisaria reconhecer ele, certo ? Ninguém vai até alguém que não conhece, a palavra ‘ir’ no original esta dizendo no sentido de ‘ir até‘ – para você ir até alguém, é necessário que você saiba onde esta indo.Em Lucas 16, o rico, Abraão e Lazaro se reconheceram.

Essa são algumas duvidas que muitos tem, não entramos a fundo sobre isso, pois, não é o tema da aula, nas aulas futuras vamos falar mais sobre isso.

QUEM SERÁ ARREBATADO

Todos aqueles que creem em Jesus como salvador e vivem segundo seus mandamentos.

  • Aquele que crê em Jesus Cristo – Jo 3:16
  • Aquele que guarda Jesus em seu coração – Mt 24: 4-14

O ARREBATAMENTO E A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS

Esse é muito importante, peço que preste bem atenção na leitura agora… 😉

1 – A Ignorância Acerca dos mortos (1 Ts 4.13)

Quando a Bíblia fala em “dormir” ou “sono” referindo-se as pessoas que morreram, porem, existem duas situações: Algumas passagens tratam os salvos que faleceram como estando “dormindo”, enquanto para os incrédulos geralmente a expressão usada é que morreram.

Ao morrer, o espírito do homem retorna a Deus (Eclesiastes 12:7). Paulo disse que, quando ele morresse, estaria presente com o Senhor (2 Coríntios 5:6-8; Filipenses 1:21-23). Mesmo acontece com os espíritos dos homens ímpios, eles permanecem conscientes, sofrendo tormento (Lucas 16:19-31).

A ideia básica na palavra “morte” é separação.
Existem várias MORTES, vou destacar 2 delas:

  • A morte material – significa separação do corpo e do espírito.
  • A morte espiritual – significa a separação do homem e de Deus.

Quando eu morro, eu não deixo de existir, mas de fato, minha alma e meu corpo são separados.

Vamos ler agora alguns versículos sobre a morte:

  • Os Mortos não louvam ao Senhor – Salmos 115.17
  • Quando o espirito sai do corpo, o corpo volta para terra – Salmos 146.4
  • Ninguém vive ao poder da sepultura – Salmos 89.48

2 – A primeira e a segunda ressurreição

Uma duvida muito frequente é cerca da primeira e a segunda ressurreição, vou tentar esclarecer essa duvida agora.

Primeira ressurreição

Em Daniel 12:2 a gente consegue entender que existem 2 povos e ambos serão ressuscitados, porem, o destino deles serão diferentes, um vai para vida eterna e o outro vai para a vergonha e horror eterno. Todos irão ressuscitar, porem, nem todos vão para a vida eterna.

A primeira ressurreição segue o mesmo principio da Colheita, é divido em pelo menos três partes:
Primeira fase (As Primícias) – Ressurreição de Cristo e de muitos santos do antigo testamento, chamados de ‘primícias dos mortos‘ – 1 Co 15:20; Mt 27.52,53. Jesus e aqueles santos ressurretos são o primeiro molho de trigo colhido – Lv 23.10-12; I co 15.23.
Jesus foi o grão de trigo que caiu na terra, morreu e produziu muitos frutos (Jo 12.24).

Segunda Fase (A grande Colheita)  – refere-se a ressurreição dos mortos que acontecerá no período do arrebatamento, você se lembra que os que morreram em Cristo serão ressuscitados, então, essa e a segunda fase da ressurreição – 1 Co 15.51,52; 1 Ts 4.14-17

Terceira fase (Os rabiscos da Colheita) – A terceira fase da primeira ressurreição refere se aqueles mortos no período da Grande Tribulação, eles serão chamados de ‘mártires da grande tribulação’ – Ap 6.9-11; 7.9-17; 14.1-5; 20.4,5.

A segunda ressurreição – Tempo
Durante a primeira ressurreição, somente os salvos serão ressuscitados, já os ímpios só serão ressuscitados na segunda ressurreição. A segunda ressurreição acontecerá no fim de todas as coisas, após o período do Milênio na terra, quando haverá o Juízo Final diante do Grande Trono Branco. – Hb 4.13: Ap 20:5-7.

3 – A transformação dos crentes que estiverem vivos quando Jesus voltar

A transformação do nosso corpo para um igual ao de Cristo acontecerá, vamos entender isso.
O apostolo Paulo fala sobre esse assunto apenas 2 vezes:

  • Jesus transformará nosso corpo de humilhação para um corpo como o dele, isto é, de glória – Filipenses 3:21
  • Seremos transformados num abrir e fechar de olhos, pois, nosso corpo e corruptível, e para morar no céu precisaremos de um corpo incorruptível – I Co 15:51-54

Nossa natureza pecaminosa será extinta, os defeitos físicos irão se desaparecer, todas feridas serão curadas, não teremos deformidade e nossa aparência será perfeita.
Tudo isso já tinha sido profetizado por Isaías – Is 35:4-6

ANTES DO ARREBATAMENTO E DEPOIS DELE

Antes do arrebatamento precisamos tomar certos cuidados.

1 – Antes, é preciso vigilância

Devemos estar sempre vigilantes, tanto no falar como no andar, veja algumas situações que devemos vigiar:

  • Guardar nosso coração – Pv 4.23
  • Guardar o que é dito – Pv 13.3, Tg 3.2
  • Guarde seus olhos – Pv 4.25,26
  • Guardar o que é feito – Sl 119.105

2 – Depois, viveremos felizes para sempre

Depois de tudo isso, acontecerá o evento mais desejado entre as nações, a volta do nosso Senhor onde a felicidade reinara durante a eternidade.
Consolais uns aos outros com essas palavras. 😉

Irmãos, espero que vocês tenham entendido e qualquer duvida, estou a disposição.

Post – O que é o arrebatamento da igreja e como será [ Estudo Profundo ]
Tags – O que é o arrebatamento, quem será arrebatado, como será o arrebatamento, quem vai ser arrebatado, arrebatamento estudo

[ COMUNICADO IMPORTANTE ]

Você gostaria de APRENDER tudo sobre ESCATOLOGIA do jeito certo?
APRENDA Escatologia com um método imperdível – CLIQUE NO LINK ABAIXO

Avalie Esse Estudo

Avalie Esse Estudo

Muito obrigado Pela Avaliação / 5. Contagem de Votos

As you found this post useful...

Follow us on social media!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nova Venda
Baixou Ebook