Como era o Jardim do Éden e ele era físico ou espiritual? [ COMPLETO ]

Como era o Jardim do Éden e ele era físico ou espiritual?

Paz do Senhor, tudo bem?

Um dos assuntos mais complicados e com poucas referencias bíblicas é sem duvida o JARDIM DO ÉDEN. Nesse pequeno estudo eu quero mostrar um pouco sobre esse lindo jardim, muitas das fontes desse estudo são doutores americanos, teólogos e filósofos. FIQUE COMIGO ATÉ O FINAL para aprender mais sobre esse lindo assunto.

INTRODUÇÃO

Um dos assuntos mais complicados na bíblia e sem duvida o que menos tem referencias, o jardim do éden, era físico ou espiritual? – Foi destruído ou arrebatado? São muitas perguntas que surgem quando se fala do Jardim do Éden, nesse pequeno estudo vamos aprender tudo sobre esse jardim.

O QUE ERA O JARDIM DO ÉDEN

O Éden era um lugar de encontro, onde o céu e a terra se tocavam e Deus se encontrava com suas criaturas. Lugar onde o céu e a terra se encontram e ficam no mesmo lugar.

Temos que ser um mini jardim do éden plantado no meio do caus. Na Bíblia, o jardim do Éden não é só o nome do lugar onde Adão e Eva viveram, mas também uma representação metafórica do Jardim de Deus, isto é, o lugar onde Yahweh mora: Is 51:3; Ez 28:12-15, 31:8-18.

O que significa o a palavra Éden – A tradução da palavra Éden é uma das mais complicas, tem vários significados, entre eles – “planície”, “cercado”, “murado”, “delicia”, entre outros, já no grega (pa·rá·dei·sos) ou “Paraíso“.

Devido a isso, quando traduzido do grego para o português, temos a associação da palavra “Paraíso” com o “Jardim do Éden“, ou “Jardim do Paraíso“.

O ÉDEN ERA ESPIRITUAL OU FÍSICO

Afinal, então o Éden era físico ou espiritual?

O hino “How He Loves Us” (Me Ama)“, que o Ministério Diante do Trono e o Ministério Livres gravaram versões em Português, diz: “O céu se une a terra como um beijo apaixonado”.

Essa seria uma forma poética de explicar a união dos céus com a terra (Apocalipse 3:12; 21:2,10), do espiritual com o terreno (I Coríntios 15:49).

Quando o físico se funde com o espiritual, acontece algumas coisas, como:

  • anjo come (Gênesis 18:1-8);
  • Jacó misturou céus e terra (Gênesis 28:12,16,17);
  • Jesus atravessa parede (João 20:19,26), come (Lucas 24:43), tocam na ferida dele (João 20:27), some, aparece (Lucas 24:31);
  • Filipe é levado de um lugar a outro como um teletransporte (Atos 8:39,40);
  • Pedro quer fazer três tendas ao ver Jesus glorificado (Lucas 9:29-33);
  • Paulo, ao ir para o terceiro céu, não sabe se foi no corpo ou fora do corpo (II Coríntios 12:2,3).

O Céu

O malfeitor na cruz recebeu de Jesus a promessa de um dia habitar no “Paraíso” (Lucas 23:43). João (Apocalipse 2:7) e Paulo (II Coríntios 12:4) também tiveram acesso a este lugar. Inclusive, este último compara o “Paraíso” ao “terceiro céu” (II Coríntios 12:2,4). Mas o que significa esta palavra?

“Paraíso” é a tradução grega [παραδεισω] na LXX (Septuaginta) da palavra hebraica “Gan”, que significa “jardim” de Gênesis 2. Ou seja, o desejo dos apóstolos, de acordo com a promessa de Jesus, era voltar a acessar o santuário desprezado por Adão – Que estou querendo dizer é – segundo a interpretação bíblica, o terceiro céu é o próprio Éden!

COMO ERA O JARDIM DO ÉDEN

Em apocalipse 22:1-2 podemos ver que o rio principal em Éden flui do Trono de Deus e do Cordeiro e que a árvore da vida está na margem deste rio.

Em seguida no livro de Gn 2:8-14 vemos este mesmo rio que sai em Éden para regar o jardim se dividindo em quatro rios; Pisom, Giom, Tigre e Eufrates. Estes rios simbolizam quatro estágios em nossa caminhada de Éden até a Jerusalém celestial seu lugar de propósito. Em resumo, havia no Éden:

  •  – Duas arvores, arvore da vida e a arvore do conhecimento do bem e do mal;
  •  – 1 Rio que saia para banhar o jardim e se dividia em quatro braços – Pisom, Giom, Tigre e Eufrates;
  •  – A natureza era plena, tudo que era plantado dava fruto numa velocidade maior – devido ao canópio;
  •  – A vida era completamente inocente;
  •  – O próprio Deus caminhava nele (Jardim).

O JARDIM DO ÉDEN AINDA EXISTE

Sim, o Éden ainda existe – porem não na terra. Existem pouquíssimas referencias sobre o assunto, as únicas referencias sobre o assunto são INDIRETAS – (dar-se a entender).

A teoria mais plausível com base na interpretação desses versículos indiretos é – o céu foi arrebatado e não está mais entre nós. Outros dizem que devido ao dilúvio, o Jardim do Éden desapareceu nas águas.

Essas são as duas interpretações sobre o dilúvio, qual você acredita? Mas a Bíblia nos promete um novo Éden, na presença de Deus. No Céu tudo será restaurado e voltaremos a desfrutar de um mundo perfeito, cheio de paz e alegria (Apocalipse 22:1-4). Poderemos nunca encontrar a localização do antigo jardim do Éden mas Deus tem algo muito melhor preparado para nós na eternidade!

ONDE FICAVA O JARDIM DO ÉDEN

As identidades exatas dos rios Pisom e Giom são desconhecidas, mas os rios Tigre e Eufrates são bem conhecidos. Se os rios Tigre e Eufrates mencionados forem os mesmos rios por esses nomes hoje, isso colocaria o Jardim do Éden em algum lugar do Oriente Médio, provavelmente no Iraque.

Não pode ser mera coincidência que a região do Oriente Médio é um dos lugares mais exuberantes do planeta, o que torna provável que era o lugar onde o Jardim do Éden se encontrava.

Se o óleo for composto, como a maioria dos cientistas acredita, principalmente de matéria vegetal e animal, então esta é a área onde podemos esperar encontrar as maiores jazidas de petróleo.

Já que o Jardim era o epítome da perfeição, é lógico concluir que a decomposição dos materiais orgânicos mais perfeitos e exuberantes da terra iria produzir vastas quantidades do melhor óleo da terra. Depois que Deus expulsou Adão e Eva do jardim, nenhum homem voltou a entrar lá.

O JARDIM DO ÉDEN FOI ARREBATADO OU DESTRUÍDO

O Éden foi retirado da terra, única referencia que temos é uma ref indireta em Ap 22.2. Como já mencionei em cima, o Éden foi arrebatado e não existe mais na terra. Muitos pensam que foi destruído ou submerso no dilúvio, porem – a interpretação mais coesa é que foi arrebatado.

 O QUE REPRESENTAVA OS QUATRO RIOS DO ÉDEN

A bíblia menciona que existia 4 rios no Jardim do Éden, cada um desses rios tinha sua características e utilidades, vamos conhecer um pouco de cada um desses rios – Veja o texto:

E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços.
O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro.
E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardônica.
E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe.
E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai para o lado oriental da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates.
E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. Gênesis 2:10-15

Os quatros rios são: Pisom, Giom, Tigre e Eufrates.

O PRIMEIRO RIO – PISOM

Pisom significafluir gratuitamente (Is. 55:1), aumento e espalhar, é o rio que rodeia, isto quer dizer – ser mudado de direção para…, transformar – Este rio vai para a terra de Havilá que quer dizer: círculo. (esse rio vai para direção daquilo que tem valor – ouro).

Esse rio foi em direção aquilo que tem valor, qual é a direção que você tem tomado? – O primeiro rio fala sobre ir em direção a algo de valor e proteger aquilo que tem valor. Aquilo que você tem de valor, você tem guardado? – Esposa, família, trabalho, igreja, dons e principalmente, vida com Deus – tem guardado? – Pequena reflexão.

Esse rio fala sobre duas coisas em resumo: valor e aliança.
Ismael, filho de Abraão, morou em Havilá (Gênesis 25:17-18).

O SEGUNDO RIO – GIOM

Giom significa – “corrente forte, uma correnteza que arrebenta as margens“, este é o que circula toda a terra de Cuxe. Este rio vai para a terra de Cuxe que é um lugar onde o filho de Cam e neto de Noé (Gn 5:32; 10:6) ficaram – lugar da descendência de Cam, neto de Noé e pai de Ninrode, progenitor dos povos do extremo Sul da África (Etiópia).

O rio Giom atravessava a terra de Cuxe. A região de Cuxe provavelmente corresponde ao atual Sudão (é o Sudão do Sul).
Giom é alimentado por um túnel cortado de uma rocha, a fonte é a rocha ( Josefo, Wars of The Jews ). Um dos significados de Giom é corrente de águas e essa corrente de águas dava origem a muitas fontes, dentre as quais Siloé (descanso).

Esse rio foi em direção a um lugar RUIM pra causar uma LIMPEZA (terra de hade e de jade – filhos de Caim) – Há uma necessidade de irmos em direção ao mar e limpar tudo, levar a luz nas trevas. Esse rio tem o significado de lavar tudo que há de mal.

TERCEIRO RIO – TIGRE

Tigre é conhecido como Hidéquel em hebraico, significa “rápido”. Esse braço do rio flui da Assíria. Assíria significa lugar Plano onde o rio inunda. Da nascente até o Eufrates, o Tigre tem cerca de 1,9 mil quilômetros de extensão. Os dois rios formam, então, um só canal, conhecido como Shatt al-Arab (“Costa dos Árabes), para, 200 quilômetros abaixo, desembocar no Golfo Pérsico, na fronteira com o Irã.

O rio Tigre representa a ‘velocidade,rapidez‘ das coisas de Deus agindo em nós. Esse é um dos principais rios do Éden, a velocidade das águas em relação aos outros rios, eram totalmente incomparável. As águas do rio tigre viajavam numa velocidade bem maior. Aplicando em nossas vidas, o Espirito Santo tem pressa em agir em nós, a velocidade que Ele muda a vida de uma pessoa quando é permitido é numa velocidade imensa.

Em resumo, esse rio fala sobre – Providência.

QUARTO TIO – EUFRATES

Eufrates em hebraico significa “doce e fértil“. Segundo a concordância Strong, significa também “frutífero”. Gloria a Deus porque o último braço do rio nos faz doces e frutíferos diante de Deus. Somente podemos dar frutos se o rio da vida estiver fluindo do nosso interior.

Esse rio fala sobre frutificar, dar frutos.

CONCLUSÃO

Com base nas informações passadas nesse estudo, ficou bem nítido que o terceiro céu é interpretado como o antigo éden e um dia ainda moraremos nesse lugar maravilhoso e cada fase dos rios representam uma etapa em nossa vida. Espero que esse post tenha contribuído de alguma forma com você. 😉

Post – Como era o Jardim do Éden e ele era físico ou espiritual? [ ESTUDO COMPLETO ]
Tags – onde fica o jardim do éden,localização do jardim do éden,o jardim do éden foi encontrado, o jardim do éden era físico ou espiritual, o que era o jardim do éden,os rios do jardim do éden, o jardim do éden ainda existe, o jardim do éden foi arrebatado, o que representa os quatros rios do éden.

UM RECADO SUPER IMPORTANTE PARA VOCÊ

Você gostaria de aprender mais sobre TEOLOGIA BÍBLICA? Sem a necessidade de PAGAR MENSALIDADE e no conforto da sua casa? Então clique no link abaixo e descubra como aprender mais.


Avalie Esse Estudo

Avalie Esse Estudo

Muito obrigado Pela Avaliação / 5. Contagem de Votos

As you found this post useful...

Follow us on social media!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nova Venda
Baixou Ebook