Neste estudo veremos um pouco sobre quem foi o deus baal e algumas de suas variações, sem dúvidas este é um dos assuntos mais interessantes dentro dos períodos dos reis.

INTRODUÇÃO – QUEM FOI BAAL NA BÍBLIA

Este sem dúvidas é um dos assuntos mais difíceis para se tratar, pois existem muitas mitologias por trás do deus baal, cada região no oriente médio trava baal de uma forma, então existem VÁRIAS E VÁRIAS mitologias por trás deste deus.

Neste estudo veremos de forma mais “direta” algumas destas variações da história do deus baal e tentar decifrar de uma vez por todas quem foi o deus baal na bíblia e traçaremos alguns versículos que este deus aparece.

O QUE SIGNIFICA BAAL EM HEBRAICO

Em hebraico baal é בַּעַל, esta palavra tem muitos significados em hebraico, como: marido, senhor, proprietário, parceiro e também o nome do deus cananita.

No dicionário James Strong, a partir da referência 1166 tem praticamente 2 folhas apenas explicando sobre os termos relacionados a baal, veremos algumas dessas aplicações agora.

Gênesis 14.13 – usado como “confederado – amigo”
Gênesis 20.3 – usado como “marido”;
Gênesis 37.19 – usado como “dono do sonho”;
Provérbios 29.22 – usado como “ira”;
Eclesiastes 7.21 – usado como “sabedoria”.

QUAL ORIGEM DO DEUS BAAL

Não sabemos ao certo a origem do deus baal, pois ele é tão antigo como as primeiras histórias do próprio Deus da bíblia, alguns autores chegam até comparar o Deus (EL) com deus baal, pois em algumas mitologias eles tem uma história bem semelhante.

Desde a Mesopotâmia até outras regiões, como os Cananeus, Filisteus, Fenícios, todos tinham um deus em comum, possivelmente baal – ou um deus derivado de baal.

Neste estudo tomaremos como base os escritos de um autor muito conhecido e influente sobre o tema, que é o Filo de Biblos, ele é autor de várias obras gramaticais, léxicas e histórias gregas muito mais.

Segundo Filo, o deus baal surgiu com os cananeus, dentro do “panteão” – que é um conjunto de deuses, o deu baal era o segundo mais poderoso para eles, só perdendo para o deus El < – Que segundo alguns autores, este próprio EL seria uma referência ao Deus da bíblia.

QUEM ERA O DEUS BAAL NA BÍBLIA

Responder quem foi o deus baal na bíblia é a coisa mais difícil que existe, pois cada região tinha ele como uma mitologia específica, para os cananeus ele tinha uma história, para os fenícios ele tinha outra, para os babilônicos outra ainda, sendo assim fica totalmente complicado definir o deus baal de uma forma específica, por isso estudaremos ele de forma geral como a MAIORIA das REGIÕES e RELIGIÕES enxergavam ele.

Querer responder quem era o deus baal na bíblia é como perguntar “quem é JESUS para você?” – Para cada religião Jesus é algo, para alguns é uma força ativa, para outros é o próprio Deus encarnado e outros ainda afirmam que é Miguel.

Mas, de forma geral e na maioria das vezes na bíblia, o deus baal é o deus da natureza e dos efeitos meteorológicos, em outras palavras: ele atuava nos mares, rios, fogos e tempestades.

Por isso em muitas passagens bíblicas, como em 1 Reis 18 o profeta Elias desafiou os 450 profetas de baal para cair fogo do céu, pois Elias sabia que a mitologia que cercava este deus baal era que ele comandava “mares, tempestades e fogo”, Elias nitidamente estava afrontando os profeta de baal naquele cenário.

COMO ERAM OS CULTOS A BAAL NA BÍBLIA

Os cultos a baal eram bem diferentes do que estamos acostumados, em geral era uma cerimônia com os profetas e sacerdotes de baal, lá eles praticavam:

– Magica;
– Ilusionismo;
– Mutilação – 1 Reis 18:28
– Facadas;
– Prostituição – Números 25:1-3
– Sacrifício de crianças – Jeremias 19:5

Leia o texto de 1 Reis 18, vai ficar um pouco mais claro como eram os cultos a baal nos tempos bíblicos, vamos ver alguns versículos, veja:

E tomaram o bezerro que lhes dera, e o prepararam; e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao meio-dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém nem havia voz, nem quem respondesse; e saltavam sobre o altar que tinham feito. 1 Reis 18:26

E eles clamavam em altas vozes, e se retalhavam com facas e com lancetas, conforme ao seu costume, até derramarem sangue sobre si. 1 Reis 18:28

Com base nesses pequenos versículos, conseguimos ver algumas características ao culto a baal, como:

  • Eles adoravam a baal no período da manhã;
  • eles dançavam sobre o altar de baal;
  • eles se retalhavam com facas e lancetas
  • derramavam sangue sobre eles e também sobre o altar.

Essas são algumas características sobre o culto a baal nos tempos bíblicos.

OS NOMES DE BAAL NA BÍBLIA | COMO BAAL ERA CHAMADO NA BÍBLIA

Como já mencionamos, para cada região eles tinham uma mitologia e uma forma de chamar o deus baal, este é um dos  motivos que é muito difícil explicar exatamente quem foi o deus baal, hehe.

Vamos ver agora algumas variações de como baal aparece nas escrituras, veja:

Baal-Meom (Baal de refugio) – Números 32.38
Baal-Tamar – Juízes 20.33
Baal-Zefom (Baal do norte) – Êxodo 14.9
Baal-Peor – Números 25.3
Baal-Berite – Juízes 8.33
Baal-Zebube – 2 Reis 1.2

Esses são alguns nomes que baal recebe nas escrituras.
Vocês gostariam de um estudo específico sobre cada um desses baal? Só comentar aqui, ai faremos para vocês.

PESSOAS QUE TINHAM O NOME DE BAAL NA BÍBLIA

Baal era tão importante nos tempos bíblicos, que vários personagens receberam o nome de ‘baal’ como uma espécie de homenagem.
Veremos agora alguns personagens bíblicos que carregavam o nome de baal.

Meribe-Baal – 1 Crônicas 9.40 (Filho de Jonatas)
Baal-Hanã– Gênesis 36.38 (Filho de Acbor)
Baal – 1 Crônicas 1.49 (Filho de Gibeão)
Etbaal – 1 Reis 16.31 (Pai de Jezabel)
Esbaal – 1 Crônicas 8.33 (Filho de Saul)

 NOME DE LUGARES COM NOME DE BAAL | CIDADES COM NOME DE BAAL

Assim como tinha muitos personagens com nome de baal e inclusive várias mudanças do nome de baal, tinha também muitos lugares com nome de baal, em homenagem ao deus baal, vamos ver algumas cidades e lugares com nome de baal.

Bamote-Baal – Josué 13.17
Bete-Baal-Meom – Josué 13.17
Quiriate-Baal – Josué 15.60
Baal-Perazim – 1 Crônicas 14.11
Gur-Baal – 2 Crônicas 26.7
Baal-Zefom – Números 33.7
Jerubaal – Juízes 6.32
Baal-Hermom – 1 Crônicas 5.23
Baal-Gade – Josué 13.5
Baal-Tamar – Juízes 20.33
Baal-Hazor – 2 Samuel 13.23
Baal-Salisa – 2 Reis 4.42
Baalate – Josué 19.44
Baalate-Ber (que é Ramá) – Josué 19.8

AS TRÊS PRINCIPAIS VARIAÇÕES DO NOME DE BAAL

O deus baal foi chamado na bíblia com algumas variações, essas variações aconteceram simplesmente porque cada região chamou ele de um jeito, conheceremos agora os principais nomes que baal recebeu.

Baal-Berite: significa “senhor da aliança”. Era cultuado pelos amorreus e cujo santuário ficava em Siquém (Juízes 9:1-6);

Baal-Peor: significa “senhor do monte Peor”. Era cultuado pelos moabitas e pelos midianitas (Números 25:1-5; Deuteronômio 4:3; Salmos 106:28; Oséias 9:10);

Baal-Zebube: significa “senhor das moscas”. Alguns intérpretes acreditam que a designação correta desse falso deus era Baal-Zebul, que significa “senhor, o príncipe”. Então Baal-Zebube talvez tenha sido uma designação de zombaria. Era cultuado em Ecrom, uma cidade dos filisteus (2 Reis 1:2,6,16).

BAAL ERA UM DEMÔNIO?

A Bíblia não diz que Baal é um demônio. Baal era um deus falso, não existia de verdade.
Embora toda idolatria está ligada a demônios (Deuteronômio 32:16-17) mas isso não significa que existe um demônio chamado Baal.

É possível que um demônio tenha fingido ser aquele deus falso.

No tempo de Jesus algumas pessoas chamavam o diabo de Belzebu, o príncipe dos demônios (Mateus 12:24). Belzebu é uma variação de Baal-Zebube, um dos nomes do deus Baal (2 Reis 1:2).

Não se sabe ao certo como esse nome ficou associado ao diabo. Isso talvez terá acontecido porque Baal era o principal deus falso adorado pelos israelitas durante muito tempo e o diabo é o principal adversário de Deus, que quer ser adorado como um deus.

ONDE CONSTRUIRAM OS TEMPLOS DE BAAL

Basicamente tinham templos de baal em vários lugares, tanto no reino do Sul como no reino do Norte, fora as cidades vizinhas dos Moabitas, Cananitas, Midianitas e Amorreus.

Os dois principais templos ficavam em Samaria (1 Rs 16,32 e 2 Rs 10,18–27) e outro em Jerusalém (2 Rs 11,18; 2 Crônicas 23,17).

Post – Quem foi o deus baal na bíblia | Baal-Zebube Era Demônio?
Tags – quem era o deus baal, baal na bíblia, a história do deus baal
Post Relacionados – Quem Foi o Profeta Elias Na Bíblia | A História de Elias Em Ordem Cronológica

Tags: | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *