Lição 1 – Carta aos Efésios – Saudação aos Destinatários | Epístola Aos Efésios

Hey, você já conheceu o ebook tsade? O guia completo com 150 páginas de ensino do hebraico bíblico e da cultura judaica.
Esse material é completo, vários estudos e interpretações bíblicas... clique aqui para saber mais....

Nesta Aula 1 – Carta aos Efésios (Panorama Bíblico), neste estudo veremos mais sobre a epístola aos Efésios, veremos cada uma das características desta carta de Paulo e também sobre a cidade de Éfeso. Existem muitas curiosidades bem legais sobre a carta aos irmãos de Éfeso e também sobre a cidade de Éfeso

Revista – A Igreja Eleita, Redimida Pelo Sangue de Jesus e Selada Com Espírito Santo Na Promessa.
Lição 1– Carta aos Efésios – Saudação aos Destinatários | Entendendo a Carta Aos Efésios | Subsídio da EBD – Subsídio da aula 1 da ebd.
Lembrando que este estudo é um subsídio da escola bíblica dominical – Lição 1: Carta aos Efésios – Saudação aos Destinatários| Lição dos Adultos.

INTRODUÇÃO A CARTA AOS EFÉSIOS | EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS

A Epístola aos Efésios é denominada de “a coroa dos escritos de Paulo” e ainda de “a rainha das epístolas”. Nela, o propósito eterno de Deus para a Igreja está revelado por meio de Cristo Jesus. Nesta lição, estudaremos os aspectos introdutórios e as principais abordagens doutrinárias da Epístola. Durante esse estudo, o conteúdo da Epístola deve nos levar à adoração a Deus e ao aperfeiçoamento de nossa vida cristã. 

I – AUTORIA E DATA QUE A EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS FOI ESCRITA

1.1 – Autoria | Quem Escreveu a Carta aos Efésios | Epístola aos Efésios

A autoria da carta de Efésios é de Paulo, conforme os trechos a seguir:

Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus” Efésios 1:1

“Por esta causa eu, Paulo, sou o prisioneiro de Jesus Cristo por vós, os gentios;” Efésios 3:1

Paulo também era chamado de Saulo, conforme enfatizado em Atos 13.9. É importante destacar que Saulo não teve seu nome alterado, como muitos dizem. Saulo não foi transformado em Paulo. Saulo era Paulo.

Saulo era seu nome hebraico, já Paulo era seu nome romano. Como se fosse Juan em espanhol, e João em português. Não há alteração de nome, apenas uma ‘tradução’.

1.2 – A assinatura apostólica | Assinatura de Paulo Nas Cartas

Há muitas especulações para o motivo de Paulo se apresentar por este nome em suas cartas e não como Saulo (hebraico). A principal delas é que ele se apresentava por Paulo para se aproximar mais dos seus ouvintes e leitores, pois eram gentios e, um nome gentio (romano) poderia diminuir as barreiras entre eles ao receber a mensagem.

Afinal, se considerava o apóstolo dos gentios (Rm 11.13; At 28.28), ou seja, aquele que anunciava a salvação para os que não eram de Israel.

Esta técnica, séculos mais tarde ficou conhecida como Rapport. É uma forma que o interlocutor utiliza para gerar empatia em seu público-alvo se assemelhando a ele, e adotando características similares que possam estabelecer uma ligação mais forte. Além do nome, Paulo utiliza esta técnica em outras ocasiões:

“Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.” 1 Coríntios 9:22

1.3 – Uma epístola da prisão

Paulo passou por Éfeso na sua segunda viagem missionária, depois de 2 anos ele volta para éfeso e fica por mais 3 anos.
Uma curiosidade bem interessante é: éfeso foi a cidade que ele ficou durante mais tempo em suas viagens missionárias.

Gostaria de ser um pregador diferenciado e pregar de forma impactante decorando os versículos e sem timidez? Clique aqui para aprender

Depois de 3 anos que ele ficou em éfeso que é fundada a primeira igreja dele lá, igreja que foi dirigida pelo Pr Timóteo.
Depois que a igreja foi fundada, o apóstolo Paulo foi para Roma, onde ele é preso e escreve aos irmãos da igreja de Éfeso.

A Epístola foi escrita no período em que Paulo se encontrava preso em Roma. Ele se identifica como “o prisioneiro de Jesus Cristo” (3.1), “o preso do Senhor” (4.1) e o “embaixador em cadeias” (6.20). Isso indica que era uma carta enviada do cárcere. Por essa razão, ela integra o rol das Epístolas da Prisão redigidas aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses e a Filemom.” Revista CPAD.

1. 4 – Data – Linha do Tempo de Éfeso | Quando a Carta Aos Efésios Foi Escrita

“De acordo com Atos, após realizar três viagens missionárias e implantar igrejas na região do Mediterrâneo, Paulo esteve em prisão domiciliar por cerca de dois anos (At 28.30), entre 60 e 62 d.C. aproximadamente. A partir dessa premissa, a data provável da redação da Epístola aos Efésios ocorreu por volta de 61 e 62 d.C., tendo Tíquico como o seu portador (6.21).” Revista CPAD.

52 d.C. Paulo viaja através de Éfeso no fim de sua segunda viagem missionária | Apolo vem para Éfeso e é mentoreado por Áquila e Priscila
54 d.C. Paulo retorna a Éfeso durante sua terceira viagem missionária | Paulo ensina na sinagoga de Éfeso
54 d.C. – 56 d.C. Paulo migra da sinagoga em Éfeso para a escola de Tirano
56 d.C. Paulo deixa Éfeso a fim de seguir para Macedônia
60 d.C. – 62 d.C. Paulo é preso
61 d.C. Paulo escreve a carta aos Efésios
62 d.C. Paulo escreve a primeira carta a Timóteo, bispo de Éfeso
67 d.C. Paulo escreve a segunda carta a Timóteo

II – DESTINATÁRIOS – PARA QUEM A CARTA AOS EFÉSIOS FOI DESTINADA

2.1 – A cidade de Éfeso

Fundada por volta de 1050 a.C., tornou-se num centro político, comercial e religioso da Ásia Menor, atual país da Turquia.
Era uma cidade litorânea (isto é, com muitas praias), cujo porto desaguava no mar Egeu. 

Sua rua principal era pavimentada em mármore com colunas trabalhadas em ambos os lados. Era considerada uma metrópole com cerca de 500 mil habitantes. Tinha o maior anfiteatro do mundo, com capacidade para 25 mil espectadores

Próximo dali ficava o estádio com a pista de corridas e a arena onde ocorriam as lutas entre animais selvagens, como também entre homens e animais.

2.2 – A religiosidade em Éfeso – Como era a religiosidade de Éfeso

A cidade abrigava o templo de Ártemis (Diana – a deusa da fertilidade), construído em mármore. 

A economia da cidade dependia dos milhares de turistas que a visitavam. Sua maior fonte de renda era o comércio de nichos de prata vendidos no templo, razão pela qual seus moradores ficaram alarmados com a pregação de Paulo contra a idolatria (At 19.27-29).

Paulo começa a pregar o evangelho e muitas pessoas começam a se converter, isso fez com que a economia da cidade ficasse um pouco prejudicada, pois agora os novos convertidos pararam de comprar ‘amuletos e estatuas da deusa diana’.

O comércio era muito forte em relação a venda desses amuletos, inclusive culpam Paulo ela diminuição das vendas, leia Atos 19, como já mencionado. 

2.3 – A igreja de Éfeso

Paulo evangelizou a cidade e seus arredores durante três anos (At 20.31) e assim surgem as sete igrejas do apocalipse.

Quando chegou a Éfeso, o Apóstolo encontrou doze discípulos, os quais batizou nas águas e conduziu a receber o batismo no Espírito Santo (At 19.5-7).

Em seguida evangelizou os judeus na sinagoga por um espaço de três meses (At 19.8). E como alguns judeus resistiram ao Evangelho, voltou-se para os gentios pregando num salão alugado na escola de Tirano (At 19.9).

Em Éfeso, Deus usou Paulo poderosamente e a igreja crescia, pois até os lenços e aventais do apóstolo foram usados para curar os enfermos e expulsar demônios (At 19.12).

Grandes líderes da igreja também passaram por Éfeso: Apolo ministrou ali e foi instruído por Priscila e Áquila (At 18.24-28); Timóteo também foi designado para pastorear na cidade (1 Tm 1.3); e segundo Irineu (130-202 d.C.), bispo grego do primeiro século, o apóstolo João também liderou a igreja

2.4 – A saudação epistolar – Como Paulo saúda os irmãos nas epístolas

A saudação é a mais breve dentre todos os escritos de Paulo. Ele se dirige “aos santos e fiéis em Cristo Jesus” (1.1), isto é, aqueles que foram separados e consagrados para ser a propriedade exclusiva de Deus (1 Pe 2.9). Paulo os cumprimenta com as palavras “graça e paz” (1.2), uma expressão que lembra o favor gratuito e imerecido de Deus. 

Leia os primeiros versículos das cartas de Paulo, você vai reparar que ele dá uma saudação bem grande nos outros livros, porém aqui em Efésios ele fala bem pouco.

Um dos motivos é que ele ficou MUITO tempo lá, então as pessoas já conheciam ele.

Quanto aos destinatários, a maioria dos intérpretes considera que a Epístola era uma carta circular destinada aos cristãos de maioria gentílica das muitas igrejas da Ásia, provenientes de Éfeso, a metrópole mais importante daquela região.

III – PROPÓSITO E MENSAGEM DA CARTA AOS EFÉSIOS

3.1 -O propósito da carta aos Efésios

Aparentemente a Epístola não aborda nenhum problema específico como em outras de Paulo, por exemplo: 1 Coríntios.

Porém, nos capítulos iniciais da Carta percebemos algumas ênfases que sinalizam a solução de certas questões. Por exemplo, havia novos convertidos que vinham do mundo helênico (cultura grega e filosofia) e praticavam religiões de mistérios e magia, mas que agora se reuniam com os santos de Éfeso. 

Não por acaso, o apóstolo Paulo mostra àqueles crentes que Cristo está no controle do universo inteiro (1.20-22).
Também é possível perceber outro tipo de ênfase do apóstolo. 

O passado daqueles cristãos era marcado pela imoralidade e bebedeiras, mas uma vez salvos pela graça, eles deveriam adotar um novo estilo de vida em Cristo (2.1-10).

Destaca-se ainda uma preocupação com a unidade e a paz entre judeus e gentios cristãos, enfatizadas pelo plano universal da redenção para ambos (2.11-18). 

Sob essas premissas, então, podemos considerar que uma das intenções do autor aos Efésios era a de atender as múltiplas necessidades da igreja numa perspectiva pastoral. Por isso a Carta é apontada por estudiosos como o tratado teológico sobre a Igreja, o Corpo de Cristo

3.2 -A mensagem da carta aos Efésios

A mensagem de Efésios gira entorno de duas temáticas: Jesus Cristo, a cabeça (1.22; 4.15; 5.23); a Igreja, o corpo (1.23; 4.12; 5.30). 

Assim, podemos classificar os desdobramentos desses assuntos nos seguintes eixos temáticos: 

(1) A consumação do plano eterno de Deus na pessoa Jesus Cristo (1.3-5);
(2) a atuação do Espírito Santo como o penhor da experiência de salvação (1.13,14);
(3) a reconciliação dos povos por intermédio da cruz de Cristo (2.16);
(4) a revelação do mistério da vontade de Deus por obra do Espírito Santo (3.5);
(5) um novo estilo de vida baseado na unidade, na comunhão com o Espírito, na frutificação, na adoração e na intercessão no Espírito (4.3,30; 5.9,18,19; 6.18); 

Os novos relacionamentos conjugais e a luta contra o Diabo (5.21 – 6.20). 

Portanto, a Epístola contém uma combinação de doutrina, fé e prática da vida cristã, ou seja, de tudo o quanto Deus fez e do que se espera que a Igreja faça.

Post – Lição 1 – Carta aos Efésios – Saudação aos Destinatários | Epístola Aos Efésios
Tags – lição 1 – carta aos efésios, saudações aos destinatários, subsídio da escola bíblica dominical, ebd, escola bíblica dominical
Post Relacionado – A necessidade da justificação através de Jesus

Avalie Esse Estudo

Avalie Esse Estudo

Muito obrigado Pela Avaliação 4.9 / 5. Contagem de Votos 8

Seja o Primeiro Avaliar Esse Estudo

HEY, VOCÊ GOSTARIA DE SER UM PREGADOR \ ESTUDANTE DA BÍBLIA TOTALMENTE DIFERENCIADO?

A maioria dos pregadores diferenciados e estudantes da bíblia que chamam atenção das pessoas enquanto fala são aquelas que tem um estudo diferenciado.
Você já conheceu alguém que enquanto fala todos querem ouvir?
O que essas pessoas tem que as outras não?
Essas pessoas tem muito conhecimento bíblico e sabem fazer uma EXCELENTE EXEGESE BÍBLICA.
Gostaria de aprender hebraico bíblico e cultura judaica e o principal, fazer uma excelente exegese bíblica?

CLIQUE AQUI PARA APRENDER HEBRAICO BÍBLICO E CULTURA JUDAICA

Tags: | | | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Moisés Figueiredo, criador do portal Estudo de Deus e do Curso Tsade - Hebraico do Jeito Certo. Formado em Ciência da Computação e Tecnologia em Marketing, pós graduado em Gestão de Projetos e amante da bíblia sagrada e do hebraico bíblico.

6 Comentários

  1. Irmão Moiseis a Paz de cristo quero muito le agradece por subsidio que eu sempre copio para estudar; e tem me ajudado muitissimo. Pesso que Deus le abençoe por essa postagem que não só a mim como a muitos tem ajudado
    obrigado e que o nosso Deus le alumine sempre o seu caminho., Deus le abençoe.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *