O que é a Alma? Qual Diferença Entre Alma e Espírito?

Neste estudo veremos o que é a alma – parece algo muito simples, mas acreditem – muitas pessoas fazem uma confusão enorme sobre este assunto e também veremos as principais diferenças entre a alma e o espírito.

INTRODUÇÃO – O QUE É A ALMA

A gente acredita que o homem é formado por corpo, alma e espírito, sim, o homem é uma composição destes três, isso é chamado de tricotomia.

Em resumo – a tricotomia é o estudo que visa colocar o homem como ‘tri’ em sua composição – carne, alma e espírito) e partir de agora estudaremos de forma individual o que é a alma e também o que é o espírito – e o corpo veremos em outro estudo separado! 😉

O QUE É O ESPÍRITO | ESTUDO SOBRE O ESPÍRITO DO HOMEM

O elo entre o nosso corpo e Deus | A sede de nossa comunhão com Deus

Bom, vamos entender agora o que é o espírito, entender a alma é muito mais fácil que entender o que é o espírito. O espírito é a parte de nós que pode reconhecer e ter comunhão com Deus. O espírito é o que interage com as forças espirituais.

O espírito é a força que dá vida.

Em hebraico a palavra para espírito também significa vento ou sopro (Ruach). Quando Deus soprou vida no homem, significa que lhe deu um espírito (Gênesis 2:7). O espírito vem de Deus e nos permite ter contato com Deus. Deus é espírito e só podemos nos unir a Deus através do espírito – João 4.24 – Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade“.

Em resumo o que é o espírito – o espírito é a parte que nos conduz para as coisas espirituais.

Nosso corpo físico não tem capacidade de buscar as coisas espirituais – mas pelo espírito temos essa capacidade. Aí vem uma grande pergunta – O espírito morre?

Não, o espírito não morre. Quando morremos, o espírito volta a Deus, que é a fonte de toda vida (Eclesiastes 12:6-7).

Estamos conectados ao espírito?
NÃO – Hebreus 4:12 diz sobre a “divisão da alma e do espírito“.

O que a bíblia diz sobre o espírito humano?
1 Coríntios 15:44 diz que o “espírito” é um corpo ESPIRITUAL.

O QUE É A ALMA | O NOSSO ELO COM MUNDO EXTERIOR

Em nosso ser, alma e espírito acham-se tão unidos, que somente a Palavra de Deus pode alcançar-lhes a junção (Hb 4.12).
Conforme veremos, a alma e o espírito formam a nossa substância imaterial. E cada um deles tem uma função específica em nosso ser.

Toda religião ou comunidade (linhas de pensamentos) divide o mundo em duas esfera: Esfera humana e Esfera Divina.

Segundo algumas linhas de pensamento, alma é algo que consegue ficar entre os dois. A alma no novo testamento recebe o termo “psique”, ele é encontrado para mencionar: o homem; ser animal e até mesmo definir algo físico (referente a vida).

OUTRA CARACTERÍSTICA IMPORTANTE, AS ALMAS MORREM

Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá – Ezequiel 18:4

Bom, agora que entendemos um pouco o conceito de alma, vamos analisar o que é a alma. A palavra alma em hebraico é “NEFESH” נֶפֶשׁ – Aparece 700. Uma possível tradução para nefesh é GARGANTAPor exemplo, em Números 11:6 “Mas agora a nossa alma | garganta se seca”. José quando foi preso foi levado pela “garganta – nefesh”. Nefesh também é usado para “homens”.

Havia 33 “nefesh” na casa de Jacó (isto é, família). Nefesh também pode significar “pessoa, família, no sentido de vida”. Os animais em Gn foram chamados de “nefesh chaim – Animais viventes”.Então vamos lá – O QUE É A ALMA: A alma quando usado na bíblia é para descrever o “homem, isto é – o ser vivente”.

Só que segundo a teologia, não é apenas algo que “define o homem” – a alma também é um CONJUNTO DE CARACTERÍSTICAS, essas características da alma que estudaremos agora.

O QUE COMPÕE A ALMA | ALMA É COMPOSTA POR ATRIBUTOS

Essa é uma parte MUITO IMPORTANTE – você precisa ler ela inteira. Aqui vamos estudar literalmente O QUE É A ALMA, a alma é um conjunto de características e iremos estudar todas agora. A teologia divide a alma em 10 características, são elas:

1 – Sentimentos;
2 – Emoções;
3 – Motivações;
4 – prioridades;
5 – Coração;
6 – Desejo;
7 – Intelecto;
8 – Carácter;
9 – Personalidade;
10 – Consciência.

Então o homem (a alma) é composta por essas 10 caraterísticas. Vou explicar um texto aqui para você agora. Olha o texto de Paulo: E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo –  Tessalonicenses 5:23. Agora que entendemos o que é a alma, fica mais fácil entender esse texto de Paulo, ele diz para “santificarmos a alma“, Paulo estava dizendo exatamente que temos que santificar esses 10 sentidos (dez características).

A SEPARAÇÃO DA ALMA DO CORPO – GERAM MORTE

A morte ocorre quando a alma separa-se do corpo. É o que nos mostra a narrativa da morte de Raquel, a esposa amada de Jacó (Gn 35.18).

Saindo-lhe a alma, ela morreu. Quando isso ocorre, a alma dos justos é recolhida ao lugar de descanso, ao passo que a dos ímpios é aprisionada no inferno (Lc 16.20-31).

Observe, pois, que a alma (juntamente com o espírito) permanece consciente até a ressurreição do corpo. Enfatizamos que a alma e o espírito são inseparáveis; são um único elemento de nossa imaterialidade.

Tem um estudo completo sobre o assunto neste link:

O destino final dos mortos – Para onde os mortos vão quando morrem

QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE A ALMA E O ESPÍRITO

Agora que já estudamos de forma individual a alma e o espírito – vamos analisar de forma rápida as principais diferenças entre a alma e o espírito.

Alma = Centro de nossos sentimentos e atributos (emoção, sensação, intelecto, etc)
espirito = O que nos conecta com as coisas espirituais – Nos liga a Deus

Alma = A alma NÃO MORRE, ela é imortal, quando morremos – ou ela vai para o céu ou para o inferno
espirito = Quando morreremos – o espirito volta para Deus que o deu

Alma = Nos permite amar outra pessoa ou a Deus
espirito = Nos permite nos conectarmos com Deus

Alma = Nefesh em hebraico
espirito = Ruach em hebraico

Basicamente essas são as diferenças entre a alma e o espírito! 😉

Post – O que é a Alma? Qual Diferença Entre Alma e Espírito?
Tags – o que é a alma, o que é o espírito, diferença entre alma e espírito, o que é tricotomia
Post Relacionado

➡️ Lição 3 – A Natureza do Ser Humano | Alma e Espírito

Tags: | | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Prazer, meu nome é Moisés Figueiredo. Sou apenas um nerd da tecnologia formado em ciência da computação, tecnologia em marketing e pós graduado em gestão de projetos, e claro - louco por hebraico bíblico e cultura judaica. Criador do curso mais vendido da internet de hebraico bíblico desde 2018, exatamente - Curso Tsade (https://cursotsade.com.br) Basicamente isso, o resto é história...

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.