O destino final dos mortos - Pra onde eles vão quando morrem

O destino final dos mortos – Pra onde eles vão quando morrem

INTRODUÇÃO

No post de hoje vamos ver o destino final dos mortos, aqueles que morreram em Jesus e os que morreram sem a Salvação.
No post de hoje pretendo mostrar algumas verdades bíblicas, pois há muitas duvidas sobre esse assunto, como:

  • O inferno já foi inaugurado;
  • O Hades é a mesma coisa que o inferno;
  • O que é o lago de fogo e enxofre.

Essas são apenas algumas duvidas que pretendo esclarecer nesse post.

1 – O ESTADO INTERMEDIÁRIO

Vamos dividir esse tópico em três:

  • O que é
  • Sheol e o Paraíso
  • O lugar dos mortos

1 – O que é estado intermediário

É o estado entre a morte física e a ressurreição, tanto dos salvos como dos ímpios.
O “estado intermediário” é um conceito teológico que ‘especula‘ a respeito do corpo. Por exemplo, os crentes esperam no céu enquanto esperam para os seus corpos físicos sejam ressuscitados. A bíblia é muito clara quando diz que os crentes mortos – falecidos, estão com Senhor – 2 Co 5.6-8, Fp 1.23. – Os mortos estão com o Senhor e Consciente. 

A bíblia também deixa claro que a ressurreição dos crentes ainda não aconteceu, isto significa que os corpos dos crentes estão na sepultura ainda – 1 Co 15.50-54, I Ts 4.13-17. Uma das coisas que é estudada no “estado intermediário” é – se os crentes que estão no céu estão com um corpo ‘espiritual’ ou um corpo físico ‘temporário’, enquanto o deles ainda não foram  ressuscitados.

Em resumo – O estado intermediário e um ‘espaço de tempo‘, uma pessoa morre hoje, por exemplo, enquanto  ela espera a ressurreição, ela esta nesse período de ‘estado intermediário‘.
Lembrando, estado intermediário é um ‘espaço de tempo‘, agora onde as almas estão durante esse período, é um assunto que vamos conversar nesse post.

A Palavra de Deus afirma que não existe purgatório e que também não há o “sono da alma“, nem tampouco a reencarnação como creem alguns.

2 – O Sheol e o Paraíso

Sheol é um termo hebraico que pode significar sepultura ou “lugar ou estado dos mortos“. No novo testamento Sheol é traduzido por Hades. Hades é colocado como um lugar onde os ímpios ficam quando morrem – “Deus livra o justo do Sheol ou da sepultura…” – Sl 49.15.

Nas línguas originais da bíblia, o inferno é chamado de Geena – GEHENNA, tem outras palavras que descrevem também o inferno, como ‘hades e sheol‘, que é algo errado, pois são coisas diferentes, o Geena é diferente do hades, muitos pensam que é a mesma coisa. Infelizmente em nossa tradução é usado a palavra hades e geena para inferno, sendo que são duas coisas bem diferente.

Hades é diferente de inferno (ou Geena). O inferno é o lugar onde será lançados os ímpios e a trindade satânica após o Juízo Final do grande Trono Branco.
Deus não preparou o Geena – inferno, para o homem, mas, sim para os anjos caídos e o Diabo. Deus não destinou o homem para a perdição, porem, quando ele se recusou a obedecer a Deus e negar a fé vindoura de Cristo, ele ganhou um passaporte para esse lugar – Geena – > O inferno.

O inferno já foi inaugurado ?

A resposta é não. Hoje uma pessoa quando morre, ela fica num lugar de atormento, que é o Hades | SheolLc 16.24.

Em resumo, o Hades| Sheol é um LUGAR onde os mortos ímpios ficam no seu estado intermediário, sendo torturado aguardando a ressurreição para seu juízo diante do Grande Trono Branco, logo após esse juízo o HADES será lançado no Geena, isto é, o lugar de atormento que é o hades, será lançado para dentro do inferno que é o Geena.

Olha a divergência na tradução – “E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.” Apocalipse 20:14.
A tradução ficaria assim – “E a morte e o HADES foram lançados no INFERNO…”. Este é um dos pontos interpretativo, segundo alguns teólogos.

Você tem dúvidas sobre a tradução original, aconselho que adquira esse curso completo de Hebraico e Grego, pois, nada melhor que entender a palavra de Deus no seu sentido original.

E o Paraíso

O vocábulo “paraíso” é de origem persa e significa um ‘um parque‘ ou ‘jardim de paz e harmonia‘. Foi usado pelos tradutores da Septuaginta para significar o ‘Jardim do Éden‘  – Gn 2.8. Aparece apenas três vezes no Novo Testamento – Lc 23.43, 2 Co 12.4, Ap 2.7.

Muitos pensam que uma pessoa que morre em Jesus fica no ‘Seio de Abraão‘ ainda, porem, é uma interpretação errada da bíblia, pois, Jesus disse ao ladrão que ainda hoje estaria com ele no ParaísoLugar de harmonia.

3 – O lugar dos mortos

Vou transcrever que está na revista.

Os Teólogos entendem que “o lugar dos mortos“, o Hades, estava dividido em duas partes. Estes tomam como base o texto de Lucas 16.19-31, no texto que se refere a Lázaro e ao rico. O primeiro fiel a Deus, foi levado para o ‘Seio de Abraão‘, ou ao Paraíso, estando em repouso e felicidade. O rico, orgulhoso e incrédulo foi para o Hades – que é um lugar de atormento, onde experimenta angústia e sofrimento.

Myer Pearlman diz que Cristo desceu ao Sheol – Sl 16.10; 49.15, “ao mundo inferior dos espíritos ” – Mt 12.40; Lc 23.42,43 e libertou os santos do Antigo Testamento levando-os consigo para o paraíso celestial – Ef 4.8-10. O lugar ocupado pelos justos que aguardam a ressurreição foi transladado para as regiões celestiais – Ef 4.8; 2 Co 12.2. Desde então, os espíritos dos ímpios descem para a condenação – Ap 20.13,14. Segundo os textos bíblicos o Paraíso estaria em cima – Pv 15.24a e o Hades em baixo – Pv 15.24b.

2 – A SITUAÇÃO DOS MORTOS

Aqueles que já morreram, qual é a situação deles, seja ímpio ou crente – O texto de Lucas 16 nos mostra a diferença entre o ímpio e o justo.
Vamos dividir esse tópico em três:

  1. O estado intermediário dos salvos
  2. Os justos são recebidos pelo Senhor
  3. O estado intermediário dos ímpios

1 – O estado intermediário dos salvos

Na história do rico e Lázaro – Lc 16, vemos o estado intermediário dos salvos.
O justo ao morrer é conduzido pelos anjos até o Paraíso (v.22). Os mortos estão consciente, ao contrário do que muitos pensam, o ladrão da cruz logo após a morte, já esteve com Jesus.

Não faria sentido algum Jesus dizer – “Hoje mesmo estarás comigo no paraíso“, se o ladrão da cruz não fosse ficar consciente lá com ele.

Paulo diz em Coríntios 5:8 – “Entretanto, estamos em plena confiança, preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor”.

No monte da transfiguração em Marcos 9, Elias e Moisés aparecem para Jesus, logo, estavam conscientes. Elias foi transladado, não faria sentido ele ser levado para o céu e ficar ‘dormindo’ sem consciência lá em cima, o mesmo se aplica a Enoque.

Sendo assim, uma pessoa quando morre, ela já vai ao encontro de Jesus e fica consciente lá no céu, aguardando a ressurreição.

2 – O justos são recebidos pelo Senhor

É o próprio Senhor Jesus quem recebe o espírito dos justos após a morte. Tomemos como exemplo o caso de Estevão que está narrado em Atos 7.59. Para espanto dos ímpios, eles verão Jesus recepcionar gloriosamente os que o aceitaram como Salvador.

Uma coisa interessante sobre isso é – Os que morreram em Cristo e os que morreram sem Ele, manterão suas identidades pessoal, personalidade e consciência depois da morte. Moisés, tendo sido sepultado por Deus, aparece falando com Jesus no monte da transfiguração – Mt 17.3; Lc 9.30-32, ao lado de Elias, que foi arrebatado. Repare que são os mesmo nomes, Elias e Moisés.

3 – O estado intermediário dos ímpios

Eles vão para o Sheol ou Hades, ou seja, um lugar de atormento, que ainda não é o inferno final, mas, sim um lugar de atormento.
A palavra inferno é usado para descrever um lugar ruim para onde as pessoas vão depois que morrem, porem, a tradução mais ampla disso não é isso, pois, quando uma pessoa morre, ela vai para o Hades | Sheol e não para o inferno. A palavra inferno é usada para descrever sepultura, coisas ruim, sofrimento, porem, quero deixar CLARO que isso são palavras que descrevem o inferno, porem, não é o inferno final como muitos pensam.

O INFERNO literal, o verdadeiro inferno é o lago de fogo e enxofre, o famoso ‘Geena‘, hoje os ímpios que morrem, ficam no hades aguardando o juízo final para serem jogados dentro do inferno que é o lago de fogo e enxofre – Geena.

E nesse lugar onde os ímpios mortos estão agora que é o Hades, eles estão conscientes. O rico ímpio estava em ‘tormentos’ em Lucas 16 e clamava pedindo misericórdia. Esses ímpios que morreram sem Jesus estão em prisão – 1 Pe 3.19 e ali eles vão se lembrar dos que ficaram na Terra (Lucas 16:28). “E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá, passar para cá…” – (v.26) – Esse versículo quebra toda teoria que os mortos falam com os vivos e os vivos falam com os mortos.

3 – O DESTINO FINAL DOS MORTOS 

Após passarem pelo “estado intermediário“, os mortos ressuscitarão. Os ímpios “para o desprezo eterno” – Jo 5.28,29 e os salvos para a “vida eterna” .
Vou dividir esse tópico em dois:

  1. O estado final dos salvos
  2. O estado final dos ímpios

1 – O estado final dos salvos

Após a primeira ressurreição – Rm 8.11, os salvos  vão para as Bodas do Cordeiropassarão pelo Tribunal de Cristo e viverão com Deus por toda eternidade. Este é o destino final dos salvos em Jesus. Os corpos ressuscitarão e se tornarão incorruptíveis1 Co 15.42-44. O mesmo corpo que morreu será transformado por Deus e ressuscitado em ‘glória…’, semelhante ao corpo de Jesus ao ressuscitar – Fp 3.21.

2 – O estado final dos ímpios

Os ímpios ressuscitarão para o “vergonha e desprezo eterno” – Dn 12.2. onde “haverá pranto e ranger de dentes…” – Mt 22.13. Ali no inferno – geena, os ímpios estarão acompanhados do Diabo, do Anticristo e do falso profeta, a chamada trindade satânica – Ap 20.10; 21.8. Atualmente, muitos cometem o mal e ficam “impunes“, porem, naquele dia, ninguém escapará das mãos de Deus, receberão o castigo eterno – 2 Ts 1.9.

Irmãos, espero que tenham entendido e qualquer duvida, estou a disposição nos comentários ou no facebook

Post – O destino final dos mortos – Pra onde eles vão quando morrem
Tags – estado intermediário, o destino final dos mortos, escola bíblica dominical, trindade satânica, paraíso, hades, sheol, geena.

VOCÊ É VICIADO EM PORNOGRAFIA? GOSTARIA DE PARAR?

Gostaria de parar com o vício da pornografia? Acesse o link abaixo e conheça o método que tem ajudado milhares de pessoas.

 

Avalie Esse Estudo

Avalie Esse Estudo

Muito obrigado Pela Avaliação / 5. Contagem de Votos

As you found this post useful...

Follow us on social media!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nova Venda
Baixou Ebook