➡️ Lição 3 – A Natureza do Ser Humano | Alma e Espírito

Nessa Lição 3 – A Natureza do ser Humano estudaremos sobre a alma e o espírito e vários outros aspectos da criação do homem.
Sem dúvida, esta aula vai abrir seu entendimento sobre a lição 3.

Revista – A Raça Humana Origem, Queda e Redenção
Lição – Lição 3 – A Natureza do Ser Humano – EBD
Lembrando que este estudo é um subsídio da escola bíblica dominical – Lição 3: A natureza do ser humano.

I – A COMPLEXIDADE DO SER HUMANO | A NATUREZA DO SER HUMANO

Nesse tópico tópico estudaremos sobre a natureza de Deus, dos anjos e dos homens, vamos dividir em três.

1.1 – A natureza de Deus – Entendendo a Essência de Deus

Agora veremos algumas características importantes sobre a natureza de Deus.

1 -Deus é espírito: “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” (João 4:24)
2 – Deus nunca foi visto: “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou” (João 1:18)
3 – Homem nenhum verá a Deus: “E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá” (Êxodo 33:20)
4 – Deus é Luz: “E esta é a mensagem que dele ouvimos e vos anunciamos: Deus é luz, e não há nele treva nenhuma” ( I Jo 1.5).
5 – Deus é vida: “Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens” (Jo 1:4).
6 – Deus é amor: “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor” (I Jo 4.8).
7 – Deus é glorioso: “Os céus declaram a glória de Deus;o firmamento proclama a obra das suas mãos” (Salmos 19:1).

1.2 – A natureza dos anjos – Quem são os anjos na bíblia

Anjos foram criados a partir do sopro de Deus – Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca (Salmos 33:6)

Sefafin (שרף) – Significa “abrasar, queimar, consumir”: Anjos mais elevados na esfera espiritual, são os mais próximos de Deus. Possui 6 asas.
Querubim (כרובים) – Este é um dos mais poderosos, a figura do querubim esta fortemente ligado a proteção a Santidade ou coisas de Deus. Eles guardaram a Árvore da Vida no Éden (Gn 3:23-24).
Arcanjo (Anjo Principal ou Chefe) – Único anjo chamado de “O anjo”. Em Tobias 12:15 é descrito como “um dos sete que estão diante do Senhor”.
Mensageiros – Se comunicou com Abraão, levou a notícia para Maria que ela seria Mãe, etc. Características: 1 – Tem mais poder e habilidades que os humanos – 2 Pedro 2:11 | 2 – Podem ser chamados de espíritos – 1 Reis 22:21; Salmo 18:10

Lembrando que teremos um estudo só sobre os anjos aqui no blog esta semana, então fique de olho 😉

1.3 – A natureza dos homens

Já os seres humanos possuem uma natureza, que pode ser descrita como dupla: uma física (o corpo) e uma espiritual (a alma e o espírito – 1 Ts 5.23).

Para vivermos neste mundo, necessitamos de nossa natureza completa. Se uma apartar-se da outra, morremos (1 Rs 17.21,22).

II – AS CARACTERÍSTICAS DO CORPO HUMANO | NATUREZA DO SER HUMANO

Nesse tópico da lição 3 – A natureza do ser humano estudaremos uma das partes mais importantes da lição que é sobre a materialidade, visibilidade e mortalidade do homem. Esses três assuntos são de extrema importância para aula.

2.1 – Materialidade

A bíblia menciona a criação do corpo humano em Gn 1:26-28.

A palavra “façamos” em hebraico é “NAASEH” – segundo alguns tradutores, esta palavra vem no sentido de “observar, planejar” antes de executar uma ação. Vamos analisar agora o versículo 27.

Aqui deixo uma característica importante da criação: A bíblia diz que a criação do homem é “Bara”, isto é – criou a partir do nada. Já em Gn 2:7 foi a partir do pó da terra.

A palavra usada na bíblia para descrever a criação do homem é “bara” (Gn 1:27), observe no dicionário a definição desta palavra

COMO CONCILIAR OS TEXTOS?

1 Explicação: Tanto o pó da terra, como o homem foram criados por Deus, o que Deus usou para construção do homem – não muda a NATUREZA DA CRIAÇÃO.
2 Explicação: Deus criou o homem “alma” e depois ele FORMOU (FORMAR é diferente de CRIAR) – formou a partir do pó da terra. 

A alma era algo “inanimado” sem forma, e Deus usou o barro (pó da terra) para formar o homem “criação do corpo”. O homem foi PRODUZIDO a partir do pó da terra.

Observe no hebraico o termo – não é CRIADO e sim produzido.

A raiz da palavra é YATSOR – Significa literalmente “produzir”. Isso mostra que Deus não criou o homem a partir do barro, apenas produziu a partir do barro.

2.2 – Visibilidade e tangibilidade

Envolto num corpo material, o ser humano pode ser visto e tocado. Aliás, a visibilidade e a tangibilidade (aquilo que se pode tocar) foram as provas que o Senhor Jesus apresentou a Tomé como evidências de sua ressurreição física (Jo 20.27). 

O discípulo incrédulo só veio a convencer-se da verdade depois de ter visto e tocado as feridas do Cordeiro de Deus (Jo 20.29).

2.3 – Mortalidade  – Por que as pessoas viviam mais antes na bíblia

Por que as pessoas viviam mais no antigo testamento? Algumas explicações:

Devido ao pecado do homem, o pecado entrou no mundo – Romanos 5:12.
E o salário do pecado é a morte Romanos 6:23

A segunda explicação é em relação ao canópio, antes de Gênesis 6 (dilúvio) às pessoas ainda vivam bastante, mesmo o pecado já entrando no mundo, porém depois – aí a idade das pessoas diminuíram de forma drástica.

O Canópio era uma proteção que tinha envolta da terra que protegia o planeta, essa proteção era composta por água, isso fazia com que a vegetação, o ar que eles respiravam e tudo que contribui para uma boa vida, fossem melhor. As condições climáticas eram melhores também.

Depois do dilúvio, Deus abriu as “conportas” do céu – ai o CANÓPIO foi liberado, isto é – as águas de cima que estava em torno da atmosfera foram soltas aqui para terra.

A partir daí as pessoas começaram a viver menos.

III – ALMA, O NOSSO ELO COM O MUNDO EXTERIOR

Esse tópico vamos dividir em três, veja.

3.1 – Alma e espírito são inseparáveis

Em nosso ser, alma e espírito acham-se tão unidos, que somente a Palavra de Deus pode alcançar-lhes a junção (Hb 4.12).
Conforme veremos, a alma e o espírito formam a nossa substância imaterial. E cada um deles tem uma função específica em nosso ser. 

3.2 – A alma é a janela para o mundo exterior

Toda religião ou comunidade (linhas de pensamentos) divide o mundo em duas esfera: Esfera humana e Esfera Divina.

Segundo algumas linhas de pensamento, alma é algo que consegue ficar entre os dois. A alma no novo testamento recebe o termo “psique”, ele é encontrado para mencionar: o homem; ser animal e até mesmo definir algo físico (referente a vida).

OUTRA CARACTERÍSTICA IMPORTANTE, AS ALMAS MORREM

Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá – Ezequiel 18:4

Bom, agora que entendemos um pouco o conceito de alma, vamos analisar o que é a alma. A palavra alma em hebraico é “NEFESH” נֶפֶשׁ – Aparece 700. Uma possível tradução para nefesh é GARGANTA. Por exemplo, em Números 11:6 “Mas agora a nossa alma | garganta se seca”. José quando foi preso foi levado pela “garganta – nefesh”. Nefesh também é usado para “homens”.

Havia 33 “nefesh” na casa de Jacó (isto é, família). Nefesh também pode significar “pessoa, família, no sentido de vida”. Os animais em Gn foram chamados de “nefesh chaim – Animais viventes”.Então vamos lá – O QUE É A ALMA: A alma quando usado na bíblia é para descrever o “homem, isto é – o ser vivente”. 

Só que segundo a teologia, não é apenas algo que “define o homem” – a alma também é um CONJUNTO DE CARACTERÍSTICAS, essas características da alma que estudaremos agora.

Essa é uma parte MUITO IMPORTANTE – você precisa ler ela inteira. Aqui vamos estudar literalmente O QUE É A ALMA, a alma é um conjunto de características e iremos estudar todas agora. A teologia divide a alma em 10 características, são elas:

1 – Sentimentos;
2 – Emoções;
3 – Motivações;
4 – prioridades;
5 – Coração;
6 – Desejo;
7 – Intelecto;
8 – Carácter;
9 – Personalidade;
10 – Consciência.

Então o homem (a alma) é composta por essas 10 caraterísticas. Vou explicar um texto aqui para você agora. Olha o texto de Paulo: E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo –  Tessalonicenses 5:23. Agora que entendemos o que é a alma, fica mais fácil entender esse texto de Paulo, ele diz para “santificarmos a alma“, Paulo estava dizendo exatamente que temos que santificar esses 10 sentidos (dez características).

3.3 – A separação da alma e do corpo gera a morte

A morte ocorre quando a alma separa-se do corpo. É o que nos mostra a narrativa da morte de Raquel, a esposa amada de Jacó (Gn 35.18). 

Saindo-lhe a alma, ela morreu. Quando isso ocorre, a alma dos justos é recolhida ao lugar de descanso, ao passo que a dos ímpios é aprisionada no inferno (Lc 16.20-31). 

Observe, pois, que a alma (juntamente com o espírito) permanece consciente até a ressurreição do corpo. Enfatizamos que a alma e o espírito são inseparáveis; são um único elemento de nossa imaterialidade.

Tem um estudo completo sobre o assunto neste link: https://estudodedeus.com.br/o-destino-final-dos-mortos/

IV – O ESPÍRITO E O NOSSO CONTATO COM DEUS

Nesse tópico veremos os três tópicos de uma vez, como os assuntos são bem próximos, vamos fazer em um só.

4.1-2-3 – O que é o espírito | O elo entre o nosso corpo e Deus | A sede de nossa comunhão com Deus

Bom, vamos entender agora o que é o espírito, entender a alma é muito mais fácil que entender o que é o espírito. O espírito é a parte de nós que pode reconhecer e ter comunhão com Deus. O espírito é o que interage com as forças espirituais.

O espírito é a força que dá vida. Em hebraico a palavra para espírito também significa vento ou sopro (Ruach). Quando Deus soprou vida no homem, significa que lhe deu um espírito (Gênesis 2:7). O espírito vem de Deus e nos permite ter contato com Deus. Deus é espírito e só podemos nos unir a Deus através do espírito – João 4.24 – Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade“.

Em resumo o que é o espírito – o espírito é a parte que nos conduz para as coisas espirituais.Nosso corpo físico não tem capacidade de buscar as coisas espirituais – mas pelo espírito temos essa capacidade. Aí vem uma grande pergunta – O espírito morre?

Não, o espírito não morre. Quando morremos, o espírito volta a Deus, que é a fonte de toda vida (Eclesiastes 12:6-7).

Estamos conectados ao espírito?
NÃO – Hebreus 4:12 diz sobre a “divisão da alma e do espírito“.

O que a bíblia diz sobre o espírito humano?
1 Coríntios 15:44 diz que o “espírito” é um corpo ESPIRITUAL.

Post – Lição 3 – A Natureza do Ser Humano | Alma e Espírito
Tags – Lição 3 – A Natureza do Ser Humano | Alma e Espírito, Subsídio lição 3, o que é alma, o que é espírito, escola bíblica dominical, ebd, cpad, a natureza do ser humano ebd
Post Relacionados – O que é a Alma e o que é o espírito – Qual e a diferença entre alma e o espírito

Tags: | | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Prazer, meu nome é Moisés Figueiredo. Sou apenas um nerd da tecnologia formado em ciência da computação, tecnologia em marketing e pós graduado em gestão de projetos, e claro - louco por hebraico bíblico e cultura judaica. Criador do curso mais vendido da internet de hebraico bíblico desde 2018, exatamente - Curso Tsade (https://cursotsade.com.br) Basicamente isso, o resto é história...

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.