Lição 4 – Os Atributos do Ser Humano | Subsídio da EBD

Nessa Lição 4 – Os Atributos do Ser Humano estudaremos sobre as características do homem e principalmente os atributos humanos. Vários assuntos serão tratados neste estudo, como: o espírito do homem, a parte racional de Deus e outros.

Revista – A Raça Humana Origem, Queda e Redenção
Lição – Lição 4 – Os Atributos do Ser Humano – Subsídio da aula 4.
Lembrando que este estudo é um subsídio da escola bíblica dominical – Lição 4: Os Atributos do Ser Humano.

INTRODUÇÃO

Nesta lição estudaremos as principais características do ser humano, são elas:

1 – Espiritualidade;
2 – Racionalidade;
3 – Sociabilidade;
4 – Liberdade;
5 – Criatividade.

I – A ESPIRITUALIDADE HUMANA

Nesse tópico estudaremos a origem do espírito, a natureza do homem e a revivificação do espírito.

1.1 – A origem divina de nosso espírito

O homem foi criado a partir do sopro de Deus, neste tópico vamos desmistificar e conhecer novos itens sobre o homem, como:

1 – Muitos acham que o Senhor quando soprou, o homem passou a ter o espírito, inclusive dizem que o “soprar” é a palavra “Ruach – que é Espírito em Hebraico”, como notamos na imagem anterior, a palavra sopro ali é “וַיִּפַּח – Vaipach – E soprou” e NÃO RUACH como muitos acham. O Sopro de Deus não foi o “espírito”.

2 – Segundo ponto muito importante, a alma foi feita com sopro de Deus. Depois de Deus soprar, a alma foi “vivente”. Isso nos mostra que o homem é derivado da essência de Deus, aquilo que estava dentro de Deus (pulmão) foi soprado para dentro do homem.

1.2 – O anseio natural do espírito humano

O espírito como já estudamos, ele pode tender para os dois lados: coisas relacionadas a Deus ou não. Todo crente disciplinado que busca o Senhor sempre tem os mesmos desejos, que são: 

Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo. Salmos 27:4

O Espírito e a noiva dizem: “Vem!” E todo aquele que ouvir diga: “Vem!” Quem tiver sede venha; e quem quiser beba de graça da água da vida. Apocalipse 22:17

porque ele sacia o sedento e satisfaz plenamente o faminto. Salmos 107:9

1.3 – A revivificação do espírito humano

O versículo chave deste tópico sem dúvida é: Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões – Colossenses 2:13

Através de Jesus, temos acesso direto a Deus – Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem – 1 Timóteo 2:5

Existe também a “tal da morte espiritual”, que é quando a pessoa não se sente mais conectada com Deus, alguns sinais que você está morto espiritualmente:

1 – Não se sente mais culpado pelo pecado;
2 – Sem compaixão, coração totalmente frio, não sente empatia em mais nada;
3 – Se recusa ser ensinado, principalmente das coisas espirituais;
4 – Sem arrependimento, não consegue deixar o pecado.

II – A RACIONALIDADE HUMANA

Neste tópico estudaremos sobre os atributos do homem e de Deus também.

2.1 – Deus é um ser racional

Deus é um ser racional, embora às vezes pareça que não. O grande problema da humanidade e tentar entender Deus com pensamentos humanos.

Jó questionou Deus e a resposta de Deus foi: Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência – Jó 38:4. Não tem como entender Deus com olhar humano.

Mesmo sem entender, o conselho é: Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. Salmos 37:4,5.

Tudo fica Claro no santuário de Deus: Quando pensava em entender isto, foi para mim muito doloroso; Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles. Salmos 73:16,17

2.2 – A harmonia entre racionalidade e espiritualidade

Muitos dizem que não podemos confundir FÉ com RACIONALIDADE, a fé é algo irracional, já a razão não.

Eu discordo completamente, pelo menos quando pegamos para estudar sobre a criação do mundo, percebemos que é totalmente aceitável ter fé, pois nada aqui é obra do acaso.

Eu aconselho fortemente você assistam ou comprarem um livro do Pr Silas Malafaia sobre criação do homem, lá ele apresenta argumentos científicos e bíblicos sobre a criação de Deus.

Vou deixar o link para vocês verem o vídeo e depois se gostarem, comprem o livro.
Link – https://www.youtube.com/watch?v=q9e4eNg8Ftc

2.3 – O culto racional agrada a Deus – O que é o Culto Racional de Paulo em Romanos

Vamos analisar o texto: Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional – Romanos 12:1

Algumas observações: Antigo testamento o culto só começava quando o sacrifício MORTO era oferecido no Altar, já no novo o culto só começa quando a oferta VIVA é oferecida no altar.

No antigo testamento, o sacerdote iniciava o culto, já no novo todos devem prestar seu culto racional e iniciar.

Podemos dizer que o culto hoje só começa quando tem oferta VIVA, SANTA E AGRADÁVEL perante o altar do Senhor, que é o vosso culto RACIONAL.

III – A SOCIABILIDADE HUMANA – OS ATRIBUTOS DO SER HUMANO

Neste tópico veremos alguns pontos importantes sobre o ser humano, observe:

3.1 – A solidão é nociva ao ser humano

 No período da criação, a única coisa que Deus afirmou não ser boa foi a solidão (Gn 2.18).
Por esse motivo, Deus fez a mulher para que o homem tivesse uma companhia idônea e sábia (Gn 2.21-25).
Somente os que se insurgem contra a verdadeira sabedoria buscam viver isolada e solitariamente (Pv 18.1).

3.2 – A família é a origem da sociedade humana

Sem dúvida uma das coisas mais importantes que existem e inclusive Deus sempre priorizou foi a FAMÍLIA.

A primeira instituição criada por Deus foi a família no Éden, vou listar uma ordem de prioridades e peço que vocês comentem.

1 – Deus
2 – Família
3 – Trabalho
4 – Lazer (família)
5 – Igreja (instituição, cargos)

Esta é a ordem que eu julgo importante, peço que comente sem ofender.

3.3 – A Igreja de Cristo, a sociedade perfeita

Sem dúvida, a igreja é algo fundamental para a sociedade atual, muitas igrejas tem um trabalho excelente na parte social, como:

1 – Evangelismo
2 – Entrega de marmitas a noite
3 – Alimentos aos necessitados
4 – Pregação do evangelho em clínicas de recuperação
5 – Caridade aos mais necessitados.

A pergunta que fica é: Você como igreja ou até mesmo sua instituição que você frequenta, como tem trabalhado em nossa sociedade? Apenas visando a igreja e ignorando todo o mundo exterior (fora da igreja)?

IV – A LIBERDADE HUMANA

Este assunto é muito complexo, observe os próximos tópicos.
Neste tópico diz sobre a liberdade humana.

4.1 – O livre-arbítrio

O livre-arbítrio pode ser definido como a capacidade humana de tomar livremente uma decisão.
Tal atributo é observado em diversas passagens das Escrituras (Gn 13.9; Js 24.15; Hb 4.7). 

Uma característica muito legal sobre o livre-arbítrio, apenas os seres humanos tem, já os anjos e demônios não.

4.2 – O ato de decidir

Segundo a Bíblia, o ato de decidir entre o bem e o mal, entre Deus e os ídolos e entre aceitar Jesus e recusá-lo, é um direito que o Todo-Poderoso nos concedeu (Gn 2.9; 1 Rs 18.21; Mc 16.15,16). 

4.3 – A soberania divina

Já que Deus concedeu-nos o direito de escolha, ajamos com responsabilidade e discernimento, porque todos seremos responsabilizados por nossas escolhas (Ec 11.9; Rm 14.12).
Portanto, o livre-arbítrio humano e a soberania divina não são excludentes; são perfeitamente harmônicos. 

V – A CRIATIVIDADE HUMANA E O TRABALHO – ATRIBUTOS DO SER HUMANO

Nesse tópico estudaremos dois atributos muito importante do ser humano, o trabalho e a criatividade.

5.1 – A dignidade do trabalho

 Deus criou o homem para trabalhar a terra, ará-la e transformá-la, a fim de torná-la habitável (Gn 1.26; 2.15). Por conseguinte, o trabalho não é um castigo devido ao pecado de Adão, mas uma bênção a todos os seus descendentes. 

A queda apenas tornou as atividades laborais mais árduas e estressantes (Gn 3.17-19). 

5.2 – A criatividade humana

Os descendentes de Adão, trabalhando metodicamente, desenvolveram em pouco tempo as mais variadas técnicas (Gn 4.2,3, 20-22). Rapidamente, evoluíram. 

Na terceira geração, já dominavam a agricultura, a pecuária, a metalurgia e a arte musical.
A partir da torre de Babel, o homem já dava mostras de ter condições de dominar todo o planeta, em virtude de sua criatividade (Gn 11.6).
Todavia, jamais poderemos ultrapassar os limites que o Senhor nos estabeleceu. 

Post – Lição 4 – Os Atributos do Ser Humano | Subsídio da EBD
Tags – lição 4, Os atributos do ser Humano, subsídio da ebd, subsídio da escola bíblica dominical, ebd, escola dominical, lição 4 – ebd, lição 4 subsídio da ebd
Post Relacionado – ➡️ Lição 3 – A Natureza do Ser Humano | Alma e Espírito

Tags: | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Prazer, meu nome é Moisés Figueiredo. Sou apenas um nerd da tecnologia formado em ciência da computação, tecnologia em marketing e pós graduado em gestão de projetos, e claro - louco por hebraico bíblico e cultura judaica. Criador do curso mais vendido da internet de hebraico bíblico desde 2018, exatamente - Curso Tsade (https://cursotsade.com.br) Basicamente isso, o resto é história...

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.