Lição 7 – A Queda do Ser Humano | O que era a árvore da Vida? Subsídio da EBD

Nesta Aula 7 – A queda do ser humano, estudaremos vários aspectos sobre a soberania de Deus e também abordaremos dois assuntos muito importantes sobre a salvação: Arminianismo e Calvinismo.

Estudaremos também sobre a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Fique conosco até o fim!

Revista – A Raça Humana Origem, Queda e Redenção
Lição – Lição 7 – A Queda do Ser Humano – Subsídio da aula 7 da ebd.
Lembrando que este estudo é um subsídio da escola bíblica dominical – Lição 7: A Queda do Ser Humano.

I – O LIVRE-ARBÍTRIO DO SER HUMANO

1.1 – O livre-arbítrio – Calvinismo ou Arminianismo?

Para nós entendermos melhor sobre o livre arbítrio precisamos compreender as duas principais linhas: Calvinismo e Arminianismo.

Calvinistas acreditam que o homem não transformado é absolutamente escravo de satanás e por este motivo é totalmente incapaz de exercer sua própria vontade livremente (para salvar-se). Os Calvinistas também acreditam na “eleição”, alguns já estão predestinado a salvação, enquanto outros não.

Arminianos acreditam que a salvação é um processo e temos o direito de escolha, não acredita-se em predestinação e nem “eleição”.

Um resumo: O Calvinismo defende a “eleição incondicional”, enquanto que o Arminianismo defende a “eleição condicional”.

Existem além destas duas linhas de pensamentos várias outras, porém neste estudo focaremos no livre arbítrio. Acreditamos que Deus nos forneceu o poder de escolha.

“Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam” – Deuteronômio 30:19.

“Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor”  – Josué 24:15

E o Espírito e a noiva dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida – Apocalipse 22:17

Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus – Romanos 14:12.

Por estes versículos e vários outros, nós assembleianos acreditamos na que a salvação é um processo e não “apenas alguns serão” salvos.
A salvação é um processo e o livre arbítrio é um presente de Deus para nós.

1.2 – A soberania divina – Entendendo a soberania de Deus

O que é a soberania de Deus? – A soberania de Deus é seu poder e domínio sobre toda a criação. Tudo que existe está debaixo do poder de Deus, veja – Isaías 37:16.

“Ó Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, que estás entronizado acima dos querubins, tu somente és o Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra”.

O conceito da palavra soberania está fortemente ligado a “rei, governo” ou até mesmo mestre.

Existe uma definição bem interessante sobre a soberania: Soberania é o exercício da sua supremacia”, a razão pela qual Ele não consulta ninguém além do beneplácito de sua vontade.

Deus é soberano e cabe a nós aceitar sua vontade, mesmo não entendendo na maioria das vezes. Por isso temos a necessidade de sempre orar a Deus antes de fazer algo, pois existem caminhos que ao olhar do homem parece bom, mas o fim é de morte – Pv 14:11.

Para finalizar este tópico, observe os versículos abaixo:

Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! – (Romanos 11.33-36)

Existem alguns princípios que nós devemos seguir em relação a soberania de Deus.

1 – Tudo é Dele e para Ele
2 – Seja grato pela vida, pois Ele pagou um alto preço por ela
3 – Valorize os pequenos detalhes da vida – que Deus faz fez por você
4 – Troque a palavra “por que” pela “pra quê Senhor?” – Questione menos
5 – Deus te ama e quer o seu melhor.

1.3 – A responsabilidade humana

Entre o livre arbítrio e a soberania de Deus tem algo no meio, que é a responsabilidade humana.
A nossa responsabilidade humana é muito ampla, entre elas podemos destacar algumas, como:

1 – Escolher sempre a bênção e nunca a maldição – Dt 28
2 – Se santificar e respeitar nosso próximo – Hb 12:14
3 – Pregar o evangelho a toda criatura, cumprir o ide do Senhor – Mc 16:15
4 – Buscar ao Senhor de todo o coração – Jr (Jeremias) 29:12

II – A QUEDA, UM EVENTO HISTÓRICO E LITERAL – A QUEDA DO SER HUMANO

2.1 – A possibilidade da queda – Entendendo a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal

No jardim do éden tinham duas árvores: A árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

“E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal” – Gênesis 2:9

A ordem de Deus foi para não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, já a árvore da vida eles podiam comer tranquilo. A seguir veremos uma explicação sobre estas árvores. Lembrando que teremos estudos novos apenas para tratar dessas duas árvores.

ÁRVORE DA VIDA – Existem várias teorias sobre o assunto, a mais plausível é que elas eram literal, exatamente “árvores da vida”, enquanto Adão e Eva se alimentavam do fruto desta árvore eles eram “imortal”, isto é – Eles não morriam. A bíblia diz que depois que eles pecaram, Deus colocou um querubim no CAMINHO DA ÁRVORE DA VIDA, para que eles não voltassem a comer do fruto, o motivo é: Eles não poderiam mais viver para sempre, pois o pecado entrou no mundo, e o salário do pecado é a morte.

ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL – Existem muitos estudos sobre o assunto, mas iremos focar no motivo desta árvore está lá, uma das explicações é porque Deus queria ver até onde sua criação seria desobediente. A árvore foi um teste que infelizmente o homem não suportou.

2.3 – A historicidade da queda

A narrativa da queda do ser humano tem de ser acolhida de forma literal, pois o livro de Gênesis não é uma coleção de parábolas mitológicas, mas um relato histórico confiável (2 Co 11.3; Rm 15.4). Tratemos, com temor e tremor, a Bíblia Sagrada – a inspirada, inerrante, infalível e completa Palavra de Deus.

III – AS CONSEQUÊNCIAS DA QUEDA DE ADÃO

Vou colocar todos os tópicos dentro de um só, vai facilitar nosso entendimento.

– A serpente passa a andar sobre seu ventre e se torna a mais maldita dentre todos os animais do campo e feras (Gênesis 3.14);

– À mulher foi multiplicada grandemente a dor do parto (Gênesis 3.16);

– Ao homem foi incumbida a responsabilidade de lavrar a terra para obter alimentos (Gênesis 3.17,19);

O homem dominará a mulher (Gênesis 2:16);

A terra passou a ser maldita, e produziu espinhos e cardos (Gênesis 3.17,18);

– Adão e Eva são expulsos do Paraíso para lavrar a terra (Gênesis 3.23);

– Querubins e uma espada inflamada foram postos no Oriente do Éden para guardar o caminho da árvore da vida (Gênesis 3.24);

– O pecado entrou no mundo (Romanos 5:12);

– A morte entrou no mundo (Romanos 5:12).

Post – Lição 7 – A Queda do Ser Humano | O que era a árvore da Vida? Subsídio da EBD
Tags – lição 7 – a queda do ser humano, a queda do ser humano, lição 7, subsídio da ebd, subsídio da aula 7, escola bíblica dominical.
Post Relacionado – O Que era a Tenda da Congregação? O que significa Tenda em Hebraico?

Tags: | | | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Prazer, meu nome é Moisés Figueiredo. Sou apenas um nerd da tecnologia formado em ciência da computação, tecnologia em marketing e pós graduado em gestão de projetos, e claro - louco por hebraico bíblico e cultura judaica. Criador do curso mais vendido da internet de hebraico bíblico desde 2018, exatamente - Curso Tsade (https://cursotsade.com.br) Basicamente isso, o resto é história...

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.