O que é a Alma e o que é o espírito – Qual e a diferença entre alma e o espírito

O que é a Alma e o que é o espírito – Qual e a diferença entre alma e o espírito? Essa é uma das perguntas mais frequentes dos estudantes da bíblia, nesse artigo eu vou te explicar exatamente o que é a alma e qual é a diferença entre alma e espírito, fechou?

INTRODUÇÃO – O QUE É A ALMA E O ESPÍRITO

Um dos assuntos mais confusos dentro da teologia é sobre a alma e o espírito, uma boa parte não sabe e não consegue entender a diferença entre alma e espírito, nesse pequeno estudo vou te mostrar em pequenas palavras o que é a alma e diferença entre eles (espírito x alma).

CONCEITUANDO A ALMA

Vamos conceituar a alma antes de estudar o que é a alma – Toda religião ou comunidade (linhas de pensamentos) divide o mundo em duas esfera: Esfera humana e Esfera Divina.

Segundo algumas linhas de pensamento, alma é algo que consegue ficar entre os dois. A alma no novo testamento recebe o termo “psique”, ele é encontrado para mencionar: o homem; ser animal e até mesmo definir algo físico (referente a vida).

Em poucas palavras podemos definir a alma como “pessoa, algo que vive“, mas nos próximos tópicos vamos aprofundar mais esse assunto.

O QUE É A ALMA – ESTUDO SOBRE A ALMA

Bom, agora que entendemos um pouco o conceito de alma, vamos analisar o que é a alma.
A palavra alma em hebraico é “NEFESH” נֶפֶשׁ – Aparece 700. Uma possível tradução para nefesh é GARGANTA.

Por exemplo, em Números 11:6 “Mas agora a nossa alma | garganta se seca”. José quando foi preso foi levado pela “garganta – nefesh”. Nefesh também é usado para “homens”.

Havia 33 “nefesh” na casa de Jacó (isto é, família). Nefesh também pode significar “pessoa, família, no sentido de vida”. Os animais em Gn foram chamados de “nefesh chaim – Animais viventes”.

Então vamos lá – O QUE É A ALMA: A alma quando usado na bíblia é para descrever o “homem, isto é – o ser vivente”. Só que segundo a teologia, não é apenas algo que “defini o homem” – a alma também é um CONJUNTO DE CARACTERÍSTICAS, essas características da alma que estudaremos agora.

Você é uma ALMA que ocupa um CORPO FÍSICO dentro deste mundo visível.

Estudaremos exatamente o que é a alma agora no próximo tópico.

CARACTERÍSTICAS DA ALMA – O QUE É A ALMA (LITERALMENTE)

Essa é uma parte MUITO IMPORTANTE – você precisa ler ela inteira. Aqui vamos estudar literalmente O QUE É A ALMA, a alma é um conjunto de características e iremos estudar todas agora.

A teologia divide a alma em 10 características, são elas:

1 – Sentimentos;
2 – Emoções;
3 – Motivações;
4 – prioridades;
5 – Coração;
6 – Desejo;
7 – Intelecto;
8 – Carácter;
9 – Personalidade;
10 – Consciência.

Então o homem (a alma) é composta por essas 10 caraterísticas. Vou explicar um texto aqui para você agora. Olha o texto de Paulo:

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo –  Tessalonicenses 5:23

Agora que entendemos o que é a alma, fica mais fácil entender esse texto de Paulo, ele diz para “santificarmos a alma“, Paulo estava dizendo exatamente que temos que santificar esses 10 sentidos (dez características).

O QUE É O ESPÍRITO

Bom, vamos entender agora o que é o espírito, entender a alma é muito mais fácil que entender o que é o espírito.

O espírito é a parte de nós que pode reconhecer e ter comunhão com Deus. O espírito é o que interage com as forças espirituais.

O espírito é a força que dá vida. Em hebraico a palavra para espírito também significa vento ou sopro (Ruach).
Quando Deus soprou vida no homem, significa que lhe deu um espírito (Gênesis 2:7).

O espírito vem de Deus e nos permite ter contato com Deus. Deus é espírito e só podemos nos unir a Deus através do espírito – João 4:24 – Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade“.

Em resumo o que é o espírito – o espírito é a parte que nos conduz para as coisas espirituais.Nosso corpo físico não tem capacidade de buscar as coisas espirituais – mas pelo espírito temos essa capacidade.

Ai vem uma grande pergunta – O espírito morre?
Não, o espírito não morre. Quando morremos, o espírito volta a Deus, que é a fonte de toda vida (Eclesiastes 12:6-7).

Estamos conectados ao espirito?
NÃO – Hebreus 4:12 diz sobre a “divisão da alma e do espírito“.

O que a bíblia diz sobre o espírito humano?
1 Corintios 15:44 diz que o “espírito” é um corpo ESPIRITUAL.

DIFERENÇA ENTRE ALMA E O ESPÍRITO

Em resumo, a diferença entre alma e o espírito é: Alma é a gente mesmo (preso num corpo físico), já o espírito é “algo a parte”, ele é responsável por nos conectar as coisas espirituais.

A bíblia menciona que quem não tem “vida espiritual” é apenas homens “carnais” (Romanos 8) – já as pessoas que andam segundo o ESPÍRITO SANTO, são pessoas que vivem no espírito. Sem o espírito – a gente não conseguiria se conectar com Deus.

Espero que você tenha entendido exatamente a diferença entre alma e o espírito agora e qualquer dúvida, deixe aqui nos comentários.

CONCLUSÃO

O homem então é tricotomista, isto é, ele é composto por corpo físico, alma e espírito. O corpo é exatamente a matéria, já a alma é o que compõe este corpo físico, a alma só vive por intermédio da matéria (que é o corpo) e quando a matéria morre ai essa alma vai viver nas regiões espirituais (lugar de atormento ou paraíso), já o espírito é algo que nos conecta a Deus.

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Prazer, meu nome é Moisés Figueiredo. Sou apenas um nerd da tecnologia formado em ciência da computação, tecnologia em marketing e pós graduado em gestão de projetos, e claro - louco por hebraico bíblico e cultura judaica. Criador do curso mais vendido da internet de hebraico bíblico desde 2018, exatamente - Curso Tsade (https://cursotsade.com.br) Basicamente isso, o resto é história...

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Gostei do estudo, porém ainda me ficou uma dúvida sobre a alma. Pensei que a alma se exterminaria com a morte física, no entanto ficou claro que a alma inda permanece, só que num lugar de sofrimento, é isso?

    • 21 de março de 2021 às 16:29
      Gostei do estudo, porém ainda me ficou uma dúvida sobre a alma. Pensei que a alma se exterminaria com a morte física, no entanto ficou claro que a alma inda permanece, só que num lugar de sofrimento, é isso?

  2. Então Deus só nos empresta o espirito? Quem garante que existe Deus?
    Quando a pessoa morre, as caraterísticas desaparecem porque são essas caraterísticas que a compõe a alma e fazem parte da matéria !
    A alma só vive por intermédio da matéria (que é o corpo) e quando a matéria morre aí a alma, só pode morrer também!!!!

    • Veja desta forma: O corpo é o jarro a alma é a água que esta dentro dele, e uma vez que o jarro é destruído a água se dispersa e evapora. A água segue seu ciclo existencial independente do jarro.

    • mas nem tudo some com a morte, a memoria, lembranças serão reinseridas no homem, na ocasião do tribunal de Cristo e no julgamento final, pois os julgados dirão: “mas eu fiz isso, ajudei, preguei, envangelizei” (tribunal de Cristo), enquanto outros dirão “mas eu fiz tanto , abalei, reuni milhoes e bla bla bla”, como eles se lembrarão? alma = intelecto, lembranças, memoria. tudo isso é um patrimonio nosso, mesmo com a morte permanecerá e será devolvido um dia

  3. mas nem tudo some com a morte, a memoria, lembranças serão reinseridas no homem, na ocasião do tribunal de Cristo e no julgamento final, pois os julgados dirão: “mas eu fiz isso, ajudei, preguei, envangelizei” (tribunal de Cristo), enquanto outros dirão “mas eu fiz tanto , abalei, reuni milhoes e bla bla bla”, como eles se lembrarão? alma = intelecto, lembranças, memoria. tudo isso é um patrimonio nosso, mesmo com a morte permanecerá e será devolvido um dia

  4. Gostaria de saber uma coisa?
    Então quem não consegue se conectar com Deus é porque não tem um espírito de Deus em sua vida, ou esse espírito foi retirado, tem um versículo aí que foi citado, que quem não tem uma vida com Deus é apenas homens carnais, ou seja então esse espírito se retirou da pessoa, te pergunto isso porque eu fui evangélico mas estou afastado, e não tenho tido forças para voltar, e nem vontade de buscar a Deus, tenho perdido a ele isso não sei se Deus quer que isso aconteça, e chego a pensar que não tenho o espírito mais em min e sim só a alma🥺

  5. No livro TERRA: O PLANETA DOS EQUIVOCADOS, o autor relata de forma totalmente lógica e científica, o que verdadeiramente é, o que chamam primitivamente e equivocadamente de espírito.

    O livro que deixará todos os leitores estupefactos, inicia dessa forma:

    Um Jovem Aprendiz, em busca de verdadeiros conhecimentos, encontra um Velho Mestre, e pergunta:

    -O que chamam de espírito, existe?

    O Velho Mestre responde:

    -Não, porque sendo tudo apenas ENERGIA CRIADORA que chamam equivocadamente de Deus ou D’us, Energias Criadas e energias pró-criadas, até mesmo nossos corpos, compostos por diversas micros unidades energéticas atômicas que chamam de átomos, que por ser energia atômica baixa também chamam erradamente de matéria: O que chamam primitivamente e equivocadamente de espírito, um COMBO ENERGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS é, composto por três energias médias, EM = Energia Motriz, EID = Energia Inteligente Diferenciada, e EDD = Energia Diferenciada De Discernimento, que nos diferem de subespécies.

    O Jovem Aprendiz, analisa o que ouviu do Velho Mestre, percebe que sua resposta encontra-se perfeitamente embasada numa inquestionável lógica, e continua perguntando:

    -Sendo o que chamam primitivamente de espírito um Combo Energético De EV = Energias Vitais como o senhor corretamente afirmou, e energias uma vez existindo nunca deixam de existir: Para onde vai esse Combo Energético De EV, após nossa morte?

    Deixe um comentário

  6. Excelente, me ajudou muito no entendimento da diferença entre alma e espírito.
    Mas quando nascemos estamos desprovidos de espírito, pois, pelo que entendo o espírito saiu do homem quando Adão pecou, ou quando praticamos o primeiro pecado, sendo assim só o recebemos de novo com o novo nascimento. Isso?

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.