O que era a Arca da Aliança e o que ela representava [Estudo Completo]

Paz, tudo bem?
Um dos assuntos mais pregados e estudado pelos ministros do evangelho é sobre a arca da aliança. Nesse pequeno post quero estudar com você sobre algumas peculiaridades da arca da aliança. Estude comigo nesses 20 minutinhos.

INTRODUÇÃO

Um dos artefatos mais importante de toda humanidade, sem dúvida é a arca da aliança, esse objeto já virou até tema de diversos filmes. Um dos maiores mistérios criado por Deus e deixado para humanidade é arca da aliança. Fique comigo até o fim desse post e vamos estudar juntos sobre a arca do concerto.

O QUE ERA A ARCA DA ALIANÇA

A arca da aliança em hebraico é – Arohn brit ( ארון הברית ).
A arca da aliança era um “baú” que representava o pacto que Deus tinha com seu povo, a verdadeira aliança entre Deus e o homem e nesse baú tinha três objetos dentro, como veremos no tópico a seguir.

A arca da aliança era um objeto de muito valor para o povo, pois representava não só a presença de Deus mas também todo o pacto entre eles e Deus.

O QUE SIMBOLIZAVA A ARCA DA ALIANÇA

A arca representava a presença de Deus, a famosa Shekinah, além do pacto entre Deus e o povo – Deus sempre estaria com seu povo. A arca por si próprio não tinha poder algum, mas quando o povo lembrava-se do dono da arca e voltava-se ao arrependimento, então Deus se manifestava entre eles, por intermédio de uma fumaça, chamada Shekinah.

A arca também representava a pureza de Deus, quando alguém impuro tocava na arca, logo era destruído. Ninguém podia sequer olhar para dentro da arca, exceto os sacerdotes. Em 1 Samuel 6 narra a historia a arca foi levado para o campo dos filisteus – e todos que olharam para dentro da arca foram mortos.

COMO ERA A ARCA DA ALIANÇA

Em Ex 25 temos a descrição da arca da aliança, ela segue essas características:

– caixa de madeira de acácia;
– 2 côvados e meio de comprimento (um metro e dez centímetros ou 110 cm);
– 1 côvado e meio de largura e altura (70 cm);
– coberta de ouro por de ouro por dentro e por fora;
– uma bordadura de ouro ao redor – Ex 25.10-16.

Havia também uma tampa, chamada de propiciatórioo kapporeth“, ela foi feita de ouro – tinha dois querubins um de frente para o outro, e suas asas cobriam e formavam uma só peça com a tampa.

Segundo os relatos de Ex, Deus se fazia presente no propiciatório no meio dos querubins de ouro em uma presença misteriosa, que os judeus chamavam de Shekinah – ou presença de Deus.

 O QUE TINHA DENTRO DA ARCA DA ALIANÇA

Na arca foram guardado três objetos – tábuas da lei, vara de Arão e um vaso de maná.
Esses objetos representam várias coisas, entre elas: aliança de Deus com povo de Israel.
Segundo alguns judeus, a arca não era só um simbolo da presença de Deus, mas a própria presença, e você, que acha sobre isso?

Que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança; – Hb 9.4

As duas tábuas de pedra com os Dez Mandamentos foram as primeiras coisas colocadas dentro da Arca. (Êxodo 40:20). Depois também foram colocados um jarro de ouro com maná e o “bastão de Arão, que havia brotado” flores. (Hebreus 9:4; Êxodo 16:33, 34; Números 17:10). Pelo visto, o jarro e o bastão foram tirados da Arca algum tempo depois, porque não estavam mais lá quando ela foi colocada no templo. — 1 Reis 8:9.

 Na arca nada havia, senão só as duas tábuas de pedra, que Moisés ali pusera junto a Horebe, quando o Senhor fez a aliança com os filhos de Israel, saindo eles da terra do Egito. – 1 Rs 8.9

COMO TRANSPORTAR A ARCA DA ALIANÇA

Aqui fica dois questionamentos – quem poderia transportar a arca e como a arca deveria ser transportada.

A arca nunca poderia ser colocada num carro (isso é uma pratica dos filisteus), ela deveria ser transportada sobre os ombros dos homens da família de Coate (Êxodo 25:12-14; Número 4.15; Números 7:9), utilizando as varas determinadas.

Apenas a família de Coate podia transportar a arca – não bastava ser levita, tinha que ser levita, mas da família de coate. Esse é um dos motivos que Uzá morreu ao tocar na arca do Senhor

Para seu transporte, foram colocadas quatro argolas de ouro nas laterais, onde foram transpassados varas de acácia recobertas de ouro. Assim, o objeto podia ser carregado pelo meio do povo. Repare na imagem, fica melhor o entendimento.

OBS: A ARCA SÓ PODIA SER CARREGADA NOS OMBROS – SINAL DE RESPONSABILIDADE!

QUEM CONSTRUIU A ARCA DA ALIANÇA

Quem se encarregou de fabricá-la foi Bezalel, o artífice-mor dos hebreus na época.
A arca da Aliança era o símbolo maior da Kavod כָּבוֹד “substância pesada“, a Glória que vinha do trono e da presença de Deus – Kavod é o peso da gloria de Deus, isso que Moisés pede para ver em Ex 33.

Em resumo – Bezalel ficou responsável pela arca, já o Aoliabe com a parte do templo, materiais, etc – Êxodo 31:6

ÚLTIMA VEZ QUE FOI VISTO A ARCA DA ALIANÇA

O desaparecimento da arca, segundo algumas especulações aconteceu na conquista de Jerusalém por Nabucodonosor. Segundo o livro de II Macabeus, o profeta Jeremias foi o responsável por escondê-la no Monte Nebo.

O fato é que antes de atear fogo ao Templo, os soldados de Nabucodonosor levaram para a Babilônia todos os objetos e utensílios sagrados que os Judeus usavam nos rituais em seu santuário, como trunfo de sua vitoria. Porém, nessa terceira invasão no ano 586 a.C a Arca da Aliança foi escondida em uma caverna próxima à Jerusalém e desde aquele dia, a Arca da Aliança nunca mais foi vista.

COMO A ARCA DA ALIANÇA ERA CHAMADA

A arca da aliança recebeu vários nomes na bíblia, entre eles:

  • A arca da aliança;
  • Arca do concerto;
  • Arca de Deus;
  • Arca do pacto;
  • Arca de israel.

ACÁCIA – O MATERIAL QUE A ARCA DA ALIANÇA FOI FEITA

E uma árvore que crescia no ermo, onde o povo de Israel peregrinavam. Essa árvore podia fornecer tábuas bastante grandes ( até 4,5 m de comprimento, conforme Ex 36.20,21 ).
– Inclusive, os israelitas usaram esse material para construção do tabernáculo portátil.
Após o povo entrar na terra da promessa, nunca mais se ouviu falar nessa arvore – na bíblia.

Essa arvore é facilmente encontrada nas regiões do Negebe e na zona do Sinai, no vale do Jordão e no Mar Morto, mas na Palestina é muito difícil.

CARACTERÍSTICAS DA ACÁCIA

  • – Muitos espinhos longos que projetam dos ramos amplamente espalhados;
  • – Esses ramos se entrelaçam com os da acácias vizinhas, que forma uma mata cerrada, isso explica porque praticamente sempre é usado no plural – acácias (Shit-tim);
  • – Acácia pode alcançar até 6 a 8 metros;
  • – Algumas vezes, tem aparência de um arbusto;
  • – Possui folhas macias, penadas e é coberta de flores amarelas.

Ela é bem imune ao ataque dos insetos, devido a rígida casca negra que cobre a madeira, deixando ela dura. Foram essas característica e a facilidade de se encontrar no deserto que fizeram essa madeira ser usado na construção do tabernáculo e da sua mobília, incluindo a arca da aliança.

MADEIRA ACÁCIA EM AÇÃO – CONSTRUÇÕES

Além de ser usada para construção do tabernáculo, foi usado em outros itens, como:

  • construção da arca da aliança (Ex 25.10; 37.1);
  • mesa dos pães da proposição (Ex 25:23; 37:10);
  • os altares (Ex 27:1; 37:25; 38:1);
  • as varas para transportar tais itens (Êx 25:13, 28; 27:6; 30:5; 37:4, 15, 28; 38:6);
  • as colunas para a cortina e o reposteiro (Êx 26:32, 37; 36:36);
  • as armações de painéis (Êx 26:15; 36:20), bem como as suas trancas (Êx 26:26; 36:31).

CURIOSIDADES SOBRE A MADEIRA ACÁCIA

  • Etimologia do nome acácia: AKANTHON;
  • No texto original grego o termo usado é akanqwn ou akanthon;
  • No português: Acácia ou acanto significa espinho ou arvore espinhosa.

O povo do Egito tinha acácia como planta sagrada.
No panteão grego a acácia era dedicada a Hermes – Mercúrio e seus ramos floridos relembram o celebre “Ramo Dourado”, dos antigos mistérios.

CONCLUSÃO

Um dos objetos mais importantes para representar a presença de Deus se perdeu no tempo, hoje não temos necessidade de objetos para receber a presença de Deus, basta nos entregarmos a Ele com arrependimento. Concluímos que a vida com Jesus é necessário para quem deseja a presença de Deus

Post – O que era a Arca da Aliança e o que ela representava [Estudo Completo]
Tags – o que era a arca da aliança, o que simbolizava a arca da aliança, como era a arca da aliança, o que tinha dentro da arca da aliança, como transportar a arca da aliança, madeira de acácia.

MATERIAIS PARA SEU CRESCIMENTO

Comentários

Comentários

One comment

  1. Gracyane Fonseca disse:

    A Arca da Aliança é sombra de coisas futuras: A intocabilidade, a presença forte de Deus, as pessoas específicas, a linhagem, é de suma importância por uma lupa nesse estudo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *