O que era o Altar do Holocausto [ Tudo que você Precisa Saber ]

Hey, você já conheceu o ebook tsade? O guia completo com 150 páginas de ensino do hebraico bíblico e da cultura judaica.
Esse material é completo, vários estudos e interpretações bíblicas... clique aqui para saber mais....

Nesse post vamos estudar os principais pontos sobre O QUE ERA O ALTAR DO HOLOCAUSTO – existem muitas confusões sobre esse assunto, nesse pequeno post eu vou mostrar um pouco o pensamento judaico e Cristão sobre esse assunto. Tudo que você precisa saber sobre o altar dos sacrifícios | ou altar do holocausto você verá agora. FIQUE COMIGO ATÉ O FIM! 😉

INTRODUÇÃO – O QUE ERA O ALTAR DO HOLOCAUSTO

Nesse post iremos estudar as principais características do altar do holocausto, na antiga aliança as pessoas tinham seus pecados “expiados” através do sangue do animal que era sacrificado no altar do holocausto. Fique de olho nos próximos tópicos, pois iremos aprofundar em alguns assuntos.

O QUE REPRESENTAVA O ALTAR DO HOLOCAUSTO

O altar do holocausto representava o “calvário”, o caminho da salvação para o pecador. No altar do holocausto o pecador tinha seus pecados expiados. Aqui é uma figura exata de Cristo. O Cordeiro de Deus fez-se de oferta para expiar todo o pecado da humanidade.

Ele é “o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1.29). Assim, nosso Senhor suportou, em nosso lugar, o juízo de Deus sobre o pecado, fazendo-se pecado por nós (Is 53.4,10; Zc 13.7; Mt 26.39; 1 Tm 2.5,6).

Segundo a doutrina do Antigo Testamento, confirmada no Novo, “quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão” (Hb 9.22). O lugar em que foi cumprida de uma vez por todas tal realidade foi no Calvário (Hb 9.27,28). Nele, o Cordeiro de Deus, o Filho Unigênito, foi sacrificado por amor a nós (Jo 3.16).

PARA QUE SERVIA O ALTAR DO HOLOCAUSTO

Vamos começar com o primeiro tópico – Para que servia o altar do holocausto?
O altar do holocausto servia para sacrificar ofertas para Deus.
Algumas ofertas eram pelos seus próprios pecados e outras pelos pecados do povo.

O propósito do holocausto era que por meio dele, as pessoas fossem aceitas e perdoadas diante de Deus  (Levítico 1:4).

Para o holocausto, um animal macho era sacrificado: um carneiro, um bode, um boi ou uma rola (ou um pombinho) (Levítico 1:13-17). – Como veremos a seguir.

A oferta deveria ser sem mancha ou defeito e mais saudável possível.
Isto representa o Senhor jesus, que foi examinado por Pilatos – qual declarou: “Não acho nele crime algum“. (João 18:38).

 

COMO ERA FEITO O SACRIFÍCIO NO ALTAR DO HOLOCAUSTO NO ANTIGO TESTAMENTO

Vamos analisar esse versículo, vai ficar mais claro como eram feito os sacrifícios no altar do holocausto no antigo testamento, veja:

“Quando alguma pessoa pecar, e cometer ofensa contra o SENHOR (…) por sua oferta pela culpa, trará, do rebanho,
ao SENHOR um carneiro sem defeito, conforme a tua avaliação, para a oferta pela culpa; trá-lo-á ao sacerdote,
E o sacerdote fará expiação por ela diante do SENHOR, e será perdoada de qualquer de todas as coisas que fez,
tornando-se, por isso, culpada.” – (Lv 6. 2, 6, 7)

No holocausto, o animal era queimado sobre um altar em oferta ao Senhor – ou seja, uma oferta totalmente queimada perante o Senhor.

Normalmente eram queimados animais de gado (bois, ovelhas, bodes, etc).
Os mais ricos ofereciam isso (bois, ovelhas, bodes, etc), já os mais pobres ofereciam aves (pombas, rolinhas, etc).
Os mais pobres traziam essa oferta, pois estavam dentro de suas possibilidades financeiras.

“e disse a Arão: Toma um bezerro, para oferta pelo pecado, e um carneiro, para holocausto,
ambos sem defeito, e traze-os perante o SENHOR.” (Lv 9. 20)
“Se a sua oferta ao SENHOR for holocausto de aves, trará a sua oferta de rolas ou de pombinhos.” (Lv 1. 14)

Em geral, as ofertas trazidas perante Deus deveriam custar algo àquele que as trazia.
A oferta em si não era o mais importante, mas a mudança que acontecia no coração das pessoas. Oferta sem mudança de coração não valia de nada.

Gostaria de ser um pregador diferenciado e pregar de forma impactante decorando os versículos e sem timidez? Clique aqui para aprender

COMO ERA O ALTAR DO HOLOCAUSTO

Vamos analisar agora – Como era o altar do holocausto – Lembrando que tem várias fotos na internet, RECOMENDO fortemente que você pesquise no google algumas para entender melhor.

O Altar de Holocausto era o primeiro item que você via quando entrava no patio do tabernáculo.
Ele era impressionante em sua construção, sendo feito de madeira de acácia e recoberto com bronze.
A madeira é uma figura Bíblica do homem (Salmos 1:1,3 e Jeremias 5:14).

A fumaça que saia do holocausto era bem diferenciado – segundo alguns comentários rabínicos, todos do Arraial conseguiam sentir.

A forma do altar era meio “quadrada” – lembrava muito bem uma churrasqueira. O tamanho do altar do holocausto é muito controvérsia, algumas literaturas falam 2,25m de largura e 1,35m de altura.

Ele tinha uma base alta e apresentava quatro CANTOS com quatro pontas em forma de CHIFRES. Esses chifres ajudavam o sacerdote na ministração da cerimônia, pois o animal ficava amarrado em um desses chifres – para depois ser sacrificado. Lembrando que tinha sangue nas pontas dos chifres.

O QUE REPRESENTAVA OS QUATROS CHIFRES DO ALTAR DO HOLOCAUSTO

Ai outra pergunta que fica é: O que representava os quatros chifres que tinha no altar do holocausto? – Existem vários comentários sobre esse assunto, mas a bíblia não chega afirmar nada.

Algumas pessoas dizem que é os “quatro evangelhos” – porém é uma interpretação errada, pois naquela época não tinha os evangelhos. Uma das interpretações mais aceitáveis é sobre a “universalização”, isto é – algo universal.

O número 4 na bíblia representa algo universal, por exemplo: 4 estações e 4 pontos da terra.

Os chifres do Altar indicam também um símbolo de poder, autoridade e proteção.
Na Bíblia, “os chifres” têm um símbolo de autoridade, poder e proteção. Essa simbologia estava presente no altar do holocausto .

COMO FUNCIONAVA OS SACRIFÍCIOS NO ALTAR DO HOLOCAUSTO

De uma forma totalmente resumida, vou explicar em poucas palavras como funcionava os sacrifícios no altar do holocausto.

Muitas pessoas acham que ia “carvão” pra acender o altar, porém não era bem assim que funcionava, o fogo era literalmente colocado no chão mesmo – areia e pedra mesmo.

Depois que acendiam o fogo, ai eles matavam o animal e depois pegavam um pouco do sangue e colocavam nos quatro chifres do altar do holocausto – eles faziam isso para representar que é só o sangue que pode purificar o homem do pecado.

UMA CURIOSIDADE BEM LEGAL – Porque eles colocavam o altar do holocausto na primeira posição do patio? A resposta é bem simples, observe:

A primeira coisa que devemos fazer antes de entrar na Presença de Deus é oferecer um sacrifício. Primeiro oferecemos nossa vida como sacrifício VIVO na presença de Deus e depois sim entramos em sua presença. O principio é exatamente esse – Primeiro morte, depois vida.

DIFERENÇA ENTRE O ALTAR DO HOLOCAUSTO E O ALTAR DO INCENSO

Agora vamos entender um pouco melhor a diferença entre o altar do incenso e o altar do holocausto – bastante pessoas confundem ambos, mas na verdade são duas coisas bem diferentes.
Bom, em poucas palavras vamos estudar um pouco sobre o altar do incenso e entender as principais diferenças.

O altar do holocausto ficava DENTRO DO PATIO do tabernáculo, já o altar do incenso ficava dentro do tabernáculo *da cabana*.
O altar do holocausto era oferecido sacrifícios de animais – a céu aberto.

Depois de um certo tempo, Deus ordenou a Moisés que construísse um segundo altar (que é o altar do incenso). “Esse altar será feito de madeira, recoberto de ouro. Ponha-o na seção do côdesh (dentro do santos), próximo a menorá e a mesa”.
Duas vezes por dia o sacerdote queimava incenso sobre o altar – uma vez no período da manhã e outra no período da tarde.

UMA CURIOSIDADE BEM LEGAL – Era proibido oferecer sacrifícios animais sobre o altar do incenso, exceto em Yom Kipur, quando o Sumo Sacerdote oferecia animais sobre ele.

Então essas são as principais diferenças entre o altar do incenso e o altar do holocausto – Um era para sacrificar animal (e ficava no patio), já o outro era para oferecer incenso perante o Senhor (ficava dentro do Santos  – dentro do tabernáculo).

O OFERTANTE QUE MATAVA SUA OFERTA OU O SACERDOTE

Outra pergunta muito comum é – Era o sacerdote ou ofertante que matava o animal? – Em poucas palavras para ficar mais claro para nosso entendimento – Quem matava o animal era o OFERTANTE – não o sacerdote, geralmente ele “degolava” a oferta.

ESTRANGEIROS PODIAM OFERECER SACRIFÍCIO NO HOLOCAUSTO

Outra pergunta comum é: Os estrangeiros podiam oferecer sacrifícios no holocausto ou só os filhos de Israel?
A resposta é – TODOS podiam – até os estrangeiros, observe o texto a seguir:

18. Fala a Arão, e a seus filhos, e a todos os filhos de Israel, e dize-lhes: Todo homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros em Israel, que oferecer a sua oferta, seja dos seus votos, seja das suas ofertas voluntárias que oferecerem ao Senhor em holocausto – Levítico 22:18.

8. Dir-lhes-ás pois: Qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que entre vós peregrinam, que oferecer holocausto ou sacrifício,
(Levítico, 17).

CONCLUSÃO

Vimos que o altar do holocauste representa o calvário – onde o Cordeiro foi morto e derramou seu sangue para a remissão dos nossos Pecados. Observamos que existe uma diferença enorme entre o altar do holocausto e o altar do incenso e também analisamos os principais fatos sobre o altar do holocausto. Graças ao sacrifício de Jesus no calvário, hoje não temos a necessidade de levar um animal para o templo em época em época para remissão de nossos Pecados. Jesus fez o sacrifício por nós.

Post – O que era o Altar do Holocausto [ Tudo que você Precisa Saber ]
Tags – tabernáculo de Moisés, altar do incenso, altar do holocausto, diferença entre altar do holocausto e altar do incenso, holocausto, que representa o altar do holocausto, altar

Avalie Esse Estudo

Avalie Esse Estudo

Muito obrigado Pela Avaliação / 5. Contagem de Votos

HEY, VOCÊ GOSTARIA DE SER UM PREGADOR \ ESTUDANTE DA BÍBLIA TOTALMENTE DIFERENCIADO?

A maioria dos pregadores diferenciados e estudantes da bíblia que chamam atenção das pessoas enquanto fala são aquelas que tem um estudo diferenciado.
Você já conheceu alguém que enquanto fala todos querem ouvir?
O que essas pessoas tem que as outras não?
Essas pessoas tem muito conhecimento bíblico e sabem fazer uma EXCELENTE EXEGESE BÍBLICA.
Gostaria de aprender hebraico bíblico e cultura judaica e o principal, fazer uma excelente exegese bíblica?

CLIQUE AQUI PARA APRENDER HEBRAICO BÍBLICO E CULTURA JUDAICA

Tags: | | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Moisés Figueiredo, criador do portal Estudo de Deus e do Curso Tsade - Hebraico do Jeito Certo. Formado em Ciência da Computação e Tecnologia em Marketing, pós graduado em Gestão de Projetos e amante da bíblia sagrada e do hebraico bíblico.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *