Quem era o jovem rico e a sua verdadeira história [Revelado]

Nesse estudo veremos um pouco sobre quem era o jovem rico e conhecer sua história. Ah – aqui vale uma OBSERVAÇÃO IMPORTANTE, existem MILHARES DE FORMA DE INTERPRETAR essa passagem do jovem rico, eu apenas quero EXPOR UMA das MILHARES QUE EXISTE, fechou?

Eu (Moisés) não pretendo convence ninguém e provar nada, apenas EXPOR MAIS UMA DAS INTERPRETAÇÕES sobre o assunto. Bom, vamos ao estudo! 😉

QUEM ERA O JOVEM RICO

Muitos interpretam essa passagem como parábola, mas é um erro exegético muito grande, a bíblia não chega mencionar o nome desse jovem rico nem sua origem, mas deixa uma boa descrição sobre quem era o jovem rico, com base nos textos a seguir, poderemos traçar seu perfil.

Jesus em sua última viagem para Jerusalém, Ele encontrou esse personagem, que é bem interessante.

Lucas diz que ele era um príncipe (Lc 18.18). A palavra príncipe no grego é “arcwn (archon)“, que significa literalmente – governador, comandante, chefe, líder, isso revela que ele não era um simples homem, mas sim alguém que tinha uma certa importância dentro da sociedade judaica e a bíblia também menciona o fato dele ser muito rico – “muitas propriedades…”

O PEDIDO DE JESUS PARA O JOVEM RICO

Jesus fez um pedido meio que “insano” ao jovem, Ele pediu para o jovem vender tudo que ele tinha e dar aos pobres para ser perfeito, conforme o versículo:

Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. – Mt 19.21

Esse pedido que Jesus fez para o jovem, olhando com um “olhar” mais pro texto, fica difícil interpretar, algumas perguntas que devemos fazer:

  • será mesmo que Jesus estava querendo dizer isso?;
  • Será que conseguimos conquistar o reino de Deus apenas comprando?;
  • Seria possível alcançar a perfeição apenas vendendo tudo e dando aos pobres?

Olhando apenas o texto, fica bem difícil entender que estava acontecendo ali, o pedido de Jesus não estava relacionado a bens materiaisVamos analisar mais a fundo essas questões nos próximos tópicos – FIQUE COMIGO ATÉ O FIM!

SALVAÇÃO NÃO PODE SER COMPRADA COM DINHEIRO

No tópico anterior vimos que Jesus fez uma proposta para o jovem – “vende tudo que tem e da aos pobres“, depois disso ele herdaria o reino de Deus – MAS ESTARIA JESUS FALANDO DE BENS MATERIAIS? – Seguindo essa lógica, o reino de Deus então é comprado e não dado pela graça de Jesus. Dinheiro nenhum pode comprar a salvação.

Muitas pessoas pegam esse ‘pedacinho isolado‘ e montam estudos dizendo que é dando dinheiro que entramos no reino de Deus, porem – não é disso que esse texto trata.

Vamos ver um pouco agora sobre a salvação, se ela é comprada com dinheiro ou foi conquistada na cruz com sangue de Jesus, me acompanhe nessa leitura de alguns versículos.

A salvação não se compra com dinheiro, pois ela já foi comprada por Jesus no Calvário com sangue – 1 Co 6.20

“20 Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” – 1 Co 6.20

A salvação não pode ser comprada, senão as pessoas se “gloriariam nelas mesmo“, a salvação é um dom gratuito de Deus, mediante a graça – Ef 2.8,9.

“(…) Porque pela graça sois salvo, isso não vem de vós é dom de Deus […]” – Ef 2.

Vamos analisar também o SALMO 49 – Observe o texto:

6 – Aqueles que confiam na sua fazenda, e se gloriam na multidão das suas riquezas,

7 – Nenhum deles de modo algum pode remir a seu irmão, ou dar a Deus o resgate dele.

8 – (Pois a redenção da sua alma é caríssima, e cessará para sempre),

Nesse Salmo fica evidente que a salvação não pode ser comprada com dinheiro ou esforço próprio. O versículo 7 diz com clareza – o homem não pode dar a Deus o resgate da salvação.

Vamos ler mais um versículo para concluirmos esse assunto – lembrando é apenas uma “pequena parte, o assunto é muito mais amplo”, só existe uma pessoa que pode nos ligar a Deus novamente e intermediar Deus e nós, que é Jesus Cristo – sendo assim, não há salvação sem Jesus.

1 Timóteo 2,5 – há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.

Depois de todos os textos que lemos, fica muito claro que Jesus não estava querendo comprar a salvação do jovem rico com dinheiro, fica mais claro ainda que “os bens” desse jovem não era só dinheiro, mas tinha algo a mais ali – O que Jesus estava realmente pedindo não era o “dinheiro” do jovem rico, mas algo totalmente diferente, vamos ler o próximo tópico.

O QUE REALMENTE JESUS PEDIU PARA O JOVEM RICO

A grande pergunta é – O que Jesus realmente pediu para aquele jovem? – SERIA REALMENTE DINHEIRO? – Vamos analisar um pouco o ocorrido.

O jovem já guardava todos os mandamentos e já conhecia praticamente toda a palavra de Deus da época, mas mesmo assim, esse conhecimento não era suficiente para o jovem ser perfeito e herdar o reino de Deus.

Jesus pediu para o jovem “vender tudo” que tinha e dar aos pobres, esse foi o pedido de Jesus – Mas, se eu dissesse que esses “bens materiais” na verdade não eram riquezas físicas, mas sim de “conhecimento”.

O pedido de Jesus para o jovem rico estava relacionado a “vende todo seu conhecimento” e da aos pobres. Esse texto trata-se de riqueza no sentido de conhecimento, não de riqueza no sentido físico. VAMOS INTERPRETAR JUNTOS ESSA PASSAGEMME ACOMPANHE NO PRÓXIMO TÓPICO!

INTERPRETANDO A PASSAGEM DO JOVEM RICO

Sem muitas enrolações, vamos interpretar juntos essa passagem bíblica, o que realmente Jesus pediu para o jovem rico?

A palavra “vender” não significa diretamente – vendas de algo, produto físico ou serviço, mas a palavra vender em qualquer dicionário é – “trocar aquilo que você tem, por algo” – isto é – A venda de uma ideia, pode ser considerado uma venda.

Vender é literalmente – trocar o que você tem, por outra coisa – vender nessa passagem bíblica é – “vende a ideia do evangelho para os pobres“.

Jesus estava dizendo para aquele jovem – “Vende a ideia do evangelho para os pobres, isto é – “aqueles que não tem”, já que você tem o conhecimento e segue desde criança – vende a ideia do evangelho, isto é – dê tudo que você tem (conhecimento) para os pobres (aqueles que não tem) e então será perfeito.

Jesus estava fazendo um apelo para aquele jovem – vender tudo que ele tinha de conhecimento – isto é – levar os ensinamentos que ele tinha, para os pobres (aqueles que não tinha conhecimento).

É exatamente disso que se trata esse texto, não podemos interpretar essa passagem bíblica como “bens materiais“, pois machucaria a exegese bíblica.

Em resumo – Jesus estava chamando aquele jovem para ser um “evangelista“, alguém que levaria seu conhecimento para aqueles que necessitam – os pobres. O texto se refere a um chamado que foi rejeitado – Há muitas pessoas como esse jovem rico, tem muito conhecimento, mas insiste em guardar para si mesmo!

MAAAAAAAAAAAAAISSSSSSSSSSS UMAAAA VEZZZZ EU DIGO, ISSO É APENAS UM MODO DE INTERPRETAR A PASSAGEM, NÃO ESTOU AFIRMANDO QUE SEJA ISSO, APENAS REPASSANDO UMA INTERPRETAÇÃO, FECHOU?

CONCLUSÃO

Com base nas interpretações bíblicas – tanto histórica quanto cultural, ficou evidente que Jesus não estava chamando o jovem para vender seus bens materiais, mas sim ‘seu maior bem – que era o conhecimento’, essa passagem trata-se de conhecimento e não de bens materiais. Assim como o jovem rico que não quis compartilhar seus conhecimentos, existem muitas pessoas que também não gostam de compartilhar seus conhecimentos – Você tem compartilhado seus conhecimentos do reino de Deus para outras pessoas? – Gostaria de concluir com esse questionamento!

Post – Quem era o jovem rico e a sua verdadeira história [Revelado]
Tags – quem era o jovem rico, o pedido de Jesus para o jovem rico, salvação não pode ser comprada com dinheiro, jesus pediu dinheiro para o jovem rico, a historia do jovem rico, a verdadeira história do jovem rico, interpretação da história do jovem rico.

Tags: | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Prazer, meu nome é Moisés Figueiredo. Sou apenas um nerd da tecnologia formado em ciência da computação, tecnologia em marketing e pós graduado em gestão de projetos, e claro - louco por hebraico bíblico e cultura judaica. Criador do curso mais vendido da internet de hebraico bíblico desde 2018, exatamente - Curso Tsade (https://cursotsade.com.br) Basicamente isso, o resto é história...

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Pois é, claro que Cristo não falava de bens materiais mas de um assunto espiritual, Jesus estava nem aí para a riqueza do jovem, mas estava aí para a sua vida ou salvação \’

    Na verdade não era dinheiro como já avia me referido , e se não era dinheiro também os pobres não eram os pobres nu sentido literal , diz a Bíblia que Deus é dono de todo hora e prata, ose pobres eram os necessitaods da palavra

  2. Meu amigo não alcançar seu ponto de vista… Creio que Jesus disse para ele vender tudo, porque Jesus sabia que infelizmente o coração dele estava nas riquezas e não em Jesus, e onde estiver o coração do homem ai também está o seu tesouro. achei sua interpretação bem deslocada.

  3. Quando o Senhor Jesus fala ao jovem sobre guardar os mandamentos, percebemos, tanto nos livros de Mateus, Marcos e Lucas, que Ele não menciona o primeiro mandamento! Ele evidência que algo impedia aquele jovem de guardar o primeiro mandamento. O que Jesus quis falar a aquele jovem é o que ele falaria a qualquer um de nós, quer seguir-ME? Se livre daquilo que impede de colocar Deus em primeiro lugar na sua vida! Então vem e segue-me! A Paz seja com todos.

  4. Paz abençoado..Gostei dessa interpretação, mas acho que ficou algumas lacunas (apos o segmento do texto):
    1º Ele se retirou triste porque tinha “muitos conhecimento”(do ponto de vista de sua interpretação) e não queria dar aos desprovido de tais?
    2º Quando Cristo afirma “que é muito difícil um rico entrar no Céu”, ele refere aos ricos de conhecimentos ou de bens materiais?
    3ª Quando Pedro afirma que” tinham deixado tudo para o seguir e Jesus”, o tudo a que Pedro se refere seria conhecimento ou suas posses?
    Mas te dou parabéns pela interpretação, pois ao ler esse texto sempre pensei só nas riquezas materiais, Mas penso que uma coisa não anula outra (talvez o grego koiné pode nos ajudar um pouco).

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.