Quem Foi o Profeta Joel Na Bíblia | História do Profeta Joel

Neste estudo veremos quem foi o Profeta Joel, sem dúvidas o profeta Joel é um dos personagens bíblicos mais enigmático, pouco se sabe ao seu respeito, porém iremos explorar os principais acontecimento deste personagem bíblico.

INTRODUÇÃO | QUEM FOI O PROFETA JOEL

Antes de estudarmos sobre o profeta Joel, precisamos pontuar algumas coisas:

1 – Não temos muitas bases bíblicas para estuda-lo;
2 – Teremos que ter a mente aberta para entender as fontes extra bíblicas;
3 – O foco deste estudo é sobre o personagem Joel e não sobre seu livro em si.

Em breve teremos um estudo sobre O LIVRO DE JOEL, mas este aqui é sobre o personagem, fechou?
Tendo isso em mente, vamos começar explorar a história de Joel.

O QUE SIGNIFICA JOEL EM HEBRAICO | SIGNIFICADO DO NOME JOEL EM HEBRAICO

O nome Joel em hebraico aparece no primeiro versículo do seu livro, como: יוֹאֵל
A transliteração do nome é: YoEL.
O significado mais tradicional é: Adonai é Deus | – Jeová é seu Deus.
Mas, agora faremos uma exegese um pouco mais complexa sobre o nome de Joel.

A raiz primitiva desta palavra, segundo dicionário James Strong (Ref 2974-2975) é: יאל
Essa raiz pode significar muitas coisas, como: ficar insensato, produzir, concordar, examinar, estar contente, agradar, fazer algo.

Essa palavra passa a ideia de: o individuo com a disposição de agir de certa maneira, fazer algo – aceitar um convite (Ex 2.21; Js 7.7; Jz 19.6).

A tradução do nome Joel na bíblia usando as raízes hebraicas, podemos por como: Aquele que tem disposição, aquele que age, tudo isso em nome de alguém, no caso do próprio Deus.

QUEM FOI O PROFETA JOEL | HISTÓRIA DO PROFETA JOEL

Joel foi um dos profetas da antiga aliança, ele é conhecido como “um dos profetas menores“, não pelo grau de importância, mas sim porque escreveu menos em seu livro.

Não existem muitas histórias sobre sua vida, porém as mais importantes a bíblia menciona.
Veremos alguns pontos importantes sobre a vida dele agora, veja:

– O nome do seu pai era Petuel (Jl 1.1);
– Ele profetizou direto de Jerusalém;
– Ele viveu em Judá;
– Ele não foi sacerdote.

Uma curiosidade bem importante sobre o personagem Joel é: Ele não vinculou seu ministério com nenhum governo ou rei, isso também contribuiu para saber em qual período ele profetizou.

QUAL PERÍODO O PROFETA JOEL PROFETIZOU

Este é um dos assuntos mais complexos sobre a vida de Joel, não há informações concretas sobre isso, existem pelo menos 2 linhas de interpretação sobre o assunto:

– Joel profetizou antes do exílio babilônico;
– Joel profetizou antes do exílio babilônico.

E indo um pouco mais fundo ainda, existe uma terceira linha de pensamento que diz que ele era contemporâneo de Malaquias, isto é: pós exílio e muito mais para frente.

Mas porque existe esse debate em qual período foi que Joel profetizou? Justamente porque os dois lados tem argumentos muito forte, existem evidencias que demonstram que foi antes – e outras que foi depois.

Mas com base em que é levantado essas discussões?
– A forma que ele escreveu o livro de Joel;
– As citações temporais que ele fez;
– O estilo literário que ele usou no livro de Joel.

É com base nessas métricas que os estudiosos fazem suposições sobre qual período que o Profeta Joel exerceu seu ministério.
Eu seria muito irresponsável em dar uma data, pois nem os pesquisadores tem certeza sobre o assunto.

SUPOSIÇÕES SOBRE A CONTEMPORANEIDADE DO PROFETA JOEL

Como não se tem uma data específica que ele nasceu e nem o período que ele profetizou, existem muitas interpretações sobre a contemporaneidade dele.

Estudos mais específicos mostram que ele foi contemporâneo de Uzias e dos profetas Amós e Isaías.
Outros acreditam que ele vivem no tempo de Esdras e Neemias (450 a.C) ou até mesmo no tempo de Malaquias, em cerca de 400 a.C.

SOBRE O QUE JOEL PROFETIZOU EM SEU LIVRO

Agora vamos entender um pouco sobre o que o Profeta Joel profetizou, claro, não iremos falar sobre o livro em si, mas sobre o foco que Joel dava em suas palavras, foi basicamente dois assuntos:

1 – Chamando as pessoas para um arrependimento e lamentações, baseado na grande e terrível seca que eles passavam, e principalmente sobre as pragas de gafanhotos que trazia fome e desgraça sobre todo o povo.

Joel chega a comparar essa desgraça como um exército de invasor, dizendo: Eles atacam como guerreiros e escalam como milhares de soldados – Jl 2.7.

2 – A promessa de perdão e redenção trazendo esperança, Joel diz para o povo naquela época: “rasguem o coração, e não as vossas vestes (Jl 2.13).

Como já sabemos, nos tempos bíblicos a roupa era muito importante, fiz um estudo bem completo sobre as roupas nos tempos bíblicos, dê uma olhada lá para entender a importância das roupas naqueles dias.

Com este versículo, Joel estava dizendo para o povo que eles precisavam de uma mudança INTERNA e não apenas externa.
Os judeus sempre rasgavam suas vestes como sinal de luto e arrependimento, mas Deus percebeu que embora as vestes estavam sendo rasgadas, o coração que era mais importante não estava sendo quebrantado.

Na verdade, o próprio Deus estava dizendo através de Joel: Não quero mais só que rasguem suas vestes, mas sim o coração.

“Rasgai o vosso coração e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se e grande em benignidade, e se arrepende do mal” (Jl 2:13).

UM POUCO SOBRE A PERSONALIDADE DO PROFETA JOEL

Como á vimos, o profeta Joel tinha algumas características bem importantes e necessárias para todos que desejam exercer um ministério, são eles:

– Ele era verdadeiro: Sempre pregando a verdade;
– Ele era corajoso: Numa sociedade cheio de pecados, Joel se levantou como profeta e disse para todos se arrependerem de seus pecados;
– Ele era esperançoso: Mesmo o povo em pecado, ele sempre confiou em Deus, dizendo que se arrependessem Deus traria a esperança e a Restauração;
– Ele era zeloso: Ele tinha grande zelo pelos sacrifícios nos templo (Jl 1.13-14; 2.17), embora ele não fosse da tribo de Levi;
– Ele era um profeta escatológico: A expressão que Joel mais usa no livro dele é: “O dia do Senhor” – Jl 1.15; 2.1; 11, 31; 3.14, esta expressão apontam para acontecimentos futuros.

UM POUCO MAIS SOBRE O PROFETA JOEL

Na enciclopédia da vida dos personagens bíblicos de A a Z do Matheus Soares, ele menciona que existe uma tradição que mostra que possivelmente ele seria da tribo de Rubens e que havia nascido em Betaram, a nordeste do mar morto.

Outra curiosidade bem legal sobre o profeta Joel é que ele viveu ao redor de Jerusalém, isso se encaixa perfeitamente com os descritos do livro de Joel.

A MENSAGEM DE JOEL EM SEU LIVRO

A mensagem principal do livro de Joel é exatamente sobre a vinda do Messias, onde haverá muitas destruição dos vegetais, atmosfera e humana, possivelmente este período vai ser no milênio.

Fatos curiosos: Nos tempos de Joel havia uma prega arrebentando todas as plantações, o que antes era uma beleza rural intensa se transformou em total deserto de vegetação e tristeza de pessoas.

Isso fez com que o profeta Joel começasse uma convocação ao povo para se arrepender, desde os mais jovens até os mais velhos.
A mensagem que o profeta Joel trouxe foi para que o povo revisasse a palavra de Deus e se convertesse não só externamente, mas principalmente internamente.

QUANTOS JOEL TEM NA BÍBLIA?

Algumas vezes na bíblia, encontraremos nomes importantes se repetindo, como Josué, o mesmo acontece com Joel.
Joel nos tempos bíblicos era um nome bem comum, existem cerca de 14 Joel na bíblia, por isso todo cuidado é necessário quando estiver fazendo a leitura dos textos bíblicos.

Veremos agora os versículos com os 14 Joel.

– Joel, o filho mais velho de Samuel (1Sm 8:2) e pai de Hemã, o cantor descrito em 1 Crônicas (6:33; 15:17). Em algumas versões o nome dele pode aparecer como “Vasni”;

– Um ancestral de Samuel citado no mesmo capítulo 6 do livro de 1 Crônicas (6:36). Ele era filho de Azarias e pai de Elcana;

– Joel, príncipe dos simeonitas citado em 1 Crônicas 4:35 e que viveu por volta de 715 a.C;

– Um membro da tribo de Rubens citado em 1 Crônicas 5:4-8;

– Um chefe em Basã citado em 1 Crônicas 5:12. Esse personagem às vezes é considerado por alguns estudiosos como sendo o mesmo Joel citado acima;

– Joel, filho de Izraías e chefe em Issacar na época de Davi (1Cr 7:3);

– Joel, irmão de Natã, também chamado de Igal (2 Sm 23:36), um dos poderosos de Davi (1Cr 11:38);

– Joel, um gersonita filho de Ladã e chefe dos levitas (1 Cr 23:8). Ele foi designado por Davi para ajudar no retorno da Arca da Aliança da casa de Odede-Edom (1Cr 17:7,11).
Também nomeado guarda do tesouro do Templo (1 Cr 26:22). Alguns intérpretes consideram que aqui se trata de dois homens diferentes, porém com o mesmo nome;

– Joel, Um homem nomeado por Davi como o principal chefe para governar a meia tribo de Manassés (1 Cr 27:20), ele foi filho de Pedaías;

– Joel, um levita que ajudou Ezequias na restauração dos serviços do Templo (2 Cr 29:12);

– Joel, o filho de Nebo contado entre os homens que prometeram expulsar as esposas pagãs (Ed 10:43);

– Joel, supervisor dos benjamitas no período pós-exílico em Jerusalém (Ne 11:9);

– Joel, o filho de Bani, também chamado de Uel em Esdras 10:34. Mais um homem relacionado entre aqueles que expulsariam as esposas pagãs.

– Joel, o profeta propriamente dito.

QUANTOS ANOS O PROFETA JOEL TINHA?

Não se sabe exatamente quando Joel nasceu e com qual idade ele morreu, temos alguns estudos que apenas apontam quando foi escrito seu livro, foi em meados de 830 a.C.

É verdade também que alguns intérpretes não o consideram como sendo uma figura histórica, ou seja, segundo eles, o nome Joel não se trata de uma pessoa real e apenas indica o tema da profecia do livro especialmente destacado em Joel 2:26,27.

Claro que isso não faz muito sentido, pois o próprio apóstolo Pedro faz menção à profecia de Joel, colocando ele como profeta de Deus e uma figura histórica – At 2:16,17.

CONCLUSÃO

Como vimos, o profeta Joel foi extremamente importante para seu tempo profetizando sobre o arrependimento e alertando sobre o grande dia do Senhor que viria, caso o povo não se arrependesse.
Existem poucas referencias sobre o personagem Joel, porém neste estudo vimos os principais acontecimentos, a maior mensagem que Joel nos deixou foi sobre o arrependimento e o perdão de Deus para os que praticam.

Post – Quem Foi o Profeta Joel Na Bíblia | História do Profeta Joel
Tags – quem foi o profeta Joel na bíblia, história do profeta Joel, personagens bíblicos, livro de joel
Post Relacionado – Quem foi o profeta Ageu e qual e a lição que aprendemos com Livro de Ageu

Tags: | | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Prazer, meu nome é Moisés Figueiredo. Sou apenas um nerd da tecnologia formado em ciência da computação, tecnologia em marketing e pós graduado em gestão de projetos, e claro - louco por hebraico bíblico e cultura judaica. Criador do curso mais vendido da internet de hebraico bíblico desde 2018, exatamente - Curso Tsade (https://cursotsade.com.br) Basicamente isso, o resto é história...

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Muito boa as explicação, estou satisfeito com o estudo e sou grato pela oportunidade de aprecia-lo.
    Um grande abraço e espero outras oportunidades.
    Até lá.👍😃

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.