Quem Foi o Apóstolo Paulo | Paulo de Tarso – A Verdadeira História

Hey, você já conheceu o ebook tsade? O guia completo com 150 páginas de ensino do hebraico bíblico e da cultura judaica.
Esse material é completo, vários estudos e interpretações bíblicas... clique aqui para saber mais....

Neste estudo aprendemos mais sobre quem foi o Apóstolo Paulo, o grande autor das cartas Paulinas.
O apóstolo Paulo tem uma biografia bem grande, então dividiremos este estudo em pelo menos três, sendo este o primeiro.

INTRODUÇÃO | QUEM FOI O APÓSTOLO PAULO

Sem dúvidas, um dos maiores missionários já mencionados na bíblia é o apóstolo Paulo, ele foi responsável por popularizar o termo “Cristão”. Ele é responsável por escrever pelo menos 13 dos livros da nova aliança (novo testamento) e esses livros hoje são base para muitas doutrinas bíblicas.

Se dependesse dos outros apóstolos, como Pedro, o evangelho continuaria apenas restritos aos judeus, porém Paulo de Tarso rompeu a barreira e foi para os gentios (não judeus).
Agora veremos mais características deste personagem e conhecer um pouco melhor a história do Apóstolo Paulo ou simplesmente Paulo de Tarso.

A HISTÓRIA DO APÓSTOLO PAULO E CARACTERÍSTICAS

– Escreveu 13 dos livros do novo testamento;
– Paulo falava grego, hebraico e aramaico;
– Paulo era fariseu, veja este versículo:

Paulo afirmou “Eu sou fariseu, e filho de fariseu – At 23:6;

– Mesmo depois de quase 20 anos de sua conversão, ele continuou afirmando que seguia as leis e a justiça de Deus – At 23:14;
– Paulo era mais “avançado no judaísmo” do que os outros judeus – Gl 1.14

Leia – Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu;
Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Filipenses 3:5,6.

Texto base – E na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais – Gálatas 1:14.

Com base nesses versículos podemos afirmar que Paulo era “judeus dos judeus“, um termo como “alguém que guardava mais as leis” que os outros judeus e se dedicava mais.

Paulo era da tribo de Benjamim.

COMO ERA APARENCIA DE PAULO?

Agora veremos mais uma curiosidade interessante sobre o Apóstulo Paulo (Paulo de Tarso), esta curiosidade esta ligado a sua aparência.
Existe um livro chamado “Atos de Paulo e Tecla“, ele é um livro extra bíblico – neste livro relata como seria a imagem do Apóstolo Paulo e várias outras curiosidades sobre ele, veja como o livro descreve o Apóstolo Paulo:

“Paulo era um homem de pequena estatura, parcialmente calvo, pernas arqueadas, de compleição robustas, olhos próximos um do outro (isto é, vesgo), e nariz tanto curvo…” – Atos de Paulo e Tecla.

Na versão “Armenia” desse mesmo texto, o autor acrescenta que PAULO tinha olhos azuis.
Não que seja de extrema importância saber aparência dele, mas é um fato curioso.
Pois o próprio Apóstolo Paulo diz em algumas cartas que ele era “RESPEITADO” quando ele escrevia (em cartas), porém quando ele encontrava as pessoas pessoalmente, ele “caia em descrédito”, um dos motivos – talvez seja sua aparência.

RECOMENDAÇÃO: Recentemente comprei este livro e comecei a ler e é simplesmente fantástico, quando puder, compre também 😉

DATA DE NASCIMENTO DO APÓSTOLO PAULO E LOCAL DE NASCIMENTO

O apóstolo Paulo possivelmente nasceu cerca de 10 anos d.C.
Não há uma data específica, porém as pesquisas apontam para 10 d.C.

Gostaria de ser um pregador diferenciado e pregar de forma impactante decorando os versículos e sem timidez? Clique aqui para aprender

Paulo nasceu na cidade grega de Tarso, na Cilícia, onde hoje é atual Turquia.
Este é um dos motivos dele ser chamado de “Paulo de Tarso”, justamente porque nasceu nesta cidade.

CURIOSIDADE: Nos tempos bíblicos era muito comum relacionar o nome da pessoa com lugar de origem ou características dela, como “José de Arimatéia”, “jesus de Nazaré”, “Viúva de Naim”, “José, o carpinteiro”, etc.

Quando criança viveu no meio da cultura grega, um lugar de educação e comércio.

Willian Mitchell Ramsay definiu Tarso como “a cidade cujas instituições reuniam o que havia de melhor e mais completo do caráter oriental e ocidental”.

Em resumo, Tarso era considerado um lugar completo, algumas tradições deixam sub-entendido que Paulo era de uma família rica e bem estruturada, pois não era tudo mundo que conseguia se manter em Tarso, o custo de vida era meio elevado.

O NOME DO APÓSTOLO PAULO | DEUS MUDOU O NOME DO APÓSTOLO PAULO?

Neste tópico vou falar de um assunto bem interessante, muitas pessoas acham que “Paulo” teve o nome mudado por Jesus, porém isso não é verdade.
Deus nunca mudou o nome do Apóstolo Paulo, na verdade Paulo usava seu nome de forma diferente dependendo de onde ele estava.

É como um “João aqui no brasil” se chamasse “John” no estados unidos, por exemplo.
O nome é o mesmo, porém quando se vai para outro lugar é adaptado.

– O nome de Paulo era Saulo (At 13:9) em homenagem ao primeiro rei de Israel (Saul) que também era da tribo de Benjamim;
Saulo era o nome hebraico dele, após se converter ao cristianismo, passou a ser chamado também de Paulo (que é seu nome em grego);

– Os nomes do apóstolo Paulo ficaram desta forma:

— Saulo em hebraico;
— Paulos era seu nome em grego;
— Paulus era seu nome em Latino;
— Paulo era seu nome em Romano.

Veja que Paulo tinha muitas variações em seu nome, isso facilitava que ele andasse por vários lugares levando a mensagem de Yeshua.

A maioria dos judeus que viviam em cidades fora da Palestina era helenizado, isto é: falavam grego e se sentiam totalmente de boa com a cultura grega, isso é um problema, pois muitos judeus já estavam aderindo a cultura grega e se esquecendo das leis de Deus.
Embora muitos estivessem se deixando levar pela cultura grega, ainda tinham muitos judeus que guardavam as leis e princípios da Torah.

APÓSTOLO PAULO TINHA DUPLA CIDADANIA | O QUE ISSO QUER DIZER?

Paulo tinha dupla cidadania, ele era judeu e também romano (Atos 16:37-39; 22:25-28).

Isso era incrível, pois não era tão fácil conseguir a cidadania Romana, as vezes nem pagando muito as pessoas conseguiam.
Para se ter ideia, nem as pessoas que moravam em Roma conseguiam as vezes a cidadania Romana.

Cerca de dois terços da população Romana era escravos, classe baixa e nem sempre conseguiam a cidadania.

Em geral para se conseguir cidadania Romana era através algum trabalho prestado ao império.
Paulo possivelmente herdou esta cidadania romana pelo seu pai, que talvez prestou algum serviço que garantiu a ele isso.

Paulo valorizava tanto a cidadania de Tarso (At 21:39) como a romana (At 22:25-28) – Dupla Cidadania.

AS VANTAGENS DA CIDADENIA ROMANA

Ser romano trouxe para Paulo algumas vantagens, vou citar pelo menos 3 vantagens de ser cidadão Romano, veja:

1 – garantia de um julgamento perante a Cesar, caso necessário;
2 – imunidade legal dos açoites antes da condenação;
3 – imunidade em relação à crucificação.

Um dos exemplos que temos é de Pedro e Paulo, ambos foram perseguidos por Nero e morreram, Pedro por sua vez crucificado, já o Apóstolo Paulo morreu decapitado.

Outro exemplo é o episódio de Atos 16 – quando prenderam Paulo e Silas, eles foram açoitados de forma injusta, leia o versículo 23 e o restante para melhor compreender.

Vamos analisar alguns versículos agora, veja:

E, sendo já dia, os magistrados mandaram quadrilheiros, dizendo: Soltai aqueles homens.
E o carcereiro anunciou a Paulo estas palavras, dizendo: Os magistrados mandaram que vos soltasse; agora, pois, saí e ide em paz.
Mas Paulo replicou: Açoitaram-nos publicamente e, sem sermos condenados, sendo homens romanos, nos lançaram na prisão, e agora encobertamente nos lançam fora? Não será assim; mas venham eles mesmos e tirem-nos para fora.
E os quadrilheiros foram dizer aos magistrados estas palavras; e eles temeram, ouvindo que eram romanos. Atos 16:35-38

Olha que interessante este assunto, eles açoitaram Paulo e depois tentaram esconder este fato, a bíblia diz que Paulo falou: “depois de me baterem, agora querem deixar isso encoberto?” – Repare que eles “temeram depois de ouvir que eram romanos”.

A INFANCIA DO APÓSTOLO PAULO

Paulo nasceu na cidade de Tarso, porém sua família mudou-se para Jerusalém quando ele ainda era um menino jovem, tanto sua criação como seus estudos aconteceram em Jerusalém – Atos 22.3.
Essa afirmação parece ser sustentada com o fato de vários outros autores falarem sobre isso, um deles é Van Unnik.

Paulo começou seus estudos rabínicos entre 13 a 15 anos de idade, possivelmente com alguns parentes.
A bíblia menciona que Paulo tinha pelo menos uma irmã e um sobrinho, veja atos 23.16.
O sobrinho de Paulo soube de uma conspiração contra ele e falou para o tio.

E o filho da irmã de Paulo, tendo ouvido acerca desta cilada, foi, e entrou na fortaleza, e o anunciou a Paulo – Atos 23:16

Não sabemos se Paulo teve irmãos, porém irmã a bíblia afirma que sim.

A FORMAÇÃO DO APÓSTOLO PAULO

O apóstolo Paulo era sem dúvidas um grande erudito, tanto do conhecimento bíblico como o cientifico (secular).
As suas raízes farisaicas o levaram a estudar com um dos mais respeitados doutor da lei na época, que foi Dr Gamaliel, que era neto do grande Hilel, segundo a tradição. Gamaliel era o grande mestre judeu no primeiro século antes de Cristo, fundador de uma escola farisaica.

Sobre o estudo Paulo afirma: Progredia no judaísmo mais do que muitos compatriotas da minha idade, distinguindo me no zelo pelas tradições paternas – Gl 1.14.
Este texto fica claro que Paulo “sobressaia” dos demais judeus e o seu zelo era muito maior também pelos ensinos da palavra.

A PRIMEIRA APARIÇÃO DO APÓSTOLO PAULO NA BÍBLIA

Paulo aparece pela primeira vez no novo testamento como uma testemunha favorável à execução de Estevão, o primeiro mártir cristão.
Estevão foi levado perante o sinédrio por ser acusado de falar contra os judeus e as leis de Moisés, ele argumentou que Jesus “destruiria o templo e modificaria os costumes que Moisés havia transmitido” – At 6.13-14.

Paulo como já estudamos, era zeloso pelas leis e costumes judaicos, quando ele viu Estevão falando sobre isso, logo já consentiu com assassinato dele.

Saulo começou a perseguir os cristões, Saulo “assolava a igreja, entrando na casa dos cristões, e arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão” – Atos 8.3.

PAULO TEVE UM ENCONTRO COM JESUS EM DAMASCO

Por volta de 35 d.C, aproximadamente 5 anos depois da crucificação de Jesus, Paulo estava a caminho de Damascos levando a carta para o sacerdote para perseguir os cristões daquela cidade, no tanto Deus escolheu aquele momento para promover uma mudança radical em sua vida.
Paulo mais para frente, ele diz que Deus “por bem revelar em mim o seu filho para que eu evangelizasse entre os gentios” – Gl 1.16.

No caminho de Damasco o próprio Jesus através de uma visão se revelou para Saulo. Ele viu uma grande luz que o deixou “cego por três dias” e uma inconfundível voz disse para ele: Saulo, Saulo, porque me persegues?” At 9.4.

Chegando em Damasco, ele soube que foi escolhido para levar o evangelho entre os gentios – Atos 9.15.
Esse é um ponto tão importante em toda a bíblia, que por 3 vezes é citado no livro de Atos – At 9.1-19; 22.1-21; 26.1-23.

Logo após sua conversão Paulo não perdeu mais tempo com religiosidade e começou logo a levar a salvação através do verdadeiro filho de Deus, ele ficou em Damasco por um tempo e levou a mensagem de Jesus nas sinagogas, a sua mensagem era “Ele (Jesus) é o filho de Deus” – Atos 9.20.

E depois a sua segunda tarefa foi fazer com que os outros acreditassem “que aquele era o Cristo” – At 9.22.

Depois deste encontro, a vida de Paulo se dividiu em praticamente quatro etapas:
– Os anos relativamente silenciosos;
– O trabalho em Antioquia;
– As viagens missionárias;
– As prisões e açoites.

Faremos um estudo novo para falar sobre as quatro fases da vida do Apóstolo Paulo, onde estudaremos cada um desses quatros elementos de forma separadas e com mais profundidade.

Fique de olho aqui no blog, pois em breve postaremos essas 4 fases da vida do Apóstolo Paulo

Post – Quem Foi o Apóstolo Paulo | Paulo de Tarso – A Verdadeira História
Tags – quem foi o apóstolo Paulo, história do Apostolo Paulo, Paulo de Tarso, personagens bíblicos
Post Relacionado – A Epístola aos Romanos – Estudo completinho

Avalie Esse Estudo

Avalie Esse Estudo

Muito obrigado Pela Avaliação 5 / 5. Contagem de Votos 1

Seja o Primeiro Avaliar Esse Estudo

HEY, VOCÊ GOSTARIA DE SER UM PREGADOR \ ESTUDANTE DA BÍBLIA TOTALMENTE DIFERENCIADO?

A maioria dos pregadores diferenciados e estudantes da bíblia que chamam atenção das pessoas enquanto fala são aquelas que tem um estudo diferenciado.
Você já conheceu alguém que enquanto fala todos querem ouvir?
O que essas pessoas tem que as outras não?
Essas pessoas tem muito conhecimento bíblico e sabem fazer uma EXCELENTE EXEGESE BÍBLICA.
Gostaria de aprender hebraico bíblico e cultura judaica e o principal, fazer uma excelente exegese bíblica?

CLIQUE AQUI PARA APRENDER HEBRAICO BÍBLICO E CULTURA JUDAICA

Tags: | | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Moisés Figueiredo, criador do portal Estudo de Deus e do Curso Tsade - Hebraico do Jeito Certo. Formado em Ciência da Computação e Tecnologia em Marketing, pós graduado em Gestão de Projetos e amante da bíblia sagrada e do hebraico bíblico.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *