Quem Foi Jeroboão Na Bíblia | A História do Rei do Norte

Hey, você já conheceu o ebook tsade? O guia completo com 150 páginas de ensino do hebraico bíblico e da cultura judaica.
Esse material é completo, vários estudos e interpretações bíblicas... clique aqui para saber mais....

Neste estudo veremos quem foi o rei Jeroboão e como foi feito a divisão dos reinos em Israel.
A história de Jeroboão é recheada de dramas e reviravoltas, fique comigo até o fim deste estudo, pois valerá a pena! 😉

O QUE SIGNIFICA JEROBOÃO EM HEBRAICO | JEROBOÃO EM HEBRAICO

O nome Jeroboão em hebraico vai aparecer como: יָרָבְעָם
E a transliteração fica: Yarav’am.

A raiz da palavra do nome de Jeroboão em hebraico é: ירב.
Esta raiz pode significar muitas coisas, segundo dicionário James Strong, ref – 3377, 33,78, 3379, 33,80, 3381.
A raiz do nome de Jeroboão significa: ele contenderá, nome simbólico para Assíria, ir para baixo, inimigo, afundar.

Tradução de Jeroboão: Aquele que contende, aquele que é inimigo.
AH – Se você se chama Jeroboão, não fique bravo comigo, rsrs é apenas uma analise da palavra em hebraico, isso não significa que você seja assim, ok? rs!

QUEM FOI JEROBOÃO NA BÍBLIA | HISTÓRIA DE JEROBOÃO

Existem pelo menos 2 reis que reinaram no reino norte que se chamam Jeroboão, neste estudo veremos sobre o primeiro.
Jeroboão I que deu a origem a primeira monarquia das dez tribos de Israel e o Jeroboão II foi o décimo quarto rei do reino do norte.

Jeroboão I reinou de 931 a 910 a.C e era da tribo de Efraim, seu pai era Nebate e Zerua.
Ele era um homem muito esforçado, este esforço garantiu para ele o reconhecimento como supervisor de uma força de trabalho Efraimita – 1 Rs 11.28, o mais interessante que foi o próprio rei Salomão que garantiu a ele este cargo.

Certa vez, o profeta Aías falou para Jeroboão que ele se tornaria rei das dez tribos do norte ao invés de Roboão, filho  de Salomão.
O Profeta Aías encontrou Jeroboão e fez um ato “profético”, ele rasgou sua veste em doze pedaços e deu dez pedaços para Jeroboão, dizendo que estes pedaços representaria as 10 tribos que ele receberia de Deus – 1 Rs 11.29-30.

Essa profecia foi para mostrar que Deus estava preservando o reinado de Davi no reino norte, onde Jeroboão reinou, já que o sul estaria sob  reinado de Roboão.

Toda essa briga entre os reinos começou por causa de Salomão, ele estava adorando os deuses estranhos de suas esposas, por este motivo caiu um juízo sobre a linhagem de Davi -1 Rs 11.33.

O mais interessante nesta história, que Deus queria fazer de “Jeroboão um novo Davi“, tudo que ele tinha que fazer é “ouvir a Deus, andar nos seus caminhos e fazer o que é reto aos seus olhos e guardar os estatutos e mandamentos” – 1 Rs 11.37-38.

A PERSEGUIÇÃO DE SALOMÃO CONTRA JEROBOÃO

Quando Salomão soube que Deus queria ungir Jeroboão como rei, logo o coração de Salomão se encheu de raiva e quis matar Jeroboão, isso fez com que ele fugisse para o Egito, ele só voltou depois da morte de Salomão – 1 Rs 11.40.

JEROBOÃO, O SANTO JUSTICEIRO

Após a morte de Salomão, Jeroboão retornou a Israel e se aproximou de Roboão com um pedido um pouco diferente, ele solicitou que Roboão diminuísse os impostos altos sobre o povo – 1 Rs 12.1-4.

Roboão pediu três dias para analisar a proposta e foi consultar os conselheiros de Salomão para poder dar uma resposta.
Os conselheiros mais velhos disseram para Roboão diminuir os impostos e atender o povo, porém o jovem Roboão resolveu pedir conselho dos seus jovens amigos, isso não foi uma boa escolha.

Roboão ouviu os jovens e o fruto disso foi o reino dividido e as tribos do norte se afastaram da casa de Davi e estabeleceram Jeroboão como seu rei – 1 Rs 12.2-25, 19-20.

Gostaria de ser um pregador diferenciado e pregar de forma impactante decorando os versículos e sem timidez? Clique aqui para aprender

O CONSELHO DOS JOVENS QUE CAUSARAM A DIVISÃO DAS TRIBOS

O conselho errado dos jovens levaram Roboão causar a divisão dos reinos, veja o conselho a seguir:

E os jovens que haviam crescido com ele lhe falaram: Assim dirás a este povo que te falou: Teu pai fez pesadíssimo o nosso jugo, mas tu o alivia de sobre nós; assim lhe falarás: Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai.
Assim que, se meu pai vos carregou de um jugo pesado, ainda eu aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões. – 1 Reis 12:10,11

Este conselho causaram divisões que ecoam até nos dias de hoje.

A DIVISÃO DOS REINOS – REINO NORTE E REINO SUL

Depois deste episódio que Roboão rejeitou diminuir os impostos, ocorreu a divisão dos reinos, onde uma parte ficou no norte e a outra parte no sul, neste estudo eu falo mais sobre este tema – Divisão do reino norte e do reino sul.

Os que estavam em Judá escolhera ficar com Roboão – Rs 12.17 – juntamente com a tribo de Benjamim – 1 Rs 12.21, isto é: ficaram no sul.
Jeroboão ficou com norte e depois Jeroboão edificou um casa em Siquém, no monte de Efraim e ali habitou e depois saiu dali e edificou outra moradia em Petuel – 1 Rs 12.25, isso em torno de 926 a.C.

Um pequeno resumo: Roboão ficou com reino do sul (Judá e Benjamim) e Jeroboão com reino do norte (o restante das tribos).

O COMEÇO DA IDOLATRIA E PERDIÇÃO DE JEROBOÃO

Logo após a divisão dos reinos, o reino do sul ficou com Jerusalém e os templos de adoração, Jeroboão se sentiu “intimidado” a promover também uma adoração e construir lugares para adorar a Deus.

Ele ficou com medo do povo subir para o reino sul e acabar gostando e ficar por lá, isso fez com que ele fizesse um grande pecado perante o Senhor – construir templos para deuses falsos.

Veja esses versículos: Se este povo subir para fazer sacrifícios na casa do SENHOR, em Jerusalém, o coração deste povo se tornará a seu senhor, a Roboão, rei de Judá; e me matarão, e tornarão a Roboão, rei de Judá – 1 Reis 12:27.

O QUE ELE FEZ PARA DESAGRADAR TANTO A DEUS

Jeroboão tinha medo que o povo subisse para Jerusalém para adorar a Deus e por isso ele fez:

– Dois bezerros de ouro e disse ao povo: Muito trabalho vai ser subir em Jerusalém, venham aqui e adorem teus deuses, os deuses que te fizeram subir da terra do Egito – 1 Rs 12.28;

– Ele pôs um bezerro em Betel e o outro em Dã;

– Ele fez sacerdotes que não eram da tribo de Levi para serem sacerdotes das casas novas de adoração – 1 Rs 12.30;

– Ele fez uma festa ao oitavo mês, no dia décimo quinto do mês, como a festa que se fazia em Judá, e sacrificou lá no altar para deuses estranhos – 1 Rs 12:32;

Jeroboão fez tudo que não poderia fazer e isso desagradou a Deus de uma forma grande, a partir daqui o seu reinado começou a cair, como veremos no próximo tópico.

A RUÍNA DE JEROBOÃO | OS PECADOS QUE DESAGRADAM A DEUS

Depois de Jeroboão oferecer sacrifícios a deuses estranhos, veio um profeta até ele e profetizou contra seu reinado, neste mesmo período ele estava no altar oferecendo incenso queimado em Betel – 1 Rs 13.1.

O profeta também profetizou que nasceria alguém da casa de Davi chamado Josias que “sacrificaria os sacerdotes de Jeroboão” e os “queimaria” – 1 Rs 13.2, em outras palavras: Josias colocaria para baixo os altares dos deuses falsos de Jeroboão.

O profeta profetizou sobre os altares de Jeroboão – Jeroboão não gostou disso e estendeu a mão sobre o altar (contra a profecia do profeta), logo em seguida, a mão de Jeroboão se “secou” e não podia tornar a trazer de volta (ficou imóvel) – 1 Rs 13.4, ai o Jeroboão pediu para que o homem de Deus orasse para que a mão dele fosse curada, e Deus curou novamente as mãos de Jeroboão – 1 Rs 13.6.

Este homem de Deus acabou morrendo e logo em seguida, Jeroboão voltou com as atitudes pecaminosas dele.

AÍAS PROFETIZA SOBRE A RUÍNA NA CASA DE JEROBOÃO

Passando-se um tempo, o filho de Jeroboão ficou doente e ele manda sua esposa ir atrás do profeta Aías para ver uma solução para este problema – 1 Rs 14.1

Chegando lá, o profeta Aías falou o que aconteceria com Jeroboão e toda sua casa, Deus diz:

– Deus destruiria todos os homens da casa dele, desde os meninos, escravos e livres;
– Lançaria fora os descendentes da casa de Jeroboão como se lança fora um esterco, até que tudo se acabe;
– Os que morrerem na cidade, os cães comeria;
– E os que morrerem no campo, as aves do céu os comeria;
– E o seu filho morreria

Leia o texto – 1 Rs 14.10-12.

Passando-se um alguns dias, Jeroboão morreu, ele reinou durante 22 anos e depois seu filho assumiu o reino em seu lugar.

Nadabe que é filho de Jeroboão governou no seu lugar apenas 2 anos antes de ser assassinado por Baasa, da tribo de Issacar – 1 Rs 14.20; 15.25-31.
Com a morte de Nadabe, não sobrou ninguém da família de Jeroboão, cumprindo assim a profecia de Aías – 1 Rs 15.29.

A idolatria de Jeroboão I se tornou uma marca não terrível que o escritor do livro dos Reis comparou todos os demais governantes perversos do Reino do Norte, como aqueles que andavam “nos caminhos de Jeroboão – 1 Rs 16.26; 2 Rs 14.24.

Post – Quem Foi Jeroboão Na Bíblia | A História do Rei do Norte
Tags – quem foi Jeroboão, Quem foi jeroboão na bíblia, rei Jeroboão, história de Jeroboão, personagens bíblicos
Estudo RelacionadoTudo sobre a divisão do reino norte e reino sul

Avalie Esse Estudo

Avalie Esse Estudo

Muito obrigado Pela Avaliação 0 / 5. Contagem de Votos 0

Seja o Primeiro Avaliar Esse Estudo

HEY, VOCÊ GOSTARIA DE SER UM PREGADOR \ ESTUDANTE DA BÍBLIA TOTALMENTE DIFERENCIADO?

A maioria dos pregadores diferenciados e estudantes da bíblia que chamam atenção das pessoas enquanto fala são aquelas que tem um estudo diferenciado.
Você já conheceu alguém que enquanto fala todos querem ouvir?
O que essas pessoas tem que as outras não?
Essas pessoas tem muito conhecimento bíblico e sabem fazer uma EXCELENTE EXEGESE BÍBLICA.
Gostaria de aprender hebraico bíblico e cultura judaica e o principal, fazer uma excelente exegese bíblica?

CLIQUE AQUI PARA APRENDER HEBRAICO BÍBLICO E CULTURA JUDAICA

Tags: | | | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Moisés Figueiredo, criador do portal Estudo de Deus e do Curso Tsade - Hebraico do Jeito Certo. Formado em Ciência da Computação e Tecnologia em Marketing, pós graduado em Gestão de Projetos e amante da bíblia sagrada e do hebraico bíblico.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *