Quem foi Bezalel e Aoliabe - Os Construtores do Tabernáculo

Quem foi Bezalel e Aoliabe – Os Construtores do Tabernáculo

Paz meus irmãos, tudo bem?

Nesse post eu quero falar um pouco sobre dois personagens muito importantes para a história, os construtores do tabernáculo ou como são conhecidos – Os artesões do tabernáculo, eles criaram todos utensílios, inclusive a arca da aliança – estamos falando exatamente Bezalel e Aoliabe.

COMUNICADO MUITO IMPORTANTE ANTES DE COMEÇAR

Esse estudo é com base em vários comentários rabínicos, tanto das midrash, talmud e torah. Muitas coisas que vou falar aqui foi tirada de livros – e a maioria é EXTRA BÍBLICO, a intenção desse post é te informar o máximo possível sobre o assunto, fechou?

INTRODUÇÃO

Uma dúvida muito comum é sobre quem foi Bezalel e Aoliabe – Os construtores do tabernáculo, pois tem poucas referencias bíblicas sobre esses personagens, no post de hoje você aprenderá a importância que esses dois homens tiveram na história bíblica.

Esses dois homens foram inspirado por Deus para construção do tabernáculo, observe a leitura a seguir.

QUEM FOI BEZALEL – UM POUCO DA HISTORIA

Vamos conhecer um pouco sobre a história de um dos construtores do tabernáculo, entender quem era Bezalel.

Ele era filho de Uri, neto de Hur – que foi assassinado durante o incidente envolvendo a bezerra de ouro.
A construção do tabernáculo pelas mãos de Bezalel, foi uma forma de “perdão” de Deus para sua família,  devido o pecado do seu avô (na construção do bezerro de ouro). Bezalel era bisneto de Miriam, irmã de Moisés, isto é, parente de Moisés.

Agora entra uma curiosidade bem legal, quantos anos Bezalel tinha quando foi chamado para construir o tabernáculo?
– Os comentários rabínicos sobre o assunto, apontam para a idade de 13 anos apenas.

DIALOGO ENTRE DEUS E MOISÉS…

Segundo os sábios de Israel, Moisés perguntou para Deus: Como alguém tão jovem poderia receber a imensa tarefa de construir um tabernáculo para sua habitação?

Segundo o costume, é normal o responsável pela obra perguntar ao líder o que acha da ideia.

Deus perguntou para Moisés: O que você acha de Bezalel para construção?
Moisés replicou: Se ele é digno ao teus olhos, certamente e aos meus”.
Moisés perguntou ao povo – “O que vocês acham de Besalel como construtor do tabernáculo?”
E o povo respondeu: ” se ele é digno ao seus olhos e aos olhos de Deus, certamente é do nosso também”.

O QUE SIGNIFICA O NOME BEZALEL EM HEBRAICO E A ORDEM DE CONSTRUÇÃO

DIALOGO ENTRE BEZALEL E MOISÉS

Moisés ordenou a Betsal’el: “Primeiramente construa a arca, depois os outros utensílios, e finalmente a tenda do Tabernáculo.”
Ai Bezalel perguntou: Meu mestre – “ao construir uma casa, será que não se constrói primeiramente a estrutura externa para abrigar sua mobília? Se eu construir a arca primeiro, onde é que a colocarei depois de ficar pronta?
Será que Deus não lhe disse para primeiro construir o próprio Tabernáculo, e só depois a arca e os outros acessórios?”

Moisés respondeu: “Você tem razão, você pode ser denominado como aquele que esta na sombra de Deus, pois possui a sabedoria para compreender o significado secreto das Suas palavras.”

Daí o nome “Betsal’el”, composto pelas palavras “Betsel E-l – aquele que estava na sombra do Altíssimo.”

QUE VOCÊ ACHA DE MUDAR COMPLETAMENTE A FORMA DE INTERPRETAR A BÍBLIA?

Existe vários métodos de interpretação bíblica – já quis entender certas passagens bíblicas mas não tinha uma base? Já quis saber o que significa uma palavra ou frase em hebraico e não conseguia? Conheça o método de interpretação secreto.

QUEM FOI AOLIABE (AHOLIAV) – UM POUCO DA HISTÓRIA

Bom, já conhecemos um pouco da historia de Bezalel, bora conhecer um pouco quem foi Aoliabe agora.

Deus ordenou a Moisés para nomear Aholiav (Aoliabe) da tribo de Dan (Dã) como assistente de Betsal’el.
Aholiav não fazia nenhum trabalho independente, mas ajudava Betsal’el em cada fase da construção.

Deus separou então dois artesões para construir o tabernáculo – Bezalel e Aoliabe, Bezalel da tribo de Judá e Aoliabe da tribo de Dã.
Aqui entra uma CURIOSIDADE MARAVILHOSA – Judá era a maior tribo dos filhos de Israel, DÃ era a MENOR, a menos importante.
Deus resolveu juntar a MENOR TRIBO com a MAIOR TRIBO para mostrar para Israel que diante de Deus – tanto os grandes, como os pequenos são iguais.

A DIFERENÇA ENTRE BEZALEL E AOLIABE

Muitas pessoas acham que ambos faziam a mesma coisa, mas na verdade não. O líder da operação, isto é – da construção, era Bezalel, embora ele era mais jovem, foi ele que Deus escolheu para guiar a construção.

Aoliabe era o ajudante de Bezalel, ambos juntos guiavam o povo no que deveria ser feito, eles eram literalmente os “mestres de obra“. Em breve vou postar aqui um estudo explicando como foi a construção do tabernáculo e o que cada um fazia, mas não é o foco desse estudo.

Bezalel era da tribo de Judá, isto é – a maior tribo, e Aoliabe da tribo de Dã, a menor tribo. O mais legal é como ambos trabalharam em perfeita sintonia. Aoliabe recebeu uma unção poderosa de Deus – e o mais legal, uma unção de ajudar.

CONCLUSÃO

Nesse estudo vimos quem eram Bezalel e Aoliabe, observamos também que dois homens que estavam disposto a construir algo para Deus – foram totalmente capacitados pelo Espírito Santo. Assim como eles estavam disposto a fazer algo para Deus, devemos nós estar também – só assim recebemos e conheceremos o seu verdadeiro Espírito.

Post – Quem foi Bezalel e Aoliabe – Os Construtores do Tabernáculo
Tags – tabernáculo, quem construiu o tabernáculo, quem foi bezalel, quem foi aoliabe, quem foi bezalel e aoliabe, construtores do tabernáculo, estudos bíblicos, arca da aliança.

NÃO SAIA ANTES DE LER ESSE RECADO

Você gostaria de ser um servo de Deus altamente capacitado? Entender as principais passagens bíblicas sem dificuldade e direto dos originais? E o principal, conhecer a cultura judaica? – Clique no link abaixo.

Avalie Esse Estudo

Avalie Esse Estudo

Muito obrigado Pela Avaliação / 5. Contagem de Votos

5 thoughts on “Quem foi Bezalel e Aoliabe – Os Construtores do Tabernáculo

  1. A Paz do Senhor Jesus Cristo, excelente conteúdo, de grande relevância para os meus estudos que tenho aplicado, Deus continue abençoando.

  2. Shalom, eu li uma parte que fala dos bisnetos Miriam,procurei na bíblia quem eram seus filhos mas não encontrei,nem sabia que Miriam tinha casado

  3. A título de contribuição de acordo com במדב capítulo um versículo trinta e sete “o número apurado dos da tribo de Benjamim foi 35.400 e o versículo 39 diz que o número apurado dos filhos de Dã foi 62.700. Dados concomitantes aos dias de בצלאל e אהליאב. Logo a informação supramencionada não passa de inferência forçada, pelo menos do ponto de vista quantitativo. O mais provável é se houver apontamentos na literatura extrabíblica esteja se referindo ao grau de importância político-representativo de Dã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nova Venda
Baixou Ebook