Lição 9 – O Primeiro Projeto de Globalismo | Subsídio da EBD

Hey, você já conheceu o ebook tsade? O guia completo com 150 páginas de ensino do hebraico bíblico e da cultura judaica.
Esse material é completo, vários estudos e interpretações bíblicas... clique aqui para saber mais....

Nesta Aula 9 – O Primeiro Projeto de Globalismo, estudaremos como se deu início os primeiros povos que habitaram nesta terra.
E como Deus interagem em nossas vida e em toda sua criação – incluindo a civilização.

Revista – A Raça Humana Origem, Queda e Redenção
Lição – Lição 9 – O Primeiro Projeto de Globalismo – Subsídio da aula 9 da ebd.
Lembrando que este estudo é um subsídio da escola bíblica dominical – Lição 9: O Primeiro Projeto de Globalismo

I – A SEGUNDA CIVILIZAÇÃO HUMANA (INÍCIO DA GLOBALIZAÇÃO)

1.1 – A apostasia de Cam e de Canaã

A bíblia menciona que depois que o dilúvio acabou, Noé plantou uma vinha e acabou se embriagando, e um dos seus filhos CAM acabou desonrando ele, exibindo a nudez do pai. “E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora” – Gênesis 9:22.

Aparentemente, ele não fez nada demais, apenas falou para os outros irmãos sobre “o que seu pai fez”, porém para entender melhor esse texto, precisamos analisar a palavra em hebraica que foi usada no texto.

A palavra usada foi וַיַּגֵּד – Vaiaged, a raiz desta palavra pode ser várias, como gad, nagad e nigad, as traduções pode ser: atacar, contrair-se, opor-se, golpear, açoitar-se. Cam simplesmente afrontou seu pai, não apenas contou sobre o acontecimento aos seus irmãos. Seu neto Canaã não tem nada ver com a história.

1.2 – O enfraquecimento da doutrina de Noé

A bíblia não narra muitos acontecimentos na vida de Noé antes dos 500 anos dele. A bíblia menciona que Noé tinha 500 anos quando gerou os seus 3 filhos – Sem, Cam e Jafé. A bíblia diz que Deus achou Graça aos olhos de Noé (Gn 6:8), a bíblia menciona 3 características importantes sobre Noé, observe:

“Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus” – Gênesis 6:9. Podemos destacar a quarta qualidade de Noé, ele era obediente – Gn 6:21 (Tudo que o Senhor mandou, ele fez).

Quando Noé desce da arca, ele faz uma oferta ao Senhor que subiu com cheiro suave (Gn 8:20-21).

Continuando a história, a bíblia menciona no capítulo 10 e 11 que a geração de Noé cresceu muito, de lá veio vários povos bem perversos, como: Assíria e Nínive (Gn 10:11) e também os fariseus (Gn 10:14).

Realmente, depois de Noé os povos foram cada vez mais corruptos e a idolatria só aumentou.

1.3 – O descaso para com o mandamento divino

Eu discordo 100% do comentário da revista neste tópico, os filhos de Noé não ficaram populando a terra em  apenas um lugar não, observe o capítulo 10 inteiro de Gênesis e também este versículo:

Por estes foram repartidas as ilhas dos gentios nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, entre as suas nações – Gênesis 10:5

Cada um foi para sua nação. O descaso dos filhos de Noé não estava ligado a “popular um lugar só”, mas sim em não seguir os ensinamentos do pai Noé, que foi: Ser uma pessoa justa, obediente, perfeita e que andava com Deus.

Gostaria de ser um pregador diferenciado e pregar de forma impactante decorando os versículos e sem timidez? Clique aqui para aprender

Os descendentes de Noé por não conhecer os princípios de Deus, levou eles errarem muito, como construção de uma torre de babel que desagradou ao Senhor, como veremos a seguir.

II – O GLOBALISMO DE BABEL (O PRIMEIRO PROJETO GLOBALISMO)

Neste segundo tópico veremos alguns pontos que já conversamos na aula 5, porém iremos reforçar nesta aula.

2.1 – Uma só língua e um só povo

Já falamos sobre este assunto na lição 5, porém vou repetir alguns pontos que é bem importante e relevantes para a lição.

A grande pergunta que fica é: Qual foi o primeiro idioma que as pessoas falaram? Qual idioma padrão de Adão e Eva se comunicavam com Deus?

Atualmente, existem milhares e milhares de idioma, a pessoa que mais sabe idioma consegue falar com influência cerca de 58 idiomas, é um caso totalmente raro.

Embora seja muito idioma, não representa nem 2% dos idiomas. Segundo a ONU, existem cerca de 3 mil idiomas FALADOS, fora os dialetos de aldeia, vilarejo, etc.

EXPERIMENTO DE PSAMÉTICO I (NARRADO POR HERÓDOTO)

Ele pegou 2 crianças que acabaram de nascer (gêmeos) e deu para um pastor cuidar, e ordenou para o pastor não pronunciar nenhuma palavra perto das crianças, se o pastor falasse algo, ele seria morto.

A ideia foi a seguinte: se as crianças estiverem com fome, elas serão obrigadas a pedir comida em sua língua original.

Uma das crianças quando esteve com fome gritou: “Bécons” que é “PÃO” no idioma “Frigil’, um idioma da antiga turquia. Não se sabe se o pastor falou algo – ou este é o idioma principal – já instinto ao homem
Faraó ficou satisfeito com a pesquisa e decretou que “Frigil’” é o idioma principal de toda raça humana.

2.2 – A construção de Babel

A confusão de idioma começou na torre de Babel, a torre teve dois propósitos: Escapar do próximo dilúvio e alcançar o trono de Deus. Estudos linguístico apontam que que todos os idiomas derivam de um, embora estudos apontem para isto, a bíblia já menciona isso em Gn 11. Segundo arqueologia bíblica, a torre de babel realmente existiu, existem várias evidências relacionadas ao assunto.Reflexão: Quantos ainda hoje não querem chegar no céu de forma errada? Não é através de TORRE.

III – A INTERVENÇÃO DE DEUS EM BABEL (PRIMEIRO PROJETO GLOBALISMO – LIÇÃO 9)

3.1 – DESENVOLVIMENTO DO IDIOMA

Nesta foto temos o desenvolvimento do alfabeto, tudo começou com os sumérios (a parte que esta ali no meio de preto), ai os países de cima foram desenvolvendo seu idioma (alfabeto) de uma maneira, enquanto os países debaixo foram desenvolvendo o seu de outra maneira, até chegar no nosso alfabeto. Depois da confusão de línguas, ocorreu desta forma o desenvolvimento da escrita, isto é – A primeira globalização humana – Primeiro Projeto de Globalismo.

3.2 – O efetivo povoamento da Terra

Depois da confusão de idiomas em Gênesis 11, as pessoas começaram ir cada um para sua nação – Gn 11:9.

O crescimento populacional foi maior devido a este evento, como Deus separou os idiomas, cada grupo que entendiam um ao outro foram se agrupando e formando seus pequenos clás \ cidade \ países \ regiões.

As três grandes nações que se destacaram nesse período foi:

1 – Ur dos Caldeus
2 – Canaã
3 – Terra de Harã (Em Gn 28:10 – Jacó vem de Berseba e habita nesta terra)

3.3 – O efetivo povoamento da Terra

A história de Abraão começa logo após a dispersão de Babel (Gn 11.26-30). 

Com a eleição de Sem, delineia-se mais claramente o período messiânico, que haveria de culminar em Jesus Cristo, o Filho de Deus (Gn 9.26; Lc 3.23-38). 

Em sua infinita sabedoria, fez o Senhor duas coisas por ocasião da torre de Babel: dispersou os filhos de Noé e, em seguida, chamou Abraão, para dar continuidade à linhagem messiânica, da qual sairia Jesus, o Cristo, Verdadeiro Homem e Verdadeiro Deus. 

Post – Lição 9 – O Primeiro Projeto de Globalismo | Subsídio da EBD
Tags – Lição 9, o primeiro projeto de globalismo, subsídio da ebd, escola bíblica dominical, lição 9 da ebd, lição 9 da escola bíblica dominical
Post Relacionado – Lição 8 – O Início da Civilização Humana | Subsídio Completo

Avalie Esse Estudo

Avalie Esse Estudo

Muito obrigado Pela Avaliação 4.5 / 5. Contagem de Votos 16

Seja o Primeiro Avaliar Esse Estudo

HEY, VOCÊ GOSTARIA DE SER UM PREGADOR \ ESTUDANTE DA BÍBLIA TOTALMENTE DIFERENCIADO?

A maioria dos pregadores diferenciados e estudantes da bíblia que chamam atenção das pessoas enquanto fala são aquelas que tem um estudo diferenciado.
Você já conheceu alguém que enquanto fala todos querem ouvir?
O que essas pessoas tem que as outras não?
Essas pessoas tem muito conhecimento bíblico e sabem fazer uma EXCELENTE EXEGESE BÍBLICA.
Gostaria de aprender hebraico bíblico e cultura judaica e o principal, fazer uma excelente exegese bíblica?

CLIQUE AQUI PARA APRENDER HEBRAICO BÍBLICO E CULTURA JUDAICA

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Moisés Figueiredo, criador do portal Estudo de Deus e do Curso Tsade - Hebraico do Jeito Certo. Formado em Ciência da Computação e Tecnologia em Marketing, pós graduado em Gestão de Projetos e amante da bíblia sagrada e do hebraico bíblico.

4 Comentários

  1. eu discordo 100% de que a terra estava povoada antes da construção da torre de babel. o capitulo 10 de gênesis apenas antecipa as gerações dos filhos de noé e seus descendentes após a confusão de línguas. discordo também de que a língua FRIGIL foi a língua original dos ante diluvianos, por carência de evidências consistente.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *