Lição 10 – Só o Evangelho Muda a Cultura Humana | Subsídio da Aula 10

Nesta Aula 10 – Só o Evangelho Muda a Cultura Humana, estudaremos sobre o que é a cultura bíblica, cultura mundana e a cultura dos gentios. Várias curiosidades iremos aprender neste estudo, peço que fique comigo até o fim.

Revista – A Raça Humana Origem, Queda e Redenção
Lição – Lição 10 – Só o Evangelho Muda a Cultura Humana – Subsídio da aula 10 da ebd.
Lembrando que este estudo é um subsídio da escola bíblica dominical – Lição 10: Só o Evangelho Muda a Cultura Humana.

I – O QUE É A CULTURA

1.1 – Definição de cultura

Cultura é um padrão de comportamento, lei e regras que um determinado grupo de pessoas seguem. Uma das definições possíveis para cultura é: Cultura é a forma como uma comunidade vive, se expressa e se organiza. 

Dentro de uma cultura existem alguns fatores que são de extrema importância, como:
1 – Economia
2 – Política
3 – Religião
4 – Usos e Costumes do Local
5 – Forma de viver.
Esses pontos são importantes considerar até mesmo para fazer uma interpretação bíblica. Quando mais você souber da cultura da passagem bíblica, melhor será sua interpretação sobre o texto.

1.2 – A cultura dos gentios – Quem são os gentios na bíblia

Neste tópico veremos o que são os gentios nos tempos bíblicos (e atualmente também), a bíblia menciona os gentios e os não judeus.

A palavra “gentio” na bíblia é גּוֹי (GOY), esta palavra também é usada para ‘nação’, mas na maioria das vezes vai ser usada para descrever NAÇÃO que não SEJA ISRAEL, gentios que é o povo que não é judeu, olha está definição no dicionário.

Já a palavra para descrever o povo de Israel na maioria das vezes é עַם(AM) – 2 Cr 7:2, 14. Através de Jesus fomos aproximados de Deus, deixamos de ser GOY para ser AM (Povo de Deus) – Ef 2:13.

1.3 – A cultura do povo de Deus

A cultura é formada por padrões de comportamentos de uma sociedade (conjunto de pessoas), a cultura do povo de Deus, podemos definir como:

1 – Propagação do Evangelho: Cumprir o Ide do Senhor que foi deixado para todas criaturas – Mc 16:15
2 – Amor ao Próximo: Amar a Deus e ao nosso próximo como a nós mesmo – Mt :22:39
3 – Manifestação da Justiça de Deus: Uma das características mais fortes daqueles que buscam ao Senhor é a justiça (Rm 3:21-26), Jesus adverte que Bem aventurado os que têm sede de Justiça – Mt 5:6
4 – Buscar a Santidade: A bíblia recomenda que você siga a santificação, sem a qual ninguém verá ao Senhor. Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor – Hebreus 12:14 “É sem a santificação”.

II – UMA CULTURA DOMINADA PELA INIQUIDADE

2.1 – A cultura original

Sobre a cultura original, a pergunta que fica é: Adão e Eva falavam com Deus face a Face? Sempre este tema é muito discutido, vamos analisar os versículos:

E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim – Gênesis 3:8, LEIA também o versículo 10. O texto é claro quando diz que eles se esconderam da presença de Deusnão da voz. Esse texto já nos mostra que eles viam a Deus, esta é a natureza original nossa, um dia veremos ao Senhor novamente.

Outra característica da cultura original é: “E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória” (1 Coríntios 15:54). Com base neste versículo, 2 pontos: Eles eram imortais e o corpo não era corruptível.

2.2 – A cultura do homicídio

Adão não se apostatou da fé (Apostasia é abandono da fé, ele simplesmente pecou).

“Não existe cultura do homicídio” – Para ser considerado algo cultural, a maior parte das pessoas devem concordar com a prática. Nos tempos bíblicos (até Gn 12), realmente tinha muitos pecados, porém homicídios foram poucos

Lista de homicídios até Gênsis 12:
1 – Caim mata Abel – Gn 4:8
2 – Lameque mata 2 homens – Gn 4:23. 

Hoje, vemos aqueles dias replicarem-se em todos os segmentos sociais; a cultura da morte não mudou. O que dizer do aborto, da eutanásia e da cruel indiferença ao próximo? – Isso também pode ser considerado um homicídio, matar um irmão com palavras.

2.3 – A cultura do erotismo

O erotismo também impregnou rapidamente a cultura humana; o casamento foi logo banalizado (Mt 24.37-39). A fraqueza moral, iniciada pelo homicida Lameque, fez-se cultura (Gn 4.23). A promiscuidade precisou apenas de um exemplo a fim de espalhar-se. Que Deus tenha misericórdia de nossa geração.

III – O EVANGELHO TRANSFORMA A CULTURA – SÓ O EVANGELHO MUDA A CULTURA HUMANA

3.1 – Jesus nasceu num contexto cultural

Jesus nasceu em um contexto bem diferente culturalmente falando e mesmo assim não foi corrompido.

Nos tempos bíblicos, as três principais cultura eram: a grega, judaica e a romana. Os judeus eram bastante influenciados pela cultura grega (A vida diária nos tempos de Jesus), a grande mensagem deste tópico para nós (aplicação), é:

1 – Não devemos nos corromper com costumes mundanos (Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele – 1 João 2:15)

2 – Ser luz do mundo e sal da terra – Luz para os estão em trevas e sal para os que precisam de amor, alegria, felicidade na vida – Mt 5:13-14.

3.2 – O Evangelho transforma a cultura

Será mesmo que o evangelho pode mudar uma nação? COMENTE NESTE VÍDEO, POR FAVOR.

Se pararmos para pensar, (IBGE) em 2010 havia cerca de de 42,3 milhões de evangélicos no país, o que representava 22,2% da população brasileira. Equanto as pessoas não mudarem seu padrão de comportamento, atitudes, e exercer o amor, não adianta pregar o evangelho. Atualmente, muitos pregadores, ‘crentes’, são pessoas devedoras, caluniadoras e por incrível que pareça, alguns até traiçoeiros (que gosta de deixar os outros para trás).

Só o evangelho pode mudar esta nação, realmente – porém precisamos mudar primeiro nossa mentalidade, padrão de comportamento, só assim o evangelho fará efeito nas outras pessoas.

3.3 – Os crentes de Corinto, um exemplo da influência do Evangelho

3.3 – Os crentes de Corinto, um exemplo da influência do Evangelho

Corinto era uma das cidades mais promíscuas no período da nova aliança. Não obstante, Paulo, ao levar-lhe o Evangelho, resgatou preciosas almas aprisionadas a um contexto moralmente doentio (1 Co 6.9-11). Apesar de seus graves problemas, a igreja coríntia detinha todos os dons espirituais (1 Co 1.7). O mais importante, porém, é que os seus membros, dantes escravizados por Satanás, eram agora chamados de santos em Jesus Cristo (1 Co 1.1,2).

Post – Lição 10 – Só o Evangelho Muda a Cultura Humana | Subsídio da Aula 10
Tags – lição da ebd, aulas da ebd, subsídio da lição 10 ebd, só o evangelho muda a cultura humana, escola bíblica dominical
Post Relacionado – Lição 9 – O Primeiro Projeto de Globalismo | Subsídio da EBD

UM RECADO SUPER IMPORTANTE PARA VOCÊ, CONHEÇA JÁ APOSTILA QUE VAI REVOLUCIONAR SUA FORMA DE INTERPRETAR A BÍBLIA SAGRADA

CLIQUE AQUI PARA ADQUIRIR SUA APOSTILA TSADE

Tags: | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Prazer, meu nome é Moisés Figueiredo. Sou apenas um nerd da tecnologia formado em ciência da computação, tecnologia em marketing e pós graduado em gestão de projetos, e claro - louco por hebraico bíblico e cultura judaica. Criador do curso mais vendido da internet de hebraico bíblico desde 2018, exatamente - Curso Tsade (https://cursotsade.com.br) Basicamente isso, o resto é história...

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.