Lição 5 – A Unidade da Raça Humana | Subsídio da EBD

Hey, você já conheceu o ebook tsade? O guia completo com 150 páginas de ensino do hebraico bíblico e da cultura judaica.
Esse material é completo, vários estudos e interpretações bíblicas... clique aqui para saber mais....

Nesta lição 5 – A unidade da raça humana estudaremos sobre vários aspectos humanos e também linguístico, entender a unidade humana é muito importante para compreender nossos papéis como corpo de Cristo.

Revista – A Raça Humana Origem, Queda e Redenção
Lição – Lição 5 – A Unidade da Raça Humana – Subsídio da aula 5 da ebd.
Lembrando que este estudo é um subsídio da escola bíblica dominical – Lição 5: A Unidade da Raça Humana.

I – A UNIDADE RACIAL DO SER HUMANO

1.1 – A origem divina do ser humano

Em outras lições já estudamos sobre a origem do homem, na aula de número 1 (Adão, o Primeiro Homem) e também na aula “a mordomia do corpo”, vou deixar estes links aqui na biblioteca disponível para vocês e também no CARD do youtube.

Lição sobre Adão – https://www.youtube.com/watch?v=rbF5rU9FTX0
Lição Mordomia do Corpo – https://www.youtube.com/watch?v=ha3ojUdT13Q

Caso você esteja vendo este estudo pela primeira vez, vou fazer um pequeno comentário sobre o assunto, lembrando que maiores informações estão nestes dois vídeos citados.

A bíblia menciona a criação do corpo humano em Gn 1:26-28

A palavra “façamos” em hebraico é “NAASEH” – segundo alguns tradutores, esta palavra vem no sentido de “observar, planejar” antes de executar uma ação. Vamos analisar agora o versículo 27.
Isso nos mostra que Deus não criou o homem por acaso, houve um planejamento prévio.

1.2 – A unidade racial do ser humano (características comum entre os seres humanos)

Ao contrário do que narram as mitologias pagãs, a Bíblia Sagrada afirma que todos os homens, apesar de sua diversidade racial e linguística, provêm de um único tronco genético: Adão e Eva (At 17.26). 

Observe o texto de Atos – “E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação”

Observe o texto de Malaquias 2:10 – “Não temos nós todos um mesmo Pai? Não nos criou um mesmo Deus? Por que agimos aleivosamente cada um contra seu irmão, profanando a aliança de nossos pais?”

Existem muitas teorias sobre a criação do homem, a seguir veremos algumas.

Mitologia japonesa: a história de Izanagi e Izanami – Existia apenas um deus, ele estava sozinho e resolveu criar 2 deuses – Izanagi e Izanami, eles lançaram-se em uma lança, a gota de sangue gerou uma ilha, que é o japão. Esses deuses resolveram se casar, e tiveram três filhos, um foi para o céu e virou a lua, outro o sol e o terceiro o mar – E assim popularam toda terra.

Mitologia hindu: Brahma e sua criação – Uma das histórias conta sobre a trindade dos deuses: Brahma, Vishnu e Shiva, os deuses da criação, da conservação e da destruição. Brahma criou o universo e o mundo, e resolveu povoá-lo com criaturas que fossem geradas de sua própria essência. 

Gostaria de ser um pregador diferenciado e pregar de forma impactante decorando os versículos e sem timidez? Clique aqui para aprender

Mitologia aborígene australiana – No início dos tempos, todos os espíritos da Terra estava adormecidos. Até mesmo o sol, a luz e as estrelas. Mas um dia, o Grande Pai de todos os espíritos despertou a Mãe Sol, e quando ela abriu os olhos, um raio de luz se espalhou em direção à Terra. Então, a Mãe Sol foi enviada à Terra para espalhar a semente da vida, chamada de guruwari. 

1.3 – A unidade psicológica do ser humano

Conquanto diversos cultural e etnicamente, os seres humanos demonstram possuir uma unidade psicológica comum (1 Rs 8.46; Ec 7.20)

Enfim, todos os homens têm uma herança psicológica e emocional comum. As reações podem ser diversas, dependendo da educação e da cultura de cada povo, mas as bases psicológicas, repito, são comuns. 

Características comum que todos seres humanos tem:

–  Sentimentos (raiva, amor, ódio, fragilidade, etc);
–  Motivações (desejos, metas, realização pessoal)
–  Mentalidade (forma de pensar)
–  Comportamento (forma de agir, reagir)

II – A UNIDADE LINGUÍSTICA ORIGINAL DA HUMANIDADE

2.1 – A língua original da humanidade (qual primeiro idioma do mundo)

A grande pergunta que fica é: Qual foi o primeiro idioma que as pessoas falaram? Qual idioma padrão de Adão e Eva se comunicavam com Deus?

Existem vários estudos e curiosidades sobre o tema, porém nenhum é conclusivo. Em 2009 o Dr em Arqueologia Rodrigo Silva escreveu um livro chamado “Escavando a Verdade”, neste livro ele explica sobre o assunto, vou produzir o estudo aqui para vocês.

Atualmente, existem milhares e milhares de idioma, a pessoa que mais sabe idioma consegue falar com influência cerca de 58 idiomas, é um caso totalmente raro.

Embora seja muito idioma, não representa nem 2% dos idiomas. Segundo a ONU, existem cerca de 3 mil idiomas FALADOS, fora os dialetos de aldeia, vilarejo, etc.

EXPERIMENTO DE PSAMÉTICO I (NARRADO POR HERÓDOTO)

Ele pegou 2 crianças que acabaram de nascer (gêmeos) e deu para um pastor cuidar, e ordenou para o pastor não pronunciar nenhuma palavra perto das crianças, se o pastor falasse algo, ele seria morto.

A ideia foi a seguinte: se as crianças estiverem com fome, elas serão obrigadas a pedir comida em sua língua original.

Uma das crianças quando esteve com fome gritou: “Bécons” que é “PÃO” no idioma “Frigil’, um idioma da antiga turquia. Não se sabe se o pastor falou algo – ou este é o idioma principal – já instinto ao homem
Faraó ficou satisfeito com a pesquisa e decretou que “Frigil’” é o idioma principal de toda raça humana.

2.2 – A confusão linguística em Babel (Qual propósito da torre de Babel?)

A confusão de idioma começou na torre de Babel, a torre teve dois propósitos: Escapar do próximo dilúvio e alcançar o trono de Deus. Estudos linguístico apontam que que todos os idiomas derivam de um, embora estudos apontem para isto, a bíblia já menciona isso em Gn 11.

Segundo arqueologia bíblica, a torre de babel realmente existiu, existem várias evidências relacionadas ao assunto.Reflexão: Quantos ainda hoje não querem chegar no céu de forma errada? Não é através de TORRE.

2.3 – Indícios da linguagem primitiva

Apesar dos muitos idiomas existentes atualmente no mundo, é possível constatar, através de um estudo histórico e comparativo, que todos eles provieram de um tronco linguístico comum. 

Mesmo entre os idiomas mais afastados entre si, como o português e o chinês, é possível encontrar um elo, às vezes, frágil, que os liga à torre de Babel.

III – EM CRISTO, TODOS SOMOS UM

3.1 – O pecado universal de Adão

Afirma o apóstolo Paulo que, através de um só homem, o pecado foi introduzido no mundo (Rm 5.12). 

“Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram”.

O mais interessante que a bíblia diz que foi pelo PECADO DO HOMEM e não da mulher, algumas explicações:

1 – O homem era responsável por governar e cuidar, Adão simplesmente não cuidou de Eva e deixou a serpente engana-la.
2 – O homem neste versículo se refere no sentido de “raça humana”, não necessariamente ao “homem – no sentido de gênero masculino”.

3.2 – As consequências universais do pecado de Adão

A serpente passa a andar sobre seu ventre e se torna a mais maldita dentre todos os animais do campo e feras (Gênesis 3.14);
À mulher foi multiplicada grandemente a dor do parto (Gênesis 3.16);
Ao homem foi incumbida a responsabilidade de lavrar a terra para obter alimentos, com dores comerás dela todos os dias, e, no suor do seu rosto, conquistar o alimento (Gênesis 3.17,19);
O homem dominará a mulher (Gênesis 2:16);
A terra passou a ser maldita, e produziu espinhos e cardos (Gênesis 3.17,18);
Adão e Eva são expulsos do Paraíso para lavrar a terra (Gênesis 3.23);
Querubins e uma espada inflamada foram postos no Oriente do Éden para guardar o caminho da árvore da vida (Gênesis 3.24);
O pecado entrou no mundo (Romanos 5:12);
A morte entrou no mundo (Romanos 5:12).

3.3 – Em Jesus Cristo, o segundo Adão, todos podemos ser salvos

As consequências do pecado de Adão foram desfeitas por Jesus Cristo, que, na Epístola de Paulo aos Romanos, é identificado como o Último Adão (1 Co 15.45; Rm 5.15). 

Através de sua morte, Ele venceu a morte, resgatando-nos completamente do pecado (Ef 2.15). 

Hoje, por conseguinte, o nosso elo, com todas as famílias de Adão, não se dá apenas em termos genéticos ou linguísticos, mas de igual modo pela morte e ressurreição de Jesus Cristo. NEle, os que receberam a fé constituem uma única família – a família dos santos (1 Co 12.13)

Post – Lição 5 – A Unidade da Raça Humana | Subsídio da EBD
Tags – lição 5, a unidade da raça humana, subsídios da ebd, escola bíblica dominical, primeiro idioma na bíblia
Post RelacionadoBiblioteca Teológica – Estudos em Pdf e Vídeos

TENHO UM RECADO IMPORTANTE PRA VOCÊ

Gostaria de receber os melhores conteúdos em PDF + VÍDEO + POWER POINT toda semana direto no seu email e participar da maior comunidade de teológica do brasil?

Clique aqui e faça parte já!

Avalie Esse Estudo

Avalie Esse Estudo

Muito obrigado Pela Avaliação 5 / 5. Contagem de Votos 12

Seja o Primeiro Avaliar Esse Estudo

HEY, VOCÊ GOSTARIA DE SER UM PREGADOR \ ESTUDANTE DA BÍBLIA TOTALMENTE DIFERENCIADO?

A maioria dos pregadores diferenciados e estudantes da bíblia que chamam atenção das pessoas enquanto fala são aquelas que tem um estudo diferenciado.
Você já conheceu alguém que enquanto fala todos querem ouvir?
O que essas pessoas tem que as outras não?
Essas pessoas tem muito conhecimento bíblico e sabem fazer uma EXCELENTE EXEGESE BÍBLICA.
Gostaria de aprender hebraico bíblico e cultura judaica e o principal, fazer uma excelente exegese bíblica?

CLIQUE AQUI PARA APRENDER HEBRAICO BÍBLICO E CULTURA JUDAICA

Tags: | | | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Moisés Figueiredo, criador do portal Estudo de Deus e do Curso Tsade - Hebraico do Jeito Certo. Formado em Ciência da Computação e Tecnologia em Marketing, pós graduado em Gestão de Projetos e amante da bíblia sagrada e do hebraico bíblico.

6 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *