Lição 8 – O Início da Civilização Humana | Subsídio Completo

Nesta Aula 8 – O Início da Civilização Humana, estudaremos como se deu início os primeiros povos que habitaram nesta terra.
E como Deus interagem em nossas vida e em toda sua criação – incluindo a civilização.

Revista – A Raça Humana Origem, Queda e Redenção
Lição – Lição 8 – O Início da Civilização Humana – Subsídio da aula 8 da ebd.
Lembrando que este estudo é um subsídio da escola bíblica dominical – Lição 8: O Início da Civilização Humana.

I – A ORIGEM DA CIVILIZAÇÃO HUMANA

1.1 – Definindo a civilização (As Primeiras Civilizações Humana)

A primeira civilização foi Mesopotâmia, como se fosse uma “capital” nos tempos bíblicos. Atualmente a Mesopotâmia é o Iraque, ela significa ‘entre rios’. Existem alguns povos na Mesopotâmia, entre eles vou listar alguns:

1 – Sumérios | Inventaram a escrita cuneiforme (Aqui surge outras cidades, como: Ur, Uruk e Nipur);
2 – Amonitas | Primeiro Império Babilônico e criadores do código de Hamurabi (olho por olho, dente por dente);
3 – Hititas;
4 – Assírios | Criadores dos primeiros exército de guerreiros e donos da biblioteca de Nínive;
5 – Caldeus | Segundo Império Babilônico e criadores do jardim suspenso de Nabucodonosor (um das 7 maravilhas do mundo)

Uma pequena reflexão sobre o atual estado de Israel, atualmente vários países vizinhos acusam Israel de tomar territórios, existem vários motivos para guerra no oriente médio, mas uma delas é território, a seguir eu vou te mostrar “o tamanho” territorial de Israel comparado a outros países.

Israel é o “ponto azul no mapa, comparado a outro países, praticamente é minúsculo.

1.2 – O casamento como base da civilização

A ordem de Deus em Gênesis foi para que eles se multiplicassem sobre a terra e governasse sobre tudo – Gn 1:28.

A civilização deu-se início com Adão e Eva – Isso só mostra que Deus sempre valorizou a família, o mais interessante que foi duas pessoas de gêneros diferentes, se fossem pessoas do mesmo sexo, isso não teria acontecido (o ínicio a civilização).

A bíblia diz que existem apenas 2 gêneros (Gênesis 1:27) – Zachar זָכָר (Macho) e Nequeváh נְקֵבָה (Fêmea). Na aula 5 falamos mais sobre o casamento e em breve vou disponibilizar para vocês também um estudo sobre o casamento dentro da cultura judaica. Fi quem de olho!

1.3 – A subsistência da civilização

Vamos analisar agora o ciclo da vida humana.

Esses são os ciclos da vida humana, vamos dividir em:

  • Livre das atividades
  • Estudos
  • Primeiros empregos
  • Estudos (graduação – pós graduação)
  • Trabalhos
  • Aposentadoria
  • Morte.

Em resumo o ciclo humana acontece desta forma.

II – CIVILIZAÇÃO E CONFLITO (Entendendo a Civilização Humana)

2.1 – Caim e Abel

Caim foi o primeiro filho de Eva e depois a bíblia menciona que Eva teve um segundo filho, chamado Abel (Gn 4).

Caim era lavrador da terra e seu nome significa “possuidor, obter, ferramentas”, e seu irmão Abel era pastor de ovelhas e seu nome significa “vapor, perecível”.

Os dois foram protagonista de um dos episódios mais trágico da bíblia nos tempos de Adão, Caim foi o primeiro assassino da bíblia, matando seu irmão Abel.

A bíblia menciona que depois que ele mata Abel, ele foi para uma terra, que é a terra de Node (Gn 4:16) e lá ele se casa. Ai fica a grande pergunta: Quem foi a esposa de Caim?

QUEM FOI A ESPOSA DE CAIM

Antes de responder quem foi a esposa de Adão, devemos considerar alguns pontos, como:

(PRIMEIRO) A bíblia não menciona quantos anos eles tinham quando foram oferecer sacrifícios a Deus,
(
SEGUNDO) outro ponto que a bíblia não deixa claro é se foi a primeira vez que eles ofertaram a Deus ou não,
(
TERCEIRO) e outro ponto ainda a ser considerado é: a bíblia não menciona quantas pessoas já haviam no planeta nesta época.

Tendo isso em mente, fica mais fácil responder quem foi a esposa de Caim, possivelmente alguma sobrinha – possivelmente Abel tinha filhas, ou até mesmo uma prima, talvez até uma irmã. A grande questão é: Não podemos afirmar nada sobre o assunto, o que podemos fazer é deduzir. O mais provável que seja uma SOBRINHA, alguém da descendência de Abel.

Vamos analisar agora a genealogia, isso vai facilitar demais nossa compreensão sobre Caim e Abel.

2.2 – A cidade de Lameque (Ou, a Cidade de Enoque)

Caim edificou uma cidade (não a primeira, como a revista diz) e o nome dela foi Enoque em homenagem ao seu filho, observe o versículo de Gn 4:17.
E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque

Nesta cidade tinha pessoas muito perversas, uma dessas pessoas foi Lameque, observe que ele fez:

E disse Lameque às suas esposas: Ada e Zilá, ouvi-me; vós, mulheres de Lameque, escutai o que passo a dizer-vos: Matei um homem porque ele me feriu; e um rapaz porque me pisou. Sete vezes se tomará vingança de Caim, de Lameque, porém, setenta vezes sete – Gênesis 4:23,24

2.3 – A tecnologia

Paralelamente à sua iniquidade, a civilização caimita, instalada na cidade de Enoque, experimentou grande progresso tecnológico, econômico e artístico. Havia, ali, fabricantes de tendas, criadores de gado, metalúrgicos e músicos (Gn 4.20-22). 

Do texto bíblico, inferimos que havia mais progresso entre os filhos de Caim do que entre os de Sete. Por esse motivo, estes, seduzidos pela civilização daqueles, vieram a afastar-se Deus (Gn 6.1-3). A partir daí, a iniquidade alastrou-se de tal forma na terra, que o Senhor Deus decretou o juízo de toda aquela civilização

III – O DEUS QUE INTERVÉM NA CIVILIZAÇÃO

3.1 – A intervenção na biografia de cada homem

Este tópico é um pouco complicado, pois cada um  interpreta de uma forma, eu (moisés) particularmente, acredito que Deus AGE EM NOSSAS VIDAS, mas não interfere de forma direta, pois temos o livre arbítrio. Vamos analisar o que a bíblia diz.

Cria ó Deus em mim um coração puro e renova em mim um espírito inabalável” – Sl 51:10.

Invoca-me e te responderei, te anunciarei coisas grandes e ocultas que não sabes” – Jeremias 33:3.

Fica muito evidente nestes versículos que é nós que temos que tomar a iniciativa, mediante a nossa iniciativa Deus age em nossas vidas. O próprio Jesus perguntou para aquele homem: O que queres que eu te faça? – Lucas 18:41

Deus AGE em nossas vidas de várias formas, entre elas destaco duas: Através do nosso próximo e também através do Espírito Santo.

“O Senhor está comigo entre aqueles que me ajudam; por isso verei cumprido o meu desejo sobre os que me odeiam” – Salmos 118:7
Por isso, enquanto temos a oportunidade, façamos o bem a todos os homens, mas particularmente àqueles que são domésticos na fé” – Gálatas 6:10

| ATRAVÉS DO ESPÍRITO SANTO |

Semelhantemente o Espírito também nos ajuda em nossas fraquezas; porque não sabemos o que devemos orar como convém, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos que não podem ser proferidos. Romanos 8 26. 

Leia também João 14:26 – Mas o Consolador, que é o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará todas as coisas, e vos trará à lembrança todas as coisas, tudo quanto eu vos tenho dito.

3.2 – A intervenção na história da civilização

No período da História Sagrada, abrangendo o Antigo e o Novo Testamento, Deus interveio diretamente na civilização por ocasião do Dilúvio e da Torre de Babel (Gn 6.7; 11.5). 

E, desde então, vem o Senhor intervindo, na História, por intermédio de reinos e impérios, a fim de impor a sua vontade soberana aos rebeldes e apóstatas (Jr 21.7; Is 45.1,13). 

Vê-se, pois, que a intervenção divina na civilização jamais foi interrompida. De Adão aos nossos dias, o Senhor sempre interveio na história humana. Doutra forma, a humanidade seria inviabilizada.

3.3 – Jesus Cristo, a única esperança para a civilização humana

 Às vezes, somos levados a pensar que o Senhor Jesus veio a este mundo apenas para salvar indivíduos. 

Todavia, o amor de Deus não se limita às biografias, porque Ele, amando o mundo de tal maneira, enviou o seu Unigênito para salvar a todos, inclusive a civilização e a História (Jo 3.16). 

Na Grande Comissão, somos instados a evangelizar até aos confins da Terra, pois o Evangelho de Cristo redime tanto pessoas como povos e civilizações (Mt 28.18-20). Chegará o dia em que toda a Terra encher-se-á do conhecimento do Senhor (Is 11.2)

Post – Lição 8 – O Início da Civilização Humana | Subsídio Completo
Tags – lição 8, subsídio da ebd, escola bíblica dominical, o início da civilização humana, civilização humana
Post Relacionado – Lição 7 – A Queda do Ser Humano | O que era a árvore da Vida? Subsídio da EBD

VOCÊ É PROFESSOR DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL?

Se você é professor da escola bíblica dominical ou até mesmo pastor, pregador ou estudante da bíblia, eu tenho um recado importante para você.
Você precisa fazer parte da nossa comunidade teológica, essa biblioteca é INDISPENSÁVEL para todos professores da EBD.
Lá você terá acesso aos melhores subsídios da ebd e também a vários estudos de teologia.

CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR DA BIBLIOTECA TEOLÓGICA

Tags: | | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Prazer, meu nome é Moisés Figueiredo. Sou apenas um nerd da tecnologia formado em ciência da computação, tecnologia em marketing e pós graduado em gestão de projetos, e claro - louco por hebraico bíblico e cultura judaica. Criador do curso mais vendido da internet de hebraico bíblico desde 2018, exatamente - Curso Tsade (https://cursotsade.com.br) Basicamente isso, o resto é história...

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.