O Que era a Tenda da Congregação? O que significa Tenda em Hebraico?

Hey, você já conheceu o ebook tsade? O guia completo com 150 páginas de ensino do hebraico bíblico e da cultura judaica.
Esse material é completo, vários estudos e interpretações bíblicas... clique aqui para saber mais....

Você sabe o que era a Tenda da Congregação? Sabe o que significa a palavra Tenda em Hebraico? E qual a diferença do Tabernáculo e da Tenda da Congregação? Fique conosco até o final deste artigo e descubra várias curiosidades sobre o assunto.

O QUE ERA A TENDA DA CONGREGAÇÃO?

Resumidamente, podemos entender que a Tenda da Congregação é uma Tenda armada por Moisés fora do arraial como ponto de encontro com Deus. Ia até à tenda todo aquele que quisesse buscar ao Senhor, era um local de encontro transitório e que precedia à construção do tabernáculo.

SIGNIFICADO DE TENDA DA CONGREGAÇÃO NO ORIGINAL HEBRAICO

A palavra hebraica para se referir à Tenda da Congregação é אֹהֶל que transliterado fica “OHEL“.

Por ser um termo em hebraico, é possível extrair um significado muito profundo atrelado ao termo “OHEL“, uma vez que, em hebraico, cada letra tem seu próprio significado e, quando combinadas trazem um sentido mais completo às palavras.

Vamos então à análise depurada!

O termo אֹהֶל (Ohel) é composto pelas letras:

א (Álef) – representa Força
ה (Hei) – representa Revelar
ל (Lâmed) – representa Cajado, Conduzir

Se combinadas as letras א ל , temos como resultado o termo EL que traduzido significa Deus e, se analisadas a combinação das letras é possível concluir que Deus pode significar a Força ( א ) que Conduz ( ל ).

Para formar a palavra Ohel, entre as letras א ל tem mais uma letra ה que significa revelar.

Agora, ao analisar como um todo, podemos concluir que o termo Ohel ( אֹהֶל ) é a combinação do termo Deus com a letra ה que significa Revelar, assim, é possível trazer um profundo significado para Ohel como “DEUS REVELADO” ou, com uma melhor conotação, pode-se entender que a Tenda da Congregação era literalmente um lugar onde “DEUS SE REVELA”.

TEXTO BÍBLICO SOBRE A TENDA DA CONGREGAÇÃO

Vamos analisar o texto bíblico abaixo para compreendermos melhor do que se trata:

E tomou Moisés a tenda, e a estendeu para si fora do arraial, desviada longe do arraial, e chamou-lhe a tenda da congregação. E aconteceu que todo aquele que buscava o Senhor saía à tenda da congregação, que estava fora do arraial.
E acontecia que, saindo Moisés à tenda, todo o povo se levantava, e cada um ficava em pé à porta da sua tenda; e olhava para Moisés pelas costas, até ele entrar na tenda.
E sucedia que, entrando Moisés na tenda, descia a coluna de nuvem, e punha-se à porta da tenda; e o Senhor falava com Moisés.
E, vendo todo o povo a coluna de nuvem que estava à porta da tenda, todo o povo se levantava e cada um, à porta da sua tenda, adorava.
E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda. Êxodo 33:7-11

CARACTERÍSTICAS DA TENDA DA CONGREGAÇÃO

  1. Ficava fora do Arraial (Êxodo 33.7);
  2. Todo o que buscava ao Senhor poderia ir à Tenda da Congregação (Êxodo 33.7);
  3. Uma coluna de nuvem descia até à Tenda quando Moisés entrava nela e falava com o Senhor (Êxodo 33.9);
  4. Quando Moisés ia para Tenda, o povo costumava se colocar à porta de suas próprias casas e adorar ao Senhor (Êxodo 33.8,10);
  5. Deus falava com Moisés face a face, como qualquer fala a um amigo (Êxodo 33.11);
  6. Josué servia nesta Tenda (Êxodo 33.11), mesmo não sendo da Tribo de Levi. Josué, que também era chamado de Oséias, era descendente de Efraim, conforme Números 13.8,16. De acordo com as orientações divinas sobre o Tabernáculo, Josué não poderia servir no Tabernáculo, mas não havia restrições quanto a isso na Tenda da congregação;
  7. Para a Tenda da Congregação não haviam rituais e ordenanças diretas, por isso, todos os quisessem poderiam ir até lá se encontrar com o Senhor, como a exemplo de Josué, já citado;
  8. Era um ponto de comunicação direta com Deus;
  9. Era um lugar transitório, um ponto de encontro com Deus até que o Tabernáculo ordenado por Deus fosse construído;
  10. Adicional: De acordo com conteúdos extrabíblicos, a Tenda de Encontro com o Eterno era uma tradição deixada pelo Sacerdócio segundo a Ordem de Melquisedeque. Daí, o costume de armar uma Tenda para buscar com o Senhor.

TIPOLOGIA DE CRISTO: A TENDA FORA DO ARRAIAL

Ao analisar este contexto histórico de Moisés, pode-se concluir que a atitude de Moisés em armar uma tenda fora do arraial é uma tipologia de Cristo e faz alusão à sua obra salvífica.

Fora do arraial era o lugar onde ficavam os considerados impuros de acordo com o livro de levítico. Um exemplo era o caso de pessoas acometidas por lepra, entre outros casos. Abaixo um versículo que demonstra isto:

(..) imundo está, habitará só; a sua habitação será fora do arraial. Levítico 13:46b

Tanto Moisés, quanto Jesus saíram para fora do arraial a fim de estabelecer uma ponte entre o povo e Deus. Ao se referir a Moisés como um tipo de Cristo, é analisar o quadro geral de forma a concluir que a atitude de Moisés no passado representava de certa forma um acontecimento que estava por vir e que seria feito por Jesus.

Gostaria de ser um pregador diferenciado e pregar de forma impactante decorando os versículos e sem timidez? Clique aqui para aprender

De forma análoga, podemos ver no livro de Hebreus o evento de Jesus que, de maneira mais profunda e suntuosa, se assemelha à atitude de Moisés ao estender a tenda fora do arraial:

E por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta.
Saiamos, pois, a ele fora do arraial, levando o seu vitupério. Hebreus 13:12,13

Assim, tipologicamente, da mesma forma que Moisés saía fora do arraial para estabelecer com Deus um contato entre o povo de Israel Deus, Jesus padeceu fora do arraial a fim de nos reconectar com Deus através do seu próprio sangue.

O QUE ERA O TABERNÁCULO?

O Tabernáculo em hebraico é chamado de “MISHEKAN” ( מִּשְׁכָּן ) e traduzido significa Habitação ou Morada.

Diferente da Tenda da Congregação que foi construída espontaneamente, o Tabernáculo foi ordenado por Deus a Moisés para que fosse construído conforme todas as suas orientações.

Caso queira conhecer melhor sobre o tabernáculo, recomendo a leitura do artigo O que representava o tabernáculo de Moisés [Estudo Completo] onde há maiores detalhes sobre este tema.

COMO ERA CHAMADO O TABERNÁCULO?

Além de tabernáculo, o local sagrado construído pelo povo de Israel pode ser chamado de outras formas como Santuário, e até mesmo, Tenda da Congregação a depender do contexto do versículo.

Abaixo alguns versículos que citam o termo Tenda da congregação, mas que fazem referência direta ao Tabernáculo:

  • E veio todo o homem, a quem o seu coração moveu, e todo aquele cujo espírito voluntariamente o excitou, e trouxeram a oferta alçada ao Senhor para a obra da tenda da congregação, e para todo o seu serviço, e para as vestes santas. (Êxodo 35:21)
  • No primeiro mês, no primeiro dia do mês, levantarás o tabernáculo da tenda da congregação, (Êxodo 40:2)
  • E chamou o SENHOR a Moisés, e falou com ele da tenda da congregação, dizendo: (Levítico 1:1)

Note que, em todos esses versículos, o termo Tenda da Congregação está relacionado ao Tabernáculo e não àquela primeira Tenda armada por Moisés fora do arraial. Por isso, sempre que este termo for apresentado na Bíblia, é importante analisar seu contexto para saber exatamente a que se referia: se à Tenda da Congregação de Moisés, ou se ao Tabernáculo.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O TABERNÁCULO E A TENDA DA CONGREGAÇÃO?

O Tabernáculo e a Tenda da Congregação não se tratam do mesmo lugar, mas são distintos, conforme já analisado.

Então, basicamente, pode-se concluir que a diferença entre o Tabernáculo e a Tenda da Congregação é que, o primeiro foi ordenado por Deus e o segundo foi construído voluntariamente por Moisés.

A Tenda da Congregação era, portanto, um ponto de encontro com Deus criado por Moisés e armado fora do arraial. Era um lugar voluntário onde quem quisesse buscar ao Senhor poderia se dirigir até lá.

o Tabernáculo era um projeto do Eterno idealizado para que Ele pudesse habitar entre o povo (Êxodo 25.8). Todas as coordenadas para construção do Tabernáculo foram dadas por Deus a Moisés no livro de Êxodo com os mais minuciosos detalhes sobre a arquitetura, os utensílios sagradas, as cerimônias e os rituais, bem como cada levita deveria servir e administrar no tabernáculo de acordo com sua ascendência e cargos.

APÊNDICE

Título: O Que era a Tenda da Congregação? O que significa Tenda em Hebraico?
Tags: Tenda da Congregação, Tenda, Tabernáculo, Moisés
Artigos Relacionados: Como eram as cortinas do tabernáculo e o seu real significado [TUDO REVELADO]Quem foi Bezalel e Aoliabe – Os Construtores do Tabernáculo➡ O que representa a menorah e o que é o candelabro – Estudo CompletoO que era a Arca da Aliança e o que ela representava [Estudo Completo]O que representava o tabernáculo de Moisés [Estudo Completo]

Avalie Esse Estudo

Avalie Esse Estudo

Muito obrigado Pela Avaliação 5 / 5. Contagem de Votos 3

Seja o Primeiro Avaliar Esse Estudo

HEY, VOCÊ GOSTARIA DE SER UM PREGADOR \ ESTUDANTE DA BÍBLIA TOTALMENTE DIFERENCIADO?

A maioria dos pregadores diferenciados e estudantes da bíblia que chamam atenção das pessoas enquanto fala são aquelas que tem um estudo diferenciado.
Você já conheceu alguém que enquanto fala todos querem ouvir?
O que essas pessoas tem que as outras não?
Essas pessoas tem muito conhecimento bíblico e sabem fazer uma EXCELENTE EXEGESE BÍBLICA.
Gostaria de aprender hebraico bíblico e cultura judaica e o principal, fazer uma excelente exegese bíblica?

CLIQUE AQUI PARA APRENDER HEBRAICO BÍBLICO E CULTURA JUDAICA

Tags: | | | | | | | | |

Sobre o Autor

Aline Favali de Souza Figueiredo Patrocínio
Aline Favali de Souza Figueiredo Patrocínio

Aline Favali, co-produtora do portal Estudo de Deus e do Curso Tsade - Hebraico do Jeito Certo. Formada em Ciência da Computação e em Licenciatura em Matemática, pós graduada em Gestão de Projetos e amante da Bíblia Sagrada e do hebraico bíblico.

1 Comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *