Como eram as cortinas do tabernáculo e o seu real significado [TUDO REVELADO]

Hey, você já conheceu o ebook tsade? O guia completo com 150 páginas de ensino do hebraico bíblico e da cultura judaica.
Esse material é completo, vários estudos e interpretações bíblicas... clique aqui para saber mais....

No post de hoje vamos falar sobre as como eram as cortinas do tabernáculo e seus significados – a cortina que cobria o santo lugar – não a cortina que ficava envolta no pátio, fechou?  – Vale uma OBSERVAÇÃO MUITO IMPORTANTE AQUI, esse post é mais INTERPRETATIVO do que aplicativo. Isto é – vamos trabalhar interpretando algumas características da cortina do tabernáculo – e não aplicando com os simbolismo, fechou? – Peço que fique comigo até o final.

INTRODUÇÃO

A cortina do tabernáculo e um dos itens mais recheado de simbolismo e informações – nesse post iremos conhecer algumas características desse item fenomenal, esse item era encontrado sempre “cobrindo” o santo lugar – ou o tabernáculo propriamente dito, veremos a seguir alguns simbolismos e características da cortina do tabernáculo.

COMO ERAM AS CORTINAS DO TABERNÁCULO

Nesse tópico vamos ver como era a cortina do tabernáculo – lembrando que esse estudo é referente a cortina que cobria o “tabernáculo”, não a cortina que ficava no PÁTIO, fechou?

Observe bem a foto ao lado (se quiser, pode clicar nela para ampliar) – temos a cortina do tabernáculo, ela era exatamente dessa forma.

Ela tinha cerca de 15 metros por 5, conforme Ex 26. Ela tinha 10 cortinas – cinco cada lado – e uma cortina maior de COURO (TEXUGO) tampando toda a tenda.

Então existia quatro camadas que cobria a tenda, essas quatro camadas estudaremos a seguir, mas vale lembrar que a última camada era a mais “feia” comparada as outras – quanto mais EXTERNO era a camada, mais feia ia ficando rs – isto é, menor valor, menor qualidade. A última camada que ficava para fora – ela servia para proteger do sol e da areia do deserto todos os utensílios que ficavam para dentro da tenda.

O “telhado” – que é a última camada, era feito de texugos ou animais marinhos, daqui a pouco veremos mais sobre isso.

O QUE REPRESENTAVA A CORTINA DO TABERNÁCULO

Bom, o que realmente representava a cortina do tabernáculo? – Peço que dobre sua atenção nesse tópico.

Então, para gente entender o que realmente significava as cortinas do tabernáculo, precisamos entender o contexto da época.

Era muito comum os REIS na época fazerem cortinas coloridas para por em seu palácio – em geral era usado exatamente essas quatro cores.

As cores dos palácios Egípcios e Sumérios eram exatamente dessas quatro cores, essas cores representam duas coisas: Pureza e Realeza, era exatamente por esse motivo que os palácios tinham essas cores.

Pense comigo rapidão: Quando tinha essas cores em algum palácio, eles sabiam que quem ia HABITAR dentro do lugar era quem? – ALGUÉM NOBRE, REAL, PURO – no caso um REI.

Agora imagine o contexto da época, naquele momento – quando Deus da a ordem para eles fazerem uma cortina com essas características, o que os irmãos na época imaginaram? – Exatamente, um rei, alguém da realeza – alguém poderoso vai habitar entre nós.

É exatamente disso que se trata as cores da cortina do tabernáculo.

Gostaria de ser um pregador diferenciado e pregar de forma impactante decorando os versículos e sem timidez? Clique aqui para aprender

O QUERUBIM ESTAMPADO NA CORTINA

Esse é outro fato interessante – Na primeira camada INTERNA (só podia ver de dentro da tenda) – tinha alguns querubins estampados lá (desenhado), ai a pergunta: Porque tinha querubins estampados lá?

A resposta é – Porque o querubim representa o “guarda” – aquele que guarda a santidade de Deus – Adão e Eva quando foram expulso do paraíso – Deus colocou os querubins lá para guardar a entrada – A figura do querubim é exatamente isso “aquele que guarda, protege“, por isso o querubim ficava do lado de dentro do tabernáculo – no sentido de ser aquele que guardava a santidade de Deus – ou da realeza.

QUAIS ERAM AS CORES E SEUS SIGNIFICADOS DA CORTINA DO TABERNÁCULO

Como vimos no tópico anterior, as cores tratava-se exatamente da realeza, os palácios tinham as cores do tabernáculo (da cortina), mas agora eu vou fazer um paralelo com a obra de Jesus – uma pequena aplicação, vamos lá, cada uma das cores uma representação:

Azul – representa o céu (segundo a sabedoria judaica, representa o conhecimento e a vida também);
Carmesim – representa o sangue do cordeiro que foi morto por nós – Jesus Cristo, o Salvador;
Púrpura–  essa cor fala sobre reinado, representa o Reinado de Jesus como REI DOS JUDEUS e a da humanidade;
Branco – representava a santidade, pureza de Jesus.

O QUE REPRESENTAVA AS QUATRO CAMADAS DAS CORTINAS DO TABERNÁCULO

O que representava as quatro camadas da cortina do tabernáculo? – Vamos entender uma coisa antes de responder isso.
As camadas mais NOBRES ficavam internamente – a primeira camada era a melhor, depois a segunda, terceira e por último a quarta.

Mas, o que isso quer dizer? – Quanto mais próximo de Deus – melhor você precisa ser, quanto mais próximo de Deus era o material, melhor e de qualidade ele tinha que ser. – Assim devemos ser – quanto mais próximo de Deus – melhores pessoas nos tornamos e de mais qualidade, era exatamente disso que se tratava os mistérios das cortinas.

Vamos analisar as quatros cortinas agora, analise:

1 – A que ficava bem no interior, era a mais bela de todas. Era linho fino torcido, azul, púrpura e carmesim, com querubins bordados. A visão interna do tabernáculo lembrava o céu de gloria. – Quanto mais próximo de Deus – melhor é o material.

2 – A segunda cobertura era feito de onze peças tecidas de pelos de cabras brancas, sem ser tingidas. Ex 26.7.

3 – A terceira coberta era feito de peles de carneiro pintada de vermelho.

4 – E por último, sobre as três coberturas, tinha a cobertura rústica de peles de texugo – Ex 26.14.

CADA UMA DAS CAMADAS TINHA UM SIMBOLISMO

1 – apontava para o céu, os seres angelicais;
2 – apontava para a pureza do salvador;
3 – apontava para o sangue;
4 – apontava para humanidade do salvador.

CONCLUSÃO

Vimos nesse post que quanto mais próximo de Deus o pano – maior era sua qualidade e também que cada cor e camada da cortina do tabernáculo tinha um significado. As cores da cortina representava que naquela tenda – habitaria alguém da realeza, alguém de muita importância.

Post – Como eram as cortinas do tabernáculo e o seu real significado [TUDO REVELADO]
Tags – as cortinas do tabernáculo, tabernáculo, o que representava as cortinas do tabernáculo, estudos bíblicos.

Avalie Esse Estudo

Avalie Esse Estudo

Muito obrigado Pela Avaliação 4.2 / 5. Contagem de Votos 5

HEY, VOCÊ GOSTARIA DE SER UM PREGADOR \ ESTUDANTE DA BÍBLIA TOTALMENTE DIFERENCIADO?

A maioria dos pregadores diferenciados e estudantes da bíblia que chamam atenção das pessoas enquanto fala são aquelas que tem um estudo diferenciado.
Você já conheceu alguém que enquanto fala todos querem ouvir?
O que essas pessoas tem que as outras não?
Essas pessoas tem muito conhecimento bíblico e sabem fazer uma EXCELENTE EXEGESE BÍBLICA.
Gostaria de aprender hebraico bíblico e cultura judaica e o principal, fazer uma excelente exegese bíblica?

CLIQUE AQUI PARA APRENDER HEBRAICO BÍBLICO E CULTURA JUDAICA

Tags: | | | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Moisés Figueiredo, criador do portal Estudo de Deus e do Curso Tsade - Hebraico do Jeito Certo. Formado em Ciência da Computação e Tecnologia em Marketing, pós graduado em Gestão de Projetos e amante da bíblia sagrada e do hebraico bíblico.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *