É Pecado Cristão Usar Barba? O que a Bíblia Diz Sobre a Barba?

Neste estudo veremos algumas características em relação a barba, será mesmo que é pecado cristão usar barba? Cristão deve ficar sem barba? O que a bíblia diz sobre a barba? – Muitas pessoas interpretam que QUEM NÃO USA barba sim esta em pecado, como conciliar os textos bíblicos?

FICHA TÉCNICA: A intenção do estudo é mostrar um pouco sobre as barbas nos tempos bíblicos – o que realmente a bíblia diz sobre a barba.

INTRODUÇÃO – É PECADO CRISTÃO USAR BARBA? (ESTUDO SOBRE A BARBA)

A barba é um assunto bem contraditório, Infelizmente ainda a barba é um assunto muito complicado dentro de algumas religiões (denominações). Para aqueles que consideram a bíblia como fonte única e confiável de informações, com certeza sabem que não tem nada ver o uso da barba, porém ainda muitas pessoas – principalmente os mais antigos, ainda tem uma certa FOBIA DE BARBA.

Eu poderia usar vários argumentos para defender o uso da barba, porém neste estudo ficaremos apenas com que a palavra de Deus que fala sobre o assunto.

A barba é algo presente desde muito tempo na vida dos judeus (cultura judaica), muitas pessoas maliciosas dizem que “quem usa barba” esta em pecado, porque imitam os samaritanos, dizer isso só demonstra falta de conhecimento bíblico e cultural.

Se vocês pedirem para uma criança “descrever um judeu“, como será que ela descreveria? Sem dúvida com roupas pretas e com barba.
O fato mais curioso sobre o assunto, é que o Cristianismo que é uma religião que condena barba (algumas pelo menos), esquecem que o Cristianismo originou-se com os judeus.

ALGUNS VERSÍCULOS SOBRE A BARBA – O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A BARBA

A seguir veremos alguns versículos bíblicos sobre a barba, peço que preste muita atenção em cada um deles e na suas explicações, pois vai abrir mais ainda nossa mente para o assunto.

A RECOMENDAÇÃO BÍBLICA SOBRE A BARBA

O primeiro versículo bíblico que iremos analisar fala sobre uma certa “proibição – ou recomendação” de Deus para seu povo.
Este versículo deu origem ao costume dos judeus em usar “aquele cabelinho do lado” e a barba.

Disse o Senhor a Moisés: fala a todos os filhos de Israel: Não cortareis em redondo, nem danificareis as extremidades da barbaLevítico 19:27

Este versículo fica muito claro que Deus sempre quis que TODOS OS FILHOS DE ISRAEL não cortasse suas barbas. Era muito comum entre os judeus usarem barba.

COMO OS SACERDOTES DEVERIAM SER

No versículo a seguir, temos um pequeno relato dizendo sobre como os sacerdotes deveriam exercer seu chamado sacerdotal.

Não farão os sacerdotes calva na cabeça, e não raparão os cantos da barba, nem farão lacerações na sua carne – Levítico 21:5.

Repare que uma das características daquele que SERVIA ao Senhor é ter barbas, este versículo é muito claro em relação qual era o padrão dos sacerdotes, isto é – homens que serviam a Deus. Fica muito evidente que cristão pode usar barba tranquilo, e usar barba não é pecado.

ARÃO TINHA BARBA – ELE ERA SACERDOTE

Para continuar o texto mencionado anteriormente, observe o que a bíblia diz sobre Arão:

É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes – Salmo 133.2

Para o desespero de muitos religiosos, um dos maiores sacerdotes da bíblia tinha barba. Realmente, versículo após versículos observamos que usar barba não é pecado.

DAVI USAVA BARBA – DAVI FINGIU SER LOUCO

Nos tempos bíblicos, era muito desonro para um homem ficar sem barba, uma das formas que Davi achou para “parecer louco” e não ser morto foi: Deixar a saliva escorrer sobre a barba, porque nenhum judeu faria isso sem parecer louco. Observe o versículo:

Pelo que Davi se contrafez diante deles, em cujas mãos se fingia doido, esgravatava nos postigos das portas e deixava correr saliva pela barba – 1 Samuel 21.13

É isso mesmo, adivinha quem usava barba? O homem segundo coração de Deus, o grande Rei Davi – Melech David!

OS SERVOS DE DAVI FORAM ENVERGONHADOS

Como já mencionei, era motivo de vergonha para o homem ficar sem a barba, esta passagem diz que Hanum pegou os servos de Davi e cortou a barba deles e cortou metade das vestes deles também. Além deles ficarem com as “nádegas” descobertas, ficaram com a metade da barba retiradas.

Tomou, então, Hanum os servos de Davi, e lhes rapou metade da barba, e lhes cortou metade das vestes até às nádegas, e os despediu. Sabedor disso, enviou Davi mensageiros a encontrá-los, porque estavam sobremaneira envergonhados. Mandou o rei dizer-lhes: Deixai-vos estar em Jericó, até que vos torne a crescer a barba; e, então, vinde – 2 Samuel 10.4,5

Neste caso, além do texto indicar que os servos de Davi usavam barba, o texto também deixa claro que Hanum os tratou dessa forma com o objetivo de envergonhá-los. Observe também que o próprio Davi entendeu a vergonha dos seus servos e disse-lhes que poderiam esperar até que suas barbas crescessem novamente para que pudessem ir ver o rei.

A  BARBA É UMA QUESTÃO DE HONRA E HIGIENE

Observe este versículo de 2 Samuel em relação a Mefibosete (Neto de Saul)

Também Mefibosete, filho de Saul, desceu a encontrar-se com o rei; não tinha tratado dos pés, nem espontado a barba, nem lavado as vestes, desde o dia em que o rei saíra até ao dia em que voltou em paz – 2 Samuel 19.24

Observe que “tratar os pés, ter as roupas lavadas e a barba feita” estão na mesma lista. Todas as coisas listadas fazem menção a práticas de higiene e boa apresentação. Em outras palavras, é honroso cuidar bem da sua barba tanto quanto lavar as roupas, a despeito do contexto específico da situação citada no texto bíblico.

A SEGUIR VEREMOS APENAS ALGUNS VERSÍCULOS SOBRE A BARBA

Acredito que já ficou muito claro o assunto para vocês, a seguir veremos alguns versículos sobre a baraba.

Esdras 9.3

Ouvindo eu tal coisa, rasguei as minhas vestes e o meu manto, e arranquei os cabelos da cabeça e da barba, e me assentei atônito.

Veja que Esdras, o homem de Deus e profeta do Senhor, também usava barba e a única razão que o levou a arrancar os cabelos da cabeça e da barba no texto acima, foi uma angústia profunda por causa da notícia que recebeu. Normalmente em momentos de tranquilidade e prosperidade os judeus não prejudicavam, nem cortavam suas barbas.

Salmo 133.2

É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes.

Isaías 7.20

Naquele dia, rapar-te-á o Senhor com uma navalha alugada doutro lado do rio, a saber, por meio do rei da Assíria, a cabeça e os cabelos das vergonhas e tirará também a barba.

Neste texto o profeta usa a ideia de um inimigo “tirar a barba” dos israelitas como uma coisa muito ruim que lhes aconteceria num juízo futuro.

EM RELAÇÃO A CORTAR A BARBA – O QUE A BÍBLIA DIZ

Agora fica outra questão aqui: Em alguns casos a bíblia menciona homens que cortaram a baraba, um deles é JOSÉ.
Mas precisamos entender o contexto disso.

José ficou preso por MUITOS MESES e a barba dele cresceu muito, quando ele foi chamado para encontrar faraó, obviamente ele teve que cortar a barba, pois estava muito grande.

Outra questão em relação a isso – os Egípcios não gostavam de barba e cabelos grandes, José conhecendo a cultura local, ele cortou o cabelo e também fez a barba para se apresentar a faraó, observe o versículo:

Assim que ouviu isso, o Faraó mandou chamar José, que foi trazido às pressas da prisão onde estava. Depois de se barbear e trocar de roupa, apresentou-se perante o Faraó – Gênesis 41:14.

Então os motivos dele ter cortado a barba foi exatamente esses: Estava muito grande e em respeito a faraó – questão cultural.

QUANDO SE DEVE CORTAR A BARBA

Existem dois cenários que a bíblia recomenda que corte a barba, são eles: saúde e purificação.
Fora esses dois cenários, era muito difícil o homem tirar a barba.

EM CASOS DE SAÚDE

E, quando homem ou mulher tiver chaga na cabeça ou na barba,
E o sacerdote, examinando a chaga, e eis que, se ela parece mais funda do que a pele, e pêlo amarelo fino há nela, o sacerdote o declarará por imundo; é tinha, é lepra da cabeça ou da barba – Levítico 13:29,30

Para compreender melhor o contexto, leia o capítulo inteiro.

EM CASOS DE PURIFICAÇÃO (QUANDO A PESSOA FICAVA IMPURA COM LEPRA)

E será que ao sétimo dia rapará todo o seu pêlo, a sua cabeça, e a sua barba, e as sobrancelhas; sim, rapará todo o pêlo, e lavará as suas vestes, e lavará a sua carne com água, e será limpo – Levítico 14:9

Para entender melhor o versículo, leia o capítulo inteiro.

 VALE A PENA FICAR PENSANDO NA BARBA DOS OUTROS?

Estamos chegando ao fim do estudo, e a pergunta que deixo é: O que a bíblia diz sobre ficar pensando sobre a barba dos irmãos? Olhe o versículo de Paulo em relação a este assunto e outros, veja:

dica de paulo sobre – Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4:8).

Fica muito evidente que o recomendado é “se há algum louvor nisso pensai” – devemos focar nosso pensamento apenas naquilo que agrada e glorifica a Deus.

Enquanto tem muitas pessoas preocupada com a barba dos outros, pessoas estão se perdendo, vidas estão sendo ceifadas. A bíblia diz para “colocarmos nossas forças” apenas naquilo que louva a Deus, se a pessoa tem barba ou não, isso não é relevante para nossa fé cristã.

JESUS USAVA BARBA? O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A BARBA DE JESUS?

Outra pergunta muito comum é: Jesus usava barba ou não?
Vamos pensar um pouco e deduzir, a gente já sabe que os judeus sempre usaram barba, e a bíblia menciona que Jesus era JUDEU, o que da para entender com isso? A resposta fica com você.

Barba: Jesus tinha barba. Ele seguia a lei judaica, que proibia os homens de ‘aparar a barba de forma a desfigurá-la’. (Levítico 19:27; Gálatas 4:4) Além disso, a Bíblia também fala da barba de Jesus numa profecia sobre o sofrimento que ele passaria. — Isaías 50:6.

VAMOS LÁ – É PECADO O CRISTÃO USAR BARBA? SIM OU NÃO?

Bom, depois de tudo que já estudamos, fica claro e evidente que USAR BARBA NÃO É PECADO, mesmo para Cristãos.

ENTENDENDO OS USOS E COSTUMES DAS IGREJAS – O QUE É USOS E COSTUMES

Bom, agora já entendemos que não é pecado, mas algumas igrejas tem USOS E COSTUMES, muitas igrejas colocam algumas regras de padrões, essas regras de padrões são os usos e costumes da mesma, por exemplo: Assembléia de Deus não é permitido obreiros com barba, não que a bíblia condene, mas a igreja (instituição) simplesmente ADOTOU que não é para usar.

Muitas igrejas, como Assembléia, Presbiteriana e CCB, eles tem suas próprias regras, embora a bíblia não condene, elas preferem não adotar tal prática.

AQUI FICA UM GRANDE QUESTIONAMENTO SOBRE USOS E COSTUMES

Até que ponto vale mais os usos e costumes da igreja do que a bíblia sagrada?
Até que ponto a palavra da igreja é maior que a palavra de Deus?

Esses dias ouvi um pastor de uma igreja ai, ele dizendo CATEGORICAMENTE que “os barbudossão mundanos, que na igreja não se deve usar barba, isso é literalmente um ABSURDO.

Muitas vezes, os evangélicos criticam as igrejas católicas que colocam os dogmas (do papa) como prioridade, e acabando fazendo a mesma coisa com os usos e costumes da igreja.

Eu poderia citar uma lista enorme que é USOS E COSTUMES da igreja, porém não é bíblicos, a barba foi apenas um desses itens.

O QUE JESUS DIZIA SOBRE USOS E COSTUMES?

A gente já sabe que biblicamente a barba é livre, mas também sabemos que algumas igrejas tem usos e costumes, e elas não liberam barba, mas o que Jesus dizia disso? – Isto é, dos costumes dos homens? Observe o texto a seguir.

Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.E, chamando a si a multidão, disse-lhes: Ouvi, e entendei:
O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem – Mateus 15:9-11

QUEM PERDE COM A PROIBIÇÃO DE HOMENS COM BARBA NO MINISTÉRIO?

Aqui também quero deixar uma observação para vocês, muitas igrejas realmente proíbem homens com barbas para o ministério, a grande pergunta que fica é: Quem perde mais com isso, a igreja ou a pessoa?

Eu posso afirmar sem medo de errar, a IGREJA. Enquanto o foco da igreja NÃO FOR PESSOAS, e sim costumes, ela perde e muito ainda.
Conheço muitos estudantes da bíblia, pregadores de excelência que poderia CONTRIBUIR ABSURDAMENTE COM REINO DE DEUS, porém eles são DESAPROVADOS por usarem barba, são ferramentas que estão paradas por causa de usos e costumes religiosos.

EXISTEM TRÊS TIPOS DE PESSOA, QUAL VOCÊ É?

Para finalizar este estudo, eu quero conversar com vocês sobre os três tipos de pessoas que existem atualmente na igreja, são elas:

1 – RADICAL (FANÁTICO)

Esse é o pior tipo de crente que existe, infelizmente, são pessoas radicais que tudo é pecado, usar barba, boné, mulher usar calças, homens usarem bermuda, etc, etc, etc – Ainda hoje existem muitas pessoas assim, que preferem falar que tudo é pecado e acabando se esquecendo do principal: Salvação de almas e a propagação do reino de Deus. EUUUU MOIIISEEEES, conheço muitas pessoas assim.

2 – LIBERAL

O crente liberal também é bem ruim, pois ele acredita que tudo é liberado, nada é pecado, tudo é uma questão de “ponto de vista”, isso acabando sendo bem ruim também, porque acabam ignorando alguns fatos importantes que é pecado.

3 – EQUILIBRADO

Este é o melhor tipo de crente, o famoso crente equilibrado, ele entende que a bíblia é algo cultural e que cada povo agia de uma forma, ele sabe que é certo ou errado apenas ouvindo a voz do Espírito Santo, ele não se prende a dogmas da igreja, ele faz o que é bíblico e o que for costume e fizer sentido, ele acaba fazendo também. Eu prefiro acreditar que você se encaixa nesta categoria de crentes

RESPONDENDO A PERGUNTA – O CRISTÃO PODE USAR BARBA OU É PECADO?

A resposta é: Sim, pode usar a vontade, não é pecado. Se a sua igreja te proibi, o conselho que dou é: Ou mude, eu faça sua barba, simples demais. Eu por exemplo sou da Assembléia de Deus e lá os obreiros não podem usar barba, eu porém NÃO SOU OBREIRO e analisando bem o padrão deles, talvez eu nem sirva para isso mesmo, rs. Eu como APENAS MEMBRO, eu uso barba, pois não vai contra as regras da igreja.

PERGUNTAS E RESPOSTAS RÁPIDAS E OBJETIVAS SOBRE A BARBA

A seguir faremos algumas perguntas e resposta sobre a barba – um resumo do estudo.

É PECADO CRISTÃO USAR BARBA

Não, definitivamente não, como já vimos nos tópicos anteriores, cristão ou não cristão – não é pecado usar barba, e também ao contrário não é, NÃO QUERER USAR BARBA também não é pecado.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DA BARBA NOS TEMPOS BÍBLICOS

A barba é uma questão de honra nos tempos bíblicos, diferente de hoje que é praticamente por estilo e vaidade. A barba demonstrava honra e respeito.

O QUE A BÍBLIA ENSINA SOBRE A BARBA

Tudo que já lemos neste estudo, de forma resumida: recomende que use, mas também que isso não seja obrigatório, cada um é livre para andar do jeito que se sentir bem.

MEU PASTOR NÃO ME DEIXA USAR BARBA, E AGORA?

Sendo bem curto e grosso, procure uma igreja que você se sinta bem e não seja pressionado a fazer que você não gosta, ou simplesmente corte sua barba e ore para Deus fazer com que você não ligue mais para isso.

Post – É Pecado Cristão Usar Barba? O que a Bíblia Diz Sobre a Barba?
Tags – é pecado cristão usar barba?, o que a bíblia diz sobre a barba, cristão pode usar barba, por que assembléia não deixa usar barba?, estudos bíblicos
Post Relacionado – O Que era a Tenda da Congregação? O que significa Tenda em Hebraico?

Tags: | | | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Prazer, meu nome é Moisés Figueiredo. Sou apenas um nerd da tecnologia formado em ciência da computação, tecnologia em marketing e pós graduado em gestão de projetos, e claro - louco por hebraico bíblico e cultura judaica. Criador do curso mais vendido da internet de hebraico bíblico desde 2018, exatamente - Curso Tsade (https://cursotsade.com.br) Basicamente isso, o resto é história...

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Bom dia. Eu enfrento esse mesmíssimo problema com minha religião, apesar de não gostar de deixar minha barba crescer, faço a barba a zéro sempre. Mas me intriga que muitos homens bons, tal qual meu genro, não poder se tornar uma ovelha porque teria que tosar a zéro sua bem cuidada barba e bigode (também proibido), e isso dificulta, também, minha filha de aceitar a verdade. Perguntei à esposa fanática de um ancião da congregação sobre esse assunto, para que seu marido me desse uma posição biblicamente aprovada, e o que eu recebi?. Até agora silêncio absoluto. Eles me acham um verdadeiro Apóstata. Esse seu artigo clareou muitos pontos que eu já conhecia, pelo qual agradeço. Estranho achar resposta bíblica fora do meu rebanho, mas assim caminha a humanidade.

  2. Estou deixando a minha barba crescer porque eu gosto de barba, mas algumas pessoas não gostam porque dizem que é falta de higiene. Eu já vi homens de barba grande e eu acho bonito porque eu acredito que significa masculinidade. Eu posso usar barba grande?

  3. Você não provou que Paulo disse que não era pecado usar barba e nem que Jesus usava também barba,a Bíblia diz que vamos dá de conta daquilo que falamos e deixamos de falar,só vi texto sem contexto

  4. Por que então os pastores que não usam barba, são mais liberais relação a isso são os mesmos pastores que condenam a homossexualidade? Que está escrito no mesmo livro. Por que essa diferenciação? Até no corte de cabelo feminino e a mulher não poder ensinar. Por que usam uma frase que está no mesmo livro para serem preconceituosos e maléficos contra uma parte da sociedade sendo que a outra cabe INTERPRETAÇAO do TEMPO E LUGAR que as pessoas escreveram a bíblia viviam? Por que essa interpretação não é aceita em outros textos? Só quando os convém?

  5. Por que então os pastores que não usam barba, são mais liberais relação a isso são os mesmos pastores que condenam a homossexualidade? Que está escrito no mesmo livro. Por que essa diferenciação? Até no corte de cabelo feminino e a mulher não poder ensinar. Por que usam uma frase que está no mesmo livro para serem preconceituosos e maléficos contra uma parte da sociedade sendo que a outra cabe INTERPRETAÇAO do TEMPO E LUGAR que as pessoas escreveram a bíblia viviam? Por que essa interpretação não é aceita em outros textos? Só quando os convém? Por favor, respondam

  6. Simplesmente magnifica explicação. Ja li vários artigos sobre o assunto e de fato esse é o mais bem elaborado que já vi. Parabéns pela forma que escreve, NÃO há como não entender depois disso kkkk.

  7. Poxa cara, vc explicou PERFEITAMENTE, com embasamento bíblico em TUDO, tem gente que ainda não entendeu kkkkk é só ler e se tiver dúvidas pesquisa na bíblia os versículos e Capítulos citados que verás 🤷

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.